Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Segunda Pega do Boi foi realizada em Pedro II

O prêmio de campeão ficou mesmo para os irmãos Raimundo e Neto da comunidade Felipe.

26/06/2016 11:05

Foi realizado neste sábado (25/06), a 2ª edição da Pega do Boi na localidade Roça dos Pereira, zona rural de Pedro II. Essa festa que tem a organização do Assis da Roça, já vem se consolidando como uma das tradicionais Pega do Boi no mato de toda a região norte do Piauí, a prova é que neste último evento, vários vaqueiros e visitantes de várias cidades do Estado do Piauí e do Estado do Ceará estiveram prestigiando a festa que teve início as 08h da manhã e só terminou depois das 16h quando aconteceu a última tentativa de se pegar o boi na menor fração de segundos possíveis.

Logo nos primeiros minutos dentro do primeiro bloco, todos pensavam que já pintava o campeão, nesta ocasião um vaqueiro cearense juntamente com seu companheiro, capturaram o boi conquistando um tempo de 39 segundos e nenhum de seus concorrentes estavam conseguindo superar esse tempo, a hora se passava e o mínimo que os outros vaqueiros estavam conseguindo, era um tempo de no mínimo dois minutos aproximadamente.

Mesmo assim a vaqueirama não perdeu tempo, entrou no mato e logo tratou de pegar o boi que era solto na caatinga, eis que surge um novo recorde, o vaqueiro Raimundinho com seu irmão Neto da comunidade Felipe, zona rural de Pedro II, capturaram o boi e conseguiram um tempo de 27 segundos.

Ao todo dentro dos três blocos foram 78 tentativas de se pegar os animais no menor tempo possível e conquistar a premiação de R$ 1.000,00 (Hum mil reais), no final da competição o prêmio de campeão ficou mesmo para os irmãos Raimundo e Neto da comunidade Felipe.

A Pega do Boi no mato na comunidade Roça dos Pereira, recebeu um grande público e contou com a participação musical de Ray Play e Banda que animou os participantes com um ritmo musical alegre e contagiante, os músicos também entraram no clima altamente junino e o povo continuou a dançar num clima de muito forró e descontração.

O exercício de capturar o boi no mato exige muita eficiência do vaqueiro, uma extrema perícia e coragem e esta é uma prática quase extinta, mas aqui no município de Pedro II alguns apaixonados pela tradição nordestina juntamente com o Assis da Roça resolveram resgatar essa tradição na nossa região, encaixando o evento na programação anual do mês de junho. Esta foi apenas a segunda Pega do Boi realizada na Roça dos Pereira e já fica a grande expectativa para as demais que virão por aí.







Por: Eudes Martins
Mais sobre: