Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Recadastramento biométrico na 12ª Zona Eleitoral deve iniciar em julho

A revisão está programada para acontecer no período de 1º de julho a 17 de dezembro de 2015.

13/04/2015 23:35

Em Pedro II a revisão do eleitorado por meio do recadastramento biométrico deverá ter início ainda no mês de julho deste ano de 2015. O procedimento é obrigatório a todos os eleitores, sob pena de comprometimento nas próximas eleições. Para os municípios que compreendem a 12ª Zona Eleitoral Pedro II, Domingos Mourão, Lagoa de São Francisco e Milton Brandão a revisão está programada para acontecer no período de 1º de julho a 17 de dezembro de 2015.

O provimento autorizando a revisão do eleitorado com coleta de dados biométricos é da corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI).

Segundo o tribunal, a revisão será obrigatória a todos os eleitores, em situação regular ou liberada, inscritos nos municípios envolvidos ou para ele movimentados até 30 dias antes do início dos trabalhos. O TRE garante que não haverá alteração do prazo, tampouco prorrogação.

De acordo com o TRE, não haverá instalação de postos de revisão nem atendimento aos sábados, domingos e feriados, salvo quando houver determinação da presidência do tribunal. O trabalho será realizado simultaneamente com o serviço de alistamento eleitoral, o qual passará automaticamente a ser realizado também mediante atualização dos dados cadastrais e coleta de fotografia digitalizada e, por meio de leitor óptico, das impressões digitais dos dez dedos.

Quem não comparecer à revisão estará sujeito ao cancelamento da inscrição. No ato do recadastramento, o eleito deve confirmar o endereço e apresentar documento de identidade, Título Eleitoral ou documento comprobatório da condição de eleitor ou, ainda, de terem requerido inscrição ou transferência para o município, e CPF, se disponível.

O cancelamento das inscrições de quem não comparecer ao cartório só será efetivado no sistema após a homologação da revisão pelo Tribunal Regional Eleitoral.








Fonte: TRE
Edição: Eudes Martins
Mais sobre: