Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prefeitura de Pedro II atende agricultores com aradagem das propriedades

De dezembro a fevereiro os trabalhos foram realizados em aproximadamente 50 propriedades.

22/02/2019 21:17

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG), vem intensificando o trabalho de apoio direto ao agricultor familiar pedrossegundense. De dezembro a fevereiro os equipamentos de arado contemplaram cerca de 50 propriedades, o equivalente a 50 hectares de solo preparado para o plantio, durante o período chuvoso.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu e atividades ao ar livre

O agrônomo da SEMAG, Bruno Bittencourt, explica que a preparação dos agricultores é fundamental. Inicialmente, os agricultores são cadastrados e, em seguida, é feita a avaliação se as propriedades estão aptas a receber a máquina, ou que não tenha elementos que possam comprometer o equipamento, como tocos, galhos, pedra. “O trator passa deixando o solo mais propício para o desenvolvimento das plantas e facilita o trabalho do agricultor. Além disso, reduz a quantidade de mato e de plantas daninhas que possam comprometer a função do agricultor. As propriedades a serem atendidas têm de ter um mínimo meio hectare e até dois hectares”, diz o agrônomo.

A imagem pode conter: nuvem, céu, atividades ao ar livre e natureza

Agricultores interessados em receber o apoio da Prefeitura devem se dirigir à Secretaria, preencher um cadastro com nome, CPF, dimensões da propriedade, endereço e o número da Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP). Até o momento, as comunidades beneficiadas foram Lagoa do Sucurujú, Ingazeira, Cipó, Cunha, Massapê, Olho D’Água dos Alexandrinos, Vitória, Alto Bonito, Cancão, Serra dos Matões, Centro dos Gomes, Chã do Lambedor, Assentamento Veado dos Matias, Assentamento Tapera dos Vital, São Luís de Cima, São Luís de Baixo, Goiabeira, Tucuns dos Bragas, Comunidade São Francisco e Pitombeira. 

A imagem pode conter: céu, atividades ao ar livre e natureza

As principais culturas desenvolvidas pela agricultura familiar em Pedro II são milho, feijão, mandioca, arroz e pastagem, além de legumes, como abóbora, melancia, quiabo, maxixe, entre outras.

A imagem pode conter: 1 pessoa, céu, grama, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, céu, atividades ao ar livre, natureza e água





Fonte: SEMCOM





Por: Eudes Martins
Mais sobre: