Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Município comemora resultado positivo após realizar mais um LIRA

Esse já foi o quarto LIRA realizado neste ano de 2018 em Pedro II

19/10/2018 09:36

A Prefeitura de Pedro II, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Setor de Endemias, realizou neste mês de outubro, mais um Levantamento de Índice Rápido (LIRA) do Aedes Aegypti, que tem por objetivo mapear os locais com alto índice de infestação do mosquito e alertar sobre os possíveis pontos de epidemia da doença.

Rubens Galvão coordenador e também agente de Endemias em Pedro II ressalta os índices alcançados e mediante as condicionalidades determinadas pelo Ministério da Saúde. “O Ministério da Saúde determina três categorias para classificar o índice de infestação do mosquito, até 1% o nível é satisfatório, de 1% a 3,9% a situação é de alerta, superior a 4% há risco de surto de dengue. Neste quarto levantamento realizado em Pedro II conseguimos reduzir e chegar a 0,7%, ou seja, chegamos à meta determinada pelo Ministério da saúde e estamos felizes pelo resultado”, disse o coordenador.

Com esses dados a secretária de Saúde do município de Pedro II, Tatiana Galvão, comemora e pede que a população continue colaborando. “Este resultado de 0,7% é para ser comemorado, pois esta posição é considerada como excelente, de baixo risco de infestação, porém as ações de combate à dengue continuarão e devem envolver tanto os agentes de endemias, como a própria população, que precisa se empenhar adotando sempre medidas preventivas em seu cotidiano, de forma especial nestes meses que antecedem o inverno”, alerta a secretária.

Esse já foi o quarto LIRA realizado neste ano de 2018 em Pedro II, e de acordo com dados da Secretaria de Saúde todos os domicílios foram visitados e que esse programa realiza o mapeamento dos locais com alto índice de infestação, identificando as áreas com maior proporção de focos e criadouros nos imóveis.




Fotos: Eudes Martins

Fonte: SEMCOM

Por: Eudes Martins
Mais sobre: