Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Encontro discute projetos para preservação do Meio Ambiente em Pedro II

Entre os assuntos debatidos, estavam a preservação dos mananciais e olhos d'água do brejo da Lapa

11/06/2017 20:30

Moradores da localidade Lapa participaram de encontro, nessa sexta-feira (9), realizada pela Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 

Entre os assuntos debatidos, estavam a preservação dos mananciais e olhos d'água do brejo da Lapa, que servem toda a comunidade, mesmo em períodos de seca e estiagem na região; e a instituição do dia local do Meio Ambiente.

Além disso, foi colocada em pauta a criação de uma comissão, composta por membros da localidade Lapa, que será responsável pela demarcação de uma área de preservação ambiental em torno do manancial e olhos d'água, para a proteção do local e evitar o uso indevido, proibindo o despejo de lixo e a poluição do minadouro.

Como explica o morador da região, Mikelsen Pereira. “Vamos fazer o orçamento do custo para cercar e proteger a nascente, pois queremos transformar esse local em uma área de proteção ambiental”, diz.

A audiência pública foi intermediada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, João Batista Martins Júnior. “Essa localidade é bastante rica em recursos naturais e importante para o abastecimento de água da região, então o nosso objetivo é de, junto à comunidade, realizar um trabalho de gestão ambiental”, afirma. 

Também estiveram presentes, o coordenador de educação ambiental, Pedro Café; o representante da liderança comunitária da localidade Lapa, José Bezerra; e a diretora da Unidade Escolar Municipal Gonçalo Teixeira, Maria de Fátima Pereira. 

“Foi dado um pontapé inicial para que esse trabalho de conscientização seja realizado também em outras comunidades. Agora sabemos da importância do nosso olho d’água e como cuidar das nascentes”, finaliza José Bezerra, que intermediou a audiência pública na comunidade.






Fonte: SECOM

Fotos: João Paulo

Mais sobre: