Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dezembro Vermelho: ESF Vila Kolping realiza ação com moradores

Durante as abordagens, os profissionais orientaram sobre a importância do sexo seguro.

19/12/2018 23:13

A Secretaria Municipal de Saúde – SMS de Pedro II está intensificando a Campanha “Dezembro Vermelho”, na oportunidade a ação acontece em todas as Unidades de Saúde do município. Nesta quarta-feira (19/12), os agentes que atuam na Estratégia Saúde da Família - ESF Vila Kolping agiram de forma diferente e, ao invés de dar plantão no postinho do bairro esperando as pessoas, os profissionais foram até a população.

Na oportunidade, realizaram visitas aos moradores indo até as suas residências e aos pontos comerciais, com o objetivo de levar informações a todas as pessoas do bairro, de forma especial, aos moradores que devido ao trabalho, não tem oportunidade de participar das palestras educativas e informativas sobre o “Dezembro Vermelho”.

Com o diálogo olho no olho, os agentes do ESF Vila Kolping, conseguiram atingir um número bem maior de pessoas, mantendo as mesmas esclarecidas sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) que são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, transmitidas principalmente, por meio de contato sexual (oral, vaginal e anal) realizado sem o uso da camisinha masculina ou feminina com uma pessoa que esteja infectada.

Durante as abordagens, os profissionais orientaram sobre a importância do sexo seguro e da prevenção, evitando assim, a transmissão das doenças sexualmente transmissíveis. A camisinha masculina ou feminina pode ser retirada gratuitamente em qualquer Unidade de Saúde do município de Pedro II.

O uso do preservativo (camisinha masculina ou feminina) em todas as relações sexuais, ainda é o método mais seguro e eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/AIDS e das Hepatites Virais B e C. Todas as terças e quartas-feiras das 07h30 às 13h no Centro de Saúde Hortência Campelo, acontece com a população a ação, Teste Rápido, que descobre se a pessoa está ou não com Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST, onde o resultado sai em vinte (20) minutos.





Fotos: Divulgação

Por: Eudes Martins
Mais sobre: