Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Comércio exterior pode investir no mercado de joias em Pedro II

A prefeita Neuma Café ressaltou a importância dessa parceria para a cadeia produtiva de joias.

17/11/2015 00:18

Representantes da Câmara de Comércio Brasil - Estados Unidos da Flórida, Eduardo Machado e Rogério Lousa, e o diretor-presidente da Companhia de Terminais Alfandegados do Piauí (Porto PI), Ted Wilson de Barros, estiveram em Pedro II neste final de semana.

Acompanhados da prefeita Neuma Café eles visitaram lojas que produzem joias de opala e oficinas de lapidação. Durante a visita foi apresentado um esboço do plano de trabalho das ações que deverão ser divulgadas nos Estados Unidos.

Para Eduardo Machado, o encontro teve como objetivo alinhar as ações a serem divulgadas na Flórida, através da Câmara de Comércio Piauí-Flórida. Também foram definidas as estratégias de divulgação dos produtos feitos à base de opala e as outras potencialidades do município.

Segundo Rogério Lousa, a comissão manisfestou interesse em inserir Pedro II na rota do comércio exterior. "O que é produzido em Pedro II pode ser apresentado de forma mais consistente no exterior e, em consequência, atrair mais investimentos externos para o Piauí", disse.

A prefeita Neuma Café ressaltou a importância dessa  parceria para a cadeia produtiva de joias. "A Câmara Piauí/Flórida está propondo rodadas de negócios envolvendo empresários de Pedro II e empresários dos Estados Unidos. Isso vai abrir postos de trabalho, gerar renda e estimular investimentos externos em nosso município”, concluiu.

Ainda durante o encontro ficou evidente a necessidade da abertura do Centro Tecnológico de Artefatos Minerais (Cetam) e a proposta da ida de representantes do setor de produção de joias de Pedro II para um Workshop que deverá ser realizado na Flórida. "O funcionamento do Cetam representa a produção de joias em larga escala e o Workshop vai garantir a aproximação do comércio exterior com o empresariado local "explicou Ted Wilson de Barros.












Fotos: Beto Barros

Por: Eudes Martins
Mais sobre: