Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Agentes de Saúde e Endemias receberão capacitação instrutiva

Nos próximos dias 14 e 15 de fevereiro, de 8h às 12h e de 13h às 17h

13/02/2019 19:45

O município de Pedro II, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Instituto Federal Piauí - Pedro II, realiza, nos meses de fevereiro e março, capacitações de combate à dengue, zika e chikungunya com os Agentes Comunitários de Saúde – ACS e Agentes Comunitários de Endemias – ACE do município. Nos próximos dias 14 e 15 de fevereiro, de 8h às 12h e de 13h às 17h, acontecerá, no campus do Instituto Federal Piauí - Pedro II, a primeira capacitação com os profissionais de saúde. Eles estão divididos em dois grupos: grupo A e grupo B. As ações serão realizadas para os agentes da zona rural e zona urbana.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, através da parceria do IFPI Pedro II com o IFMA Itapecuru-Mirim, foi possível confirmar a presença da professora e pesquisadora Liliane Barbosa Amorim, com o projeto de Monitoramento de populações de Aedes aegypti. Na oportunidade será ministrada a capacitação sobre as arboviroses, o mosquito Aedes aegypti em comparação com outros mosquitos, seu ciclo de vida, além dos diferentes tipos de controle, no qual se buscará a implantação do projeto de monitoramento utilizando armadilha de oposição em massa no levantamento do índice de infestação, cujo monitoramento funciona independentemente do agente.

Com esse tipo de monitoramento é possível fazer outros trabalhos de controle, saber quais as áreas em que está surgindo o maior número de ovos do mosquito, onde surgem mais fêmeas infectadas, por exemplo, além de promover ações de educação popular em saúde.






Fotos: Meus arquivos

Fonte: SEMCOM

Por: Eudes Martins
Mais sobre: