• monge executivo
  • e-titulo
  • TV O DIA - fullbanner w3b
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias Pedro II

25 de setembro de 2018

Pedro II desenvolve ações de prevenção e combate a leishmaniose

Os trabalhos seguem sendo realizados de segunda a sábado.

A equipe de combate às endemias, da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Pedro II, está em campo com uma ação para prevenir e combater a leishmaniose visceral, também conhecida como calazar. Uma doença que pode acometer tanto os animais quanto os humanos.

Em busca de atender todo o município, os agentes do setor de Endemias estão agindo tanto na zona urbana como também na zona rural. Os trabalhos seguem sendo realizados de segunda a sábado, onde os agentes fazem a coleta durante um teste rápido e enviam as amostras coletadas para o laboratório. Caso seja confirmada a doença, a equipe vai até à residência e, com autorização dos donos, recolhe o animal infectado.

De acordo com Rubens Galvão, agente e coordenador de Endemias do município de Pedro II, a equipe está concentrando os trabalhos em todo o município. “Estamos atendendo a um pedido da secretária de Saúde, Tatiana Galvão e atualmente além dos outros serviços, concentramos também os nossos esforços no combate a leishmaniose visceral, o trabalho vem acontecendo nas comunidades da zona rural e na zona urbana, temos a missão de descobrir e combater a leishmaniose e manter o nosso município livre”, disse o coordenador.

A secretária de saúde, Tatiana Galvão, ressalta a necessidade e importância de contar com o apoio da população. “É importante que a população leve ao nosso conhecimento os casos suspeitos e os donos dos animais disponibilizem os cães para que a equipe colete o material para que possamos ter um controle da leishmaniose. Atualmente a leishmaniose é considerada pela Organização Mundial de Saúde, como uma das seis endemias prioritárias para controle de doenças e a nossa equipe segue na prevenção e combate”, frisa Tatiana.





Fotos: Agentes de Endemias

Pedro II: Ações do Setembro Amarelo envolvem diversos setores da sociedade

A ação de culminância com a população acontece nesta quarta-feira (26) às 16h na Praça da Juventude.

A Campanha do Setembro Amarelo mobiliza diversos segmentos sociais e estabelecimentos de Saúde, visando a prevenção e combate ao suicídio além da valorização permanente da vida. A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e órgãos do setor, investiram nessa ideia e transformaram-na em ações, com os plantões psicológicos, atividades nas escolas do município e na ação de culminância com a população, na próxima quarta-feira, 26 de setembro, às 16h na Praça da Juventude.

O Coordenador do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF e um dos organizadores do projeto, Jorge Carvalho, expôs em síntese o que consistiu nessa campanha de valorização da vida. “Essa Campanha na verdade foi um projeto Setembro Amarelo e uma das atividades são os plantões psicológicos que estão sendo desenvolvidos durante todo o mês na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as segundas e quartas-feiras à tarde. E o objetivo dos plantões é tanto atender as pessoas que estão em sofrimento psíquico que é uma demanda que a gente tem”, disse Jorge Carvalho.

O coordenador também explicou de como a campanha teve início até a sua culminância. “Iniciamos com a capacitação dos profissionais, veio a questão dos plantões e agora a gente está na questão de finalizar com um evento que é a mobilização na Praça da Juventude. Durante todo o mês a gente fez atividades nas escolas. Já como é um projeto a gente fez algumas ações pautando início, meio e fim”, complementou Jorge.

Sobre a avaliação das ações das equipes do NASF, CAPS, ESF e outros profissionais da SMS envolvidos, Jorge Carvalho acrescenta. “O evento que será no dia 26, é um fechamento com essas escolas, com produções que foram realizadas nas mesmas, porque a campanha Setembro Amarelo não é voltada só para a prevenção do suicídio, não é só para o público que está em sofrimento psíquico, que é esse o nosso público que a gente atendeu bastante durante os plantões, enfim, foi um contato mais próximo. Mas o objetivo também é a valorização da vida. Nossa mobilização tem o intuito de fechar e também de juntar o público adolescente, com a questão das produções criativas do público das escolas e a comunidade em geral para chamar a atenção à causa”, pontua.





Fonte: SEMCOM

24 de setembro de 2018

Município entrega kits de irrigação para agricultores familiares

Os agricultores beneficiados com os implementos também receberão capacitação.

Com o objetivo de incentivar a vocação de trabalho das famílias que vivem no campo e ofertar condições para que possam gerar renda, a prefeitura de Pedro II está beneficiando agricultores familiares do município com a distribuição de kits de irrigação. Nessa etapa foram beneficiadas dez (10) famílias residentes nos assentamentos rurais Mato Verde e Arara.

Os kits são compostos por uma caixa d’água de 500 litros, mangueira, tubos e conexões para irrigar mais de 500 m² que serão utilizados pelas famílias beneficiadas como meios de garantir a irrigação de pequenas plantações de milho, feijão, mandioca, batata doce, verduras, cheiro verde, entre outros produzidos por estes agricultores familiares em seus terrenos.

Os agricultores beneficiados com os implementos também receberão capacitação e assistência técnica através de técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura.

Participaram da entrega dos kits de irrigação, o prefeito Alvimar Martins, o secretário municipal de administração José Neto, além de moradores dos dois assentamentos. Durante a entrega o prefeito Alvimar Martins ressaltou que os kits irão contribuir muito com a produção dos agricultores beneficiados. “Estes kits irão contribuir e fortalecer a agricultura familiar e consequentemente garantir mais qualidade de vida aos assentados que escolheram a zona rural para viver e para produzir, pois estes kits permitem que eles possam produzir mais e com melhor qualidade em um menor espaço de terra”, argumentou o prefeito.

Ainda segundo o prefeito outros agricultores familiares também serão beneficiados com esses kits de irrigação que foram conseguidos pelo Governo Municipal junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.





Fotos: Eudes Martins e JN

Fonte: SEMCOM

22 de setembro de 2018

Educação reúne professores para o último Planejamento Bimestral do ano

Um momento estratégico de construção e socialização da aprendizagem.

Foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Pedro II, na manhã deste sábado (22) na Escola Municipal Inês Passos Galvão e na Escola Municipal Monsenhor Lotário Weber, o último Planejamento Bimestral do ano 2018 com os professores da rede municipal de Ensino. Um momento estratégico de construção e socialização da aprendizagem entre os mestres da educação do município.

O Planejamento Bimestral realizado pela SEMED tem como objetivo, trabalhar a organização, a estrutura e metodologias da gestão escolar junto aos professores e diretores para que os mesmos possam executar os planos e conteúdos de acordo com a realidade de cada escola do município e que as metas continuem sendo alcançadas.

Os professores da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental se encontraram e planejaram as suas aulas no prédio da Escola Municipal Inês Passos Galvão, já os professores dos anos finais do Ensino Fundamental, planejaram os seus conteúdos, na Escola Municipal Monsenhor Lotário Weber.

Além do plano de aulas, foi apresentado o calendário das atividades finais do ano letivo 2018, foram feitos os informes sobre o IDEB, Prova Pedro II e o planejamento para a realização dos JOPS 2018 que estão previstos para acontecer durante o mês de novembro.

Kelcylene Oliveira, secretária de Educação, destacou o momento como sendo muito proveitoso, pois é sempre uma troca de experiências. “O Planejamento Bimestral que aqui realizamos é um dos momentos mais importantes da nossa educação, pois mostra a nossa preocupação com o crescimento educacional dos nossos alunos, como também a preocupação do professor em está sempre buscando se qualificar e, além disso, tem aquela troca de experiência entre os nossos professores, foi realmente muito positivo e ainda houve a comemoração antecipada do dia do professor. Estamos no caminho certo, na direção certa e resultados positivos virão com certeza”, comenta a secretária.





Fonte: SEMCOM

Fotos: Natália Costa

Pedro II continua fortalecendo a estrutura da Atenção Básica

Recentemente a secretaria também recebeu um automóvel.

A Prefeitura de Pedro II, na última quinta feira (20), contemplou a Secretaria Municipal de Saúde com mais equipamentos que serão distribuídos para as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) do município. Nos últimos meses a SMS vem recebendo uma atenção especial por parte da gestão municipal e assim, sendo contemplada com diversos equipamentos e material permanente de acordo coma as necessidades de cada ESF, que são úteis para atender as demandas.

Recentemente a secretaria recebeu um automóvel e na manhã desta quinta-feira (20), foi contemplada com ventiladores de teto, ar-condicionados, impressoras, nobreaks, entre outros produtos. Todos os equipamentos foram entregues na sede da Secretaria Municipal de Saúde e posteriormente serão distribuídos para os ESFs.

De acordo com a secretária de saúde, Tatiana Galvão, todos os equipamentos adquiridos são úteis para a qualidade nos serviços. “Poder oferecer um atendimento adequado para os nossos usuários é gratificante e todos estes equipamentos adquiridos até aqui, irão qualificar ainda mais o nosso trabalho e atendimento prestado a população. Cabe aqui o nosso agradecimento ao prefeito Alvimar Martins, por sua atenção especial para com a Saúde do nosso município, sempre ouvindo e atendendo as nossas solicitações”, ressalta a secretária.







Fotos: Eudes Martins

Fonte: SEMCOM

20 de setembro de 2018

SEMED de Pedro II realizará o último Planejamento Bimestral do ano 2018

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Pedro II realizará no dia 22 de setembro (sábado) o último Planejamento Bimestral do ano 2018.

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Pedro II realizará no dia 22 de setembro (sábado) o último Planejamento Bimestral do ano 2018. O objetivo é trabalhar a organização, a estrutura e metodologias da gestão escolar junto aos professores e diretores para que os mesmos possam executar os planos e conteúdos de acordo com a realidade de cada escola do município e que as metas continuem sendo alcançadas nestes meses finais do ano.

Os professores da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental estarão em planejamento na Escola Municipal Inês Passos Galvão, já os professores dos anos finais do Ensino Fundamental, estarão em planejamento na Escola Municipal Monsenhor Lotário Weber, os trabalhos terão início nas duas escolas a partir das 07h30min.

Durante este momento serão planejadas as atividades para o desenvolvimento dos conteúdos aplicados em sala de aula, será mostrado o calendário das atividades finais do ano letivo 2018, informes sobre o IDEB e Prova Pedro II e o que já está planejado para a realização dos JOPS 2018 que estão previstos para acontecer durante o mês de novembro.

A secretária de Educação do município de Pedro II, Kelcylene Oliveira, destaca a importância de se planejar os trabalhos da educação. “O planejamento é muito importante na ação de todos os professores e toda escola, porque é o momento de reflexão e ação, de pensarmos como vamos desempenhar o nosso trabalho levando em consideração toda a realidade da escola, onde precisamos mudar ou o que precisamos melhorar para que os nossos alunos aprendam mais e para que o nosso trabalho tenha mais significado”, comenta.

A secretária ainda acrescenta falando dos resultados positivos conquistados até aqui. “Neste ano de 2018 já colhemos bons frutos, o resultado do IDEB 2017, por exemplo nos deixa imensamente felizes, pois é o resultado de muito esforço de toda a equipe da educação de Pedro II, onde conseguimos sair da casa dos três e chegamos a 4,5, o aumento dos alunos matriculados na rede municipal de ensino é outra conquista e assim continuaremos, dando visibilidade de forma positiva a educação do município de Pedro II”, finaliza a secretária.





Fotos: Eudes Martins (arquivos)

Fonte: SEMCOM

Pedro II supera meta de vacinação contra a Pólio e Sarampo

Nessa campanha que aconteceu entre os dias 06 e 31 de agosto o município conseguiu superar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde

Enquanto o governo federal prorrogou até o último dia 14 de setembro o prazo da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo por que o país não conseguiu cumprir com a meta de imunização, em Pedro II a situação é outra bem diferente. Nessa campanha que aconteceu entre os dias 06 e 31 de agosto o município conseguiu superar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde e chegou aos mais de 100% de vacinação.

Devido à intensificação nos trabalhos e dedicação de todos os profissionais de imunização no município com os agentes comunitários de saúde, foram vacinados contra a Poliomielite, 116,18% e contra o Sarampo, 111,96% do público alvo formado por crianças com idade entre um ano a quatro anos, onze meses, vinte e nove dias. Os dados consolidados são do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) considera que o ideal é alcançar o índice de mais de 95% de cobertura vacinal.

Tatiana Galvão, secretária municipal de Saúde, explica o índice de cobertura vacinal acima de 100% que o município obteve. “As estratégias de vacinação adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde do município, com a divulgação intensa da campanha, a orientação aos pais sobre a importância da vacinação, a busca ativa realizada pela equipe de atenção básica, a realização do “Dia D” com atividades atrativas, garantiram a vacinação acima de 100% do público alvo de Pedro II. Além disso, no período da campanha de vacinação, as unidades receberam ainda o público considerado flutuante. Esse público é formado por visitantes e pessoas de outras cidades que acabam tomando conhecimento da disponibilidade da vacina no município. E a vacina é um direito assegurado a qualquer pessoa dentro da faixa etária preconizada na campanha, conseguimos superar a meta e com isso deixar nosso município protegido contra essas doenças, principalmente o sarampo, que está acometendo novamente o nosso território nacional”, disse a secretária.






Fonte: SEMCOM

19 de setembro de 2018

SEMAS promove oficina de capacitação para educadores em Pedro II

A oficina de capacitação aconteceu no auditório da SEMAS

A Prefeitura de Pedro II por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) realizou na manhã de terça-feira (18), uma oficina de capacitação direcionada ao setor da educação, cujo objetivo é de capacitar diretores, professores e vigias como sendo agentes multiplicadores para identificar e lidar com o público usuário de drogas de modo geral.


Esse projeto é articulado pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS e Coordenadoria de Combate e Prevenção às Drogas – COODROGAS. A oficina de capacitação aconteceu no auditório da SEMAS e foi ministrada pela Vision Consultoria e Assessoria que abordou as técnicas a serem usadas na identificação, as formas corretas de lidar com essas pessoas usuárias e os procedimentos a serem adotados para o tratamento e acompanhamento das mesmas.


De acordo como coordenador do COODROGAS Cleiton Melo, estes profissionais precisam receber esta capacitação. “É preciso capacitar os nossos profissionais para que os mesmos possam estar à altura de lidar com essas pessoas. E não é fácil o usuário aceitar essa ajuda, esse tratamento para desintoxicar o seu organismo. Por isso se faz necessário essa preparação, porque ultimamente a droga seja ela lícita ou não, a cada dia está recrutando mais pessoas e além delas seus familiares sofrem com essa situação que é muito complexa, porque a resposta é lenta e os índices de recuperação dessas pessoas ainda estão baixos”, disse Cleiton Melo.









Fotos: Edinardo Pinto

Fonte: SEMCOM

18 de setembro de 2018

Pedro II sedia reunião itinerante da CIR do Território dos Cocais

O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Prefeitura Municipal.

Na manhã dessa segunda-feira (17) o município de Pedro II sediou uma reunião Itinerante da Comissão Intergestora Regional (CIR) do Território dos Cocais. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Prefeitura Municipal, aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), representantes da CIR, de diversos secretários municipais de saúde dos municípios participantes e demais técnicos do território.

A secretária municipal de Saúde de Pedro II, Tatiana Galvão, fez as honras da casa e recepcionou os seus colegas secretários e demais participantes do evento que teve como finalidade, discutir diversas pautas de interesse coletivo dos municípios.

A CIR é uma instância de cogestão no espaço regional com o objetivo de constituir um canal permanente e contínuo de negociação e decisão entre os gestores municipais e o estado para constituição de rede regionalizada, pactuando de forma consensual a definição das regras de gestão compartilhada do SUS.

As reuniões itinerantes têm o objetivo de aproximar e conhecer a realidade dos municípios participantes e especialmente, para dar visibilidade às ações e compromissos da entidade, estas reuniões recebem o apoio técnico do governo do Estado.

Durante o evento diversas pautas foram discutidas, entre ela; a distribuição de vagas de consultas especializadas para o território dos cocais por parte da Secretaria Municipal de Saúde de PIRIPIRI; Planejamento e distribuição de municípios que irão receber o Mamógrafo Móvel e a Demandas da Gerência de Vigilância em Saúde.






Fotos: Eudes Martins

Fonte: SEMCOM

17 de setembro de 2018

Júlio Medeiros recebe título de cidadania pedrossegundense

Júlio Medeiros se emocionou ao falar da relação que tem com a cidade.

Natural da cidade de Teresina (PI), o arquiteto e músico Júlio Cesar Medeiros Costa foi homenageado com o título de cidadania pedrossegundense na noite dessa sexta-feira (14/09). A solenidade de outorga aconteceu em sessão solene realizada na sede do Poder Legislativo Municipal de Pedro II, e teve como autor da propositura o vereador Evandro Nogueira (PRP).

Júlio Medeiros se emocionou ao falar da relação que tem com a cidade. “Eu sempre me senti de Pedro II e esse momento concretiza um sentimento que já existia no meu coração. O melhor de Pedro II são vocês e é uma emoção muito grande ser reconhecido como um filho dessa cidade que eu aprendi a amar”, disse Medeiros.

O vereador Evandro Nogueira, autor do Decreto Legislativo que foi aprovado por unanimidade no Legislativo Municipal, ressaltou que a honraria é a confirmação do reconhecimento do seu trabalho prestado a nossa cidade. “Esse título é a confirmação do que todos nós já sabíamos, o amor que Júlio Medeiros tem por Pedro II já o tornava filho dessa terra e hoje é apenas o reconhecimento desse fato”, discursou o parlamentar.

O prefeito de Pedro II, Alvimar Martins (PP), classificou o momento como histórico para Pedro II, haja vista ser o homenageado um dos idealizadores do Festival de Inverno. “É um momento histórico para nossa cidade, pois existe uma Pedro II antes e outra depois do festival, e o Júlio Medeiros foi um dos idealizadores desse evento que proporcionou grande desenvolvimento para o nosso município”, comentou Alvimar.

Alvimar Martins também destacou a parceria do arquiteto Júlio Medeiros com o município com projetos de grandes ações e obras estruturantes. "Nossa amizade é antiga, em todas as minhas gestões sempre contei com a parceria do Júlio nas obras públicas estruturantes que projetamos e construímos em nossa cidade, entre as quais podemos destacar o Shopping do Artesão, Mirante do Gritador, Rodoviária Municipal, Portal da entrada da cidade e a Praça da Juventude”; acrescentou o prefeito.

O homenageado também vem contribuindo no campo da iniciativa privada, em parceria com o construtor pedrossegundense Paulo Robert, projetou o residencial Jardim das Flores e Condomínio Helicônia.




Fonte: SEMCOM

11 de setembro de 2018

Vereadores destacaram Desfile Cívico de 7 de setembro em Pedro II

Os vereadores respaldaram positivamente o Desfile Cívico de 07 de setembro no município.

Durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Vereadores de Pedro II desta segunda-feira (10/09), os vereadores respaldaram positivamente o Desfile Cívico de 07 de setembro no município. Durante os discursos foram feitos diversos elogios a Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) na pessoa da secretária Kelcylene Oliveira, pelo trabalho realizado e pelo belíssimo Desfile Cívico do dia 7 de setembro.

O vereador Robério Leite foi o primeiro a parabenizar a secretaria e a prefeitura pelo trabalho apresentado durante o desfile. "Parabenizar a secretária Kelcylene, a prefeitura de Pedro II e a todas as escolas pela linda exibição no dia 7, parabenizar também a escola Solon Brandão, uma escola da rede estadual que participou de forma brilhante do desfile cívico", disse Robério.

O vereador Carlinhos em seu discurso parabenizou a secretaria, prefeitura e a todas as pessoas envolvidas. "Uso este espaço para parabenizar a secretaria municipal de Educação, na pessoa da secretária Kelcylene Oliveira, aos coordenadores, professores, alunos, pais, familiares e a Prefeitura Municipal pela colaboração e engajamento para a realização daquele grande evento, o 7 de setembro", disse Carlinhos.

Samuel Silva também parabenizou o governo municipal em especial a secretaria pela atuação. "Quem participou do evento, saiu dali encantado, com as belas apresentações sobre a nossa literatura, pois é com educação que se cresce, que evoluímos e vejo a nossa educação sendo mais valorizada, enaltecer a dedicação de toda a equipe da SEMED e prefeitura municipal, reforçar que com o salário dos professores em dia, os motoristas recebendo em dia, a merenda escolar servida diariamente e de qualidade, teremos um crescimento significativo na nossa educação e os resultados já aparecem, o nosso IDEB já mostra isso", frisou Samuel.




Fotos: Mazinho Almeida

08 de setembro de 2018

Desfile Cívico: Uma viagem pelo mundo da Literatura em Pedro II

As apresentações destacaram autores renomados da Literatura nacional.

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, realizou, nessa sexta-feira (7), o seu tradicional desfile cívico alusivo ao dia da Independência do Brasil. Centenas de estudantes de escolas municipais e estaduais fizeram uma homenagem à Literatura. O desfile iniciou por volta das 17 horas e percorreu as principais vias do centro, encerrando com show cultural na Praça Domingos Mourão Filho (Praça da Matriz).

Alunos, professores e gestores de 29 escolas, sendo 27 da rede municipal e duas da rede estadual, se concentraram na Praça Manoel Nogueira Lima (Praça da Bonelle), antes do desfile, que percorreu a Rua Corinto Andrade, passando pela Avenida Coronel Cordeiro, Rua Tertuliano Brandão Filho, e encerrando na Praça Domingos Mourão Filho (Praça da Matriz).

As apresentações destacaram autores renomados da Literatura nacional, que foram estudados e pesquisados em cada escola, através de consultas a livros, revistas, acervo virtual, além de resenhas e ensaios. Professores, coordenadores e diretores das escolas participaram desse processo orientando os alunos.

O público ficou encantado com a produção dos personagens e histórias: roupas, indumentárias e as coreografias mostradas pelos alunos emocionaram as pessoas. As escolas ainda usaram bandeiras, faixas e cartazes para identificar a vida e obra dos escritores brasileiros, como também obras consagradas mundialmente, como a Bíblia.

“Foi lindo ver os alunos em formação no desfile, mostrando um pouco da vida e da obra dos escritores de nossa literatura. Estamos muito felizes com o resultado, todo mundo se empolgou, se envolveu na construção dessas histórias, tirando os personagens dos livros para as ruas, tocando as pessoas, emocionando mesmo. Foi uma coroação pelos bons resultados que alcançamos no Ideb”, frisa a secretária municipal de Educação, Kelcilene de Oliveira.

O prefeito Alvimar Martins também ressaltou a grandiosidade do desfile cívico de Pedro II. “Fiquei orgulhoso de ver os estudantes empolgados, mostrando o resultado de um trabalho construído por eles. Foi realmente um espetáculo que vai marcar a história dos desfiles de Pedro II.”, frisa o gestor municipal.

No final do desfile, o prefeito Alvimar Martins e a vice-prefeita Betinha Brandão entregaram dois carros 0 km, sendo um para a Secretaria de Saúde e outro para a Secretaria de Assistência Social (Semas). Após a entrega das chaves, os presentes puderam curtir um show cultural com alunos de oito escolas recitando poemas e coreografias, no adro da igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Além da Secretaria Municipal de Educação, outras secretarias também estiveram presentes no desfile, representando suas esquipes de colaboradores, como forma de integrar a administração municipal. A equipe do Samu e a Guarda Civil Municipal também estiveram de prontidão em todo o trajeto.






Fotos: Edinardo Pinto e Mazinho Almeida

HMJGN de Pedro II divulga balanço de partos realizados desde janeiro de 2017

No período da pesquisa, o Hospital Maternidade Municipal Josefina Getirana Netta recebeu a renovação do título Iniciativa Hospital Amigo da Criança – IHAC

A Prefeitura de Pedro II, por meio da direção do Hospital Maternidade Municipal Josefina Getirana Netta, divulgou dados referentes à quantidade de partos realizados na unidade de saúde no período de janeiro de 2017 a agosto deste ano. De acordo com o balanço, foram realizados 406 partos; deste total, 288 foram procedimentos normais e 121, cesarianas.

De acordo com a diretora do hospital, Lucimeire Pacífico, os números corroboram com a preocupação da administração municipal em garantir atendimento às futuras mães pedrossegundenses no próprio município.

“O atendimento às gestantes na rede pública de saúde em Pedro II tem início nas primeiras semanas de gestação, com acompanhamento do pré-natal até o nascimento do bebê. Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, conseguimos oferecer todos os serviços aqui mesmo em Pedro II, o que garante mais conforto para a mãe e a família. Anteriormente, quase a totalidade das gestantes que davam entrada para trabalho de parto no hospital eram transferidas para outras cidades. Isso faz parte da estratégia de ação para a Saúde defendida pelo prefeito Alvimar Martins, que tem buscado, incansavelmente, meios de garantir melhor atendimento aos pedrossegundenses”, ressalta Lucimeire Pacífico.

No período da pesquisa, o Hospital Maternidade Municipal Josefina Getirana Netta recebeu a renovação do título Iniciativa Hospital Amigo da Criança – IHAC, que tem como objetivo promover, proteger e apoiar o aleitamento materno-infantil.

A unidade de saúde conta com médicos plantonistas 24 horas, além de estrutura para realização de atendimentos diversos, entre consultas com especialistas, exames, cirurgias, transporte e encaminhamento de pacientes.





Fonte: SEMCOM

05 de setembro de 2018

Prefeitura de Pedro II promove ações em prol do Setembro Amarelo

Na terça-feira foi realizada a primeira de uma série de palestras.

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) deu início, nesta terça-feira (4), às ações em prol do Setembro Amarelo, mês voltado para a prevenção ao suicídio.

Na terça-feira foi realizada a primeira de uma série de palestras que serão ministradas para os servidores das secretarias municipais de Saúde e Assistência Social. A capacitação foi voltada para os Agentes Comunitários de Saúde que atuam na zona rural, CRAS I e CAPS.

Nesta quarta-feira (5), as atividades continuam com os Agentes Comunitários de Saúde da zona urbana, CRAS II, CREAS e para as demais pessoas ligadas ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centros de Referência da Assistência Social (CRAS I e II) e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS). Ainda serão realizadas palestras e apresentação de material informativo nas escolas da rede municipal de ensino e oferecidos plantão psicológico voltado para pacientes em sofrimento psíquico.

Segundo o coordenador do NASF, Jorge Fernando Carvalho, as ações visam preparar os profissionais e evitar casos de suicídio em Pedro II. “O suicídio ainda é visto como um tabu para a sociedade, mas nós precisamos falar sobre o assunto. Nossa intenção é capacitar nossos servidores para saber lidar com possíveis casos de intenção suicida e mostrar para as pessoas que elas podem buscar ajuda caso tenham intenção suicida”, explica.



Fonte: SEMCOM

02 de setembro de 2018

O time da Ponte Nova celebra seus 40 anos de fundação

A festa contou com a exposição histórica da Associação Atlética Ponte Nova.

Com uma linda festa o time da Ponte Nova de Pedro II celebrou os seus 40 anos de fundação e de muitas conquistas no futebol pedrossegundense, o evento aconteceu na noite deste sábado (01/09). A diretoria recepcionou os atuais jogadores, os ex-atletas, ex-dirigentes e torcedores, na Arena Pirapora que fica localizada no Bairro Saborá.

O momento foi de muitas homenagens a todos que já colaboraram, como por exemplo, ao saudoso “Pelé” e aos que ainda continuam colaborando com a equipe, como é o caso do senhor “Dinato” e do jovem Luis Carlos, o que reforça o compromisso da Ponte Nova de sempre buscar inovação e pioneirismo dentro e fora das quatro linhas.

A festa contou com a exposição histórica da Associação Atlética Ponte Nova, discurso das autoridades, parabéns com o corte do bolo, coquetel e jogos entre as categorias Master, Livre e Sub 21, foi um momento para se comemorar também o encontro entre as várias gerações, que fizeram e que ainda fazem história pelo time da Ponte Nova.

Ane Dayse, atual presidente do time falou da importância de se comemorar os 40 anos da Ponte Nova. “Hoje estamos aqui celebrando os 40 anos da nossa história, onde relembramos momentos memoráveis da nossa equipe e isso é importante para mostrar ao atual elenco a importância de se jogar aqui, pois somos uma família, a Ponte Nova não é formada apenas pelos dirigentes, atletas ou pela comissão técnica, mas também por todos os moradores, pelas famílias do Bairro Saborá que contribuem diretamente com o nosso time e isso nos fortalece e vamos fazer uma Ponte Nova cada vez melhor”, declarou Ane Dayse.





Fotos: Mazinho Almeida

01 de setembro de 2018

IDEB 2017 revela que educação de Pedro II voltou a crescer

O IDEB apontou que 75% das escolas do município alcançaram a meta prevista pelo órgão.

Após um intenso trabalho de investimentos, a educação de Pedro II volta a comemorar. O IDEB (Índice de Desenvolvimento Básico da Educação) apontou que 75% das escolas do município alcançaram a meta prevista pelo órgão, bem acima dos 36% registrados em 2015. O município teve um crescimento no IDEB até o ano de 2011. Já no ano de 2013, houve queda e estagnou em 2015, voltando a crescer, novamente, no ano de 2017, com resultado divulgado neste ano de 2018. A secretária municipal de Educação, Kelcylene Oliveira, destaca o esforço feito para a melhoria do índice educacional em Pedro II.

“Nos anos 2013 e 2015, lamentavelmente, não tivemos nenhuma evolução no IDEB, mas, após assumir a Secretaria de Educação, em 2017, entre as nossas metas, também colocamos como objetivo melhorar essa nota do IDEB. Graças ao esforço de toda a nossa equipe de profissionais e o apoio nos dado pelo prefeito Alvimar Martins, tivemos o nosso objetivo alcançado. Foi um salto significante e vamos continuar trabalhando para alcançarmos melhores resultados na nossa educação”, frisa a secretária.

O Índice funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o IDEB é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.






Fonte: SEMCOM

31 de agosto de 2018

Ações em prol do Setembro Amarelo acontecerão em Pedro II

Confira a programação completa:

A Prefeitura de Pedro II, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai promover durante o mês de setembro uma série de ações em prol do Setembro Amarelo, período voltado para a prevenção ao suicídio. As atividades serão executadas por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centros de Referência da Assistência Social (CRAS I e II) e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS).

De acordo com a secretária de Saúde, Tatiana Galvão, as ações incluem atendimento psicológico e capacitação de servidores da Saúde e Assistência Social. “Este é um serviço emergencial, direcionado a pessoas que estejam em sofrimento psíquico. Haverá plantões psicológicos, voltado para pacientes com sofrimento psíquico, às segundas e quartas-feiras, durante todo o mês de setembro, na sede Secretaria Municipal de Saúde, nos horários de 14h às 18h, para atendimento ao público em geral. Também acontecerão capacitações com profissionais da Saúde e Assistência Social, palestras e apresentação de material sobre o tema da campanha nas escolas do município”, diz.

Para o fechamento das atividades, está programada uma Mobilização Social, na Praça da Juventude Antonino Martins de Andrade (bairro Vila Kolping), no dia 26 de setembro.

Confira a programação completa:

Data: 4 de setembro (manhã)

Capacitação com profissionais da SMS e SEMAS – Zona Rural, CRAS I, CAPS

Local: Câmara de Vereadores

Data: 5 de setembro (manhã)

Capacitação com profissionais da SMS e SEMAS – Zona Urbana, CRAS II, CREAS

Local: Câmara de Vereadores

Data: De 10 a 14 de setembro

Palestras nas escolas do município

Data: 17 a 21 de setembro

Apresentação de material nas escolas do município

Data: 26 de setembro

Mobilização social

Local: Praça da Juventude.






Fonte: SEMCOM

30 de agosto de 2018

Pedro II: Polo Turístico “Aventura e Mistério”.

Instância de Governança Regional do Turismo.

Nesta quinta-feira (30), o município de Pedro II sediou audiência pública para instalação da Instância de Governança Regional do Turismo – Polo Turístico “Aventura e Mistério”. O evento, promovido pela Secretaria Estadual de Turismo, em parceria com a Prefeitura de Pedro II, aconteceu no Memorial Tertuliano Brandão Filho.

Além de Pedro II, o Polo Aventura e Mistério é formado por outros 10 municípios da região, são eles: Buriti dos Montes, Castelo do Piauí, Domingos Mourão, Juazeiro do Piauí, Milton Brandão, Pimenteiras, Piracuruca, Piripiri, São João da Fronteira e São José do Divino. A Instância de Governança Regional do Turismo, instituído por meio do Ministério do Turismo, visa fortalecer as ações em prol da indústria do turismo, ampliando articulações entre os órgãos de turismo de todos os entes federativos, Federal, Estadual e Municipal, bem como fomentar e integrar o planejamento dos municípios turísticos e suas políticas públicas.

O prefeito de Pedro II, Alvimar Martins, ressalta a importância da reunião para o fortalecimento do turismo na região. “Pedro II já é referência estadual e nacional graças ao Festival de Inverno, a seu clima ameno, às minas de opala, gastronomia, natureza exuberante e tantas outras qualidades. O que nós esperamos é que as cidades da região também conquistem esse reconhecimento e possam se desenvolver através de suas potencialidades turísticas. Em união com as prefeituras dos municípios da região, com apoio do Governo Federal, Ministério do Turismo, do Governo Estadual, da SETUR, vamos criar estratégias e executar ações de modo que este desejo se concretize”, diz.

Durante o encontro, a secretária municipal de Turismo de Pedro II, Rejanete Campelo, foi escolhida para presidir a Instância de Governança Regional do Polo Turístico “Aventura e Mistério”. “Essa audiência pública tem uma grande importância para nossa região e recebo a responsabilidade de presidir a governança com muita alegria. Vamos trabalhar para que possamos pleitear junto aos órgãos estadual e federal ações, projetos e convênios que possam beneficiar e desenvolver o potencial turístico de todas as cidades do Polo ‘Aventura e Mistério”, afirma Rejanete Campelo.

Estiveram presentes, o secretário estadual de Turismo, Bruno Correia Lima; prefeitos e equipes das 11 cidades que compõem o Polo “Aventura e Mistério”; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Teresina, Venâncio Cardoso; além de autoridades e população de Pedro II.





Fonte: SEMCOM

Em Pedro II SEMED realiza a pré-escolha do Livro Didático

A culminância desse trabalho acontece na próxima semana, onde haverá a escolha oficial dos livros para o triênio (PNLD 2019-2021).

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Pedro II está realizando durante toda esta semana, a pré-escolha do livro didático para o triênio 2019/2021, das escolas da rede municipal de ensino pelo PNLD (Plano Nacional do Livro Didático), a socialização para a escolha do livro acontece em cada escola do município, onde os diretores e professores analisam as coleções de livros didáticos e escolhem as obras que serão utilizadas pelos estudantes em sua escola durante o próximo triênio.

Na oportunidade, os professores estão traçando uma análise minuciosa da qualidade dos livros das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Histórias, Geografia e Arte, que serão trabalhadas durante os anos 2019, 2020 e 2021 com professores e alunos da rede municipal de ensino de Pedro II, os mesmos trabalham ainda as disciplinas de Educação Física e Educação Infantil que servirá como manual e fonte de pesquisa para os professores.

A culminância desse trabalho acontece na próxima semana, onde haverá a escolha oficial dos livros para o triênio (PNLD 2019-2021), aonde os docentes chegarão a um consenso final sobre quais coleções serão adotadas para os próximos anos.

De acordo com Kelcylene de Oliveira, secretária de Educação, a escolha do livro didático atende ao projeto político pedagógico da escola. “É uma tarefa para a equipe escolar, principalmente para os professores que analisam de forma necessária os livros a serem utilizados no próximo triênio, adequando ao projeto político pedagógico da escola, ou seja, a realidade sociocultural de cada escola do município”, disse.







Fonte: SEMCOM





Enquete

Um jovem morreu ao sofrer descarga elétrica colocando celular para carregar. Quais cuidados você toma em relação a isso?

ver resultado