• ecotur 2018
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias Pedro II

16 de julho de 2018

Quartas de Final: Palmeira, Felipe, Terra Dura e Boca largam na frente

Ao todo foram 10 gols nos quatro jogos.

O sábado (14) e o domingo (15) foram de muitas emoções para oito equipes que disputam a terceira fase do Campeonato Rural de Pedro II. A bola rolou para os jogos de ida das Quartas de Final da competição, os jogos aconteceram nas Arenas das comunidades Serra Dos Matões, Terra Dura, Centro dos Gomes e Felipe.

Ao todo foram 10 gols nos quatro jogos com resultados considerados apertados para as equipes que saíram vencedoras dos confrontos. O Ruralzão é realizado pela Prefeitura de Pedro II através da Secretaria de Desporto.

Confira os resultados dos jogos de ida, do Ruralzão:

Na Arena Antonio Costa na Terra Dura, a equipe da Palmeira dos Soares venceu o time das Placas pelo placar de 2 a 1.

Na Arena Bandeirão da comunidade Serra dos Matões o confronto aconteceu entre Carnaubinha Centro e Felipe e nesta partida o Felipe venceu pelo placar de 2 a 1.

As equipes da Terra Dura e Lapa duelaram na Arena Felipe na comunidade Felipe, onde a Terra Dura venceu o seu adversário por 2 a 1.

Dois times da mesma comunidade jogaram na tarde deste domingo na Arena Malaquias da comunidade Centro dos Gomes, Boca Juniors e Real Barça são da comunidade Lagoa do Sucurujú e o time do Boca Juniors venceu o clássico pelo placar de 1 a 0.

Os jogos de volta acontecem no próximo final de semana, dias 21 e 22 de julho, sábado e domingo respectivamente com jogos nas Arenas das comunidades São João, Centro dos Gomes, Serra dos Matões e Tucuns dos Pedro.





Fotos: Eudes Martins

Fonte: SEMCOM

15 de julho de 2018

Ruralzão: Boca vence o Real pelo jogo de ida das Quartas de Final

Boca Juniors venceu o Real Barça por 1 a 0.

Milhares de pessoas saíram das suas casas na tarde deste domingo (15) para prestigiarem um dos grandes clássicos do Campeonato Rural de Pedro II, o Ruralzão 2018, que nesta fase de Quartas de Final proporcionou ao público na Arena Malaquias na comunidade Centro dos Gomes, o confronto entre Boca Juniors e Real Barça, dois grandes times da comunidade Lagoa do Sucurujú, o clássico foi válido pelo jogo de ida desta competição, onde o Boca Juniors venceu o Real Barça por 1 a 0.

Todas as pessoas presentes prestigiaram um jogo com uma forte pegada em campo, mas com belas jogadas, as equipes procuraram produzir durante todo o confronto e com uma busca incansável do gol. Os dois times tiveram oportunidades de marcar durante a primeira etapa, mas não concluíram as jogadas em gol. O Real Barça teve chances claras durante o primeiro tempo de sair na frente, já o Boca levou perigo com bolas chutadas de fora da grande área.

Na volta do intervalo, o Real Barça partiu pra cima e durante os primeiros 15 minutos do segundo tempo sufocava o setor defensivo do Boca Juniors. Tudo parecia que o gol sairia o mais rápido possível. Os atletas do Boca mantiveram a concentração e passaram a levar perigo ao setor defensivo do seu adversário nas jogadas de contra ataque.

Após uma rápida jogada o atacante do Boca Juniors sofreu falta e surgia ali uma grande oportunidade de gol, após falta cobrada e com a bola levantada na área, o atleta Dudu abriu o placar do jogo, fazendo 1 a 0 para o Boca Juniors, momento muito festejado e comemorado pelos jogadores e pela torcida.

Minutos depois o Boca Juniors tinha uma pênalti marcada a seu favor, uma grande chance de ampliar o placar, mas o goleiro João Carlos foi bem e fez uma excelente defesa. O time do Real Barça ainda teve outras chances de empatar o jogo, mas a bola insistiu em não entrar.

Este é um confronto de 180 minutos, os primeiros 90 já foram disputados, as duas equipes fizeram um grande jogo e o time do Boca Juniors com esta vitória deu um passo importante para a fase de Semifinal do Ruralzão. Boca Junior 1 x 0 Real Barça.




Fotos: Eudes Martins

Palmeira dos Soares vence as Placas e tem vantagem por vaga na Semifinal

A Palmeira dos Soares conseguiu dá um passo importante para a fase Semifinal.

Palmeira dos Soares e Placas voltaram a se enfrentar no Ruralzão 2018 de Pedro II, desta vez pela fase de Quartas de Final em confronto válido pelo jogo de ida. O clássico aconteceu na Arena Antonio Costa da comunidade Terra Dura, onde o time da Palmeira dos Soares saiu vencedor pelo placar de 2 a 1 neste primeiro confronto de 180 minutos.

O time da Palmeira dos Soares dominou boa parte da primeira etapa, criou várias oportunidades de gols, mas os atacantes não capricharam nas finalizações. Já a equipe das Placas também criou algumas chances de gols durante os 45 minutos de confronto, mas os atacantes pecaram nas finalizações.

De tanto insistir, o time da Palmeira conseguiu marcar por duas vezes durante a primeira etapa, colocando 2 a 0 no placar, tudo levava a crer que seria uma vitória fácil para a equipe da Palmeira dos Soares, mas os atletas das Placas não se abateram e mostravam que não chegaram a esta fase por chegar e nos minutos finais da primeira etapa já mostravam uma reação. O primeiro tempo terminou mesmo 2 a 0 para a Palmeira dos Soares.

Na segunda etapa o time das Placas melhorou a marcação, adiantou o seu time e partiu pra cima do seu adversário, com a finalidade de diminuir o placar. O goleiro Aurivando da Palmeira teve uma tarde de muito trabalho, mas não demorou muito e o time das Placas marcava um gol e incendiava a partida. Diversas oportunidades foram criadas pelas Placas e não concluídas em gols pelos atacantes.

O time da Palmeira dos Soares recuou e tentava criar algumas jogadas no contra ataque, já o seu setor defensivo trabalhava muito para não sofrer o gol de empate, o time das Placas mostrou que está vivo neste confronto de 180 minutos e por muito pouco não conseguiu sair desse primeiro jogo com o empate no placar.

A Palmeira dos Soares conseguiu dá um passo importante para a fase Semifinal ao vencer este jogo de ida contra as Placas pelo placar de 2 a 1, um simples empate no jogo de volta, confirma a equipe na Semifinal do Campeonato Rural de Pedro II.

Palmeira dos Soares e Placas fizeram um grande clássico, os dois times se respeitaram bastante e apresentaram um dos melhores confrontos do Ruralzão 2018, vale destacar que um grande público compareceu a comunidade Terra Dura para acompanhar o clássico.






Fotos: Eudes Martins


13 de julho de 2018

Seleção de Pedro II participará da Taça Norte em Piracuruca

A Taça Norte acontecerá no segundo semestre de 2018.

A seleção pedrossegundense de futebol amador participará da próxima edição da Taça Norte, que acontecerá na cidade de Piracuruca. Para isso, os atletas pré-convocados já realizam treinamentos físicos e com bola com o objetivo de fazer uma excelente competição. A Taça Norte acontecerá no segundo semestre de 2018.

Como muitos atletas convocados para compor o elenco da seleção de Pedro II ainda disputam o campeonato Rural do município, os treinos estão sendo realizados às terças e quintas-feiras, nas Arenas Bandeirão, na comunidade Serra dos Matões, Antonio Costa, na comunidade Terra Dura e por algumas vezes na Arena da Comunidade Felipe. Atualmente, 34 jogadores foram pré-selecionados e já treinam com a finalidade de fazer parte da seleção pedrossegundense.

De acordo com o treinador Lisandro do Nascimento, conhecido como Manim do Pelé, com a aproximação da competição, os treinos serão intensificados. “Vamos preparar melhor os nossos jogadores, visando representar bem o nosso município. Nossos atletas irão treinar quase que diariamente, pois, logo após a Taça Norte, já iremos participar de outra competição, mas o nosso foco no momento é essa competição que acontece em Piracuruca”, comenta.

O secretário municipal de Esportes, Leandro Carvalho, ressalta a importância da reativação da seleção pedrossegundense. “Nossa seleção foi desativada no ano de 2016 e, agora, graças ao esforço da gestão municipal e o apoio do prefeito Alvimar Martins, conseguimos reativá-la, o que consideramos de extrema importância, pois estimula a prática esportiva entre a população da nossa cidade, promovendo saúde e bem-estar. O prefeito Alvimar Martins não tem poupado esforços para investir no esporte em Pedro II, prova disso é o sucesso do Ruralzão, tanto no ano de 2017, como neste ano de 2018 e a Copa Batom, competição feminina que foi realizada pela primeira vez esse ano”, diz.





Fotos: Lisandro do Nascimento

Arraiá da SEMAS leva alegria para pessoas de todas as idades em Pedro II

O evento aconteceu no espaço de festas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV

Centenas de pessoas que são atendidas pelas políticas públicas de assistência social, desenvolvidas ou apoiadas pela Prefeitura de Pedro II, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), entraram no clima das festas juninas (Julinas) na tarde e noite desta quinta-feira (12/07).

O evento aconteceu no espaço de festas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV na Vila Kolping e além dos beneficiários dos programas sociais do município, a festa foi prestigiada por dezenas de pessoas que acompanharam atentamente as apresentações das juninas formadas pelos usuários dos programas nos CRAS I e II, Melhor Idade e pelos convidados especiais.


A organização preparou o espaço associado à Copa do Mundo 2018, a Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou uma festa com bandeirolas coloridas, comidas típicas, apresentações culturais, incluindo quadrilhas, forró pé de serra com a participação da banda do sanfoneiro Gil do Acordeon, casal de noivos, entre outros elementos com a temática “junina”, que transformaram o espaço onde aconteceu o evento num cenário ideal para um tradicional ‘arraiá’. Todos curtiram a festança e após as apresentações das juninas, todos caíram no forró.

O evento foi prestigiado por algumas autoridades do município, entre elas, destaque para os vereadores Samuel Silva e Robério Leite, secretárias de Juventude, Solange carvalho, Cultura, Sandra Brandão e de Assistência Social, Elissiane Uchôa, além dos membros do Conselho Tutelar, Jota Santos, Eugênio Júnior e Fransquim Aguiar.


A secretária Elissiane Uchôa destacou o momento como sendo também de integração entre as pessoas. “A nossa festa julina é um momento de integração, isso aqui promove o fortalecimento das tradições nordestinas, considero como sendo de muita importância para as pessoas atendidas pelas políticas públicas do município e que são desenvolvidas pela Assistência Social, elas também valorizam a nossa cultura. Ver as pessoas de todas as idades participando da festa com alegria e descontração é algo muito prazeroso”, revela a secretária.






Fotos: Eudes Martins

Fonte: SEMCOM


12 de julho de 2018

08 de julho de 2018

Terra Dura goleia e segue no Ruralzão 2018 de Pedro II

São Luis de Baixo 0 x 4 Terra Dura, com este resultado a equipe da Terra Dura se classifica para a fase de Quartas de Final do Ruralzão.

Jogando pela fase de Oitavas de Final do Campeonato Rural de Pedro II, o time do São Luis de Baixo recebeu na tarde deste domingo (08), a equipe da Terra Dura e mesmo jogando em casa o time local não conseguiu segurar o time visitante e perdeu de goleada pelo placar de 4 a 0, com este resultado o time do São Luis de Baixo se despede da competição e a Terra Dura segue firme no Ruralzão.

Os primeiro 45 minutos foram mais equilibrados, mas com maior domínio de bola da Terra Dura que dominava o meio de campo e pecava muito nas finalizações, já os jogadores do São Luis de Baixo se defendiam, mas sempre levavam perigo ao setor defensivo do seu adversário, mas os atacantes não acertavam e desperdiçavam boas oportunidades.

Apenas um gol foi marcado na primeira etapa, onde a Terra Dura aproveitou uma falha clamorosa cometida pelos zagueiros do time local e o atleta Rogério marcou para o seu time colocando 1 a 0 no placar. Os times foram para o intervalo e houve muita conversa entre comissões técnicas dos clubes e atletas.

Apesar de atuar fora de casa, o time da Terra Dura não se intimidou e nos primeiros minutos do segundo tempo mostrava que queria a vitória durante o tempo normal. Uma nova proposta de jogo foi colocada em prática pelos atletas da Terra, a todo o momento, através de um bom toque de bola, os atletas da Terra Dura chegavam ao ataque com muita facilidade, os atletas do São Luis de Baixo demonstravam cansaço e já não conseguiam produzir em campo.

Durante os minutos finais da partida, o time da Terra Dura marcou mais 03 gols e transformava o resultado em uma goleada, mesmo com o resultado negativo, o time do São Luis de Baixo mostrou responsabilidade e procurou sempre jogar com sinceridade e mostrar o melhor do seu futebol, o tempo passou e o placar assim ficou, São Luis de Baixo 0 x 4 Terra Dura, com este resultado a equipe da Terra Dura se classifica para a fase de Quartas de Final do Ruralzão 2018 de Pedro II.







Fotos: Eudes Martins

Felipe garante vaga na próxima fase do Ruralzão 2018

Além deste jogo entre Felipe e Tucuns dos Pedro, outros 03 jogos também foram realizados na tarde deste sábado (07).

Em jogo válido pela fase de Oitavas de Final do Ruralzão 2018, o time do Felipe recebeu na tarde deste sábado (07) a forte equipe dos Tucuns dos Pedro. O Felipe garantiu vaga nas Quartas de Final da competição após empate no tempo normal e vencer a equipe dos Tucuns dos Pedro, por 3 a 1 nas cobranças de pênaltis.

A partida foi muito disputada e com pouca bola rolando, muitas faltas cometidas por ambas as equipes e vários cartões amarelos distribuídos pela arbitragem. O primeiro tempo foi de poucas oportunidades para os atacantes que pouco produziram em campo. Sem gols marcados nos primeiros 45 minutos, os times foram para o intervalo com 0 a 0 no placar.

Durante os primeiros minutos da segunda etapa tudo levava a crer que o gol não demoraria sair, o time do Felipe teve algumas chances, mas as finalizações não saíram perfeitas, já o goleiro Júnior do Felipe fez milagres durante os 45 minutos finais da partida, Júnior salvou o seu time em duas oportunidades claras de gols do time dos Tucuns dos Pedro com defesas difíceis e espetaculares.

Com o apito final da arbitragem e com o 0 a 0 no placar durante os 90 minutos, a partida foi para os pênaltis, somente assim se conheceria o time que passaria para as Quartas de Final do Ruralzão 2018. Durante as cobranças de pênaltis o goleiro Júnior do time do Felipe mostrou que estava em uma tarde abençoada e das 04 cobranças feitas pelos atletas dos Tucuns dos Pedro II, ele defendeu 03, já os atletas do Felipe cobraram 03 penalidades e marcaram todas, fazendo 3 a 1 no placar, com este resultado, o time dos Tucuns dá adeus a competição e o Felipe segue sonhando com o título do Campeonato Rural 2018 de Pedro II.

Além deste jogo entre Felipe e Tucuns dos Pedro, outros 03 jogos também foram realizados na tarde deste sábado (07). Na comunidade Lapa aconteceu o confronto entre o time local e Goiabeira, onde o time da Lapa garantiu vaga na próxima fase da competição ao vencer o time da Goiabeira pelo placar de 1 a 0.

Na localidade Lagoa do Sucurujú o Real Barça também garantiu vaga nas Quartas de Final do Ruralzão ao golear o time da Vista Alegre pelo placar de 5 a 0. Outra equipe que passou de fase foi a Palmeira dos Soares, a equipe recebeu o time da Serra dos Matões, fez o dever de casa e venceu pelo placar de 3 a 2.

Após os jogos deste sábado, quatro times já garantiram vaga nas Quartas de Final do Ruralzão, Felipe, Palmeira dos Soares, Lapa e Real Barça, os outros quatro times que jogarão a próxima fase do campeonato serão classificados na tarde desse domingo (08).





Fotos: Eudes Martins

07 de julho de 2018

Prefeitura de Pedro II realiza Encontro de Folguedos

Arte, cultura e tradição foram apresentadas em dois dias de festa na Praça da Bonele.

A Prefeitura de Pedro II realizou, nos dias 05 e 06 de julho, o Encontro de Folguedos, na Praça Manoel Nogueira Lima (Praça da Bonele). O evento destacou a arte, dança e a cultura dos estados nordestinos em apresentações artísticas e nas comidas típicas. Realizado por meio das secretarias municipais de Cultura e Educação, o Encontro de Folguedos de Pedro II, mais uma vez, marcou o calendário de eventos culturais do Piauí, com grande participação popular, com muita tranquilidade e segurança.

O prefeito Alvimar Martins destaca a importância do evento no incentivo à cultura e educação no município. “Estou muito feliz, porque todos abraçaram o Encontro de Folguedos. As escolas participantes estão de parabéns, assim também como as quadrilhas juninas. Essa festa é fruto do trabalho em equipe com a participação do povo, que abrilhantou o evento”, frisa.

A primeira noite dos Folguedos contou com apresentações de danças regionais, quadrilhas juninas e casamento matuto dos alunos das escolas da rede pública municipal de ensino. Já na segunda noite, as quadrilhas juninas da cidade se apresentaram e concorreram a uma premiação de R$ 2.000 para a primeira colocada, R$ 1.000 para a segunda colocada e R$ 500 para a terceira colocada. Também foram premiadas com troféu as seguintes categorias: melhor marcador; melhor noivo; melhor noiva; melhor rainha; e o melhor repertório.

Após as apresentações das quadrilhas juninas Kana Kaiana (Bairro Santa Fé), Fulô de Mandacaru (Colégio Solon Brandão, da Vila Kolping), Bag Dance (Bairro Saborá) e Remelexo (Bairro São Francisco), os jurados divulgaram a vitória da Bag Dance. Em segundo lugar, Kana Kaiana. O terceiro lugar foi garantido pela Remelexo.

A secretária de Cultura do Município, Sandra Brandão, ressalta que o evento mostrou, novamente, que a cultura, arte e tradição de Pedro II se mantêm vivas e presentes na vida de todos os cidadãos.

“É gratificante perceber que as pessoas fazem questão de prestigiar um evento que apresenta a nossa identidade através das apresentações, danças e comidas típicas. Sob orientação do prefeito Alvimar Martins, fizemos questão de escolher como jurados das competições, professores da Universidade Federal do Piauí e servidores da rede pública estadual, assim primando pela total imparcialidade do júri" pontua.






Fotos: Eudes Martins

Fonte: SEMCOM


05 de julho de 2018

Diocese de Parnaíba ganha mais um novo sacerdote

O diácono Hilderlan de Oliveira Sousa será ordenado sacerdote pelas mãos do bispo diocesano Dom Juarez Sousa.

A Diocese de Parnaíba receberá nessa sexta-feira (06), na Catedral Nossa Senhora Mãe da Divina Graça, às 19h, mais um presbítero. O pedrossegundense e diácono Hilderlan de Oliveira Sousa será ordenado sacerdote pelas mãos do bispo diocesano, Dom Juarez Sousa.

As lembranças do futuro padre foram destaques do despertar vocacional de Hilderlan. Natural da cidade de Pedro II (PI), Hilderlan contou sobre sua infância e interesse pelo chamado sacerdotal. “Desde criança tive esse interesse, ia todos os domingos para a missa, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição com a minha bisavó, dona Princesa (já falecida). Fui crescendo e sempre acompanhando as orações da Via-Sacra nas ruas perto de casa, na quaresma e nos terços do mês de maio.”

A abertura vocacional pelas atividades na Igreja foram a base do chamado de Hilderlan. “Depois me engajei na comunidade do Bairro Santo Antônio, participando do coral. Participei também da Infância Missionária e do coral infantil da igreja de Nossa Senhora da Conceição. Depois de alguns anos engajado na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, fui, em 2005, para a Paróquia de São José Operário, lá fiz vários trabalhos e fui acompanhado pelo padre Paulo Sérgio, quem em 2010 me enviou ao seminário”, disse.

Durante a sua caminhada de quase 10 anos no Seminário, uma das experiências mais especiais para o diácono foi na cidade de Altos (PI). “Dentre várias, posso dizer que uma que mais me ajudou e fortificou na caminhada foi a experiência pastoral na Paróquia São José, pertencente a Diocese de Campo Maior, em 2017. Lá pude experimentar conviver com pessoas que me ajudaram muito na vocação. O padre Claudinei, cada grupo, cada leigo com seu amor pela Igreja, me fizeram cada vez mais amar a vocação que abracei”, contou Hilderlan Oliveira.






Fonte: Diocese de Parnaíba

Em Pedro II Escolas da Rede Municipal participarão do Encontro de Folguedos

A programação deste dia 05 de julho está sob a responsabilidade da SEMED.

Apresentações culturais, comidas típicas, danças e músicas, são alguns dos elementos mais típicos das festas juninas de Pedro II, que estão sendo realizadas pela Prefeitura Municipal por intermédio da SEMED (Secretaria Municipal de Educação) desde o mês de junho e que seguem sendo realizadas ainda neste mês de julho nas escolas da Rede Municipal, tanto da zona rural, quanto da zona urbana.

Desta vez, as apresentações acontecem, dentro da programação do Encontro de Folguedos do município, que será realizado nos dias 05 e 06 de julho a partir das 19h, na Praça Manoel Nogueira Lima (Praça da Bonele). A programação deste dia 05 de julho está sob a responsabilidade da SEMED, onde haverá as apresentações das escolas da Rede Municipal de Ensino, com danças regionais, quadrilhas, juninas, casamento matuto, barracas com comidas típicas e o Espaço Infantil com brincadeiras juninas.

As Escolas Municipais de Educação Infantil, Ensino Fundamental I (1º ao 5º Ano) e Ensino Fundamental II (6º ao 9º Ano) estarão se apresentando nesta primeira noite do Encontro de Folguedos.

Para Kelcylene de Oliveira, secretária municipal de Educação, o evento valoriza e preserva a tradição regional das festas juninas em Pedro II, com o engajamento das comunidades escolares, prefeitura, SEMED e demais secretarias. “É bonito ver as nossas escolas, as pessoas, o prefeito Alvimar Martins e demais secretarias, inclusive a dedicação da equipe da SEMED, todas mobilizadas para a realização de um dos eventos mais esperado pelo alunado e pela população do nosso município e, sem dúvidas, o Encontro de Folguedos será uma festa onde todos culturalmente, poderão se encontrar”, afirma a secretária.





Foto: (Meus arquivos)


04 de julho de 2018

Confira como ficaram os confrontos das Oitavas de Final do Ruralzão 2018

A grande final do Ruralzão tem previsão para acontecer dia 11 de agosto.

A Secretaria Municipal de Desporto de Pedro II divulgou quais são os 16 times que seguem na briga pelo título do Ruralzão 2018 e disputarão as Oitavas de Final da competição, como também já divulgou os confrontos que acontecem no próximo final de semana, sábado e domingo, 07 e 08 respectivamente. A grande final do maior campeonato da região Norte do Estado do Piauí, tem previsão para acontecer dia 11 de agosto, data em que se comemora o aniversário do município de Pedro II.

Confira como ficaram os confrontos:

No sábado dia 07 de julho a partir das 15h30min acontecem os seguintes jogos.

Lapa e Goiabeira duelam na comunidade Lapa.

Real Barça e Vista Alegre disputam uma vaga em confronto na comunidade Lagoa do Sucuruju.

Felipe e Tucuns dos Pedro jogam na comunidade Felipe.

Palmeira dos Soares e Serra dos Matões se enfrentam na comunidade Palmeira dos Soares.

Domingo dia 08 também a partir das 15h30min acontecem os seguintes jogos:

Boca JR e São João se enfrentam na comunidade Lagoa do Sucuruju.

São Luis de Baixo e Terra Dura duelam na comunidade São Luis.

Carnaubinha Centro e Cancão jogam na comunidade Carnaubinha.

Barro dos Lopes e Placas se enfrentam na Arena Faveirão no Barro dos Lopes.

O campeonato Rural, Ruralzão 2018, é uma realização da Prefeitura Municipal de Pedro II, através da Secretaria de Desporto por intermédio de uma emenda parlamentar do deputado estadual, Wilson Brandão.






Fotos: Eudes Martins

Arraiá da Escola Municipal Cipriano Leite foi bastante prestigiado

Os alunos mostraram muita ginga e desenvoltura durante as apresentações.

Dando continuidade as festas juninas da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Pedro II através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou na noite de segunda-feira (02/07) o arraiá da Escola Municipal Cipriano Leite no Bairro Saborá. Durante o evento que aconteceu na quadra esportiva da própria escola, houve apresentação dos alunos com danças, encenações, quadrilhas, desfile da rainha caipira e a realização de um bingo.

Os alunos mostraram muita ginga e desenvoltura durante as apresentações, todo o evento foi bastante prestigiado, sendo acompanhado atentamente pelos familiares dos alunos e profissionais que trabalham na escola que aplaudiram a cada apresentação da criançada.

Os participantes também tiveram a oportunidade de apreciar uma bela apresentação da Junina do Bairro Saborá, Bag Dance e ainda de saborear diversas comidas típicas que foram colocadas a venda na barraca da escola, a última atração da noite foi a realização de um bingo.

Para a diretora da Escola Municipal Cipriano Leite, Jéssica Cristina, o evento veio a superar a todas as expectativas. “Planejamos com muito carinho esse evento para os nossos alunos e familiares, toda a nossa equipe de profissionais está muito orgulhosa pelo sucesso que foi o arraiá da nossa escola, pelo show que deram as crianças e também pela participação dos familiares, ou seja, realmente superou todas as expectativas. Agradeço a cada aluno e a cada professor pela dedicação, quero agradecer também ao pessoal da Junina Bag Dance pela linda apresentação e história que retratou durante a exibição”, comenta.





Fotos: Eudes Martins

01 de julho de 2018

Após empate Goiabeira passa para a fase de oitavas de final do Ruralzão

O resultado bastou para classificar o time da Goiabeira.

Goiabeira e Pequis empataram em 2 a 2 na tarde deste domingo (01), na Arena Chã do Lambedor, no jogo, em que um dos times passava para a próxima fase do Campeonato Rural de Pedro II. O resultado bastou para classificar o time da Goiabeira, que em comparação com o seu adversário, tinha apenas 01 gol negativo, já os Pequis tinha dois gols negativos na competição. Agora, o time da Goiabeira aguarda a divulgação do seu próximo adversário nas oitavas de final do Ruralzão.

O primeiro tempo foi de chances desperdiçadas por ambas às equipes, os atletas não capricharam na pontaria nos primeiros 45 minutos e deixaram as emoções para a segunda etapa, mas para a torcida que não acreditava mais que sairiam gols, o placar permaneceria empatado e sem gols.

Os times fizeram algumas alterações no decorrer do segundo tempo e as oportunidades claras de gols começaram a aparecer. Quem primeiro balançou a rede foi o time da Goiabeira, que jogava pelo empate, aproveitou a oportunidade e saiu na frente, ampliando as suas chances de classificação, colocando 1 a 0 no placar.

O time dos Pequis partiu pra cima e conseguiu empatar a partida em 1 a 1 e minutos depois virou para 2 a 1, placar que colocava a equipe dos Pequis nas oitavas de final da competição, no momento em que os atletas dos Pequis ainda comemoravam o gol da virada, de forma rápida o time da Goiabeira iniciou uma jogada e do meio do campo, o jogador Toinho conseguiu marcar um golaço por cobertura e empatava o jogo, colocando novamente a Goiabeira na próxima fase do Campeonato Rural de Pedro II.

O placar permaneceu empatado em 2 a 2 até o apito final do jogo, com este ponto conquistado, o time da Goiabeira chega aos 05 pontos e passa para as oitavas de final do Ruralzão 2018. Com o mesmo número de pontos e com um saldo negativo de 02 gols, os Pequis dá adeus a competição.

O Ruralzão de Pedro II é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desporto.






Fotos: Eudes Martins

Barro dos Lopes vence e termina a primeira fase em primeiro no seu grupo

O atacante Maykon Marques marcou para o Barro dos Lopes.

Jogando em casa pelo Ruralzão 2018 o time do Barro dos Lopes venceu a equipe do Cancão por 1 a 0, na tarde deste sábado (30), no campo Faveirão, com um gol relâmpago com menos de 1 minuto de jogo, o atacante Maykon Marques marcou para o Barro dos Lopes após uma falta de atenção do setor defensivo do Cancão. Com esta vitória, os comandados pelo treinador e atleta Topeca terminam a primeira fase da competição em primeiro lugar no seu grupo e vão jogar as oitavas de final em casa.

Após o gol marcado os dois times resolveram se estudar mais, tentar aproveitar as falhas cometidas e partir em busca do resultado positivo em campo. Com vantagem no placar, o time do Barro dos Lopes passou a administrar a partida desde o segundo minuto de jogo, já o Cancão buscava superioridade em todas as jogadas de ataque, na maioria delas o setor defensivo do Barro dos Lopes conseguia desarmar as tentativas do seu adversário.

O primeiro tempo terminou com o placar marcando 1 a 0 para o Barro dos Lopes. Os goleiros foram pouco exigidos na primeira etapa, onde os atacantes tiveram pouquíssimas oportunidades de chutar a bola a gol. O intervalo foi de muita conversa entre as comissões técnicas e jogadores, mas parece que não surtiu muito efeito.

Na volta para o segundo tempo, os dois times concentravam as jogadas mais pelo meio de campo, o setor ofensivo dos dois times até que tentaram produzir, mas sem êxito, alguns chutes a gol aconteceram para as duas equipes, que não ofereceram perigo aos goleiros, apenas em uma cobrança de falta do atleta Chaguinha, o time do Barro dos Lopes, por pouco não marcou o segundo gol da partida, a bola bateu na trave.

O cronômetro marcava 48 minutos do segundo tempo quando o árbitro apitou pela última vez naquele confronto e terminava a partida, Barro dos Lopes 1 X 0 Cancão. O campeonato Rural é uma realização da Prefeitura de Pedro II através da Secretaria de Desporto.






Fotos: Eudes Martins

29 de junho de 2018

Creche Municipal Vovó Inácia promove arraiá para seus alunos

A programação junina ainda contou com apresentações de ditos populares nordestinos.

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou, nessa quinta-feira (28), mais uma festividade alusiva ao São João. Desta vez, os alunos da Creche Municipal Vovó Inácia participaram do “Arraiá da Vovó”, que contou com apresentações de quadrilhas e barracas com comidas típicas.

De acordo com a diretora da creche, Ellen Kerlem, a festa foi realizada na rua ao lado da escola, no intuito de acomodar todos os alunos, professores e comunidade escolar. “Realizamos o nosso arraiá neste espaço da rua, porque o número de alunos aumentou do ano passado para cá e, para não ficar muito apertado, fizemos aqui, pois sabíamos que teríamos um grande número de pessoas prestigiando o nosso evento, como realmente tivemos”, diz Ellen.

A programação ainda junina contou com apresentações de ditos populares nordestinos, que oportunizavam as crianças a responder complementando uma frase e, por cada resposta certa, era distribuído um brinde. Posteriormente, aconteceram as apresentações dos alunos, acompanhados pelas professoras e demais profissionais da escola.

O público assistiu atentamente a cada apresentação, os alunos se exibiram apresentando diversas danças, como a Dança da Saia, Requebra Requebradinho, Entra na Roda, Xote das Meninas, Pula Fogueira, entre outras. A última apresentação do Arraiá da Vovó ficou por conta da quadrilha formada por alunos da própria creche.

A coordenadora de Educação Infantil da SEMED, Natália Costa, participou do arraiá e falou que o evento promove a integração entre alunos, família e professores. “Esse momento vai muito além da diversão, mas, também, fortalece o contato entre as famílias e os profissionais que atuam na escola, o que é muito importante para o processo de educação das crianças”, afirma.






Fotos: Eudes Martins

Fonte: SEMCOM

Encontro de Folguedos será realizado dias 5 e 6 de julho em Pedro II

O Encontro de Folguedos é uma realização da Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Tradição cultural e muita animação.Esses serão os temperos de mais um Encontro de Folguedos de Pedro II. Este ano, o evento vai acontecer nos dias 5 e 6 de julho, na Praça Manoel Nogueira Lima (Bonelle). O Encontro de Folguedos é uma realização da Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Na quinta-feira (5), o evento vai contar com apresentações de quadrilhas das escolas municipais e rodas de brincadeiras infantis. Já na sexta-feira (6), acontece a competição de quadrilhas e grupos de danças, com premiação de R$ 3,5 mil a ser dividida entre as três primeiras juninas (quadrilhas) colocadas, sendo R$ 2.000,00 (dois mil reais) para a primeira colocada, R$ 1.000,00 para a segunda e R$ 500,00 (quinhentos) para a terceira.

Para a secretaria municipal de Cultura de Pedro II, Sandra Maria Mendes Brandão, o evento fortalece as tradições no município. “Durante esta época do ano todo o Nordeste realiza ações voltadas para a cultura junina, com muita dança, animação e comidas típicas e em Pedro II não poderia ser diferente. Temos uma história de valorização cultural e o Encontro de Folguedos vem para fortalecer ainda mais essa cultura”, diz.

O prefeito Alvimar Martins destaca que a competição de quadrilhas e grupos de dança incentivam a participação do público. “Este ano trouxemos essa novidade, que é a competição entre grupos de quadrilhas juninas e danças populares, em que vamos dar uma premiação de R$ 3,5 mil para os primeiros colocados. Essa é uma forma de incentivar a participação mais ativa do povo nos eventos, além de valorizar a cultura da nossa cidade e região”, afirma.






Fonte: SEMCOM

27 de junho de 2018

SEMAS de Pedro II promove seminário de erradicação do trabalho infantil

O evento aconteceu na sala de informática da SEMAS.

Nessa terça-feira (26), a Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), via coordenação do AEPETI, organizou o I Seminário de Ações Estratégias de Erradicação do Trabalho Infantil. O evento aconteceu na sala de informática da SEMAS, onde foram apresentados slides explicativos, com momentos de explanação e comentários sobre a temática junto aos presentes.

O ministrante do seminário, consultor Demontiê Venuto, abordou as possíveis causas, soluções e a atual situação do Brasil no que diz respeito ao trabalho infantil. “Hoje, essa reunião técnica que tivemos foi de fundamental importância por estarmos trazendo esta temática que muitas vezes é mascarada. A existência do trabalho infantil dentro da sociedade que a gente vive, principalmente dos municípios mais afastados das capitais, acontece por diversos fatores: situação de vulnerabilidade, consumismo causado pelo capitalismo, entre outros. Mas, atualmente, ao contrário do que a gente pensa, a incidência do trabalho infantil não diminuiu, ela voltou a crescer com uma nova roupagem e é isso que precisamos entender para conseguir combatê-lo”, diz.

A coordenadora do AEPETI, Yldegardes Sousa, ressalta a importância do debate. “Foi um momento de discussão sobre o tema com os envolvidos nos órgãos, entidades e toda a rede assistencial. É uma forma de conscientizar que todos os cidadãos são necessários para executar as ações em prol da fiscalização e erradicação do Trabalho Infantil”, afirma.





Fonte: SEMCOM

Secretaria de Juventude de Pedro II promove evento na Lagoa do Sucurujú

Foram realizadas palestras sobre temas de interesse da juventude e rodas de conversas.

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal da Juventude (SEMJUV), promoveu, na última sexta-feira (22), uma ação voltada para os jovens da Lagoa do Sucurujú e comunidades vizinhas. Foram realizadas palestras sobre temas de interesse da juventude e rodas de conversas.

De acordo com a secretária municipal de Juventude, Solange Carvalho, "este encontro superou nossas expectativas e tudo ocorreu na mais completa partilha de valores e vontade dos que estiveram conosco para contribuir com nosso trabalho e seus bons resultados".

Solange Carvalho afirma que a ação será realizada em outras escolas. "Vamos fazer em todos os colégios. Com a colaboração da Secretaria Municipal de Assistência Social, estamos promovendo atividades com o intuito de ouvir os jovens e suas necessidades, quais os principais problemas que eles sentem que têm, o que esperam da Secretaria de Juventude e o que buscam para a sua comunidade. A questão do combate às drogas, do trabalho infantil, do apoio ao lazer, da melhoria na internet de qualidade da zona rural são os temas mais abordados”, diz.

A secretária também informa que, na oportunidade, a equipe da Juventude também apresentou aos jovens o Programa ID Jovem. “Trata-se de um programa do Governo Federal que garante uma séria de benefícios para jovens de 15 a 29 anos, como meia entrada em eventos culturais e esportivos e gratuidade e descontos em passagens de ônibus”, informa.

O evento teve a colaboração do vereador Fabiano Oliveira, direção da escola da Lagoa do Sucurujú e representantes dos grupos de jovens da localidade.





Fonte: SEMCOM

SEMAS de Pedro II inicia cursos de capacitação para beneficiárias do BF

Nas próximas oficinas haverá a abertura de vagas para a comunidade em geral.

Nessa terça-feira (26), a Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), iniciou os cursos e as oficinas de capacitação aos usuários de programas sociais. Nesse primeiro momento, as vagas são voltadas para as pessoas beneficiárias de programas sociais da SEMAS. Nas próximas oficinas haverá a abertura de vagas para a comunidade em geral.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Elissiane Uchôa, essa é uma grande oportunidade para as mulheres beneficiárias dos programas sociais adquirirem conhecimentos para cuidar de seu próprio sustento, como fonte de geração de emprego e renda e empoderamento para lidarem com seus produtos no mercado local. “O objetivo dessas oficinas é despertar nas mulheres os dotes e as vocações que já possuam e que só precisam ser aperfeiçoadas para garantir um futuro melhor para suas famílias. Muito em breve, abriremos essas capacitações para os interessados do público em geral. Aproveitamos para agradecer o total apoio que nosso prefeito Alvimar Martins tem nos dado nessas ações”, afirma.

De acordo com a instrutora da Oficina de Capacitação de confecção de toalhas, Mônica Costa, “a oficina é voltada para mulheres atendias por programas sociais, para que elas possam aprender a técnica e gerar renda”.

Talita Soares, que ministra a oficina de decoração de bolos, afirma que, por meio do curso, as beneficiárias poderão contribuir com a renda da família sem sair de casa. “Muitas delas têm filhos, não podem se ausentar de casa para trabalhar e é uma forma de você ganhar seu dinheiro, cuidar do seu filho e ter sua renda extra. Espero que todas elas tenham proveito e, futuramente, espero voltar e ver essas mulheres colhendo os frutos desse curso, ganhando dinheiro nessa profissão”, diz.






Fotos: Edinardo Pinto

Fonte: SEMCOM

Prédios do CAPS e SAMU de Pedro II estão sendo reformados

As obras, realizadas com recursos próprios do município, incluem melhorias no espaço físico dessas unidades, visando atender aos usuários com mais qualidade.

A Prefeitura de Pedro II está promovendo reformas nos prédios do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do município. As obras, realizadas com recursos próprios do município, incluem melhorias no espaço físico dessas unidades, visando atender aos usuários com mais qualidade.

A reforma contempla as instalações sanitárias, com a construção de fossas sépticas; adequações nas dependências das cozinhas; ampliação do número das salas de descanso; substituição de pisos, portas e pintura. Para o Samu, também foram entregues uniformes de trabalho para os funcionários e uma nova ambulância.

O prefeito Alvimar Martins comemora as ações e informa que, em breve, o Hospital Maternidade Josefina Getirana Netta será reformado. “Estas reformas, com certeza, proporcionarão melhor atendimento à população e darão mais qualidade ao trabalho dos colaboradores. Estamos oferecendo, portanto, um aparato reforçado para a área da saúde", pontua.

O gestor acrescenta que, dos 15 postos de Estratégia de Saúde da Família, muitos já passaram por reformas e todos contam com profissionais prontos para atender diariamente. A secretária Municipal de Saúde, Tatiana Galvão, também observa que as obras trarão serviços de mais qualidade à população.

“A sede do CAPS, por exemplo, estava precisando dessa reforma. Conversamos com o prefeito e, junto com esta reivindicação, também conseguimos a reforma do prédio do Samu. As obras estão sendo executadas e, muito em breve, os usuários serão atendidos com mais dignidade”, frisa.





Fotos: Edinardo Pinto

Fonte: SEMCOM

24 de junho de 2018

Ruralzão: Clássico entre Terra Dura e Palmeira dos Soares fica no 1 a 1

Terra Dura 1 X 1 Palmeira dos Soares.

Em duelo válido pelo grupo D do Ruralzão, Terra Dura e Palmeira dos Soares fizeram na tarde deste domingo (24) na Arena Antonio Costa, um clássico com belas jogadas, por alguns momentos disputas quentes, mas com os dois times sempre em busca da vitória, foi um clássico com apenas dois gols durante os noventa minutos, sendo um gol para cada time, onde o placar final deste confronto ficou empatado em 1 a 1.

As duas equipes são os times que até então mais tem atraído público aos jogos, pois contam com jogadores habilidosos que proporcionam jogadas espetaculares dentro das quatro linhas e que podem decidir os jogos a qualquer momento.

A primeira etapa foi do time local, os atletas da Terra Dura souberam se impor dentro de campo durante os primeiros quarenta e cinco minutos, buscavam a todo o momento concluir as jogadas em gols e de tanto lutar, o atleta Rogério conseguiu abrir o placar para o seu time e ir para o intervalo com 1 a 0 no placar e até ali, conseguindo a liderança do grupo.

Durante o intervalo acompanhamos os dirigentes da Palmeira dos Soares focar a importância de pontuar jogando fora de casa, pois manteria o time em primeiro lugar e consequentemente a equipe iria decidir os próximos importantes confrontos da fase seguinte, em casa. Os dirigentes da Terra Dura exigiam mais dedicação dos atletas, cobravam mais eficiência nas jogadas e falavam também sobre a importância de ampliar o placar e sair daquele confronto em primeiro lugar do grupo.

Na volta para os últimos quarenta e cinco minutos, o time da Palmeira iniciou uma verdadeira pressão, obrigando praticamente os atletas do time da Terra Dura, recuarem, por alguns momentos o time local tentava realizar jogadas no contra ataque, mas não funcionou de fato.

De tanto insistir e após bola levantada na área, o jogador Gabriel conseguiu desviar de cabeça e marcar para a Palmeira dos Soares, deixando o placar empatado, o time da Terra Dura ainda tentou buscar forças e marcar mais um gol, o tempo passou e os números permaneceram iguais no placar, Terra Dura 1 X 1 Palmeira dos Soares.

O time da Palmeira dos Soares manteve o primeiro lugar do grupo com 10 pontos conquistados em 04 jogos, sendo três vitórias e um empate, já a equipe da Terra Dura chegou aos 08 pontos, com duas vitórias e dois empates.






Fotos: Eudes Martins

23 de junho de 2018

Jogando fora de casa o Felipe venceu o time do Vista Alegre por 2 a 0

Com a vitória por 2 a 0 fora de casa, o time do Felipe confirma a boa fase e chega aos 09 pontos na competição

Pelo grupo B do Ruralzão entraram em campo na tarde deste sábado (23) as equipes do Vista Alegre e Felipe. Os primeiros momentos da partida foram de pouco perigo. Dentro de campo, o time do Felipe começou jogando mais a frente, trabalhando mais a bola no meio de campo e ficando mais do lado ofensivo. Já o time do Vista Alegre a todo o momento tentava quebrar o bloqueio do time visitante trabalhando a bola, mas sem muito sucesso. Os primeiros minutos do embate foram marcados por divididas mais fortes e de muita reclamação entre os atletas e pressão pra cima da arbitragem.

O time do Felipe tocava mais a bola, procurava se livrar da forte marcação dos atletas do time local e sempre buscava surpreender o setor defensivo do adversário através de jogadas rápidas por meio do atacante Felipe Barroso. O tempo passava e os goleiros pouco trabalhavam, até que após uma bola cruzada pela direita do ataque do time do Felipe, os zagueiros do Vista Alegre falharam e de cabeça o atleta Felipe Barroso abriu o placar para o Felipe, 1 a 0 para o time visitante.

Os atletas do time local partiram para o ataque em busca do gol e do empate, mas falhavam nas finalizações, mesmo contando com toda habilidade do jogador Manteiga e a experiência do atleta Dalua, o gol não saiu na primeira etapa, que terminou 1 a 0 para o Felipe.

Na volta para o segundo tempo, os times fizeram algumas alterações, vale destacar que o time do Vista Alegre é composto por vários jogadores que residem na localidade Felipe, o que trouxe um confronto dentro de campo entre parentes. Não demorou muito e o time do Felipe já dominava a partida, atacando mais e contando com uma excelente atuação do setor defensivo.

O segundo gol da partida não demorou muito para sair, após um belo chute de fora da área, o jogador Eudes balançava a rede e colocava 2 a 0 no placar para o time do Felipe. As jogadas mais pegadas voltavam a ser praticadas pelos atletas, exigindo muito da arbitragem que após diálogo e distribuição de cartões amarelos, conseguiu conter os ânimos dos atletas.

Com a vitória por 2 a 0 fora de casa, o time do Felipe confirma a boa fase e chega aos 09 pontos na competição após três jogos, já o time do Vista Alegre permanece com os mesmos 04 pontos no campeonato, sendo três jogos, com uma vitória, um empate e uma derrota.





Fotos: Eudes Martins

Escola realiza projeto sobre países que disputam a Copa do Mundo 2018

O mundo todo tem a oportunidade de conhecer um pouco da história cultural de cada país participante.

A Copa do Mundo é uma das maiores competições esportivas do planeta, sendo motivo de euforia entre os brasileiros devido à seleção canarinha nunca ter ficado fora de nenhuma edição. A competição também é extremamente importante, pois todas as atenções se voltam para o evento e o mundo todo tem a oportunidade de conhecer um pouco da história cultural de cada país participante.

Com isso, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Pedro II vem orientando às escolas da rede municipal de ensino, a também desenvolverem projetos sobre a Copa do Mundo 2018 com os alunos, dando a oportunidade aos mesmos de conhecerem um pouco de cada país participante do mundial.

A direção da Escola Municipal Alfredo Monteiro Alves da comunidade Palmeira dos Soares, com o objetivo de proporcionar aos seus alunos os aspectos políticos, econômicos, histórico, geográfico e cultural dos países que disputam a competição, aplicou o projeto “Copa do Mundo 2018”, que visou ainda desenvolver competências pedagógicas na área econômica, política e cultural.

Os alunos se dedicaram ao projeto e fizeram uma bela apresentação, demonstrando que adquiriram muitos conhecimentos sobre os países participantes, mostrando que as pesquisas realizadas enriqueceram não somente as aulas, mas também o conhecimento de cada aluno.

De acordo com o professor Marivaldo Lopes, o projeto trouxe amplo conhecimento aos alunos participantes. “Esse projeto deu oportunidade aos nossos alunos de conhecerem a cultura de cada país que participa da Copa do Mundo 2018, isso aqui é exatamente uma educação para a cidadania, trazendo um amplo conhecimento para estes estudantes, o projeto proporcionou uma convivência com a cultura de outros países. O sentimento de toda a equipe de professores e da direção da escola é de dever cumprido”, comenta o professor.






Fonte: SEMCOM





Enquete

Um jovem morreu ao sofrer descarga elétrica colocando celular para carregar. Quais cuidados você toma em relação a isso?

ver resultado