Parnaíba

Turma de medicina da UFPI de Parnaíba será no segundo semestre de 2014

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde será transferido para a UFPI

17/12/2013 12:53h

Compartilhar no

"Primeira turma de medicina da UFPI de Parnaíba será no segundo semestre de 2014", diz diretor do Campus


A vice-diretora do Campus Ministro Reis Velloso da Universidade Federal do Piauí, Ivalilza Moreira de Andrade,  convocou uma coletiva de imprensa que foi realizada às 15h desta segunda-feira (16) na sala de reuniões da diretoria com a participação do Diretor do Campus, Prof. Dr. Alexandro Marinho Oliveira (Alex Marinho). Na oportunidade foram discutidas as informações que circularam na imprensa local acerca da não instalação do curso de Medicina em Parnaíba.


Alex Marinho fez esclarecimentos sobre a implantação do Curso de Medicina do Campus Reis Velloso, em Parnaíba, que irá contar com prédio de 5 andares, cuja licitação já foi concluída.

O mal entendido surgiu depois que um site local noticiou que Parnaíba havia perdido o curso de Medicina. “Não aconteceu nada disso. A portaria que saiu este ano criou vagas para outros polos e não havia a necessidade de citar a UFPI de Parnaíba que foi contemplada ainda no ano de 2012 através da portaria 108”, explicou, deixando claro que seleção divulgada pelo MEC na última semana diz respeito a uma nova ampliação dos cursos de Medicina. O Campus de Parnaíba já foi contemplado com autorização na ampliação anterior e só aguarda a efetiva implantação dos cursos. O mesmo caso se aplica a IESVAPI - Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba que também foi aprovado anteriormente.

Os dois primeiros anos do curso de medicina da UFPI irá funcionar no prédio onde foi o Pronto Socorro Municipal


O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde será transformado em Hospital Escola para o Curso de Medicina


Além de desfazer o mal entendido, Alex Marinho passou informações atualizadas sobre a implantação do curso de Medicina. “As licitações para a construção do prédio do curso e a reforma e adaptação do Posto de Saúde já foram concluídas”, informou. Ele disse que a obra de reforma e ampliação do prédio onde funcionou o pronto socorro municipal, localizado à Avenida Capitão, teve início nesta segunda-feira (16). A estrutura foi cedida à UFPI pela Prefeitura de Parnaíba. A empresa vencedora para esta obra foi a construtora Norma, de Teresina, que executará a obra com um orçamento de cerca de R$ 900 mil.

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde será transferido para a UFPI e transformado em Hospital Escola para servir ao Curso de Medicina.

Para construir o prédio do curso de Medicina, a construtora vencedora foi a CP Engenharia, também de Teresina que executará um orçamento de mais de 11 milhões de reais para a construção de um prédio de cinco andares dentro do mesmo complexo do Campus Reis Velloso.

A previsão para conclusão da obra será de cerca de dois anos, mas antes disso estará pronta a estrutura provisória na Capitão Claro para funcionamento da primeira turma de alunos que iniciará em setembro de 2014 com seleção pelo SiSU (Sistema de Seleção Unificada), segundo estimativo do diretor Alex Marinho.  Esta primeira turma terá 40 alunos e a partir de 2015 serão feitas duas seleções anuais de 40 alunos, totalizando 80 por ano, informou o diretor. 

A aquisição de professores para o curso de Medicina também está avançada, segundo informou Alex Marinho, sobre o processo de contratação de professores. “Já temos quatro professores contratados”, disse ele. Mas ainda faltam 12 para completar um quadro inicial de 16 professores suficientes para desenvolver o curso nos seus primeiros dois anos. Ele acredita que até março de 2014 serão abertas as novas vagas.

Licitação da reforma do prédio onde funcionou o Pronto Socorro Municipal na Av. Capitão Claro


Licitação para construção do prédio de 5 andares onde funcionará o Curso de Medicina


Compartilhar no
Fonte: ASCOM
Edição: Erismar Calixto

É permitida a reprodução deste conteúdo (matéria) desde que um link seja apontado para a fonte!


Deixe seu comentário