Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Crianças disputam comida com urubus no lixão de Parnaíba

As crianças aparentavam ter entre 3 a 10 anos de idade.

24/10/2013 16:24

A disputa entre crianças e urubus por alimento levou o Ministério Público a investigar o aterro sanitário de Parnaíba na manhã desta quinta-feira (24). A iniciativa partiu de um vídeo que registra várias crianças rasgando lixo, juntamente com urubus em busca de alimentos. A Promotoria de Justiça não disponibilizou o vídeo para a imprensa.

Os promotores Cristiano Peixoto, Joselisse Nunes, Fernando Soares, juntamente com a Polícia Militar e o Conselho Tutelar de Parnaíba estiveram no aterro sanitário, localizado na BR 402, para constatar a veracidade da denúncia. Na presença do grupo interventor, as crianças abandonaram a cata ao lixo e pediram para não serem levadas. As crianças aparentavam ter entre 3 a 10 anos de idade.

O Proparnaiba.com, fez registros de uma mulher com algumas crianças no lixão. Questionada se as crianças eram filhos dela, respondeu que não. Os promotores quiseram saber onde os pais estavam. A mulher disse que se encontravam em casa. Em seguida, a avó de uma menina chegou até o lixão com o documento da criança. A realidade foi constada e alguns pais foram chamados �  atenção por conta também do trabalho infantil.

Ainda está sendo investigado se as pessoas estão tendo acesso ao lixo hospitalar que fica separado por uma cerca ruim, pois a denúncia tratava também deste assunto. O promotor Cristiano Peixoto informou que na próxima semana vai haver uma reunião com o Ministério Público, Conselho Tutelar, a Associação dos Catadores e a Secretaria de Assistência Social e Cidadania para definir uma medida urgente para sanar esta realidade. Segundo os promotores, a exigência para criação do aterro sanitária será feita novamente ao Poder Executivo.

Fonte: ASCOM
Edição: Erismar Calixto
Mais sobre: