Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Centro de Zoonoses continua vacinação antirrábica em Parnaíba

Dia "œD" da vacinação para cães e gatos ocorreu no último sábado (16)

20/02/2019 10:33


Dia “D” da vacinação para cães e gatos ocorreu no último sábado (16), porém fortes chuvas impediram o comparecimento de proprietários de pets.

O Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Parnaíba continua a campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos.

De acordo com Vitor Dourado da Vigilância Ambiental, quem perdeu o dia D, da campanha de vacinação, que ocorreu no sábado (16), pode se dirigir à sede do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses, de segunda à sexta, entre às 08h e 16h que fica localizado na Rua das Palmeiras, 60, Bairro Catanduvas.

Todos os anos cães e gatos precisam ser vacinados contra a raiva a partir dos cinco meses de idade, com exceção de gestantes. Trata-se de uma doença onde o vírus se alastra pelo sistema nervoso central de animais de “sangue quente” domésticos ou selvagens, ou seja, cães, gatos, macacos, morcegos e outros, incluindo o homem. Ela é transmitida ao ser humano através do contato da saliva (mordida ou lambedura) de animais que estão contaminados pelo vírus, bastando que algum tipo de ferida já existente entre em contato com a saliva do animal doente.

Fonte: ascom
Edição: Calixto Dias
Mais sobre: