• Natal
  • Policlinica
  • Motociclista
  • SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia
Parnaíba

Blogs de Parnaíba usam notícia falsa e Eletrobras desmente

A notícia seria de que neste final de semana faltaria energia

22/11/2019 00:27h - Atualizado em 22/11/2019 18:49h

As chances de uma notícia falsa ser repassada são bem maiores que as de uma notícia verdadeira.

Alguns blogs da cidade de Parnaíba noticiaram que a eletrobras havia programado para este sábado um desligamento de energia no municipio que seria das 16h às 2h0 horas. O anuncio pegou vários parnaibanos de surpresa pois neste horáio está programado a partida do jogo entre Flamengo e River Plate. Além do jogo em si, shows de música ao vivo, comidas e bebidas farão a festa da torcida quando a bola não estiver rolando o que deixou os parnaibanos apreensivos.  Vários parnaibanos ligaram para empresa que tratou de qualificar a informação como falsa. "FAKE NEWS". A distribuidora divulga suas manutenções apenas por meio de seu site oficial e via rádios e não há qualquer serviço que demande desligamento da rede na data e horário erroneamente difundidos via WhatsApp. A Equatorial Piauí reforça que para quaisquer informações sobre os trabalhos da distribuidora os clientes devem procurar suas fontes e perfis oficiais.

Fake News são notícias falsas publicadas por veículos de comunicação como se fossem informações reais. Esse tipo de texto, em sua maior parte, é feito e divulgado com o objetivo de legitimar um ponto de vista ou prejudicar uma pessoa ou grupo (geralmente figuras públicas).

As Fake News têm um grande poder viral, isto é, espalham-se rapidamente. As informações falsas apelam para o emocional do leitor/espectador, fazendo com que as pessoas consumam o material “noticioso” sem confirmar se é verdade seu conteúdo.

poder de persuasão das Fake News é maior em populações com menor escolaridade e que dependem das redes sociais para obter informações. No entanto, as notícias falsas também podem alcançar pessoas com mais estudo, já que o conteúdo está comumente ligado ao viés político.

Fonte: Ascom Eletrobras
Edição: Calixto Dias

Deixe seu comentário