Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Pacientes com câncer são acolhidos em Palmeirais

Pacientes com câncer são acolhidos em Palmeirais

15/05/2017 13:51

Quando o paciente recebe o diagnóstico de câncer, uma nova fase inicia em sua vida. Além da preocupação de como será o tratamento, muitas pessoas começam um ciclo de pensamentos negativos. É aí que entra um antídoto importante : a autoestima. 

Para ajudar esses pacientes a vencer a doença com qualidade de vida, a Prefeitura de Palmeirais, através da Secretaria Municipal de Saúde, criou o projeto Rosa Mística, que se propõe a auxiliar os pacientes a estabelecer uma relação positiva com o corpo e mente. 

De acordo com o secretário de Saúde, Jânio César. o programa vai  minimizar e humanizar o sofrimento causado pela doença e divulgar a importância do diagnóstico precoce. Trata-se de um trabalho interdisciplinar, em que atuam profissionais da área de psicologia, medicina e enfermagem. 

A equipe trabalha junto aos pacientes referenciados pela Secretaria de Saúde do Município. Dez mulheres já estão cadastradas e a meta da Prefeitura é expandir o serviço para que mais pessoas sejam beneficiadas.

O projeto prevê encontros mensais  que vão acolher, motivar e reintegrar os membros do grupo . As pacientes também  receberão  cartilhas informativas sobre os direitos dos pacientes oncológicos. 

Para o prefeito Reginaldo Júnior, o projeto é um diferencial não só para os pacientes, mas para os profissionais envolvidos. “A nossa equipe de saúde não se limita a oferecer um atendimento técnico. O grande diferencial da nossa gestão é um olhar  mais integrado e mais humano com  relação ao paciente. Além de saúde, garantimos acolhimento, carinho e atenção”, diz o prefeito.

Fonte: Ascom
Mais sobre: