Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Tarifa Social oferece desconto na conta de água para famílias de baixa renda

Tarifa Social oferece desconto na conta de água para famílias de baixa renda em Oeiras

17/01/2019 16:24

Com o objetivo de garantir preços mais baixos nos serviços de água e tratamento de esgoto para famílias de baixa renda, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) está intensificando a Tarifa Social em Oeiras. O benefício oferece descontos na conta de água para famílias com menos rendimentos.

De acordo com o diretor do SAAE, Assuéro Rêgo, a Tarifa Social já existia antes da gestão do órgão, porém não havia divulgação desse projeto. “Como o município teve que assumir o abastecimento de vários bairros periféricos, tivemos uma noção da realidade. Muitas pessoas da periferia não têm condições de pagar a tarifa normal, pois muitas delas só sobrevivem com a renda do Bolsa Família. Então vimos a necessidade de divulgar mais e informar que existe essa tarifa, e atendendo a determinados critérios você tem direito a se enquadrar na tarifa social”, explica o diretor.

O diretor destaca ainda a importância da Tarifa Social para as famílias de baixa renda. “Não temos interesse de cobrar uma tarifa que a pessoa não consiga pagar, e com esse projeto possibilitamos um maior alcance social e a universalização do acesso à água”, frisa Assuéro Rêgo.

Para se cadastrar na Tarifa Social, o cliente deve comparecer à sede do SAAE. O interessado precisa, no entanto, comprovar que possui um perfil que enquadre no programa. Ou seja, consumo de até 10 metros cúbicos de água, cadastramento no Programa Bolsa Família, renda familiar de até um salário mínimo e consumo monofásico de energia elétrica de até 80KW/mês. Além disso, ele deve estar munido dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, título de eleitor e o NIS (Número de Inscrição Social).  Após o cadastramento, o cliente passará a pagar uma taxa de R$ 11,82, para consumo de até 10 metros cúbicos de água.

Fonte: Ascom
Mais sobre: