Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Saúde inaugura posto de coleta para análises clínicas em Oeiras

Saúde inaugura posto de coleta para análises clínicas em Oeiras

21/08/2018 15:39

O prefeito de Oeiras, José Raimundo, e a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, inauguraram na manhã desta segunda-feira, 20, o Posto de Coleta para Análises Clínicas. O posto fica localizado dentro da Secretaria Municipal de Saúde e funcionará de segunda à quarta-feira, a partir das 6:45h da manhã.

Auridene Freitas afirma que a implantação do posto de coleta fortalece a política municipal de atenção à Saúde do Homem, através da estratégia pré-natal do parceiro. “Posto de coleta veio como um dispositivo a mais dentro da política de Saúde do Homem, que é o pré-natal do parceiro, que implantamos recentemente no município. Dentro da proposta do pré-natal do parceiro, entendemos a necessidade de criar essa estrutura, onde iremos garantir o acesso do parceiro à realização de exames. É uma forma de resgatar a saúde do homem, que muitas vezes não tem a preocupação de procurar o serviço de saúde. Então, na oportunidade do pré-natal já estaremos garantindo que ele possa estar realizando todos os seus exames”, assegura a secretária.

Alexsandra Fontes, coordenadora de Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde, explica que o pré-natal do parceiro é uma oportunidade para que os homens cuidem da própria saúde ao mesmo tempo em que acompanham a gestação das parceiras, por meio da realização de exames de rotina, de testes rápidos, da atualização da carteira vacinal e da participação nas atividades educativas nos serviços de saúde.

“O posto de coleta foi construído com o objetivo de garantir a acessibilidade de exames aos homens que suas parceiras estão grávidas e com isso garantir a estratégia pré-natal do parceiro. Conseguimos organizar uma logística em que o homem faz seu pré-natal no posto e já tem a sua vagas garantida para fazer os exames. Primeiro ele procura o posto de saúde, faz o pré-natal com o enfermeiro ou enfermeira de cada posto, tanto da zona urbana quanto da zona rural, e aí ele pode vir. Não precisa marcar, nós temos vagas suficientes para esse público. Nosso público são parceiros, ou seja, homens “grávidos””, detalha a coordenadora.

Entre os exames que serão oferecidos no posto de coleta estão: tipagem sanguínea, glicemia de jejum, hemograma, VDRL (sífilis), anti-HIV, hepatite B, hepatite C, lipidograma, dosagem de colesterol (HDL), dosagem e colesterol (LDL), dosagem de colesterol total e eletroforese de hemoglobina.

“O que queremos agora é estimular estes homens a virem fazer o pré-natal e consequentemente fazer suas coletas. Temos profissionais capacitados, que nesses três dias da semana estão aqui, a partir das 6:45h. Os exames são entregues em até 15 dias”, acrescenta Alexsandra Fontes.  

Dentro do processo de implantação do Pré-Natal do Parceiro, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma oficina para qualificação profissional dos servidores que atuam na área da saúde no município de Oeiras. A oficina envolveu cerca de 250 profissionais de saúde, entre eles: agentes comunitários de saúde, técnicos e auxiliares em enfermagem, médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas, professores de educação física, psicólogos, assistentes sociais e fonoaudiólogos.

Fonte: Ascom
Mais sobre: