Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

SAAE alerta sobre descarte incorreto de resíduos na rede de esgoto

SAAE alerta sobre descarte incorreto de resíduos na rede de esgoto em Oeiras

25/04/2019 10:21

Os sistemas de coleta e tratamento de esgoto são importantes para a saúde pública, pois evitam contaminação e transmissão de doenças, além de preservar o meio ambiente. As redes coletoras de esgoto estão dimensionadas para conduzir às estações de tratamento apenas o esgoto doméstico resultante do uso dos banheiros, tanques e pias de cozinha.

Após realizar manutenção e melhorias na rede em alguns bairros de Oeiras, onde foram identificados resíduos que não deveriam estar no sistema de coleta, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Oeiras (SAAE) alerta a população que materiais como plásticos, panos, pedaços de madeira, entulho de construção e óleo de cozinha não devem ser descartados na rede coletora.

Quando lançados no sistema de esgotamento sanitário, esse tipo de material se acumula, tranca o fluxo do esgoto, causam entupimentos e rompimentos de rede, provocando o retorno do esgoto para dentro dos imóveis ou extravasamentos nas ruas e nos poços de inspeção (local onde é feita a manutenção e limpeza das redes). O descarte incorreto de lixo e demais resíduos sólidos na rede de esgoto compromete a eficiência do serviço do SAAE.  

Por isso, o órgão solicita a colaboração da população para evitar entupimentos e rompimento da rede coletora. Com pequenas ações, é possível manter o sistema sem problemas. Os moradores devem ficar mais atentos aos materiais descartados no esgoto, que tem a função de coletar água suja, não objetos – que devem ser descartados no lixo, nunca em ralos ou vasos sanitários.

O SAAE realiza ainda, de forma frequente, vistorias técnicas nos imóveis para identificar onde o esgoto está sendo lançado e se não há irregularidade na ligação.

Para o bom funcionamento da rede de esgoto, fique atento a estas dicas do SAAE.

Deve ir para a rede de esgoto:

água de banho e descarga;

água de lavatórios, como pia de cozinha, banheiro, tanque;

ralos de escoamento de banheiros, cozinha, área de serviço;

água de máquinas de lavar roupas e louças;

água utilizada por quaisquer outros equipamentos geradores de esgotos domésticos.

Não deve ir para a rede de esgoto:

água da chuva;

papéis e panos;

restos de comida;

óleo de cozinha;

cigarros;

plásticos;

cabelo;

fraldas, absorventes e preservativos;

outros objetos que possam entupir o encanamento.

Mais sobre: