Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Profissionais são capacitados para Campanha contra Poliomielite e Sarampo

Oeiras capacita profissionais de saúde para Campanha Nacional contra Poliomielite e Sarampo

20/07/2018 08:37

O município de Oeiras iniciou nesta quarta-feira, 18, o ciclo de capacitação e mobilização para a Campanha Nacional contra Poliomielite e Sarampo. Segundo Katharine Dantas, coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, o momento é destinado à orientar os profissionais de saúde envolvidos na campanha.

Foram capacitados enfermeiros, técnicos de enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde e profissionais da Vigilância Epidemiológica. “O processo de qualificação profissional terá continuidade no dia 19 de Julho com os Agente Comunitários de Saúde, uma vez que estes são importantes na mobilização da população e dia 27 de Julho, onde acontecerá um momento exclusivo para técnicos de enfermagem”, explica Katharine Dantas.

A campanha acontece de 06 a 31 de agosto, com a finalidade de imunizar as crianças de 12 meses a menores de 05 anos, contra as doenças Sarampo e Poliomielite. “Nesta campanha, os pais e responsáveis são atores sociais importantes no processo de manutenção da eliminação dessas doenças. Procure o posto de saúde de sua referência e compareça com as crianças, levando também a caderneta de vacinação para avaliação e registro bem como o Cartão do SUS”, recomenda a coordenadora de Imunização.

Poliomielite e Sarampo

Conhecida popularmente como 'paralisa infantil', a poliomielite causa paralisia que começa de forma repentina e pode afetar desde as pernas até o corpo inteiro, comprometendo até a respiração. O vírus foi erradicado no Brasil na década de 1990.

A contaminação pela doença ocorre por contato fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral através de gotículas de secreções ao falar, tossir ou espirrar.

Segundo o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença extremamente contagiosa e pode ser transmitida pelo contato com secreções. Os primeiros sintomas são parecidos com os da gripe, mas evoluem para o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo. As mortes relacionadas com a doença ocorrem, muitas vezes, por causa de complicações no quadro.

Fonte: Ascom
Mais sobre: