Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prefeitura oferece capacitação e alevinos a produtores rurais

Para incentivar piscicultura em Oeiras, Prefeitura oferece capacitação e alevinos a produtores rurais

22/10/2018 11:00

Incentivo à piscicultura. Esse foi o tema central da reunião entre produtores rurais, Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, e equipe de engenharia de pesca do Sítio Santa Mônica (Teresina-PI), referência na produção de alevinos e criação de peixes em cativeiro. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira, 18, no auditório da Câmara Municipal. Segundo o prefeito José Raimundo, o objetivo do encontro é estimular a geração de emprego e renda através da atividade da piscicultura, principalmente entre os pequenos produtores rurais do município.

“Dentro das atividades que o pequeno produtor pode e deve ter é o cultivo do peixe, atividade que está acessível hoje, em termo de tecnologia e conhecimento. Para isso, estamos trazendo profissionais que convivem com isso e fazem esse trabalho com muita responsabilidade. A Prefeitura dispõe de uma retroescavadeira e já estamos de fato nesta parceria com o pequeno produtor, levando a ele a confecção de tanques de peixe. Este ano, atendemos na primeira capacitação feita pelo Senar 40 propriedades. Estamos formando outra turma para que outros produtores tenham direto de ter o tanque escavado na sua propriedade”, afirma o gestor. Na oportunidade, Zé Raimundo informou que a Prefeitura de Oeiras fará a doação de alevinos a todos produtores que participaram do encontro.

Produtores de diversas comunidades da zona rural de Oeiras – Carnaubal, Alagoinha, Buriti do Rei, Riachão, Contentamento, Belo Monte – participaram da reunião. “Temos representatividade de praticamente todas as comunidades da zona rural do município de Oeiras. Nosso objetivo é melhorar os conhecimentos voltados à piscicultura, com a criação de peixes em tanques escavados, visto que parte destes agricultores já participaram de uma formação, outros estão buscando melhorar os conhecimentos, buscando as novas tecnologias para aumentar sua produtividade”, pontua Juvenal Souza, secretário municipal de Agricultura.

Uma centena de produtores rurais devem ser contemplados com taques escavados. “Queremos é contemplar, até o próximo ano, 100 produtores rurais. Estamos trabalhando a confecção de tanques para 43 agricultores, que já participaram do treinamento. Posteriormente, iremos realizar capacitação para mais 50 agricultores familiares. Isso é uma forma de dinamizar o nosso tempo e nossa didática de trabalho junto a esses agricultores”, completa o secretário.

Mais sobre: