• the shopping
  • Tirulipa
  • novembro azul 2018
  • show gustavo lima
  • Estreia programa Italo Motta
  • TV O DIA - fullbanner w3b
  • TV O Dia - fullbanner
Oeiras

Povoado Alagoinha, na zona rural, ganha Academia da Saúde

Povoado Alagoinha, na zona rural de Oeiras, ganha Academia da Saúde

05/11/2018 11:48h - Atualizado em 05/11/2018 11:50h

A Prefeitura de Oeiras implantou mais uma Academia da Saúde no município. Desta vez, a comunidade contemplada foi o Povoado Alagoinha, na zona rural da cidade. A inauguração aconteceu nesta segunda-feira, 29, e contou com a presença do prefeito José Raimundo e da secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas.

Além da Alagoinha, os equipamentos já foram instalados em outras sete comunidades – Parque Leste, Rosário, Praça do Canela, Praça do BEC, Praça Zé de Helena, Rodagem de Floriano e Povoado Buriti do Rei. O objetivo é estimular a prática da atividade física, promover a alimentação saudável e contribuir para a produção de modos de vida benéficos para a população. A implantação das Academias da Saúde em Oeiras está associada à atuação dos Grupos Qualidade de Vida, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, que já contempla 18 comunidades, através dos Núcleos de Saúde da Família (NASFs).

Segundo Auridene Freitas, as academias fazem parte das ações do município para melhorar a saúde, a qualidade de vida e incentivar a atividade física entre os moradores, principalmente os idosos. “A comunidade Alagoinha tem um diferencial, no sentido do Grupo Qualidade de Vida. É um grupo que já existe há bastante tempo, por iniciativa das mulheres da própria comunidade e recebemos uma solicitação para implantar a academia como um incremento na prática da atividade física, que já existe dentro da região como uma rotina. Já observamos resultados favoráveis, no que diz respeito ao controle da hipertensão arterial e taxa de glicemia capilar, ou seja, o diabetes. Todos são controlados, bem como o colesterol e o índice de obesidade. Isso em virtude da prática da atividade física que já é realizada neste grupo de mulheres”, destaca a secretária.

Além da inauguração da Academia da Saúde, foram promovidas na comunidade ações educativas voltadas para a campanha Outubro Rosa, com o propósito de fortalecer a prevenção do câncer do colo de mama e câncer do colo do útero. Na ocasião, também foram realizadas orientações nutricionais e de saúde bucal, oferta de vacinas e de testes rápidos para a população do povoado.

Fonte: Ascom

Deixe seu comentário






Enquete

Um jovem morreu ao sofrer descarga elétrica colocando celular para carregar. Quais cuidados você toma em relação a isso?

ver resultado