Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Parceria leva consultoria para micro e pequenos empresários

Parceria Semic/Sebrae leva consultoria para micro e pequenos empresários em Oeiras

28/08/2018 09:46

A Secretaria Municipal de Indústria e Comércio - Semic/Sala do Empreendedor, em parceria com o Sebrae, está levando a diversos micro e pequenos empreendedores do município de Oeiras uma consultoria sobre gestão empresarial. A consultoria faz parte do programa ‘Negócio a Negócio’ do Sebrae, que se propõe a fazer um diagnóstico da gestão empresarial, e oferecer soluções que contribuam para o sucesso das empresas.

Carla Martins, secretária municipal de Indústria e Comércio, explica que, através do atendimento e orientação empresarial, os consultores oferecem um diagnóstico de gestão empresarial e sugerem soluções para melhoria dos empreendimentos. 

“A consultoria abrange a questão do layout, a questão contábil e financeira da empresa e a questão de estoque. É uma parceria que a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio tem com o Sebrae por conta da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Desde 2013, trabalhamos com esse tipo de consultoria. Em 2018, foram 38 empresas visitadas. São duas horas de consultoria em cada empresa. O empresário tem a oportunidade de destrinchar toda e qualquer dúvida ou problema que ele tenha dentro da sua empresa, porque o consultor é justamente capacitado para esse tipo de serviço”, pontua Carla Martins.

Em cinco anos, quase 80% das micro e pequenas empresas do município receberam a consultoria. “Acredito que, de 2013 para cá, já atendemos em torno de 78% das micro e pequenas empresas cadastradas na Semic. Temos esse diagnóstico e esse banco de dados das empresas que foram contempladas com esse tipo de consultoria. É um trabalho de suma importância para a sobrevivência dessas micro e pequenas empresas”, argumenta a secretária.

O programa atende de forma continuada Empreendedores Individuais e Empresários de pequenos negócios da economia popular - Microempresas. Uma das empresas visitadas foi o Mercadinho Canário, situado no Bairro Canela.

“Chegou num momento oportuno para nossa empresa. Num momento de crise econômica é sempre bom ver novas ideias, ter novas expectativas. Quero parabenizar a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, um órgão que está se preocupando com os pequenos empresários. Isso mostra que o município se preocupa com os pequenos empresários, na forma como estão trabalhando. Foi muito importante a visita do Sebrae, agora só vem a expectativa de colocar em prática as conversas que tive”, diz Elias Vieira, proprietário do Mercadinho Canário.  

A loja de roupas Leide Kar Modas também recebeu a consultoria. “Fiquei muito grata em ter conhecimento que ainda não tinha. Foi proveitoso em todas as áreas, mas principalmente no meu caderno de caixa. Teve muitos esclarecimentos que eu ainda não botava em prática. Só tenho a agradecer e falar o quanto melhorou”, celebra Carleide Leal, proprietária da Leide Kar Modas. 

Fonte: Ascom
Mais sobre: