Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Oeiras realiza 10ª Conferência Municipal de Assistência Social

Oeiras realiza 10ª Conferência Municipal de Assistência Social

01/06/2017 10:11

A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social realizaram nesta terça e quarta-feira, 30 e 31 de maio, no auditório do Centro Diocesano Dom Expedito Lopes (antigo Frei Jordão), a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social. Com o tema “Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS”, o evento reuniu usuários de políticas sociais, entidades e organizações ligadas ao Sistema Único de Assistência Social.

Na noite de terça-feira, aconteceu a abertura da Conferência, com a presença do prefeito de Oeiras, José Raimundo Lopes; da secretária municipal de Assistência Social, Vanessa Reinaldo; da presidente do Conselho Municipal de Assistência, Suely Azevedo, de membros do Poder Legislativo e da sociedade civil.

O evento teve apresentações do balé do Serviço de Convivência da Assistência Social, do coral Boa Semente, formado por alunos e alunas da rede municipal de Educação e do hino de Oeiras executado pelo bandolinista mirim, Rian Victor, também aluno da rede municipal.

Durante a solenidade, Vanessa Reinaldo destacou a importância da Conferência na promoção do debate e avaliação da política de Assistência Social no município de Oeiras. “Entendemos que ainda podemos avançar. E nada mais adequado do que estarmos discutindo nessa conferência a garantia dos direitos no fortalecimento do SUAS. Precisamos continuar atuando de forma incisiva, sempre avançando para que da mesma forma que a saúde se estruturou com o SUS, consigamos trilhar para que a Assistência Social se consolide com o SUAS. Para isso, é necessária a atuação de todos, sejam profissionais, gestores e a sociedade em geral”, argumenta a secretária.

“Visamos também oportunizar à coletividade uma participação mais representativa, através das organizações da sociedade civil, que representam usuários, trabalhadores e entidades de assistência social. Esta 10ª Conferência acontece no momento adequado na salvaguarda dos diretos garantidos com tanta luta e esforço para a parcela mais vulnerável de nossa sociedade”, completa a gestora.

O prefeito Zé Raimundo falou sobre o trabalho que a Prefeitura, através da Assistência Social, realiza para a melhoria das condições de vida da população carente. “Temos trabalhado para que todos, em especial aqueles que ainda se encontram em situação de vulnerabilidade social, possam ter mais qualidade de vida e acesso a mais serviços e benefícios. Desejamos que os trabalhos realizados neste evento sejam exitosos e que a cada eixo desenvolvido possamos garantir o cumprimento de objetivos comuns, na possibilidade de oportunizar a nossa sociedade o fortalecimento da atuação das políticas públicas de assistência social e na garantia da redução das desigualdades”, pontua o prefeito.

Nesta quarta-feira, aconteceu a aprovação do Regimento Interno e a conferência magna do evento, proferida pelo coordenador estadual do Bolsa Família, Roberto Oliveira. Também foram promovidas atividades em grupo, votação das propostas e eleição dos delegados.

 As Conferências de Assistência Social são realizadas a cada dois anos, pelas esferas municipal, estadual e federal para avaliar e discutir as melhorias para a Política de Assistência Social. 

Fonte: Ascom
Mais sobre: