Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Membros do Conselho Municipal de Cultura tomam posse

Membros do Conselho Municipal de Cultura tomam posse em Oeiras

03/08/2018 10:10

O prefeito José Raimundo deu posse na noite desta quarta-feira, 01, aos novos membros do Conselho Municipal de Cultura de Oeiras. O evento aconteceu no Solar das 12 Janelas e contou com a participação de secretários municipais, representantes de instituições da área da cultura e apresentação do grupo Bandolins Mirins de Oeiras.

Foram empossados 10 membros, sendo cinco titulares e cinco suplentes, para a diretoria da instituição no biênio 2018-2020. O Conselho Municipal de Cultura é uma instância deliberativa que institucionaliza a relação entre a Administração Municipal e os setores da sociedade civil ligados à cultura, contribuindo para a elaboração e fiscalização das políticas culturais do município.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Stefano Ferreira, diz que a ideia é que, com a atuação Conselho Municipal de Cultura, os membros das instituições culturais possam acompanhar esse trabalho e contribuir para as realizações e execuções de projetos do setor.

“Para a gestão pública é muito importante ter este conselho instalado, porque ele vai fomentar a política pública do município, juntamente com a Administração. O Conselho orienta, é chamado em casos decisórios relacionados às ações, projetos, editais públicos e também é um Conselho fiscalizador, pois fiscaliza aquilo que a gestão pública está realizando nesse segmento. Contempla várias áreas da cultura local – professores, produtores culturais, artistas, representantes de movimentos. É um conselho diverso, justamente para que ele possa ter autonomia ao decidir as questões pública de cultura”, destaca o secretário.

O prefeito Zé Raimundo ressalta a importância do Conselho para o fortalecimento das ações culturais no município. “Não temos receio de receber toda e qualquer demanda da cultura, plausível de ser executada pelo poder municipal. Estaremos sempre com um bom olhar de fazer as coisas acontecerem na área da cultura em Oeiras”, comenta o prefeito, adiantando que em dezembro deste ano será inaugurada a Biblioteca Municipal de Oeiras, com uma sala reservada para as atividades do Conselho Municipal de Cultura.

O Conselho é composto por representantes da Secretaria Municipal de Cultura, Instituto Histórico de Oeiras, grupos culturais e educacionais, artistas e dirigentes de casas de cultura.

Fonte: Ascom
Mais sobre: