Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dia D de vacinação contra sarampo e pólio movimenta unidades de saúde

Dia D de vacinação contra sarampo e pólio movimenta unidades de saúde

20/08/2018 14:23

O Dia D da campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo movimentou as unidades de saúde de Oeiras, no último sábado, 18. Centenas de pais aproveitaram a data para vacinar e proteger os filhos contra o retorno dessas doenças.

Os postos de saúde do município abriram das 8h às 17h para imunizar a população. O prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, acompanharam a vacinação.

A campanha começou no dia 06 de agosto e segue até o dia 31, em todo o país. Em Oeiras, além da programação especial do Dia D, as vacinas estão disponíveis de segunda a sexta-feira, em todas as unidades de saúde. Na zona rural do município, as ações da campanha também acontecem desde o dia 06, dentro de um cronograma elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde.

As ações de imunização contaram com o apoio do Rotary Club, que realiza mundialmente atividades de combate à poliomielite.


Sarampo e Pólio

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, que pode ser transmitida pelo contato com secreções. Os primeiros sintomas são parecidos com os da gripe, mas evoluem ainda para o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo.

Já a poliomielite ou paralisia infantil causa paralisia repentina e pode afetar desde só as pernas, até o corpo inteiro, comprometendo até a respiração. A contaminação se dá por contato fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de portadores, ou ao falar, tossir ou espirrar.

Fonte: Ascom
Mais sobre: