Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Com energia solar, agricultores familiares comemoram alta na produção de milho

Com energia solar, agricultores familiares de Oeiras comemoram alta na produção de milho

12/02/2019 08:45

O sol assumiu uma função extra no Assentamento Malhadas das Pedras, zona rural de Oeiras. Lá a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMA), instalou uma placa de energia solar, que está sendo responsável pelo aumento da produtividade agrícola para 22 famílias que residem na comunidade.

Além do aparato de energia solar, a Prefeitura de Oeiras, por meio da SEMA, instalou um kit de irrigação por gotejamento e está prestando assessoria técnica aos produtores, estimulando a agricultura irrigada. Resultado: com menos de 1000 m² de área plantada, o assentamento alcançou uma produtividade de aproximadamente 2000 espigas de milho.

A alta na produção é motivo de comemoração para o presidente da associação de produtores agrícolas do Assentamento Malhadas das Pedras, José Francisco, e demais sócios, que se dizem satisfeitos a produção alcançada, que está sendo comercializada na própria região.

Segundo o Secretário Juvenal Antônio, este é um modelo de produção sustentável. “Nosso objetivo é somar parcerias com agentes financeiros na viabilização de recursos e financiamento para os agricultores familiares de Oeiras, apoiando a energia solar”, destaca o secretário. 

Mais sobre: