Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ampliadas e reformadas, unidades de saúde garantem melhor atendimento

Ampliadas e reformadas, unidades de saúde garantem melhor atendimento à população de Oeiras

28/11/2018 11:01

O prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, entregaram nesta segunda-feira, 26, obras de reforma e ampliação em duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Oeiras. O objetivo é proporcionar aos usuários mais conforto e aos profissionais um ambiente adequado de trabalho, melhorando a qualidade do atendimento.

No Centro de Saúde Paulo de Tarso, na Rodagem de Floriano, a Prefeitura implantou um Consultório Odontológico e inaugurou uma Sala de Estimulação Precoce, destinada ao tratamento de crianças com microcefalia. Em Oeiras, há um caso notificado e acompanhado na unidade de saúde pela equipe multiprofissional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

“A Sala de Estimulação Precoce é devidamente adaptada e adequada conforme uma padronização do Ministério da Saúde. Desde o ano 2017, ela está em funcionamento. Também implantamos na unidade um gabinete de odontologia. O Ministério da Saúde faz um incentivo financeiro para implantação de apenas um gabinete odontológico, que seria na Várzea, sendo assim, as pessoas da Rodagem de Floriano deveriam encaminhar-se para procurar o serviço na Várzea. Mas, com o compromisso da Administração Municipal, entendemos de descentralizar esse serviço, implantando mais um consultório odontológico no sentido de facilitar o acesso da população”, explica Auridene Freitas.

Em 2019, novos consultórios odontológicos devem ser implantados em localidades da zona rural do município. “Este gabinete da Rodagem de Floriano não atende apenas esta comunidade, atendia também a região do Riachuelo, atende a região da Boa Vista, os assentamentos e os Caldeirões. Com a implantação, recentemente, de um gabinete de odontologia no Riachuelo, esse atendimento não mais acontece aqui. A proposta é que, dentro do ano de 2019, nós implantemos um gabinete na região da Boa Vista e outro para atender a parte dos assentamentos no Marreiros”, acrescenta a secretária municipal de Saúde.

A UBS do Bairro Jureminha também passou por melhorias na estrutura, ganhando novas instalações – consultório de enfermagem, auditório e Sala de Vacina. “Passamos a ter seis salas de vacina na zona urbana, três delas implantadas este ano. A sala de vacina possibilita a descentralização da oferta do Teste do Pezinho, facilitando o acesso das pessoas que moram na região do Bairro Jureminha”, finaliza a gestora, adiantando que a Secretaria Municipal de Saúde planeja implantar mais uma Sala de Vacina, totalizando sete salas do tipo à serviço da população do município.

Mais sobre: