• SOS Unimed
  • Fagner
  • Trilha das emoções
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Oeiras

26 de setembro de 2018

Bairro Rosário recebe ações projeto ‘CRAS Mais Perto de Você’

Bairro Rosário recebe ações projeto ‘CRAS Mais Perto de Você’ em Oeiras

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) prossegue com as ações do ‘CRAS + Perto de Você’, projeto que tem o propósito de descentralizar as ações dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS I e II) e ampliar sua atividade nos bairros. Desta vez, a comunidade contemplada foi o Bairro Rosário, que recebeu a equipe de profissionais na última quarta-feira, 19.

O projeto possibilita o acesso da população a uma série de serviços socioassistenciais. Na oportunidade, foram ofertados: atendimento social, orientações sobre direitos e benefícios, inclusão e atualização do Cadastro Único, Oficinas de Confecção de Materiais de Limpeza e Pintura em Pano de Prato, brincadeiras e jogos lúdicos (pula-pula, pintura de desenhos, pintura em rosto) e atividades socioeducativas com crianças e adolescentes.

O projeto contemplou também apresentações de Hip Hop e Capoeira, com crianças e adolescentes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), e atividades de Capoterapia, com idosos do Clube da Melhor Idade. Ao final da ação, foram sorteadas cestas básicas e brinquedos para a população presente.

O ‘CRAS + Perto de Você’ é realizado com o apoio das equipes do Programa Bolsa Família (PBF), Programa Criança Feliz (PCF), Ações e Estratégias para a Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS).

14 de setembro de 2018

Oeiras apresenta experiência exitosa no IDEB em Teresina

Oeiras apresenta experiência exitosa no IDEB em seminário realizado em Teresina

Uma equipe da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) participou nesta quarta-feira, 12, do Seminário Piauiense de Estatísticas Educacionais, realizado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), em Teresina.

Na oportunidade, a SEMED apresentou informações sobre o trabalho desenvolvido no município de Oeiras para qualificação de professores e alunos das escolas da rede municipal, processo que implicou no crescimento da nota da cidade no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), recentemente divulgado pelo Ministério da Educação.

Segundo a secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, a experiência exitosa de Oeiras no IDEB foi destaque no seminário, que contou com a participação de representantes de diversos municípios piauienses.

Além da secretária, Oeiras esteve representada por supervisores e coordenadores da rede municipal – Sandra Salvador, Renato Martins, Evanilde Viana, Helisson Anselmo, Josiana Meneses, Natalícia de Carvalho, Marinalva Rodrigues e Sandra Gomes.

Com a média 7.1, Oeiras superou a capital do Estado, Teresina, e outras grandes cidades do Piauí, como Parnaíba, Picos e Floriano.  Oeiras tem também a escola com a maior nota do IDEB entre as escolas públicas do Piauí. Com a nota 8.3, a Escola Municipal Lourenço Barbosa Castelo Branco conquistou o melhor desempenho do Estado na avaliação de aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental. 

11 de setembro de 2018

Aluno da rede municipal conquista medalha na Olimpíada de Matemática

Aluno da rede municipal de Oeiras conquista medalha na Olimpíada Brasileira de Matemática

Imagine disputar uma Olimpíada Nacional de Matemática com mais de 18 mil estudantes do país inteiro e ser um dos medalhistas. Esse feito foi alcançado pelo jovem Leandro Henrique Estevão, 14 anos, aluno do 8° Ano, na Escola Municipal Juarez Tapety, em Oeiras. Ele conquistou uma medalha de bronze na 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).  

A cerimônia de premiação aconteceu na última terça-feira, 04, no Espaço Noé Mendes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina. O evento contou com a participação de alunos, professores, escolas e representantes de secretarias municipais de Educação de várias cidades do Estado do Piauí e teve o propósito de reconhecer e premiar o empenho de todos.

Mesmo tímido, Leandro Henrique não esconde a satisfação pela conquista da medalha. “Fiquei muito feliz”, celebra o estudante, que se prepara para segunda da fase OBMEP - edição 2018, marcada para o próximo dia 15 de setembro. Além de Leandro Henrique, cinco estudantes da rede municipal obtiveram certificados de menção honrosa na OBMEP 2017 – Isaias Coelho Rocha e Marcilane Ferreira do Nascimento, da Escola Municipal Juarez Tapety; Heder Júnior de Sousa Silva e Jackson Ferreira Lima Brito, da Escola Municipal Sítio Nacional; e Pedro Luiz de Moura Marques, da Escola Municipal Aleksandra Tapety.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

O diretor da Escola Municipal Juarez Tapety, Renato Martins, pontua que a olimpíada estimula o estudo da matéria e promove inclusão social por meio do conhecimento. “Conseguir uma medalha de bronze numa olimpíada é um feito grandioso, porque é concorrer com todos os alunos do Brasil. A estrutura montada para a OBMEP é de alto nível, só vão os bons alunos, só se preparam aqueles que realmente têm um nível intelectual bem elevado, que têm o nível de matemática bem desenvolvido e a força de raciocínio muito grande. O peso do raciocínio na OBMEP é gigantesco”, pondera o diretor.

Este ano, 120 alunos da escola devem participar da segunda fase da OBMEP. “A Olimpíada de Matemática é igual a qualquer outra olimpíada. O contexto é um só: treinar para ser medalhista. Temos hoje duas turmas, todas com 60 alunos, que foram selecionadas para o nível 02 da OBMEP. Então, a equipe formada agora é muito maior que a passada, isso nos deixa mais esperançosos. A esperança é de termos mais medalhas, mais desenvolvimento”, conclui Renato Martins.

28 de agosto de 2018

Parceria leva consultoria para micro e pequenos empresários

Parceria Semic/Sebrae leva consultoria para micro e pequenos empresários em Oeiras

A Secretaria Municipal de Indústria e Comércio - Semic/Sala do Empreendedor, em parceria com o Sebrae, está levando a diversos micro e pequenos empreendedores do município de Oeiras uma consultoria sobre gestão empresarial. A consultoria faz parte do programa ‘Negócio a Negócio’ do Sebrae, que se propõe a fazer um diagnóstico da gestão empresarial, e oferecer soluções que contribuam para o sucesso das empresas.

Carla Martins, secretária municipal de Indústria e Comércio, explica que, através do atendimento e orientação empresarial, os consultores oferecem um diagnóstico de gestão empresarial e sugerem soluções para melhoria dos empreendimentos. 

“A consultoria abrange a questão do layout, a questão contábil e financeira da empresa e a questão de estoque. É uma parceria que a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio tem com o Sebrae por conta da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Desde 2013, trabalhamos com esse tipo de consultoria. Em 2018, foram 38 empresas visitadas. São duas horas de consultoria em cada empresa. O empresário tem a oportunidade de destrinchar toda e qualquer dúvida ou problema que ele tenha dentro da sua empresa, porque o consultor é justamente capacitado para esse tipo de serviço”, pontua Carla Martins.

Em cinco anos, quase 80% das micro e pequenas empresas do município receberam a consultoria. “Acredito que, de 2013 para cá, já atendemos em torno de 78% das micro e pequenas empresas cadastradas na Semic. Temos esse diagnóstico e esse banco de dados das empresas que foram contempladas com esse tipo de consultoria. É um trabalho de suma importância para a sobrevivência dessas micro e pequenas empresas”, argumenta a secretária.

O programa atende de forma continuada Empreendedores Individuais e Empresários de pequenos negócios da economia popular - Microempresas. Uma das empresas visitadas foi o Mercadinho Canário, situado no Bairro Canela.

“Chegou num momento oportuno para nossa empresa. Num momento de crise econômica é sempre bom ver novas ideias, ter novas expectativas. Quero parabenizar a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, um órgão que está se preocupando com os pequenos empresários. Isso mostra que o município se preocupa com os pequenos empresários, na forma como estão trabalhando. Foi muito importante a visita do Sebrae, agora só vem a expectativa de colocar em prática as conversas que tive”, diz Elias Vieira, proprietário do Mercadinho Canário.  

A loja de roupas Leide Kar Modas também recebeu a consultoria. “Fiquei muito grata em ter conhecimento que ainda não tinha. Foi proveitoso em todas as áreas, mas principalmente no meu caderno de caixa. Teve muitos esclarecimentos que eu ainda não botava em prática. Só tenho a agradecer e falar o quanto melhorou”, celebra Carleide Leal, proprietária da Leide Kar Modas. 

24 de agosto de 2018

Fórum do Selo Unicef e Conferência Municipal foram realizados

Oeiras promove Fórum do Selo Unicef e Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

O município de Oeiras realizou nesta quarta e quinta-feira, 22 e 23, no Centro Diocesano Dom Expedito Lopes, o 1° Fórum Comunitário do Selo Unicef e a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Promovidos de forma integrada, os eventos foram organizados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Comissão Intersetorial do Selo Unicef e Secretaria Municipal de Assistência Social, com o objetivo de discutir políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes.

O Fórum contou com a participação de estudantes, professores, assistentes sociais, psicólogos, agentes comunitários de saúde, enfermeiros, conselheiros tutelares, secretários municipais e comunidade em geral.

Na ocasião, representantes das secretarias municipais de Assistência Social, Educação e Saúde apresentaram o diagnóstico do município em suas áreas de atuação. Em seguida, foram formados os grupos, responsáveis por formular propostas para serem implantadas no município com intuito de fomentar a implementação de um conjunto de ações estratégicas e políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos da criança e adolescente.

 "É com compromisso que estamos aqui hoje para elaborar estas ações. Daqui sairão propostas que serão prioridade para dentro das políticas públicas para a melhoria da vida de nossas crianças e adolescentes", disse a secretária municipal de Assistência Social, Vanessa Reinaldo, na abertura da solenidade.

"Tivemos uma participação excelente, em torno de 170 participantes, dos mais variados segmentos do município, desde as secretárias envolvidas - Educação, Saúde, Assistência Social, Juventude - aos segmentos diversos da sociedade civil organizada, participação maciça dos meninos do NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes), que são 28 participantes. Pudemos desenvolver todas as etapas que são prescritas pelo Fórum, desde a cerimônia de abertura, a apresentação cultural, apresentação da metodologia do Selo; apresentação do diagnóstico do município, que deu embasamento para todos os trabalhos dos grupos; fizemos os trabalhos dos grupos, o compartilhamento das ideias e concluímos com a socialização das ações, que vão nos fundamentar para a elaboração do Plano de Ação", avalia a coordenadora municipal do Selo Unicef, Inez Martins.

Na próxima segunda-feira, 27, a Comissão Intersetorial do Selo Unicef vai se reunir para elaboração do Plano de Ação Municipal. Oeiras concorre à edição 2017/2020 do selo e trabalha para apresentar avanços significativos nas políticas de atendimento às crianças e adolescentes, a partir do comprometimento de gestores, empresas e sociedade civil organizada. 

Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente

A IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente do município de Oeiras teve como tema central a “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”. Mediado pela presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ádylla Brito, o evento teve como conferencista a assistente social Luciana Evangelista, atual presidente do Conselho Estadual do Direito da Criança e do Adolescente.

A Conferência Municipal mobilizou os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos – SGD, crianças, adolescentes e a sociedade em geral para a construção de propostas voltadas para implementar a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias/ações de enfrentamento às violências e considerando as diversidades.

Na oportunidade foram debatidos diversos eixos temáticos, entre eles: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Crianças e Adolescentes.

21 de agosto de 2018

Saúde inaugura posto de coleta para análises clínicas em Oeiras

Saúde inaugura posto de coleta para análises clínicas em Oeiras

O prefeito de Oeiras, José Raimundo, e a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, inauguraram na manhã desta segunda-feira, 20, o Posto de Coleta para Análises Clínicas. O posto fica localizado dentro da Secretaria Municipal de Saúde e funcionará de segunda à quarta-feira, a partir das 6:45h da manhã.

Auridene Freitas afirma que a implantação do posto de coleta fortalece a política municipal de atenção à Saúde do Homem, através da estratégia pré-natal do parceiro. “Posto de coleta veio como um dispositivo a mais dentro da política de Saúde do Homem, que é o pré-natal do parceiro, que implantamos recentemente no município. Dentro da proposta do pré-natal do parceiro, entendemos a necessidade de criar essa estrutura, onde iremos garantir o acesso do parceiro à realização de exames. É uma forma de resgatar a saúde do homem, que muitas vezes não tem a preocupação de procurar o serviço de saúde. Então, na oportunidade do pré-natal já estaremos garantindo que ele possa estar realizando todos os seus exames”, assegura a secretária.

Alexsandra Fontes, coordenadora de Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde, explica que o pré-natal do parceiro é uma oportunidade para que os homens cuidem da própria saúde ao mesmo tempo em que acompanham a gestação das parceiras, por meio da realização de exames de rotina, de testes rápidos, da atualização da carteira vacinal e da participação nas atividades educativas nos serviços de saúde.

“O posto de coleta foi construído com o objetivo de garantir a acessibilidade de exames aos homens que suas parceiras estão grávidas e com isso garantir a estratégia pré-natal do parceiro. Conseguimos organizar uma logística em que o homem faz seu pré-natal no posto e já tem a sua vagas garantida para fazer os exames. Primeiro ele procura o posto de saúde, faz o pré-natal com o enfermeiro ou enfermeira de cada posto, tanto da zona urbana quanto da zona rural, e aí ele pode vir. Não precisa marcar, nós temos vagas suficientes para esse público. Nosso público são parceiros, ou seja, homens “grávidos””, detalha a coordenadora.

Entre os exames que serão oferecidos no posto de coleta estão: tipagem sanguínea, glicemia de jejum, hemograma, VDRL (sífilis), anti-HIV, hepatite B, hepatite C, lipidograma, dosagem de colesterol (HDL), dosagem e colesterol (LDL), dosagem de colesterol total e eletroforese de hemoglobina.

“O que queremos agora é estimular estes homens a virem fazer o pré-natal e consequentemente fazer suas coletas. Temos profissionais capacitados, que nesses três dias da semana estão aqui, a partir das 6:45h. Os exames são entregues em até 15 dias”, acrescenta Alexsandra Fontes.  

Dentro do processo de implantação do Pré-Natal do Parceiro, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma oficina para qualificação profissional dos servidores que atuam na área da saúde no município de Oeiras. A oficina envolveu cerca de 250 profissionais de saúde, entre eles: agentes comunitários de saúde, técnicos e auxiliares em enfermagem, médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas, professores de educação física, psicólogos, assistentes sociais e fonoaudiólogos.

Zé Raimundo entrega obras no povoado Várzea Tranqueira

Zé Raimundo entrega obras no povoado Várzea Tranqueira, zona rural de Oeiras

O prefeito José Raimundo entregou no último sábado, 18, as obras de reforma, ampliação e modernização da Escola Municipal Urbano Lixandrino e da Unidade Básica de Saúde (UBS), no povoado Várzea Tranqueira, zona rural de Oeiras. As obras foram executadas com recursos próprios do município. As inaugurações contaram com a presença de secretários municipais, servidores da UBS, professores, alunos, pais de alunos e da população da comunidade.

A escola municipal ganhou uma sala multifuncional para atendimento educacional especializado, sala dos professores, sala de leitura com laboratório multimídia, pátio coberto e novos equipamentos tecnológicos, como computadores e data shows.

Segundo Tiana Tapety, secretária municipal de Educação, a reforma e ampliação da instituição de ensino, vai proporcionar aos alunos da comunidade a oportunidade de estudar em um local mais organizado, confortável, moderno e seguro. “Foi um momento muito importante, que culminou com o encontro da família, onde trabalhamos o fortalecimento de vínculos, através do amor”, destaca a secretária.

As novas instalações atendem aos padrões de estética e funcionalidade, acordo com as necessidades das crianças e atendendo aos parâmetros de infraestrutura do Ministério da Educação.

Ampliada, Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade ganhou um auditório e nova estrutura no gabinete odontológico. Segundo Auridene Freitas, secretária municipal de Saúde, as melhorias realizadas na UBS possibilitam mais conforto e agilidade ao atendimento, tanto para os pacientes quanto para os profissionais. “Estamos dando seguimento à necessidade de estar constantemente reformando nossos serviços e ampliando as unidades de saúde. A reforma e ampliação vem oportunizar condições para implantar novos serviços dentro desses espaços”, afirma a secretária.

“Hoje, temos uma estrutura de consultórios odontológicos conforme orientação do Conselho Regional de Odontologia e com modelo padronizado pelo Ministério da Saúde. Também estruturamos a unidade com auditório, para que a comunidade possa se fazer presente e participe de ações educativas dentro da unidade. Hoje, com a estrutura reformada e ampliada conseguimos realizar exames como o Teste do Pezinho e a oferta da vacinação em espaços adequados, com a mesma estrutura da cidade. Queremos enfatizar que a estrutura de saúde da zona rural é igual a estrutura da zona urbana da cidade. Seguimos esta orientação do Ministério da Saúde e oferecemos o serviço de maneira igual”, acrescenta Auridene Freitas.

Além das obras de reforma e ampliação, o prefeito também entregou máquinas e implementos agrícolas para a Associação de Produtores Rurais da comunidade. Segundo Zé Raimundo, os equipamentos representam a possibilidade de geração de emprego e renda e contribuem para dinamizar a economia do município.

20 de agosto de 2018

Dia D de vacinação contra sarampo e pólio movimenta unidades de saúde

Dia D de vacinação contra sarampo e pólio movimenta unidades de saúde

O Dia D da campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo movimentou as unidades de saúde de Oeiras, no último sábado, 18. Centenas de pais aproveitaram a data para vacinar e proteger os filhos contra o retorno dessas doenças.

Os postos de saúde do município abriram das 8h às 17h para imunizar a população. O prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, acompanharam a vacinação.

A campanha começou no dia 06 de agosto e segue até o dia 31, em todo o país. Em Oeiras, além da programação especial do Dia D, as vacinas estão disponíveis de segunda a sexta-feira, em todas as unidades de saúde. Na zona rural do município, as ações da campanha também acontecem desde o dia 06, dentro de um cronograma elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde.

As ações de imunização contaram com o apoio do Rotary Club, que realiza mundialmente atividades de combate à poliomielite.


Sarampo e Pólio

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, que pode ser transmitida pelo contato com secreções. Os primeiros sintomas são parecidos com os da gripe, mas evoluem ainda para o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo.

Já a poliomielite ou paralisia infantil causa paralisia repentina e pode afetar desde só as pernas, até o corpo inteiro, comprometendo até a respiração. A contaminação se dá por contato fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de portadores, ou ao falar, tossir ou espirrar.

15 de agosto de 2018

Semana do Bebê começa com debate sobre alimentação saudável

Semana do Bebê começa com debate sobre alimentação saudável na Primeira Infância em Oeiras

Um debate sobre a amamentação e alimentação saudável na Primeira Infância marcou a abertura da Semana do Bebê nesta segunda-feira, 13, em Oeiras. A solenidade aconteceu no Cine Teatro e reuniu profissionais das secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, parcerias na realização do evento, que acontece até o dia 17. 

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social, incentivada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

O debate sobre a amamentação e alimentação saudável na Primeira Infância contou com a participação de nutricionistas, psicólogo, fonoaudiólogo, enfermeiros, fisioterapeuta e profissional de Educação Física. Além dele, foram realizadas rodas de conversa com gestantes e lactantes, atividades recreativas e abordagem lúdica sobre a alimentação saudável com alunos de escolas municipais.

A secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, observa que o evento faz parte do calendário oficial do município e funciona como importante política pública, desenvolvendo um conjunto de ações e atividades que visam assegurar os direitos das crianças na Primeira Infância.

“Estamos voltados durante este mês para o público infantil, intensificando ações que já acontecem dentro da rotina do município. Além das ações da Semana do Bebê, estamos abraçando a campanha Agosto Dourado, intensificamos as ações voltadas para o aleitamento materno. Durante a Semana do Bebê, estamos desenvolvendo oficinas em relação à alimentação adequada, segura e saudável para crianças menores de dois anos, atividades recreativas e rodas de conversa, envolvendo equipes multiprofissionais”, comenta a secretária, destacando que as atividades acontecem tanto na zona urbana quanto rural, em escolas municipais e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Márcia Estevão, coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), lembra que na Semana do Bebê acontece a entrega do título de bebê-prefeito, um estratégia para estimular o parto normal e os cuidados com a criança nos primeiros anos de vida. “A primeira criança que nascer entre o dia 13 e o dia 17, de parto normal, que mãe tiver feito no mínimo sete consultas de pré-natal e que seja do município de Oeiras, será o bebê-prefeito”, explica a coordenadora do NASF.

Nesta terça-feira, 14, as atividades da Semana do Bebê acontecem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Oeiras Nova, Rodagem de Floriano, Rosário, Centro e na localidade Tamboril/Salinas, zona rural, nos CRAS I e II e na Escola Municipal Júlia Miranda, onde estão sendo realizadas rodas de conversa com equipe multiprofissional sobre aleitamento materno e Shantala (massagem para bebês), oficina sobre alimentação adequada, segura e saudável para crianças menores de 2 anos e atividades recreativas. Também estão sendo realizadas antropometrias e avaliações nutricionais. O público alvo são mães, gestantes e crianças menores de 02 anos.

Campanha ‘Liquida Oeiras’ vai sortear prêmios em dinheiro e uma TV

Campanha ‘Liquida Oeiras’ vai sortear prêmios em dinheiro e uma TV de 32 polegadas

Foi lançada na noite desta quinta-feira, 09, a campanha ‘Liquida Oeiras’. Realizada pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semic), Câmara Dirigentes de Lojistas e Associação de Comércio, Indústria e Agricultura Oeirense (CDL/ASCOM), a campanha vai sortear prêmios em dinheiro e uma TV de 32 polegadas. O lançamento aconteceu no auditório da CDL/ASCOM e contou com a presença de representantes do empresariado local.

O objetivo, segundo a secretária municipal de Indústria e Comércio, é aquecer as vendas e promover a circulação econômica nos setores de comércio e de prestação de serviço da cidade. “Demos esta nova roupagem à campanha, com sorteios semanais, que serão feitos através de links ao vivo, em algum lugar público. Pensamos no antigo Mercado Público”, pontua Carla Martins.

“É uma campanha interessante, o custo para cada empresário participar é somente de R$ 100, um valor irrisório para o cliente dele participar de nove sorteios. Toda sexta-feira, a partir de 31 de agosto serão sorteados três cheques no valor de R$ 300. Esse cheque a pessoa pode resgatar na CDL, em até sete dias corridos. E no último sorteio, na nona sexta-feira, além dos três cheque também será sorteada uma televisão de 32 polegadas”, detalha a secretária municipal de Indústria e Comércio, informando que a campanha acontecerá até 26 de outubro.

Para participar dos sorteios, o consumidor deve adquirir os cupons da campanha, fazendo compras nas empresas cadastradas e adesivadas com o selo Liquida Oeiras. De acordo com o presidente da CDL/ASCOM, Último Campos, a meta é que 220 empresas participem da campanha.

“Nossa proposta é otimizar a campanha Liquida Oeiras, que já vinha sendo desenvolvida pela, Semic, e agora com a parceria da CDL, estamos trazendo incrementos de renovação e mobilização, através da capilaridade que a CDL tem com as pessoas jurídicas, pela sua gama de associados. Nosso próximo passo é mobilizar e fazer com que a gente atinja a nota de empresas participantes. Vamos unir forças para mobilizar e fazer uma grande campanha”, comenta o presidente da CDL/ASCOM.

10 de agosto de 2018

Cidades Digitais chega e município terá acesso gratuito à internet

Cidades Digitais chega a Oeiras e município terá pontos de acesso gratuito à internet

Oeiras começou a receber nesta quinta-feira, 09, a rede de fibra óptica do programa Cidades Digitais, que tem como objetivo modernizar a gestão pública municipal, ampliar o acesso da população aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia.

Com isso, a cidade receberá cerca de 10 Km de fibra óptica, interligando órgãos públicos locais, como as secretarias municipais, e pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação. Estes pontos gratuitos de wi-fi para a população serão disponibilizados no Mercado Municipal Dona Lili, na Praça das Vitórias e no Largo do Rosário.

O início do trabalho de instalação da rede foi acompanhado pelo prefeito José Raimundo. Segundo ele, a implantação do Cidades Digitais é um marco para Oeiras, pois contribui para o desenvolvimento do município e favorece a inclusão digital da população.

“É um projeto bem audacioso que tende a contemplar a cidade não só com a estrutura de fibra óptica, mas também no futuro trazer novas operadoras para cá, onde possam estar oferecendo um serviço de mais qualidade de internet e TV a Cabo”, avalia Amon lima, coordenador do programa Cidades Digitais no município, informando que a instalação da rede de fibra óptica deve ser durar dois meses.

Além de Oeiras, outros 35 municípios do Piauí estão entre os contemplados pelo programa “Cidades Digitais”, desenvolvido pelo Governo Federal, através do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, em parceria com as Prefeituras Municipais.

07 de agosto de 2018

Oeiras sucesso na implantação Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

Oeiras apresenta case de sucesso na implantação Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

A implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) em Oeiras virou referência para outros municípios do Piauí. Nesta segunda-feira, 06, à convite do Sebrae, a secretária municipal de Indústria e Comércio, Carla Martins, falou sobre o processo de criação do SIM/Oeiras num encontro de gestores municipais, sediado em São Pedro do Piauí.

“O Sebrae, que é um parceiro forte, convidou a rede de secretários municipais de desenvolvimento econômico que fazem parte da região de Floriano e dentro deste evento foi feita uma explanação sobre a implantação do selo SIM em Oeiras. Falamos da importância do gestor ter uma consciência em relação à saúde pública e do nosso trabalho junto com o prefeito José Raimundo para mobilização, implantação e implementação do selo no município. Embora seja uma implantação recente, o SIM de Oeiras é um case do sucesso”, pontua Carla Martins.

Inaugurado em outubro de 2017, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) controla a qualidade dos produtos de origem animal, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia todos estes produtos. O órgão também incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, oferecendo aos consumidores oeirenses alimentos com qualidade e segurança alimentar garantida.

Organizado pela Prefeitura de São Pedro do Piauí, através da Secretaria de Agricultura, e em parceria com o Sebrae, o evento contou com a participação de diversos gestores municipais de desenvolvimento econômico do Território Entre Rios, membros de sindicatos e representantes da Secretaria da Administração e Planejamento do Estado do Piauí (SEPLAM).

03 de agosto de 2018

Membros do Conselho Municipal de Cultura tomam posse

Membros do Conselho Municipal de Cultura tomam posse em Oeiras

O prefeito José Raimundo deu posse na noite desta quarta-feira, 01, aos novos membros do Conselho Municipal de Cultura de Oeiras. O evento aconteceu no Solar das 12 Janelas e contou com a participação de secretários municipais, representantes de instituições da área da cultura e apresentação do grupo Bandolins Mirins de Oeiras.

Foram empossados 10 membros, sendo cinco titulares e cinco suplentes, para a diretoria da instituição no biênio 2018-2020. O Conselho Municipal de Cultura é uma instância deliberativa que institucionaliza a relação entre a Administração Municipal e os setores da sociedade civil ligados à cultura, contribuindo para a elaboração e fiscalização das políticas culturais do município.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Stefano Ferreira, diz que a ideia é que, com a atuação Conselho Municipal de Cultura, os membros das instituições culturais possam acompanhar esse trabalho e contribuir para as realizações e execuções de projetos do setor.

“Para a gestão pública é muito importante ter este conselho instalado, porque ele vai fomentar a política pública do município, juntamente com a Administração. O Conselho orienta, é chamado em casos decisórios relacionados às ações, projetos, editais públicos e também é um Conselho fiscalizador, pois fiscaliza aquilo que a gestão pública está realizando nesse segmento. Contempla várias áreas da cultura local – professores, produtores culturais, artistas, representantes de movimentos. É um conselho diverso, justamente para que ele possa ter autonomia ao decidir as questões pública de cultura”, destaca o secretário.

O prefeito Zé Raimundo ressalta a importância do Conselho para o fortalecimento das ações culturais no município. “Não temos receio de receber toda e qualquer demanda da cultura, plausível de ser executada pelo poder municipal. Estaremos sempre com um bom olhar de fazer as coisas acontecerem na área da cultura em Oeiras”, comenta o prefeito, adiantando que em dezembro deste ano será inaugurada a Biblioteca Municipal de Oeiras, com uma sala reservada para as atividades do Conselho Municipal de Cultura.

O Conselho é composto por representantes da Secretaria Municipal de Cultura, Instituto Histórico de Oeiras, grupos culturais e educacionais, artistas e dirigentes de casas de cultura.

01 de agosto de 2018

Secretaria de Educação realiza formação para gestores e professores

Secretaria Municipal de Educação realiza formação para gestores e professores em Oeiras

A Secretaria Municipal de Educação realiza desde a última sexta-feira, 27, a formação de gestores e professores da rede municipal de ensino de Oeiras. Na sexta-feira e sábado, a formação foi direcionada aos diretores, supervisores e coordenadores escolares. Ao longo desta semana, as ações pedagógicas têm como público-alvo os professores das escolas municipais das zonas urbana e rural.

A secretária municipal de Educação, professora Tiana Tapety, explica que o processo de formação tem como foco o oferecimento de uma educação pública de qualidade. “O trabalho de formação acontece de maneira constante e dinâmica e é pensado em todas as dimensões, desde os gestores, professores até os alunos. A ênfase do nosso trabalho está na responsabilidade que o município de Oeiras tem em fazer educação pública de qualidade”, argumenta a secretária.

O tema central da formação é o desenvolvimento de lideranças. Entre as competências trabalhadas estão: liderança, persuasão, negociação, administração do tempo, gestão de conflitos, comunicação, planejamento, foco em resultados e delegação. O objetivo é despertar nos participantes a perspectiva de liderança e estimular o líder a explorar melhor o potencial da equipe, utilizando o planejamento, a comunicação e os desafios como fatores de mobilização. “É preciso que a gente tenha essa compreensão clara de liderança”, destaca Tiana Tapety.

O processo de formação antecede o início das aulas nas escolas da rede municipal de ensino. A secretária Tiana Tapety informa que as aulas das escolas da zona urbana estão programadas para começar nesta quarta-feira, 01. Nas escolas municipais localizadas na zona rural, o início do segundo semestre letivo acontece na próxima segunda-feira, 06.