• Banner Cultura Governo do PI
  • Obras no Litoral Cultura
  • SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Oeiras

05 de novembro de 2018

Povoado Alagoinha, na zona rural, ganha Academia da Saúde

Povoado Alagoinha, na zona rural de Oeiras, ganha Academia da Saúde

A Prefeitura de Oeiras implantou mais uma Academia da Saúde no município. Desta vez, a comunidade contemplada foi o Povoado Alagoinha, na zona rural da cidade. A inauguração aconteceu nesta segunda-feira, 29, e contou com a presença do prefeito José Raimundo e da secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas.

Além da Alagoinha, os equipamentos já foram instalados em outras sete comunidades – Parque Leste, Rosário, Praça do Canela, Praça do BEC, Praça Zé de Helena, Rodagem de Floriano e Povoado Buriti do Rei. O objetivo é estimular a prática da atividade física, promover a alimentação saudável e contribuir para a produção de modos de vida benéficos para a população. A implantação das Academias da Saúde em Oeiras está associada à atuação dos Grupos Qualidade de Vida, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, que já contempla 18 comunidades, através dos Núcleos de Saúde da Família (NASFs).

Segundo Auridene Freitas, as academias fazem parte das ações do município para melhorar a saúde, a qualidade de vida e incentivar a atividade física entre os moradores, principalmente os idosos. “A comunidade Alagoinha tem um diferencial, no sentido do Grupo Qualidade de Vida. É um grupo que já existe há bastante tempo, por iniciativa das mulheres da própria comunidade e recebemos uma solicitação para implantar a academia como um incremento na prática da atividade física, que já existe dentro da região como uma rotina. Já observamos resultados favoráveis, no que diz respeito ao controle da hipertensão arterial e taxa de glicemia capilar, ou seja, o diabetes. Todos são controlados, bem como o colesterol e o índice de obesidade. Isso em virtude da prática da atividade física que já é realizada neste grupo de mulheres”, destaca a secretária.

Além da inauguração da Academia da Saúde, foram promovidas na comunidade ações educativas voltadas para a campanha Outubro Rosa, com o propósito de fortalecer a prevenção do câncer do colo de mama e câncer do colo do útero. Na ocasião, também foram realizadas orientações nutricionais e de saúde bucal, oferta de vacinas e de testes rápidos para a população do povoado.

31 de outubro de 2018

Professores da rede municipal são homenageados

Professores da rede municipal de Oeiras são homenageados pela conquista do IDEB

Ato de reconhecimento pelos saberes compartilhados. Foi este o nome dado ao evento que marcou oficialmente a comemoração pelas conquistas da Rede Municipal de Ensino de Oeiras no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Com os resultados alcançados, a cidade tornou-se referência para o Piauí quando o assunto é educação de qualidade. Para celebrar, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), organizou uma grande homenagem aos professores, realizada na noite desta segunda-feira, 29, no Centro Diocesano Dom Expedito Lopes.

A noite de homenagens foi iniciada com as apresentações do Coral Municipal e da Oficina de Teclado, grupos compostos por alunos da Rede Municipal, e formados a partir dos Núcleos de Cultura – iniciativa da SEMED para estimular os talentos artísticos dos estudantes. Logo em seguida, o prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, entregaram medalhas e troféus comemorativos para os docentes e gestores das escolas municipais envolvidas na conquista do IDEB. 

“É com muita satisfação que participamos deste momento de reconhecimento pelas conquistas alcançadas na Educação. Temos uma equipe comprometida, que está fazendo acontecer a Educação no nosso município. Estamos colhendo frutos, mas é um trabalho contínuo. Alcançamos um resultado exitoso, o melhor IDEB do Piauí, mas isso nos desafia para que este índice seja maior, seja crescente. É com esse compromisso que nos engajamos em fazer transformações para que alcancemos resultados cada vez melhores na Educação, porque acreditamos que Educação transforma vidas”, comemora o prefeito de Oeiras.

Tiana Tapety diz que o ato de reconhecimento aos professores contribui para a valorização dos docentes e para o desenvolvimento da Educação no município de Oeiras. “Este é um momento de reconhecimento formal, porque diariamente temos momentos de reconhecimento ao professor. Quando honramos tudo que está amparado por lei, estamos valorizando o professor; quando pensamos numa formação, estamos valorizando o professor. Então, este momento é de gratidão, de formalizar esse muito obrigada e de reconhecer a importância do professor no desenvolvimento da Educação. Temos um único foco: a Educação Pública de Qualidade”, assinala a secretária.

Valorização do Professor  

Na ocasião, Zé Raimundo anunciou que o Poder Executivo está elaborando um projeto de lei voltado para a valorização do Magistério em Oeiras. “É necessário e importante trabalharmos a premiação financeira dos professores que estão nesta labuta, que não é fácil, mas que é responsável por transformações sociais. Para isso, estamos elaborando um projeto de lei para que possamos fazer essa remuneração chegar ao professor de forma legítima e legal”, adianta o prefeito.

A secretária municipal de Educação informa que o projeto deve seguir para votação na Câmara Municipal ainda este ano. “Para que, a partir do próximo ano, possamos estar inserindo esta valorização de resultado, trabalhando em cima do reconhecimento financeiro. Não podemos fazer uma bonificação sem amparo legal. Temos um projeto de valorização do professor, onde o professor que mais faz, é o professor que mais ganha”, pontua Tiana Tapety.

29 de outubro de 2018

Escola desenvolve projeto "Piauí que te quero" com alunos

Escola de Oeiras desenvolve projeto "Piauí que te quero" e leva alunos a passeio pela história do estado

O Centro de Educação em Tempo Integral (Ceti) Rocha Neto, localizado no município de Oeiras, desenvolveu, entre os dias 18 e 22 de outubro, mais uma atividade do projeto "Piauí que te quero", destinada aos estudantes da segunda série do ensino médio.

Na atividade extra classe os alunos aliam teoria e prática ao entrar em contato com a história do Piauí durante a viagem. "Os alunos conheceram um pouco da história do Piauí através de uma viagem enriquecedora, partindo de Oeiras à Parnaíba, onde professores ministraram aulas complementando o conhecimento pesquisado teoricamente em sala de aula e expondo as belezas piauienses", explicou a diretora Vitória Régia Rodrigues.

A realização desta atividade ocorreu com uso restante do recurso financeiro do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), que objetiva garantir o acesso à educação de qualidade aos jovens do Ensino Médio, somada ao incentivo familiar, que favoreceu o alcance dos objetivos almejados.

A gestora Vitória Régia Rodrigues.avaliou como positiva a integração entre escola e a comunidade escolar. "Sob a organização do professor de história, Reginaldo Brandão, juntamente com a equipe de professores, representantes da 8° GRE e ProEMI, e o grande apoio familiar dos alunos, alcançamos o objetivo de integrar nosso processo de ensino-aprendizagem na comunidade escolar", pontuou.

26 de outubro de 2018

Evento marca comemoração do Dia do Agente de Saúde

vento marca comemoração do Dia do Agente Comunitário de Saúde

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou na manhã desta quinta-feira, 25, um evento alusivo ao Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias – comemorado no último dia 04 de outubro. Na confraternização, realizada no auditório da Semusa, o prefeito José Raimundo destacou a importância dos profissionais para promoção do cuidado à saúde da população.

O encontro contou com a participação de 90 agentes comunitários de saúde e 25 agentes de combate às endemias que atuam no município. “Esses profissionais estão sendo homenageados por todo o trabalho prestado ao município de Oeiras. Lembramos também aqui de servidores que destas duas categorias profissionais que já não mais se encontroam entre nós, pessoas que prestaram serviço e colaboraram com o município. É um momento de integração, valorização profissional, reconhecimento e agradecimento às categorias pelo trabalho desempenhado”, comenta Auridene Freitas, secretária municipal de Saúde.

Ela também falou sobre a implantação da política de Saúde do Trabalhador para os profissionais que atuam na Semusa. “Lançamos aqui a proposta da Saúde do Trabalhador, que é um projeto novo que implantamos durante este ano de 2018, onde já foram trabalhados os agentes de combate às endemias e auxiliares de serviços gerais da zona rural. Agora, vamos trabalhar no dia 1° de novembro os auxiliares de serviços gerais da zona urbana e, em janeiro, estamos definindo uma data para também trabalharmos a Saúde do Trabalhador para os agentes comunitários de saúde”, afirma Auridene Freitas.

“Nesta ação é feita uma triagem dos servidores, onde acontece uma avaliação com todos os exames de rotina. Os profissionais passam pelo médico, nutricionista, também é feita testagem rápida e imunização. Entendemos que este projeto vem para valorizar o profissional, visto que ele vive dentro de uma rotina de trabalho e não para muitas vezes para fazer o autocuidado. Então, estamos levando essa proposta para todas as categorias profissionais que fazem a Secretaria Municipal de Saúde”, acrescenta a secretária.

Na oportunidade, o prefeito José Raimundo também recebeu do presidente do sindicato da categoria a cópia de um projeto de lei, que propõe um reajuste no piso salarial da categoria. “Solicitamos ao prefeito que encaminhe esse projeto à Câmara de Vereadores para que seja aprovado”, diz Antônio Neto, presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combates às Endemias do município de Oeiras, informando que, antes de ser encaminhado ao Poder Legislativo, o projeto será avaliado pelo setor jurídico da Prefeitura.

Além dos profissionais das categorias homenageadas, a confraternização também contou com a presença de enfermeiros da Estratégia Saúde da Família e coordenadores de áreas técnicas da Semusa. Profissionais da Estratégia Saúde da Família do povoado Contentamento prepararam vídeos em homenagem aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. O momento foi encerrado com o sorteio de brindes e com a café da manhã para todos. 

24 de outubro de 2018

Projeto marca comemoração do Dia das Crianças em Oeiras

‘Vem Brincar’: Projeto marca comemoração do Dia das Crianças em Oeiras

Em comemoração ao Dia das Crianças, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) em conjunto com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) I e II, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Programa Criança Feliz e AEPETI desenvolveu um cronograma especial com atividades que valorizam a infância, integrando ações de acesso à cultura, saúde e lazer para crianças da zona urbana e rural de Oeiras.

Realizado na última sexta-feira, 19, no clube do SESC de Oeiras, o projeto denominado “Vem Brincar”, contemplou 830 crianças da zona urbana e de diversas comunidades da zona rural, atendidas e acompanhadas pelos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos da Semas – Pombinhos, Tapera Boa Nova, Queiróz, Cocos, Mucambo, Fomento, Canto Fazenda Frade, Bocaina, Tiúba, Tranqueira dos Abrão, Buriti do Canto e Exu.

A ação contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, que instalou uma barraca de Monitoramento Vacinal e Alimentação Saudável no local. “As atividades desenvolvidas tem o objetivo de garantir uma atenção integral à saúde das crianças, uma vez que a promoção de alimentação saudável e a prevenção de doenças, por meio da imunização, permitem um crescimento e desenvolvimento adequado”, comenta a enfermeira Raissa Tôrres.

O projeto contou também com a apresentação teatral do grupo Mímicos da Alegria, banho de piscina, lanches e almoço a todos, recreação e muita diversão.  “A criança tem o direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada desta forma. A realização deste projeto justifica-se pela importância em efetivar na prática através de ações sociais a proposta da garantia de direitos, proporcionando a criança um momento lúdico, feliz, acolhedor e de inclusão social”, pontua Vanessa Reinaldo, secretária municipal de Assistência Social.

23 de outubro de 2018

Liquida Oeiras 2018: confira os ganhadores do 5° sorteio

Liquida Oeiras 2018: confira os ganhadores do 5° sorteio

Aurilene Rodrigues Mauriz, moradora da localidade Sapé, na zona rural, cliente da Maxcampo; e Joelma Padrinho de Sousa, residente no Conjunto Cajueiro, Bairro Canela, cliente do Mercadinho Canário, foram os ganhadores desta semana, no quinto sorteio da campanha Liquida Oeiras 2018.

Promovida pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semic), Câmara Dirigentes de Lojistas e Associação de Comércio, Indústria e Agricultura Oeirense (CDL/ASCOM), a campanha sorteou dois cheques no valor de R$ 200,00. O sorteio foi realizado na manhã desta quinta-feira, 18, na Praça Rocha Neto, no Centro de Oeiras. Os ganhadores têm sete dias para receber o prêmio no escritório da CDL/ASCOM.

Os sorteios da campanha estão acontecendo todas as sextas-feiras, até 26 de outubro. Em cada edição, são sorteados dois cheques no valor de R$ 200,00 – no último sorteio, além dos prêmios em dinheiro, também será sorteada uma TV de 32 polegadas. Os resultados são divulgados pela Rádio Vale do Canindé e reproduzidos nos portais de internet da cidade.

Realizada desde o ano passado, a Liquida Oeiras tem o objetivo de aquecer as vendas e promover a circulação econômica nos setores de comércio e de prestação de serviço da cidade. Dezenas de empresas aderiram à promoção. Para participar dos sorteios, o consumidor deve adquirir cupons, fazendo compras nas empresas cadastradas e adesivadas com o selo Liquida Oeiras.

22 de outubro de 2018

Prefeitura oferece capacitação e alevinos a produtores rurais

Para incentivar piscicultura em Oeiras, Prefeitura oferece capacitação e alevinos a produtores rurais

Incentivo à piscicultura. Esse foi o tema central da reunião entre produtores rurais, Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, e equipe de engenharia de pesca do Sítio Santa Mônica (Teresina-PI), referência na produção de alevinos e criação de peixes em cativeiro. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira, 18, no auditório da Câmara Municipal. Segundo o prefeito José Raimundo, o objetivo do encontro é estimular a geração de emprego e renda através da atividade da piscicultura, principalmente entre os pequenos produtores rurais do município.

“Dentro das atividades que o pequeno produtor pode e deve ter é o cultivo do peixe, atividade que está acessível hoje, em termo de tecnologia e conhecimento. Para isso, estamos trazendo profissionais que convivem com isso e fazem esse trabalho com muita responsabilidade. A Prefeitura dispõe de uma retroescavadeira e já estamos de fato nesta parceria com o pequeno produtor, levando a ele a confecção de tanques de peixe. Este ano, atendemos na primeira capacitação feita pelo Senar 40 propriedades. Estamos formando outra turma para que outros produtores tenham direto de ter o tanque escavado na sua propriedade”, afirma o gestor. Na oportunidade, Zé Raimundo informou que a Prefeitura de Oeiras fará a doação de alevinos a todos produtores que participaram do encontro.

Produtores de diversas comunidades da zona rural de Oeiras – Carnaubal, Alagoinha, Buriti do Rei, Riachão, Contentamento, Belo Monte – participaram da reunião. “Temos representatividade de praticamente todas as comunidades da zona rural do município de Oeiras. Nosso objetivo é melhorar os conhecimentos voltados à piscicultura, com a criação de peixes em tanques escavados, visto que parte destes agricultores já participaram de uma formação, outros estão buscando melhorar os conhecimentos, buscando as novas tecnologias para aumentar sua produtividade”, pontua Juvenal Souza, secretário municipal de Agricultura.

Uma centena de produtores rurais devem ser contemplados com taques escavados. “Queremos é contemplar, até o próximo ano, 100 produtores rurais. Estamos trabalhando a confecção de tanques para 43 agricultores, que já participaram do treinamento. Posteriormente, iremos realizar capacitação para mais 50 agricultores familiares. Isso é uma forma de dinamizar o nosso tempo e nossa didática de trabalho junto a esses agricultores”, completa o secretário.

15 de outubro de 2018

Outubro Rosa: Palestra com especialistas é realizada

Outubro Rosa: Oeiras promove palestra com especialistas em câncer de mama e colo do útero

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou na noite desta quarta-feira, 10, a abertura oficial da campanha Outubro Rosa, mês de conscientização contra o câncer de mama e de colo do útero.  O evento aconteceu no auditório da Semusa e reuniu cerca de 200 pessoas, entre elas, profissionais da saúde, educação, assistência social e representantes de outros segmentos da sociedade.

A abertura da campanha foi marcada pelas palestras dos médicos Luiz Ayrton Santos, mastologista, e Jéferson Tôrres, ginecologista e obstetra.  Na ocasião, o mastologista Luiz Ayrton falou sobre a prevenção, fatores de risco, importância do diagnóstico precoce e o tratamento do câncer de mama. Já o médico Jéferson Torres reforçou a importância do diagnóstico do câncer de colo uterino, do cuidado com o corpo e da visita regular ao ginecologista.

“Queremos garantir informações verdadeiras para que as mulheres possam fazer as escolhas necessárias para sua saúde. Falar num auditório cheio como este da Secretaria Municipal de Saúde, com público atento, foi extremamente prazeroso. Espero ter colaborado, parabenizo a Prefeitura de Oeiras, neste momento em que ela fortalece o movimento Outubro Rosa. É um momento que se faz no mês de outubro da reflexão sobre a problemática do câncer, mas o trabalho é contínuo, conheci aqui o trabalho feito e Oeiras está de parabéns pelo que vem fazendo”, afirma o mastologista Luiz Ayrton Santos.

Auridene Freitas, secretária municipal de Saúde, destaca que as ações que estimulam o diagnóstico precoce e a prevenção ao câncer de mama e de colo do útero são realizadas durante todo o ano e intensificadas durante a campanha Outubro Rosa. “No Outubro Rosa, deste ano, estamos trabalhando de forma intensa a educação em saúde, por entendermos que é uma ferramenta muito importante nosso processo do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero. Estamos aproveitando e fazendo uma intensificação das ações de saúde da mulher como um todo, através de rodas de conversa e várias ações que estão sendo realizadas em todas as unidades de saúde, tanto da cidade, quanto do interior”, pontua a secretária.

Entre as ações oferecidas estão rodas de conversa sobre técnicas de relaxamento que contribuem para combate e prevenção do câncer de mama e colo do útero, a importância do autoconhecimento e autoestima no combate e prevenção do câncer de mama e útero e autoestima e autocuidado na prevenção do câncer, além de atividades corporais e empoderamento feminino no combate ao câncer de mama e colo de útero e ginastica laboral e técnicas de relaxamento na prevenção do câncer de mama. As atividades estão acontecendo desde o início deste mês, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Oeiras.

A secretária considera que as atividades promovem a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade. “Essas ações estão sendo trabalhadas envolvendo todos os profissionais da cidade, como a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) – com fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, assistentes sociais, educadores físicos, médicos, enfermeiros, dentistas, agentes comunitários de saúde. Ou seja, todos os profissionais estão envolvidos como uma forma de assistir e intensificar as ações voltadas ao fortalecimento da saúde da mulher no município”, pondera Auridene Freitas.

“O público que está aqui hoje tem um compromisso com a multiplicação das informações que aqui foram repassadas. Além da rede de saúde, educação e assistência social, a sociedade como um todo está representa neste evento. Entendemos que a informação é uma ferramenta muito importante para que a possamos fazer o diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo de útero”, finaliza a gestora.

Ao final do evento, foram sorteados brindes da Fundação Maria Carvalho Santos aos participantes da palestra. Fundada há mais de 20 anos, a Fundação Maria Carvalho Santos desenvolve ações de educação em saúde, promoção do diagnóstico precoce do câncer de mama e adaptação social da pessoa com câncer.

Central da Mama: 1.500 mamografias e mais de 2 mil prevenções de colo do útero

No início deste ano, em parceria com o Ministério da Saúde, a Prefeitura trouxe município de Oeiras a carreta da Unidade de Diagnóstico Móvel – Central da Mama, que realizou 1.500 exames de mamografia e mais de 2 mil prevenções de colo do útero, em mulheres de 50 a 69 anos de idade e mulheres na faixa etária de 40 a 49 anos, com histórico de câncer de mama ou ovário na família, também puderam fazer o exame. Os exames de prevenção de câncer do colo do útero foram ofertados a mulheres com idade entre 25 a 64 anos.

10 de outubro de 2018

Feirinha de Negócios movimenta o comércio em Oeiras

Feirinha de Negócios movimenta o comércio em Oeiras

Um ambiente favorável para a geração de oportunidades de negócio. Foi assim a I Feirinha de Negócios de Oeiras, promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semic)/Sala do Empreendedor, nesta sexta-feira, 05, no Mercado Velho. O evento reuniu microempreendedores individuais de diversos segmentos.

Carla Martins, secretária municipal de Indústria e Comércio, comenta que a feira marca o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. “Convidamos alguns microempreendedores individuais e microempresários para participar. Aqui tem gastronomia, artigos religiosos, artesanato, testes rápidos, confecção, artesanato, beleza, maquiagem. A intenção da feira é movimentar o comércio, principalmente para os empreendedores individuais que tem negócios nas suas próprias residências. Com isso, trazemos eles para a praça, para a rua”, destaca a secretária, adiantando que a feira terá novas edições.

O evento contou com a parceria de várias instituições – Sebrae, Instituto Federal do Piauí (IFPI), Banco do Nordeste e Cáritas Diocesana. “É sempre uma satisfação estar em Oeiras, município que há muitos anos tem uma parceria muito forte com o Sebrae. Contribuir para o desenvolvimentos dos pequenos é nossa missão”, diz Helder Cavalcante, representante do Sebrae.

“Essa feira é muito importante para o município, porque junta os empreendedores locais no intuito de aproximar as empresas, a comunidade, as instituições parceiras para fomentar o negócio na cidade. Isso é de extrema relevância para dar visibilidade para o microempreendedor para que ele possa mostrar seus potenciais e produtos. O IFPI vem aqui para divulgar suas ações para a comunidade, como o exame que nós teremos para o Ensino Médio – Ensino Médio integrado ao curso de Administração e integrado aos cursos de agrárias. Isso é muito importante para o aluno porque ele já saiu com uma dupla titulação do Ensino Médio, porque ele saiu com Ensino Médio e também com o curso técnico naquela área”, assinala Wendel Melo, representante do IFPI de Oeiras.

A Secretaria Municipal de Saúde também participou do evento, realizando aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, orientações sobre alimentação saudável, exposição de métodos contraceptivos e prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Campanha Liquida Oeiras 2018 realiza 4° sorteio, veja os ganhadores

Campanha Liquida Oeiras 2018 realiza 4° sorteio, veja os ganhadores

Moisés de Moura Silva, morador do Centro, cliente da Terrena; e Enycly Raphael Rodrigues Farias, residente no Bairro Várzea e cliente da Casa do Motoqueiro foram os ganhadores desta semana, no quarto sorteio da campanha Liquida Oeiras 2018. Os sorteios foram realizados na manhã desta sexta-feira, 05, no Centro Comercial, durante a I Feirinha de Negócios de Oeiras.

Promovida pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semic), Câmara Dirigentes de Lojistas e Associação de Comércio, Indústria e Agricultura Oeirense (CDL/ASCOM), a campanha sorteou dois cheques no valor de R$ 200,00. Os sorteios da campanha estão acontecendo todas as sextas-feiras, até 26 de outubro.

Em cada edição, são sorteados dois cheques no valor de R$ 200,00 – no último sorteio, além dos prêmios em dinheiro, também será sorteada uma TV de 32 polegadas. Os resultados são divulgados pela Rádio Vale do Canindé e reproduzidos nos portais de internet da cidade. Os ganhadores têm sete dias para receber o prêmio no escritório da CDL/ASCOM.

Realizada desde o ano passado, a Liquida Oeiras tem o objetivo de aquecer as vendas e promover a circulação econômica nos setores de comércio e de prestação de serviço da cidade. Dezenas de empresas aderiram à promoção. Para participar dos sorteios, o consumidor deve adquirir cupons, fazendo compras nas empresas cadastradas e adesivadas com o selo Liquida Oeiras.

09 de outubro de 2018

Semusa realiza atividade do Programa de Saúde do Trabalhador

Semusa realiza atividade do Programa de Saúde do Trabalhador em Oeiras

Na manhã desta quinta-feira, 04, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realizou mais uma atividade de acompanhamento do Programa de Assistência Integral à Saúde do Trabalhador. Desta vez, o público-alvo foram auxiliares de serviços gerais que atuam na zona rural do município.

Implantada pela Semusa no início deste ano, a política pública de Saúde do Trabalhador tem a finalidade definir as diretrizes e as estratégias para o desenvolvimento da atenção integral à saúde do trabalhador, com ênfase na vigilância, visando à promoção e a proteção da saúde dos trabalhadores e a redução da morbimortalidade decorrente dos modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos.

Na oportunidade, foi feita a coleta de sangue dos profissionais para a realização de exames laboratoriais. “Foi feita coleta de sangue, pois o médico solicitou função hepática, função renal, perfil lipídico, tipagem sanguínea e hemograma para sabemos como está a saúde desse profissional. Como o público é feminino, vamos aproveitar o Outubro Rosa para também tratar sobre saúde da mulher, na parte de prevenção de colo de útero e de mama”, ressalta Lívia Rêgo, coordenadora da Vigilância Sanitária.

“Nosso objetivo é saber como anda o perfil do profissional de saúde, se ele anda se cuidando, se faz algum tipo de atividade física, se fuma. Tudo isso para que possamos melhorar a qualidade de vida desses profissionais”, completa a coordenadora.

A ação da Semusa faz parte da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Ministério da Saúde, medida alinhada ao conjunto de políticas públicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), considerando a transversalidade das ações de saúde do trabalhador e do trabalho.

07 de outubro de 2018

CER atende mais de 400 pacientes de todo o Vale do Canindé

CER de Oeiras atende mais de 400 pacientes de todo o Território Vale do Canindé

Inaugurado em março deste ano, o Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual - Alina Nunes (CER II) é referência para a rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência em Oeiras e em todo o Território Vale do Canindé. O ponto de atenção ambulatorial especializado em reabilitação funciona nas dependências da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e conta com a parceria da Prefeitura de Oeiras.

Nesta quarta-feira, 03, o prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, visitaram o centro, que passa por reformas na estrutura.  “O CER foi implantado no nosso município no início do ano, com isso ampliamos a oferta do serviço dentro deste setor e estamos com a proposta de cada vez mais buscarmos melhorias para esta estrutura como um todo. Melhorias no quesito estrutura nos permitem implantar novos serviços e ampliar nossa oferta. A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, está buscando formas de direcionar mais apoio financeiro, no sentido de melhorar a estrutura deste espaço”, pontua Auridene Freitas.

O CER conta com diversos tipos de atendimentos especializados, desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar, composta por ortopedistas, psiquiatra, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, enfermeiros e fonoaudiólogos.

A diretora da Apae, Leda Alves, explica que o centro tem credenciamento do Ministério da Saúde e, atualmente, atende mais de 400 pacientes. “Temos uma meta de atendimento de 200 intelectuais e 200 físicos. Hoje, depois de sete meses de atendimento já contamos com 196 pacientes em reabilitação física e 241 em reabilitação intelectual. Nestes pacientes, atingimos a meta de 6.456 procedimentos. Temos hoje 692 prontuários dos municípios do Território Vale do Canindé, sendo a maior demanda do município de Oeiras e em segundo lugar o município de Santo Inácio do Piauí. Nosso serviço nesse curto espaço de tempo tem sido ampliado e a demanda atendida”, detalha Leda Alves, diretora da Apae.

O espaço funciona integrado à Apae, que mantém uma escola com oito profissionais, atendendo 52 crianças. A diretora informa que as crianças da escola também são atendidas no CER. “Elas vêm para a escola e têm os horários para serem atendidas no Centro de Reabilitação. Para que a mãe não tenha que se descolar em outro horário. Fazemos esse acolhimento, mas não trabalhamos apenas com crianças e adolescentes, trabalhamos com todas as demandas. Temos trabalhado muito com idosos, sequelados de AVC, jovens vítimas de acidentes, com comprometimento físico e intelectual”, acrescenta Leda Alves. 

04 de outubro de 2018

‘Primeiro Passo’: Semas oferece qualificação profissional para mulheres

‘Primeiro Passo’: Semas oferece qualificação profissional para mulheres em Oeiras

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS I) e Programa Criança Feliz, iniciou na última sexta-feira, 28, as atividades do projeto Primeiro Passo, em Oeiras.

O Primeiro Passo tem o objetivo promover a autonomia das famílias em situação de vulnerabilidade social que desejam aprender uma nova atividade, fomentando qualificação profissional, apoio ao empreendedorismo e encaminhamento ao mercado de trabalho, contribuindo para fortalecer as capacidades individuais e gerando independência socioeconômica, por meio da geração de emprego e renda.

Os participantes do projeto são mulheres inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CADÚNICO) dos bairros Uberaba I, II e comunidades vizinhas. Os cursos ofertados pelo projeto foram selecionados pela demanda da própria comunidade e serão realizados na Escola Municipal Agrotécnica, Bairro Uberaba, conforme cronograma estabelecido pela SEMAS. O primeiro curso ofertado será o de Produção de Salgados.

Na abertura do projeto foi realizada uma palestra motivacional sobre Empreendedorismo Feminino, apontando as características principais para o alcance do sucesso no primeiro empreendimento. Na oportunidade, secretária municipal de Assistência Social, Vanessa Reinaldo, ressaltou a importância das oficinas e a preocupação da atual gestão em investir em cursos que ajudem a transformar a vida das famílias, resgatando a autoestima das participantes e visando o fortalecimento dos vínculos familiares.

01 de outubro de 2018

Prefeitura entrega revitalização da Praça Maria de Cota, no Bairro Canela

Prefeitura de Oeiras entrega revitalização da Praça Maria de Cota, no Bairro Canela

Dando continuidade ao programa de revitalização de praças públicas em diferentes bairros de Oeiras, o prefeito José Raimundo entregou na noite desta quinta-feira, 28, a revitalização da Praça Maria de Cota, no Bairro Canela. Executada com recursos próprios da Prefeitura de Oeiras, a iniciativa contou com a parceria do Instituto Barros de Ensino (IBENS), no âmbito do projeto ‘A Praça é do Povo’, que consiste na adoção do espaço pela escola e pela comunidade.

Complemente revitalizada, a praça ganhou iluminação de LED, novos passeios e bancos, arborização e paisagismo, parque infantil e uma Academia da Saúde, direcionada ao público da Melhor Idade. Zé Raimundo lembra que, contando com a parceria de entidades, associações de bairros e em harmonia com a comunidade, o poder público municipal também revitalizou outros logradouros públicos nas zonas urbana e rural do município – como a Praça do BEC (Bairro Jurani), Praça do Rosário, Praça do Jureminha, Praça do Conjunto Parque Leste e Praça do Povoado Buriti do Rei.

“Esse processo de intervenção, de revitalização dos espaços públicos, principalmente praças, vem sendo executado desde dezembro do ano passado, quando iniciamos pela praça do Conjunto Parque Leste. Desta vez, aceitando o desafio proposto pelos alunos do IBENS, em menos de um mês, executamos esta obra com todos os seus incrementos. Tudo isso com recursos próprios do município, com a boa vontade da gestão em devolver a esta comunidade este espaço”, argumenta o prefeito.

Ele considera que a recuperação e valorização dos espaços públicos proporciona mais qualidade de vida e bem-estar aos cidadãos oeirenses e desenvolve na população o sentimento de pertencimento. “Esta praça permanecerá viva pelo resto das nossas vidas. Foram 30 anos que se passava aqui e não se percebia este espaço público, no qual estamos dando a menor idade e à melhor idade um lugar comum de convivência. Nosso papel de gestor é levar o bem-estar para todos. Fico muito feliz em estar promovendo isso, depois de 30 anos entregando esse espaço revitalizado, em homenagem mais do que justa, justíssima, a nossa amiga, Maria de Cota”, acrescenta Zé Raimundo.

Participando da solenidade de reinauguração da praça, o ex-prefeito B.Sá lembrou da criação do logradouro público, em 1988, durante seu mandato. “A placa de 1988 registra que antes era um terreno baldio, completamente abandonado, e nós fizemos com que ele fosse transformado em mais um espaço de lazer e entretenimento para a cidade. Depois, os anos e anos descaso fizeram tudo se acabar, e Zé Raimundo com muita sensibilidade social faz esse trabalho espetacular de dar vida novamente à praça que encanta, que alegra. Enfim, uma valorização espetacular do Bairro Canela e de toda esta área de Oeiras. Estou muito feliz e compenetrado de que estamos no caminho certo”, ressalta B.Sá.

Moradora do Bairro Canela há várias décadas, a professora Maria dos Remédios expressa sua satisfação com a revitalização da praça. “É uma alegria muito grande para nós moradores do Bairro Canela hoje ver essa praça hoje revitalizada e com o nome de Dona Maria de Cota. É um espaço de convivência, de lazer para as crianças, para os jovens, para os adultos e idosos. Essa praça mudou a cara do bairro, deu mais vida. Gratidão é o sentimento que os moradores do Bairro Canela nesse momento expressam. Agora, cabe a cada uma de nós, preservar e conservar a praça”, comemora a moradora.

IBENS: empreendedorismo social e cidadania

A revitalização da Praça Maria de Cota foi proposta pelo Instituto Barros de Ensino (IBENS). A ação integra projeto de Empreendedorismo Social, que engaja diversos segmentos da sociedade, entre eles, o Poder Público.

Em nome do IBENS, o aluno João Neto falou sobre a parceria com o poder público para melhoramento e preservação do espaço. “Vem materializada nesta obra a efetiva parceria, firmada com o prefeito José Raimundo, quando propomos a revitalização da praça do Canela e fomos ouvidos e levados à sério, por mais utópico que fosse nosso projeto. Essa praça revitalizada, imortaliza o nome de uma mulher guerreira, grande exemplo de bondade e empreendedorismo social, como foi a inesquecível Maria de Cota”, pontua o aluno.

“Atrai a população para este espaço histórico, repositório das belas poesias do imortal Nogueira Tapety, para a prática de atividades físicas e de lazer, busca de uma vida saudável. Pois como disse o magnífico Castro Alves: a praça é do povo, como o céu o do condor”, completa João Neto.

Elaborado pelos alunos do 8° Ano, com orientação do professor Alberth Ferreira, o projeto consiste na adoção do espaço pela escola e pela comunidade, que assumem em conjunto com a Prefeitura de Oeiras a responsabilidade de zelar e tornar a praça um local agradável para o lazer, convivência saudável, educação ambiental e qualidade de vida. “Os alunos vieram no dia da arborização e a partir de agora eles têm este cuidado com o espaço. Vão ficar visitando, através da parceria com a prefeitura”, frisa o professor.

O trabalho de manutenção e preservação do espaço será acompanhado pela Gerência Municipal de Meio Ambiente. “Plantamos aqui mudas produzidas no Viveiro Municipal e teremos ações contínuas em parceria com o IBENS para fornecer equilíbrio ecológico ao local”, comenta Adriano Ferreira, gerente municipal de Meio Ambiente.

Homenagem

Fundada em 1988, a Praça do Canela ganhou em 2010 o nome de Praça Maria de Cota, através de projeto de lei proposto pelo ex-vereador Miguel Ângelo. Nesta quinta-feira, foi descerrada oficialmente a placa que marca a homenagem. O momento contou com a presença de familiares da homenageada, de vereadores, secretários municipais e da população local.

Maria Lopes de Lacerda e Silva, carinhosamente chamada de Maria de Cota, ficou conhecida em Oeiras pelos seus gestos de bondade e caridade, prestados através da assistência social e religiosa aos mais carentes.

“A todos que contribuíram para esta homenagem a nossa saudosa mãe, nosso muito obrigado”, agradece Lourimar Lacerda, filho da homenageada. 

24 anexos

28 de setembro de 2018

Oeiras comemora do Dia do Idoso com Encontro Intermunicipal

Oeiras inicia comemorações do Dia do Idoso com Encontro Intermunicipal em São José do PI

Para celebrar o Dia Nacional do Idoso, comemorado anualmente no dia 01 de outubro, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), preparou uma ampla programação contemplando os idosos atendidos nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município.

Dando início às atividades, nesta quinta-feira, 27, os Idosos do Clube da Melhor Idade - CMI, participaram do Encontro Intermunicipal da Pessoa Idosa na cidade de São José do Piauí. O evento envolveu várias ações em um só momento – logo pela manhã, os idosos de Oeiras foram recepcionados na entrada da cidade com faixa de acolhida, seguiram em caminhada pela avenida principal, conheceram uma fábrica de polvilho da cidade e visitaram uma chácara, onde aconteceu o restante da programação, com dinâmicas, capoterapia, desfile das idosas e um almoço. 

Para Vanessa Reinaldo, secretária municipal de Assistência Social, a viagem proporcionou aos idosos momentos de saudável interação, por meio de atividades culturais e sociais. “Esse tipo de encontro tem como objetivo fortalecer os laços de amizade do grupo e demonstrar o quanto é importante que eles venham conviver com outras pessoas da mesma idade e façam novas amizades”, comenta a secretária.

“Reafirmamos o compromisso de recepcionar os idosos de São José em nossa cidade e parabenizamos o prefeito João Bezerra Neto e secretária de Assistência Social, Neuraci de Sousa Lima, pelo belíssimo trabalho desenvolvido e excelente recepção. Para nossos idosos e equipe do Clube da Melhor Idade, essa viagem foi uma experiência única já que pela primeira vez foi proporcionado a eles esse tipo de encontro”, acrescenta Vanessa Reinaldo.