• assinatura jornal

Notícias Oeiras

17 de janeiro de 2018

Prefeitura concede reajuste acima do piso nacional para professores

Prefeitura de Oeiras concede reajuste acima do piso nacional para professores

Os professores da rede municipal de Oeiras terão um reajuste acima do piso nacional. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira, 16, pela secretária municipal de Educação, Tiana Tapety. Segundo ela, o novo piso salarial passa a vigorar a partir do pagamento de janeiro de 2018 e faz parte da política de valorização do Magistério, adotada pela Prefeitura de Oeiras.

O aumento será de 7%, enquanto o reajuste nacional é de 6,81%. “Como acontece todo mês de janeiro, Oeiras cumpre religiosamente o que é direito do professor. E este ano, diante da forma como o município caminha em termos de organização, temos condições de fazer um reajuste acima do piso nacional”, argumenta a secretária.

Tiana Tapety ressalta que, apesar da crise econômica em todo o país, com redes de Educação inclusive atrasando o pagamento de salários ou descumprindo o pagamento do piso, a Prefeitura de Oeiras honra e reconhece a necessidade de valorizar os profissionais da Educação. “Estamos trabalhando para valorizar cada vez mais a educação do município de Oeiras. Para que isso aconteça, primeiro, temos que valorizar o professor, porque sem ele não vamos desenvolver uma educação municipal de qualidade. Então, já vamos começar o ano de 2018 com 7% a mais no salário”, pontua a secretária.

Até o ano passado, mais da metade dos Estados brasileiros não pagava o piso salarial aos professores, segundo levantamento feito pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), em 2016.

O piso é reajustado anualmente a partir do mês de janeiro e segue as regras da Lei do Piso, de 2008, que define o mínimo a ser pago aos professores da rede pública em início de carreira, com formação de nível médio e jornada semanal de 40 horas. O aumento é definido de acordo com o valor anual mínimo por aluno no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). 

Posteriormente, o Plano Nacional de Educação (PNE), que entrou em vigor em 2014, também trouxe dispositivos para garantir o pagamento do valor mínimo aos docentes e promover a valorização da carreira. No entanto, boa parte dos municípios do país descumpre a lei federal de pagar o vencimento básico nacional.

Área de anexos

10 de janeiro de 2018

Unidade Móvel inicia realização de exames de mamografia

Unidade Móvel inicia realização de exames de mamografia em Oeiras

Foram iniciados nesta terça-feira, 09, os atendimentos na Unidade de Diagnóstico Móvel – Central da Mama, em Oeiras. A iniciativa da Prefeitura de Oeiras, através Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, tem o objetivo de realizar o diagnóstico precoce e oferecer orientações sobre o combate do câncer de mama e de colo do útero para as mulheres do município.

A carreta está instalada ao lado da sede da Secretaria Municipal de Saúde, no Bairro Rodagem de Floriano – com funcionamento de segunda à sexta, das 7h30 às 11h30 e de 13h30 às 18h; aos sábados com atendimento das 7h30 às 12h.  

As mulheres que precisam do exame devem ser encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou pelos agentes comunitários de saúde. Por dia, cerca 120 mulheres devem ser atendidas. A expectativa é que, até 10 de março, mais de 5 mil mulheres – de 50 a 69 anos – realizem exames de mamografia no município.

“É uma grande vantagem para quem não tem condições de fazer o exame particular, como eu. Queria fazer já tem um tempo, mas não tinha condições de fazer. Estava com medo do exame, mas achei tranquilo, não doeu nada”, testemunha Hilda Silva, 55 anos, após realizar o exame de mamografia na Unidade de Diagnóstico Móvel.

Mulheres da faixa etária mulheres de 40 a 49 anos poderão fazer o exame de mamografia desde que tenham histórico de câncer na família. Na carreta, também serão ofertados exame de prevenção de câncer do colo do útero, para mulheres com idade entre 25 a 64 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde traçou o cronograma de trabalho para os dez primeiros dias de atendimento. Novos cronogramas devem ser elaborados e divulgados.

Cronograma de atendimentos para mamografias e citologias:

Janeiro

Dia 09 – UBS Canela

Dia 10 – UBS Jureminha, Pedro Barbosa (Centro) e Oeiras Nova

Dia 11 – UBS Rosário

Dia 12 – UBS Rodagem de Picos

Dia 13 – UBS Rodagem de Picos

Dia 15 – UBS Várzea

Dia 16 – UBS Várzea Tranqueira e Rodagem de Floriano

Dia 17 – UBS Contentamento e Rodagem de Floriano

Dia 18 – UBS Boa Nova e Rodagem de Floriano

Dia 19 – UBS Alagoinha

02 de janeiro de 2018

Prefeitura realiza entrega de prêmios do IPTU Premiado

Prefeitura de Oeiras realiza entrega de prêmios do IPTU Premiado

A Prefeitura de Oeiras realizou na manhã desta sexta-feira, 29, a entrega dos prêmios da campanha IPTU Premiado. A entrega aconteceu na Praça das Vitórias, em frente ao Paço Municipal. O sorteio dos prêmios foi realizado na última segunda-feira, 25, no show do aniversário de 300 anos de Oeiras.

O IPTU Premiado foi instituído para estimular a arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano e consiste na distribuição gratuita de prêmios, mediante sorteio, entre os contribuintes que pagarem o IPTU, e ainda, não possuírem débitos de IPTU de exercícios anteriores vencidos.

O prefeito José Raimundo destaca que a receita arrecadada é aplicada na infraestrutura urbana e na manutenção de serviços públicos municipais. “É um imposto que é devolvido à população na prestação de serviços. Fomos felizes em realizar esta campanha para todos os contribuintes do município. É uma maneira de nós retribuirmos àqueles que pagam em dia os tributos municipais. Foi uma ideia que veio para ficar e nos anos subsequentes iremos estar promovendo esta premiação”, comenta Zé Raimundo, adiantando que no início de 2018 a Prefeitura fará o lançamento de uma nova edição da campanha.

Os ganhadores são:

Lourimar José de Figueiredo – um celular smartphone

Luiz Martins Aquino – um celular smartphone

Irene Batista Vieira de Moura – um celular smartphone

Manoel Galdino de Sousa – um celular smartphone

Inácio Bernardo da Silva – um celular smartphone

Francisca Josefa de Sousa – uma TV 32’’

Raimundo Isidório Sobrinho – um fogão

Ildete Mendes Borges – uma geladeira

João Neves de Sousa – uma moto POP 100 - Zero KM 

29 de dezembro de 2017

Homenageada na FLOR 2018, escritora visitará Oeiras em janeiro

Homenageada na FLOR 2018, escritora Roseana Murray visitará Oeiras em janeiro

Grande homenageada na edição 2018 da Feira Literária de Oeiras (FLOR), a escritora carioca Roseana Murray anunciou nesta quinta-feira, 28, que visitará o município piauiense em janeiro.

A visita acontece a convite da Secretaria Municipal de Educação. “Vou a Oeiras em 2018. Em janeiro, para dar uma Oficina de Identidade com o psicanalista William Amorim. É uma bela oficina que percorre a existência com poemas e contos (e psicanálise). Será a primeira viagem de 2018. Em novembro vou outra vez. Oeiras, no Sertão do Piauí, que todos dizem ser belíssima. Cineas Santos é meu Padrinho no Piauí, meu abre-alas. Vejo fotos da cidade. Mas as fotos são pouco para sonhar a cidade, se não posso sentir seu cheiro”, postou a escritora numa rede social.

Roseana Murray é autora de livros de poesia e contos para crianças, jovens e adultos. Tem cerca de cem livros publicados. Faz palestras sobre a Formação do Leitor. Trabalha com o Projeto de Leitura Café, Pão e Texto, recebendo escolas públicas em sua casa para um café da manhã literário. Faz parte da Lista de Honra do Organismo Internacional I.B.B.Y, que abriga os melhores autores de literatura infanto-juvenil do mundo. Foi quatro vezes premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) com o troféu de melhor poesia e também laureada pela Academia Brasileira de Letras na categoria Melhor Livro Infantil.

Junto com o anúncio da visita à Primeira Capital do Piauí, Roseana postou uma poesia que ganha o nome da cidade, Oeiras. Leia:

OEIRAS – Roseana Murray  

Como se pronuncia

uma cidade

cheia de vogais

(como o curso

sinuoso de um rio),

que ainda não conheço,

mas que já cabe

em meus sonhos?

Devo pronunciá-la

banhada com a poeira

da história?

Com flores e seu desejo

de água?

Com o olhar daqueles

que sabem

que se pode voar

sem asas?

Como serão suas ruas

e noites

e lua cheia?

E como serão seus

telhados

e esquinas?

As consoantes,

já sei, se escondem

debaixo das pedras.