• ecotur 2018
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias Oeiras

13 de julho de 2018

Oeiras é contemplada com 45 casas do PNHR

Oeiras é contemplada com 45 casas do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR)

O prefeito de Oeiras, José Raimundo, participou nesta terça-feira, 10, da solenidade de assinatura de contratos para construção de 45 casas na localidade Canto Fazenda Frade, na zona rural do município. As casas serão construídas através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), do Governo Federal.

Os projetos foram feitos pela Associação de Moradores da Comunidade Canto Fazenda Frade e aprovados pela Caixa Econômica Federal. As 45 famílias contempladas com a construção das casas passaram por um cadastramento prévio e uma série de avaliações para a aprovação nos critérios exigidos.

Zé Raimundo explica que um dos objetivos do programa é combater o êxodo rural, buscando melhorar as condições de habitabilidade da zona rural, a qualidade vida das famílias e consequentemente o desenvolvimento do município. “É uma ação que dá mais dignidade, qualidade de vida, melhores condições sanitárias e de saúde aos moradores da zona rural”, pontua o prefeito.

O PNHR – Programa Nacional de Habitação Rural foi criado pelo Governo Federal no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida, através da Lei 11.977/2009, e com a finalidade de possibilitar ao agricultor familiar, trabalhador rural e comunidades tradicionais o acesso à moradia digna no campo, seja construindo uma nova casa seja reformando, ampliando ou concluindo uma existente.

Mais moradias na zona rural

Também nesta terça-feira, Zé Raimundo visitou a localidade Mocambo, na zona rural de Oeiras, onde está sendo finalizada a construção de 06 casas e melhoria habitacional de outras 13 moradias. As melhorias habitacionais envolvem restruturação das condições de habitabilidade por meio da construção e reparos de banheiros, troca de telhado, piso e reboco nas moradias.

A construção das casas e implantação das melhorias habitacionais são fruto de um convênio firmado entre a Prefeitura de Oeiras e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que busca aprimorar as condições físicas e sanitárias das habitações e da área externa, evitando a colonização de barbeiro – inseto transmissor da Doença de Chagas – contribuindo para o controle da doença, por meio de restauração ou reconstrução dos domicílios.

Prefeitura inaugura Academia da Saúde na Praça do BEC

Prefeitura de Oeiras inaugura Academia da Saúde na Praça do BEC

A Prefeitura de Oeiras inaugurou na tarde desta segunda-feira, 09, a sexta Academia da Saúde no município. Desta vez, a área multiuso dotada de equipamentos de ginástica foi instalada na Praça João XXIII (conhecida como Praça do BEC), localizada no Bairro Jurani.

Rodagem de Floriano, Conjunto Parque Leste, Jureminha e o povoado Buriti do Rei também receberam a academia, que tem o objetivo de estimular a prática da atividade física, promover a alimentação saudável e contribuir para a produção de modos de vida benéficos para a população.

“Estamos desenvolvendo esta ação de maneira contínua na cidade e no interior, a cada 15 dias conseguindo fazer a entrega de uma Academia da Saúde, por entender que este é um dispositivo de extrema importância com o processo de trabalhar em conjunto a alimentação saudável, oferecendo qualidade de vida. Além da caminhada, estamos com esse dispositivo novo que vem para somar e melhor estimular a população para a prática da atividade física”, explana Auridene Freitas, secretária municipal de Saúde.

“Pedimos o zelo dos equipamentos por parte dos moradores. A academia é da comunidade, estamos apenas a formalizar a entrega, mas a academia é da população, que vai estar fazendo um bom uso deste espaço e dos aparelhos”, acrescenta Auridene Freitas.

A implantação das Academias da Saúde em Oeiras está associada à atuação dos Grupos Qualidade de Vida, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, que já contempla 18 comunidades, através dos Núcleos de Saúde da Família (NASFs). Na Praça do BEC, as aulas orientadas pelos profissionais do Grupo Qualidade de Vida acontecerão todas as terças e quintas-feiras, a partir das 17h30.

“Colocamos hoje o desafio para a equipe que faz essa área de estar buscando a comunidade para a participação e fortalecimento do Grupo Qualidade de Vida, com caminhada, atividade física, reeducação alimentar. Nós temos os profissionais do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) para fazer a orientação. Então, o desafio é estar buscando e estimulando a população cada vez mais para que ela possa estar fazendo uso deste espaço e, com isso, levando maior qualidade de vida, reduzindo as taxas de diabetes, controlando a glicemia capitar e a hipertensão arterial. Sabemos que isso é comprovado através da atividade física”, conclui a secretária.

Academias da Saúde em todos bairros

O prefeito José Raimundo diz que o intuito da Administração Municipal é levar as Academias da Saúde a todos os bairros de Oeiras. “É um desafio que vamos estar levando a todos os bairros de Oeiras. É um desafio nosso! Em alguns bairros, vamos ter que inventar espaços para colocar estas academias, como na Várzea, onde já estamos em parceria com a Igreja Católica para fazer a urbanização de um espaço. Na Vila São José, vamos buscar isso junto à Eletrobras, para podermos ter este espaço para a comunidade. Isso porque entendemos que as pessoas estão em busca de qualidade de vida e temos que estar a atentos a isso. É a saúde do município, a saúde do nosso munícipe sendo tratada com zelo e responsabilidade”, comenta.

Ele destaca que a instalação dos equipamentos na comunidade atende uma demanda do Grupo de Escoteiros Domingos Afonso Mafrense. “Esta academia da Praça João XXIII foi uma reivindicação do Grupo de Escoteiros, que foi à Prefeitura buscar este instrumento para valorizar cada vez mais o espaço convivência deles. Estamos aqui cumprindo nosso compromisso. Então, a academia é do povo, a academia é de vocês que estão neste convívio diário aqui neste espaço. Por isso, na questão do zelo e da manutenção cabe um diálogo com as pessoas que convivem e usam este espaço”, finaliza Zé Raimundo, ressaltando que a praça recebeu nova arborização, através do trabalho da Secretaria Municipal da Agricultura.

Prefeitura inicia construção da sede do SAMU em Oeiras

Prefeitura inicia construção da sede do SAMU em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras iniciou a construção da sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Na obra serão investidos cerca de R$ 442 mil, oriundos do erário municipal. A base do SAMU ficará situada em frente ao Hospital Regional. De acordo com o prefeito José Raimundo, a localização estratégica permitirá maior eficácia assistencial, facilitando o acesso das equipes aos locais das ocorrências e dando mais celeridade ao atendimento do SAMU. 

“A sede que está sendo construída possibilita um bom acesso para qualquer eixo da cidade, facilitando o descolamento quando o SAMU é solicitado”, pontua o prefeito, que na manhã desta segunda-feira, 09, inspecionou o andamento da obra, que deve ser inaugurada no final deste ano.

A secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, comenta que o prédio está sendo edificado dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde e oferecerá melhores condições de trabalho aos profissionais que atuam no serviço.

“Temos três unidades de suporte básico do SAMU e a proposta é de que tenhamos uma Unidade de Suporte Avançado. Então, a partir disso, vimos a necessidade de um local que funcione em regime de plantão 24 horas, de segunda a segunda. Estamos encarando esse desafio de estar construindo esta sede. Seremos referência dentro do Estado do Piauí, com a construção de uma sede própria-padrão, conforme uma planta orientada pelo Ministério da Saúde”, afirma Auridene Freitas.

A secretária adianta que a nova base está sendo construída, inclusive, com estrutura para receber a Unidade de Suporte Avançado do SAMU. “Temos a equipe treinada, aguardando apenas a liberação do recurso e da viatura por parte do Ministério da Saúde. O município já venceu todas as etapas para recebimento desse veículo, a Unidade de Suporte Avançado, que tem a proposta de atender não somente o município de Oeiras, mas atender outros municípios desta região”, informa a secretária municipal de Saúde.

O município de Oeiras conta com três unidades de suporte básico do SAMU, que oferece atendimento por intermédio de Centrais de Regulação de Urgência, através do telefone 192.

Melhorias no Estádio Municipal

Na manhã de hoje, 09, o prefeito Zé Raimundo, o secretário Antônio Portela e a equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel) acompanhou a implantação do sistema automático de irrigação do gramado do Estádio Municipal Gérson Campos. O novo sistema possibilita a manutenção do gramado verde e saudável por mais tempo.

“Também fizemos melhorias na infraestrutura do estádio, com a recuperação da calçada e do muro. O campo esportivo está ganhando, ainda, um novo alambrado e pintura nas arquibancadas. As benfeitorias valorizam o Estádio Municipal que, a partir do próximo dia 20, recebe os jogos do Campeonato Ruralzão, uma das mais importantes competições esportivas do interior do Piauí”, explica o prefeito. 

05 de julho de 2018

Saúde inicia implantação do Pré-natal do Parceiro

Saúde inicia implantação do Pré-natal do Parceiro em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), está realizando desta quarta até sexta-feira, 06, uma oficina de implantação e capacitação do Pré-natal do Parceiro para profissionais de saúde. A capacitação acontece no auditório da Semusa e é destinada a agentes comunitários de saúde, técnicos em enfermagem, médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas, professores de educação Física, psicólogos, assistentes sociais e fonoaudiólogos.

A coordenadora de Saúde do Homem da Semusa, Alexsandra Fontes, explica que o objetivo do Pré-natal do Parceiro é introduzir nos homens a prática de uma paternidade ativa e cuidadora antes, durante e depois do nascimento. Segundo ela, a implantação do programa em Oeiras faz parte de um movimento crescente no Brasil e no mundo que defende o envolvimento integral dos homens na gestação, no parto, no cuidado e na educação das crianças.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) está trabalhando na adesão de empresas ao programa, para que os funcionários usufruam do direito ao Pré-natal do Parceiro. Várias empresas já estão cadastradas.

Conhecido como pré-natal, o acompanhamento da saúde da gestante e do bebê durante a gravidez é oferecido e recomendado pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Ele consiste em uma série consultas — a primeira deve ser realizada até 120 dias de gestação —, exames e atividades complementares (como palestras e reuniões) que servem para detectar, tanto na mãe quanto na criança, anormalidades no desenvolvimento e riscos de doenças e infecções, além de promover uma gestação saudável.

A ideia de que o atendimento pré-natal é responsabilidade única da mulher, sem haver necessidade de participação do parceiro, é um dos fatores que inauguram o peso maior de cuidado dos filhos sobre as mulheres. Para combater essa desigualdade, fundando a prática de uma paternidade ativa e cuidadora antes, durante e depois do nascimento, além de prevenir doenças, o programa de pré-natal do homem foi normatizado pelo Ministério da Saúde em 2011.

PROGRAMAÇÃO:

04.07.18

LOCAL: Auditório da SEMUSA

MANHÃ - Público-Alvo: Agentes Comunitários de Saúde da Zona Urbana e Técnicos em Enfermagem Zona Urbana.

08:00h às 08:30h - Acolhimento - (Psi. João Marcos)

08:30h às 09:00h - Apresentação da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem/PNAISH - (Enfª. Rai Vieira)

09:00h às 09:15h - Eixo 1: Acesso e acolhimento - (Enfª. Katharine Dantas)

09:15 às 09:30h - Eixo 4: Prevenção de violências e acidentes - (Enfª. Katharine Dantas)

09:30 às 09:45h -Eixo 5: Agravos e condições crônicas na população masculina - (Enfª. Katharine Dantas)

09:45h às 10:00h - Eixo 2: Saúde Sexual e Reproduva - (Enf. Reinaldo Ferreira)

10:00h às 10:10h - Intervalo.

10:10h às 10:30h - Eixo 3: Paternidade e cuidado - (Enfª Alexsandra Fontes)

10:30h às 10:50h - Apresentação do Guia de Saúde do Homem para Agentes Comunitário e Guia do Pré-Natal do Parceiro para Profissionais de Saúde - (Enfª. Rai Vieira)

10:50h às 11:15h - Apresentação da reestruturação do Centro Obstétrico/HRDC - (Enf. Wemerson Fontes)

11:15h às 11:40h- Orientações, sobre operacionalização, monitoramento e avaliação do pré-natal do parceiro em Oeiras-PI - (Enfª Alexsandra Fontes)

11:40h às 12:00h - Discussão.

12:00h - Encerramento.

LOCAL: Auditório da SEMUSA

TARDE - Público-Alvo: Agentes Comunitários de Saúde da Zona Rural e Técnicos em Enfermagem Zona Urbana.

14:00h às 14:30h - Acolhimento.

14:30h às 15:00h - Apresentação da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem/PNAISH.

15:00h às 15:15h - Eixo 1: Acesso e acolhimento.

15:15 às 15:30h - Eixo 2: Saúde Sexual e Reproduva.

15:30 às 15:45h - Eixo 4: Prevenção de violências e acidentes.

15:45h às 16:00h - Eixo 5: Agravos e condições crônicas na população masculina

16:00h às 16:10h - Intervalo.

16:10h às 16:30h - Eixo 3: Paternidade e cuidado.

16:30h às 16:50h - Apresentação do Guia de Saúde do Homem para Agentes

Comunitário e Guia do Pré-Natal do Parceiro para Profissionais de Saúde.

16:50h às 17:15h - Apresentação da reestruturação do Centro Obstétrico/HRDC

17:15h às 17:40h- Orientações, sobre operacionalização, monitoramento e avaliação do pré-natal do parceiro em Oeiras-PI.

17:40h às 18:00h - Discussão

18:00h - Encerramento.

05.07.18

LOCAL: Auditório da SEMUSA

AMANHÃ - Público-Alvo: ACSs Zona Urbana e Rural, Médicos, Enfermeiros, Dentistas, Nutricionistas, Prof. Educação Física, Psicólogos, Assis. Social, Fonoaudiólogos e Téc. em Enfermagem das zonas Urbana e Rural.

08:00h às 09:00h - Acolhimento: Responsabilização e Vínculo - (Psi. João Marcos)

09:00h às 12:00h - Boas práticas na Atenção ao Pré-Natal e puerpério - (Enfª. Obstetra Tatiana Guimarães).

TARDE - Público-Alvo: Médicos, Enfermeiros, Dentistas, Nutricionistas, Prof. Educação Física, Psicólogos, Assistentes Sociais, Fonoaudiólogos.

14:00h às 14:30h - Acolhimento.

14:30h às 15:00h - Apresentação da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem/PNAISH.

15:00h às 15:15h - Eixo 1: Acesso e acolhimento.

15:15 às 15:30h - Eixo 2: Saúde Sexual e Reproduva.

15:30 às 15:45h - Eixo 4: Prevenção de violências e acidentes.

15:45h às 16:00h - Eixo 5: Agravos e condições crônicas na população masculina.

16:00h às 16:10h - Intervalo.

16:10h às 16:30h - Eixo 3: Paternidade e cuidado.

16:10h às 16:30h - Eixo 3: Paternidade e cuidado.

16:30h às 16:50h - Apresentação do Guia de Saúde do Homem para Agentes Comunitário e Guia do Pré-Natal do Parceiro para Profissionais de Saúde.

16:50h às 17:15h - Apresentação da reestruturação do Centro Obstétrico/HRDC

17:15h às 17:40h- Orientações, sobre operacionalização, monitoramento e avaliação do pré-natal do parceiro em Oeiras-PI.

17:40h às 18:00h - Discussão.

18:00h - Encerramento.

06.07.18

LOCAL: Auditório da SEMUSA

MANHÃ - Público-Alvo: Agentes de Combate as Endemias, Téc. em Saúde, Bucal Zona Urbana e Zona Rural e Téc. em Enfermagem Zona Rural.

08:00h às 08:30h - Acolhimento - (Psi. João Marcos)

08:30h às 09:00h - Apresentação da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem/PNAISH - (Enfª. Rai Vieira)

09:00h às 09:15h - Eixo 1: Acesso e acolhimento - (Enfª. Katharine Dantas)

09:15 às 09:30h - Eixo 2: Saúde Sexual e Reproduva - (Enfª. Katharine Dantas)

09:30 às 09:45h - Eixo 4: Prevenção de violências e acidentes - (Enfª. Katharine Dantas)

09:45h às 10:00h - Eixo 5: Agravos e condições crônicas na população masculina - (Enfª. Katharine Dantas)

10:00h às 10:10h - Intervalo.

10:10h às 10:30h - Eixo 3: Paternidade e cuidado - (Enfª Alexsandra Fontes)

10:30h às 10:50h - Apresentação do Guia de Saúde do Homem para Agentes Comunitário e Guia do Pré-Natal do Parceiro para Profissionais de Saúde - (Enfª. Rai Vieira)

10:50h às 11:15h - Apresentação da reestruturação do Centro Obstétrico/HRDC - (Enf. Wemerson Fontes)

11:15h às 11:40h- Orientações, sobre operacionalização, monitoramento e avaliação do pré-natal do parceiro em Oeiras-PI - (Enfª Alexsandra Fontes).

04 de julho de 2018

Conselho Municipal de Saúde realiza reunião itinerante

Conselho Municipal de Saúde realiza reunião itinerante em Oeiras

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizou nesta quinta-feira, 28, mais uma reunião do seu projeto itinerante, em Oeiras. Desta vez, o encontro aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Jureminha.

A reunião foi iniciada com uma homenagem à conselheira Maria Reijane Barbosa, falecida no último domingo, dia 24. Na ocasião, também foram discutidas demandas da comunidade e apresentados planos de ação da Secretaria Municipal de Saúde para a Coordenação de Vigilância Municipal e Nutricional, apresentado pela nutricionista Jardeline de Oliveira e para o Plano de Assistência Farmacêutica, explanado pela enfermeira Katharine Dantas. 

O encontro contou com a participação da secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas. “Fomos muito bem acolhidos aqui, levantamos propostas, sugestões de melhorias dentro desta unidade, dentro deste bairro e falamos sobre como esse bairro pode ser melhor assistido. Além dos usuários, além do próprio Conselho, escutamos a equipe e assim vamos prosseguindo com este cronograma de reuniões para que elas possam estar acontecendo em todas as áreas de atuação dentro da Estratégia Saúde de Família”, avalia a secretária.

Desde abril, os encontros do CMS acontecem em caráter itinerante.

Conselho Municipal de Saúde

O Conselho Municipal de Saúde é formado por usuários do SUS, que são 50% da representação da instituição; trabalhadores do SUS; representantes dos prestadores de serviços para o SUS e representantes da gestão municipal. Integram o CMS, 16 membros titulares e 16 suplentes, que têm o papel de fiscalizar e acompanhar a política municipal de saúde.

A instituição desenvolve sua função na formação e controle de estratégias de políticas de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, em caráter permanente e deliberativo, atuando para garantir a inclusão direta da população no controle e na elaboração de políticas para a gestão de saúde na cidade.

02 de julho de 2018

Prefeito inaugura Academia da Saúde no Bairro Rosário

Prefeito Zé Raimundo inaugura Academia da Saúde no Bairro Rosário em Oeiras

O prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, inauguraram na tarde desta quinta-feira, 28, no Bairro Rosário, mais uma Academia da Saúde na cidade de Oeiras. A área multiuso, dotada de equipamentos de ginástica, está localizada na praça em frente à Escola Municipal Francisco Quirino.

O Bairro Rosário é a quinta comunidade contemplada com a Academia da Saúde. Rodagem de Floriano, Conjunto Parque Leste, Jureminha e o povoado Buriti do Rei também receberam o equipamento. No próximo dia 09 de julho, a Prefeitura de Oeiras inaugura a Academia da Saúde na Praça João XXIII (Praça do BEC), no Bairro Jurani.

Segundo Auridene Freitas, a implantação das academias tem o objetivo de estimular a prática da atividade física, promover a alimentação saudável e contribuir para a produção de modos de vida benéficos e sustentáveis para a população. “Através da atividade física com alimentação saudável nós temos conseguido resultado favoráveis e positivos, conseguido controlar até o uso da medicação tanto para os hipertensos quanto para os diabéticos. Temos o entendimento continuar com este trabalho por outras áreas. A proposta é que as pessoas possam entender e aderir a este projeto, que é qualidade de vida”, ressalta a secretária.

O prefeito José Raimundo acredita que a instalação das academias em espaços públicos potencializa a prática da atividade física e colabora para a promoção da saúde e do lazer no município. “O Bairro do Rosário é o mais antigo da cidade de Oeiras e tem um grande número de moradores da Terceira Idade, público-alvo desta academia que hoje colocamos à disposição da população. Nosso intuito é colocar em todos os bairros a academia em logradouros como praças, na zona urbana e zona rural, para tirar as pessoas de dentro de casa, para que façam o exercício, que é saúde e qualidade de vida”, afirma Zé Raimundo.

A implantação das Academias da Saúde em Oeiras está associada ao trabalho dos Grupos Qualidade de Vida, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, através dos Núcleos de Saúde da Família (NASFs), que já contempla 18 comunidades. No Rosário, as aulas orientadas pelos profissionais do Grupo Qualidade de Vida acontecerão todas as segundas-feiras, às 17h30, na praça onde está instalada a academia.

Além da Academia da Saúde, o prefeito anunciou que o Rosário receberá, em breve, obras de infraestrutura. “Vai estar chegando logo, logo asfalto em quatro ruas do Bairro Rosário e calçamento nos conjuntos Fábio Barroso e Marcos Barroso. São melhorias que a comunidade é merecedora”, pontua o prefeito.

26 de junho de 2018

Oeiras ganha destaque em Encontro Nacional de Vigilância Sanitária

Com Educanvisa, Oeiras ganha destaque em Encontro Nacional de Vigilância Sanitária

O trabalho do município de Oeiras no desenvolvimento do projeto Educanvisa ganhou destaque nacional. A convite da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, e a fiscal sanitária, Albina Neres, participaram nos dias 21 e 22 de junho, do Encontro do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária – Práticas de Gestão e Responsabilidades Federativas, realizado em Brasília.

O encontro contou com a participação de cerca de 80 convidados, representantes das Vigilâncias Sanitárias Estaduais, dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde, da Anvisa e do Ministério da Saúde. O propósito da reunião foi propiciar um momento de integração e identificar oportunidades para a melhoria da atuação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.

Na ocasião, foram abordados temas como a educação permanente na prática da Vigilância Sanitária e os caminhos para a coordenação descentralizada do Educanvisa, através da modalidade de Educação à Distância (EaD). “Fomos convidados a participar da mesa de discussões para debater sobre o assunto, como também para dar nossa contribuição relatando a experiência do município com o projeto”, explica a fiscal sanitária, Albina Neres.

Segundo a Anvisa, Oeiras é a única cidade do Brasil que aplica o projeto em todas as escolas municipais. “Oeiras aderiu ao Educanvisa em 2015, onde 58 escolas municipais desenvolveram as estratégias do referido projeto com a participação de 6.330 alunos. E desde então vem desenvolvendo o projeto em toda a Rede Municipal de Ensino. A continuidade do projeto só vem sendo possível por contar com o apoio da gestão e compromisso dos professores, gestores e coordenadores da rede municipal de ensino”, ressalta Albina Neres, que coordena o Educanvisa no município, ao lado da professora Carlane Leal, da Secretaria Municipal de Educação.

Além de representar em Oeiras, Auridene Freitas participou do evento representando o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (COSEMS). Para ela, o êxito do projeto Educanvisa em Oeiras é resultado do trabalho integrado das Secretarias Municipais de Saúde e Educação.

“Experiência ímpar para a Gestão Municipal de Oeiras, onde só foi possível a implantação do projeto Educanvisa de maneira eficaz, graças ao compromisso da gestão em conduzir a ação com zelo. Através de uma parceria firmada entre a Saúde e Educação e, por entender o impacto positivo ao município, as ações entre as pastas precisam estar alinhadas e incorporadas ao Plano Municipal/Programação Anual de forma a garantir a continuação do programa no munícipio, independente de quem esteja na gestão”, defende a secretária municipal de Saúde.

Educanvisa

O Educanvisa é um projeto educativo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), destinado à capacitação de professores da rede pública de ensino em assuntos relativos à Vigilância Sanitária para serem trabalhados na comunidade escolar. É uma atividade de promoção da saúde e de prevenção de doenças, cuja ideia central é prevenir sobre os riscos e os danos associados ao uso inadequado de produtos sujeitos ao controle sanitário.

A proposta do Educanvisa é que os estudantes orientarem a família e a população local a partir dos conhecimentos adquiridos através das atividades do projeto. Uso racional de medicamentos, alimentação e hábitos de vida saudáveis, vigilância sanitária, higiene pessoal e cuidados com o meio ambiente são alguns dos temas trabalhados, em sala de aula, por professores da rede municipal de ensino no projeto Educanvisa, em Oeiras.

Oeiras participa de capacitação sobre Manejo Clínico da Tuberculose

Oeiras participa de capacitação sobre Manejo Clínico da Tuberculose

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Oeiras participaram nos dias 19 e 20 de junho, em Teresina, de uma capacitação em Manejo Clínico da Tuberculose em Adultos, ministrada por técnicos do Ministério da Saúde. O evento reuniu profissionais de saúde de diversas cidades do Estado.

O município de Oeiras esteve representado pelo coordenador municipal de Vigilância Epidemiológica, enfermeiro Miguel Ângelo Ribeiro, e pela coordenadora municipal de Controle da Tuberculose, enfermeira Jéssica Cavalcante. "A Tuberculose é uma doença considerada um problema de saúde pública que merece atenção e exige o desenvolvimento de estratégias de controle", explica Miguel Ribeiro.

Durante a capacitação foram discutidos o novo manejo para enfrentamento da doença, o perfil epidemiológico do Estado do Piauí e dos municípios presentes, experiências vivenciadas dentre outros assuntos relacionados.

O coordenador da Vigilância Epidemiológica observa uma redução no número de casos da doença notificados no município de Oeiras. "Oeiras tem recebido total apoio dos gestores locais e que há um grande compromisso da Secretaria Municipal de Saúde em cumprir com as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e que confrontando dados comparativos percebe-se uma redução no número de casos, pois de acordo com dados no banco de dados em 2016 foram notificados 12 casos, 2017 com 09 casos, todos notificados, investigados, devidamente acompanhados e encerrados dentro do prazo pelo critério de cura. Já em 2018 já temos notificados 03 casos que estão em andamento, visto que é uma doença que leva em média 6 meses de tratamento a partir da sua detecção", detalha Miguel Ribeiro.

“Nosso compromisso agora é capacitarmos a equipes de Estratégia Saúde da Família do município e permanecermos vigilantes”, finaliza o enfermeiro.

Saúde qualifica profissionais para detecção da Hanseníase em Oeiras

Saúde qualifica profissionais para detecção da Hanseníase em Oeiras

A detecção da Hanseníase foi tema de uma qualificação profissional, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através da coordenação do Núcleo de Apoio ao Diagnóstico e Tratamento das Doenças Endêmicas, nesta quinta-feira, 21, no auditório da Casa da Merenda, em Oeiras.

A qualificação teve como públicos-alvo médicos, enfermeiros e fisioterapeutas da Estratégia Saúde da Família (ESF) Núcleo de Saúde da Família (Nasf). Abordando a detecção e tratamento da Hanseníase na comunidade, a prevenções de incapacidades físicas e finalizando com a prática em pacientes com a Hanseníase, a qualificação foi ministrada pelo médico Luimar Santos, mestre em Epidemiologia em Saúde Pública.

A enfermeira Jéssica Cavalcante, coordenadora do Núcleo de Apoio ao Diagnóstico e Tratamento das Doenças Endêmicas, explica que a Hanseníase é uma doença crônica causada pela infecção do bacilo Mycobacterium leprae. “O domicílio é visto como o mais importante espaço de transmissão, visto que este bacilo é transmitido pelas vias aéreas e que embora infecte grande número de pessoas é necessário condições do meio e com o hospedeiro para poder adoecer”, esclarece a coordenadora.

Os sinais e sintomas da doença são: manchas ou placas discrômicas (esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas ) em qualquer parte do corpo; área de pele seca, com falta de suor (anidrose) e com queda de pêlos (alopecia); área da pele com perda ou ausência de sensibilidade (dormências, diminuição da sensibilidade térmica, dolorosa e táctil); parestesias (sensação de formigamento na pele); dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas; edema ou inchaço de mãos e pés; nódulo (caroços) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.

A coordenadora da Semusa observa que o tratamento da doença é eminentemente ambulatorial. “O diagnóstico é clínico e é dado pelo exame dermatoneurológico, para identificar as lesões da pele e o comprometimento de nervos periféricos e pela análise da história e condições de vida do paciente (epidemiollógico)”, elucida Jéssica Cavalcante, acrescentando que nos serviços básicos de saúde, administra-se uma associação de medicamentos, a poliquimioterapia (PQT/OMS), que mata o bacilo e evita a evolução da doença, prevenindo as incapacidades e deformidades por ela causadas, levando à cura.

22 de junho de 2018

Prefeitura doa terreno à OAB-PI para construção de Clube dos Advogados

Prefeitura doa terreno à OAB-PI para construção de Clube dos Advogados em Oeiras

O prefeito de Oeiras, José Raimundo, assinou na manhã desta quinta-feira, 21, o termo de doação de um terreno para a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Piauí. A área é destinada à construção do Clube dos Advogados no município. 

A solenidade de doação do terreno aconteceu na Galeria dos Prefeitos, no Paço Municipal, e contou com a participação de secretários municipais, vereadores, de dezenas de advogados, que atuam em Oeiras e cidades vizinhas e do presidente da OAB-PI, Chico Lucas. “Os advogados de Oeiras têm o direito de reivindicar um espaço de lazer e nós estamos fazendo justiça a este pedido. Agradeço à Prefeitura de Oeiras e a todos que se empenharam para este momento”, pontua Chico Lucas.

O terreno possui uma área de cinco mil metros quadrados e está localizado no Bairro Uberaba I, ao lado do portão principal de acesso à antiga edificação do Colégio Agrícola. O imóvel é servido de acesso pavimentado, saneamento básico, energia elétrica trifásica e água encanada.

Ao fazer a doação do terreno, Zé Raimundo falou do trabalho de sua gestão em torno da organização administrativa do município e da importância da construção do clube da advocacia em Oeiras. “O município terá mais esta ferramenta e este local de lazer, como tantos outros que nossa cidade contempla. Como gestor, fico feliz em poder estar doando esta área para o Clube do Advogados de Oeiras, que acho que é de suma importância e de grande relevância para nosso município”, afirma o prefeito.

“Aqui se materializa o sonho construído outrora Articulador da iniciativa, o advogado Adriano Dantas. É momento de alegria e de festejarmos essa conquista, que é de todos”, celebra o advogado Adriano Dantas, articulador da iniciativa.

Prefeitura decreta ponto facultativo durante jogos do Brasil na Copa

Prefeitura de Oeiras decreta ponto facultativo e horários especiais durante jogos do Brasil na Copa

A Prefeitura de Oeiras emitiu nesta quinta-feira, 21, um decreto que dispõe sobre o horário de funcionamento dos órgãos do poder executivo municipal, durante os jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo da Rússia.

A próxima partida está marcada para as 09h da manhã desta sexta-feira, 22, contra a Costa Rica. Nesta data, será ponto facultativo na Administração Municipal, ressalvando o expediente no turno da tarde na Secretaria Municipal de Educação, que obedecerá calendário preestabelecido.

Na próxima quarta-feira, 27, quando a Seleção Brasileira entra em campo novamente, o expediente será das 7h às 12h. A partida contra a Sérvia será às 15h.

No caso de classificação do Brasil para as etapas subsequentes, o expediente dos órgãos do poder executivo será o seguinte:

- ponto facultativo nos dias úteis em que houver jogos da Seleção Brasileira às 11h, no horário de Brasília;

- expediente de 7h às 12h, nos dias úteis em que houver jogos da Seleção Brasileira às 15h, no horário de Brasília;

Ainda de acordo com o decreto da Prefeitura de Oeiras, ficam os secretários municipais incumbidos de manter o funcionamento dos serviços essenciais e de resolver os casos urgentes nos dias e horários definidos pelo decreto, podendo haver convocação de servidores do quadro em casos de necessidade excepcional.

20 de junho de 2018

Oeiras representa o Piauí em Fórum Nacional de Desenvolvimento

Oeiras representa o Piauí em Fórum Nacional de Desenvolvimento Econômico

A secretária municipal de Indústria e Comércio de Oeiras, Carla Martins, representou o Piauí no Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico, realizado nesta terça-feira, 19, em João Pessoa, na Paraíba.

O propósito do evento é articular, capacitar e promover a troca de experiência entre gestores municipais de áreas relacionadas à temática desenvolvimento econômico. O Fórum identifica e compartilha políticas públicas exitosas e que possam ser replicadas por outros gestores públicos, governos locais e entidades em prol do desenvolvimento econômico local.

Além de Carla Martins, participou do evento representando o Piauí, o secretário de Indústria e Comércio do município de Beneditinos. Os gestores foram escolhidos pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), pela atuação à frente da pasta.

Dentro do evento, foram realizadas oficinas e visitas técnicas para que os gestores municipais conhecessem experiências exitosas das prefeituras de João Pessoa e Campina Grande. 

O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico é um espaço privilegiado de articulação, interlocução e mobilização de secretários e dirigentes municipais de desenvolvimento econômico. Foi criado em março de 2010, no âmbito das ações desenvolvidas pelos Convênios realizados entre a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), fruto da necessidade de organizar e consolidar uma rede de dirigentes municipais das áreas voltadas à promoção do desenvolvimento local e subsidiar a gestão municipal na formulação e implantação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico local.

13 de junho de 2018

Caminhada marca Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

Caminhada marca Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil em Oeiras

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), através das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), realizou uma caminhada alusiva ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, celebrado nesta terça-feira, 12 de junho. 

A caminhada contou com a participação de dezenas de crianças e adolescentes, integrantes dos Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) desenvolvidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS I e II), além de alunos da escola estadual Costa Alvarenga. A caminhada percorreu as principais ruas do centro da cidade, sendo encerrada no Mercado Municipal Dona Lili, onde aconteceram diversas apresentações culturais realizadas pelas crianças.

“A caminhada é, sem dúvida, uma oportunidade para sensibilizar, informar, debater e dar destaque à essa questão social, potencializando esforços para acelerar a erradicação do trabalho infantil no Brasil e em Oeiras”, pontua Vanessa Reinaldo, secretária municipal de Assistência Social.

As Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil- AEPETI realizam anualmente esse momento de luta e reflexão com o objetivo de alertar a população para o fato de muitas crianças serem obrigadas a trabalhar diariamente, quando deveriam estar na escola em busca do conhecimento e da construção de um futuro melhor para si e para as suas famílias.

Após sabatina, Assuéro Rêgo é aprovado para presidência do SAAE

Após sabatina, Câmara aprova nome de Assuéro Rêgo para presidência do SAAE de Oeiras

A Câmara Municipal de Oeiras aprovou nesta segunda-feira, 11, a indicação do engenheiro civil, Assuéro César Rêgo Pinheiro, para a presidência do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Indicado pelo prefeito José Raimundo, o nome do engenheiro foi aprovado, por unanimidade, após a realização de uma sabatina, com questionamentos feitos pelos vereadores.

Autarquia municipal responsável pelo gerenciamento do sistema de distribuição e tratamento de água e esgotamento sanitário de Oeiras, o SAAE foi criado através da Lei Municipal Nº 1.826, de 10 de agosto de 2017, e implementado após um processo de transição, envolvendo a equipe técnica da autarquia, a direção da Agespisa e do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí (IAEPI).

O órgão entrou em funcionamento no início de maio. Assuéro Rêgo participou do processo de transição e, antes da aprovação da Câmara Municipal, ocupava o cargo de presidente da autarquia de forma interina, desde fevereiro deste ano.

Para o gestor, o maior desafio do SAAE é a universalização do sistema de água e esgoto de Oeiras. “Nosso maior objetivo é a universalização do serviço de água e esgoto no nosso município. Não é uma tarefa fácil. Tratar a água, entregar uma água de qualidade para a população e certificar, dar garantia que estamos prestando um serviço de qualidade”, pontua o presidente, acrescentando que neste primeiro mês de funcionamento, o SAAE já realizou diversos serviços na rede, como novas ligações, retirada de vazamentos e substituição de bombas.

“Nós aprovamos o nome do Assuéro. Fizemos questionamentos sobre a qualidade da água; do Sisar [Sistema Integrado de Saneamento Rural], que já atende alguns povoados; a questão do concurso público e ele foi respondendo tudo e com essas respostas vamos cobrar depois”, afirma o vereador Pedro Freitas.

Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, o vereador José Alberto avalia positivamente a indicação de Assuéro Rêgo para o cargo. “O prefeito Zé Raimundo foi muito feliz na indicação do Assuéro, que se mostrou hoje preparadíssimo para o cargo, pelo seu conhecimento. Engenheiro formado pela Universidade Federal do Piauí, com vários cursos de pós-graduação e vários cursos de aperfeiçoamento. As perguntas feitas pelos vereadores foram bem respondidas por ele e isso mostra que ele está preparado para o cargo”, analisa o parlamentar.

Assuéro Rêgo

Assuéro César Rêgo Pinheiro é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Tem pós-graduações em Avaliações e Perícias de Engenharia pela Universidade Cidade de São Paulo e em Estruturas e Fundações pelo Instituto de Pós-graduação-IPOG. Foi Gerente de Recursos Hídricos na Secretaria Estadual de Meio Ambiente; atuou na elaboração de orçamentos e fiscalização de obras na Fundação Municipal de Saúde de Teresina, na Secretaria Estadual de Defesa Civil e no gerenciamento de obras civis nas construtoras Remanso e Brick by Brick Construções. É engenheiro civil concursado na Prefeitura Municipal de Oeiras, desde o ano de 2016, e atualmente preside o SAAE.

11 de junho de 2018

Arraiá da Semas começa dia 15 de junho com apresentações folclóricas

Arraiá da Semas começa dia 15 de junho com quadrilhas, danças e apresentações folclóricas

Tem início na próxima sexta-feira, 15, a 10ª edição do Arraiá da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Este ano, as festividades têm como tema ‘Vila da Mocha – Minha Oeiras: o coração do sertão nordestino’.

Tradicional na cidade, o Arraiá da Semas reúne quadrilhas juninas, apresentações folclóricas e danças típicas de instituições públicas e privadas de Oeiras. O evento acontece na Praça de Eventos até o dia 05 de julho, começando sempre às 19:30h.

Veja o cronograma de apresentações:

15/06/2018 SEMAS – Secretária Municipal de Assistência Social e CAPS – Centro de Atenção Psicossocial 
16/06/2018 Instituto Educacional Mahatma Gandhi 

17/06/2018 Secretária Municipal da Juventude 

20/06/2018 IFPI – Instituto Federal do Piauí

21/06/2018 Escola Municipal Girassol e Escola Municipal Júlia Miranda (SEMED) 

22/06/2018 Escola Municipal Visconde da Parnaíba e Escola Municipal Cebolinha (SEMED) 

23/06/2018 Escola Municipal Juarez Tapety e Escola Municipal Lourenço Barbosa Castelo Branco (SEMED)

24/06/2018 CETI Pedro Sá 

25/06/2018 Escola Municipal Mercês Romão e Escola Municipal Francisco Quirino(SEMED)

26/06/2018 Escola Municipal Mãe Tança e Escola Municipal da Várzea (SEMED) 

27/06/2018 Escola Municipal Agrotécnica de Oeiras e Escola Municipal Santinha Nunes (SEMED) 

28/06/2018 Escola Municipal Professor Balduíno Barbosa de Deus e Escola Municipal Dom Edilberto Dinkelborg (SEMED) 

29/06/2018 Unidade Escolar Farmacêutico João Carvalho 

30/06/2018 Educandário Monteiro Lobato 

01/07/2018 Sociedade Educacional Paulo Freire 

02/07/2018 Quadrilha Renga Tchenga 

03/07/2018 CETI Rocha Neto 

04/07/2018 Unidade Escolar Costa Alvarenga 

05/07/2018 SEMAS – Secretária Municipal de Assistência Social |Festival de quadrilhas

08 de junho de 2018

Prefeitura entrega mais de 1.800 cestas básicas arrecadadas na 6ª Expoeiras

Prefeitura de Oeiras inicia entrega de mais de 1.800 cestas básicas arrecadadas pela 6ª Expoeiras

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, iniciou nesta quinta-feira, 07, a entrega de 1.802 cestas básicas, formadas a partir das mais de 24 toneladas de alimentos arrecadadas na 6ª Expoeiras, evento realizado de 25 a 27 de maio.

Nesta quinta-feira, foram entregues 524 cestas básicas a famílias dos bairros Canela, Jureminha, Oeiras Nova, Rodagem de Picos, Uberaba, Jurani, Vila São José e Vila Santa Teresa, regiões atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS I).

Nesta sexta-feira, 08, serão distribuídas 474 cestas básicas para moradores dos bairros Rosário, Várzea, Rodagem de Floriano, Centro, Bomba, Pedreira, Outeiro e Lajeiro do Samba, locais atendidos pelo CRAS II.

As cestas são compostas por produtos básicos: arroz, feijão, açúcar, óleo, macarrão, café, massa de milho, biscoitos, entre outros itens de primeira necessidade. Os alimentos são destinados para famílias em situação de vulnerabilidade social, cadastradas pela equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Segundo a secretária Vanessa Reinaldo, além da zona urbana, também serão distribuídas cestas básicas para famílias da zona rural do município. “Na segunda-feira, dia 11, iniciamos a entrega das cestas nas localidades da zona rural”, comenta a secretária, ressaltando a responsabilidade social agregada à 6ª Expoeiras e a solidariedade do povo de Oeiras e regiões vizinhas vão fazer a diferença na mesa de centenas de famílias.

Oeiras realiza 6ª Conferência Infantojuvenil e 3ª Mostra Educanvisa

Oeiras realiza 6ª Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente e 3ª Mostra Educanvisa

Foi realizada nesta quinta-feira, 07, na Escola Municipal Agrotécnica, no Bairro Uberaba, a 6ª Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente e a 3ª Mostra Educanvisa. Os projetos foram promovidos pela Prefeitura de Oeiras de forma integrada, através da atuação das Secretarias Municipais de Educação e Saúde e Gerência Municipal de Meio Ambiente, e em parceria com o IBAMA e Vigilância Sanitária.

A conferência contou com a participação do prefeito José Raimundo, de representantes das instituições parcerias e de alunos do 1° ao 9° ano de escolas da rede municipais – zona urbana e rural – e de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental de escolas das redes estadual e privada da cidade de Oeiras.

“São dois projetos que compõem as ações da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Gerência Municipal de Meio Ambiente. É um trabalho de educação, porque acreditamos que a formação da criança e do adolescente é quem é capaz de mudar todas as estatísticas em relação à destruição do Meio Ambiente, que é nossa casa maior, nossa Casa Comum, e que precisa ser cuidada”, destaca a professora Tiana Tapety, secretária municipal de Educação.

Este ano, a conferência teve como tema central a Proteção da Fauna. A temática foi referenciada pelo projeto Liberdade e Saúde, do IBAMA. “Esse projeto é baseado na história de vida de um piauiense, oriundo da escola pública de Oeiras, que é o Sandovaldo Moura, médico veterinário do IBAMA. Ele cresceu e viveu aqui em Oeiras. Todo o Ensino Fundamental dele foi aqui nesta cidade, que deu toda uma base de formação para que posse continuar a vida profissional, fazendo medicina veterinária, mestrado e doutorado na universidade pública e hoje é motivo de alegria para gente retornar à essa cidade trazendo essa mensagem educativa de proteção dos animais e prevenção de doenças”, narra Fabiano Pessoa, técnico do IBAMA.

Sandovaldo Moura e Fabiano Pessoa atuaram como mediadores do projeto de educação ambiental nas escolas municipais. “O projeto Liberdade e Saúde funciona como uma estratégia de combate ao tráfico de animais silvestres e prevenção das zoonoses, através de educação ambiental. Nosso desafio foi trabalhar educativos que trabalhem estas temáticas, a partir dessas vivências de diversos olhares de professores, colegas do IBAMA, arquitetos, engenheiros, geógrafos, filósofos. Elaboramos materiais como gibis, jogos, vídeos, músicas. Quem compôs as músicas? Sandovaldo. A história de vida dele conseguiu colocar uma arte e vocês aqui em Oeiras conseguem ampliar essa arte, com músicas, paródias. É uma coisa fantástica! Um trabalho maravilhoso desenvolvido pelas escolas, a partir da formação de multiplicadores, num seminário que ocorreu e fechando com essa grande ação”, detalha Fabiano Pessoa.

“O projeto despertou uma coisa muito importante para todos nós, seres humanos: a consciência e o respeito com o Meio Ambiente, a educação para uso de medicamentos, saneantes e vários outros fatores”, destaca Bárbara Diva, 14 anos, aluna da Escola Municipal Visconde da Parnaíba.

Mostra Educanvisa

A secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, explica que Oeiras aderiu em 2015 ao Educanvisa. Ela acrescenta que o objetivo do projeto é a promoção da saúde e a prevenção de doenças, com o intuito de inibir os riscos e os danos associados ao uso inadequado de produtos sujeitos a controle sanitário.

“O Educanvisa é um projeto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), executado em Oeiras por meio da parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Saúde. Essa atividade de promoção da saúde e prevenção de doenças trabalha vários eixos dentro das escolas. As ações pedagógicas das escolas são ajustadas dentro dos eixos. No Estado do Piauí, nós somos referência neste projeto e temos colhido frutos bastante positivos”, destaca a secretária informando que, no próximo dia 20 de junho, Oeiras apresentará, pela segunda vez, sua experiência exitosa no Educanvisa num congresso nacional, em Brasília.

No projeto foram expostos trabalhos e produtos de material reciclado, confeccionados pelos alunos das escolas da rede municipal. Dentro da Conferência também foram realizadas oficinas, abordando os diversos eixos abordados em sala de aula, ao longo do ano letivo – Proteção da Fauna, Lei de Crimes Ambientais, Zoonoses, Anvisa e Alimentos, Anvisa e Medicamentos, Cosméticos e Saneantes. As oficinas foram conduzidas pela professora Carlane Leal, uma das organizadoras da 6ª Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente e 3ª Mostra Educanvisa.

01 de junho de 2018

Idosos e estudantes participam do Dia do Desafio em Oeiras

Idosos e estudantes participam do Dia do Desafio em Oeiras

Em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), a Prefeitura de Oeiras realizou nesta quarta-feira, 30, o Dia do Desafio - edição 2018. Com o lema "Você se mexe e o mundo mexe junto", o evento tem o objetivo de provocar uma reflexão sobre a necessidade de mudar os hábitos para uma vida mais ativa e prazerosa, incentivando as pessoas a saírem do sedentarismo.

As atividades foram realizadas com estudantes de escolas municipais e estaduais e no pátio do Mercado Velho, reunido centenas de idosos que integram o Clube da Melhor Idade, espaço mantido pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Promovido mundialmente pela The Association For International Sport for All (Tafisa), no Brasil é coordenado pelo Sesc-SP e organizado pelos departamentos regionais do serviço em todo o país, em parceria com prefeituras municipais e agentes mobilizadores locais.

O Dia do Desafio surgiu em 1983, em uma pequena cidade do Canadá, quando foi determinado pelo prefeito que as pessoas deveriam desligar todas as luzes e aparelhos movidos a energia elétrica e saírem de suas casas para caminharem por quinze minutos pelo quarteirão mais próximo, a fim de obter economia de energia elétrica e estimular as pessoas a realizarem atividades físicas para se aquecerem durante os rigorosos invernos. É realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio.

A data propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A ação acontece em forma de competição saudável entre duas cidades. Além de promover saúde, o Dia do Desafio também promove uma competição entre cidades de população equivalente para ver quem movimenta mais gente. 

‘Seis e Meia’ une os sambistas Dudu Nobre e Arthur Espíndola

‘Seis e Meia’ une os sambistas Dudu Nobre e Arthur Espíndola no palco do Cine Teatro Oeiras

O projeto Seis e Meia vai reunir o sambista paraense Arthur Espíndola e o sambista carioca Dudu Nobre em um grande show no palco do Cine Teatro Oeiras, no dia 11 de junho. A apresentação terá um formato mais intimista, com os dois artistas interagindo no palco durante toda a apresentação, que tem no repertório sambas consagrados.

Em breve, será divulgada a data da venda de ingressos para o show no Cine Teatro. De Oeiras, o show segue para Corrente, Bom Jesus e Teresina.

O projeto Seis e Meia é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura. Em Oeiras, a iniciativa conta com apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Arthur Espíndola

Compositor, intérprete, multi-instrumentista e produtor, Arthur Espíndola, faz parte da nova geração de artistas paraenses que vem há algum tempo conquistando seu espaço na cena musical brasileira. Dono de um talento e sensibilidade musical, Arthur transborda carisma e personalidade em suas apresentações, cada vez mais procuradas e aplaudidas pelo público.

Arthur Espíndola dialoga com o samba e a música amazônica, promovendo o encontro rítmico do samba com pitadas de carimbó, lundu, síria, samba de cacete, guitarrada, merengue, marabaixo, boi bumbá e outros ritmos regionais. 

Essa mistura inusitada de ritmos se dá em grande parte pela fusão de instrumentos como o curimbó, banjo regional, barrica, caixa de marabaixo e a maraca, unidos ao instrumental tradicional de samba, como cavaquinho, pandeiro, surdo, tamborim, que traz uma forma bastante particular de fazer samba que alguns importantes jornalistas especializados em música chegaram a chamar de “Samba Amazônico".

Dudu Nobre

Dudu Nobre dispensa apresentações. Sambista de raiz, ele foi apadrinhado por grandes nomes do samba – tocou com Guineto, Dicró, Pedrinho da Flor e Zeca Pagodinho, que acabou sendo fundamental para consagrar o garoto como um dos mais bem dotados versadores da praça. É da lavra de Dudu, por exemplo, clássicos na voz de Pagodinho como “Posso até me apaixonar”, “Água da Minha Sede”, “Vou botar teu nome na macumba”, este em parceria com Zeca.

Dudu iniciou-se na carreira fonográfica com Dudu Nobre (1999), um discaço de estreia, com maravilhas como “Feliz da Vida”, em parceria com Nei Lopes, “São José de Madureira” (Beto Sem Braço e Zeca Pagodinho), “Quebro, Não Envergo” (Dudu), Reverendo Blá Blá (Luiz Grande - Barbeirinho do Jacarezinho - Marcos Diniz) e “No Mexe Mexe, No Bole, Bole”, entre outras.

Em 2001, foi a vez de Moleque Dudu, com a regravação “A Grande Família” (Dito e Tom), que serve até hoje de música tema do seriado da TV Globo, “Bom pra nós dois, enfim” (parceria com Zeca), “Pro amor render” (com Roque Ferreira) “O meu amor quer sambar” (com Arlindo Cruz). Regravou "Goiabada Cascão", velho partido de Wilson Moreira e Nei Lopes, sucesso na voz da madrinha Beth Carvalho lá nos idos de 80. A música entrou como bônus no CD e acabou voltando ao topo das paradas com a boa interpretação de Dudu, que não nasceu no berço, mas no trono esplêndido do samba.

30 de maio de 2018

6ª Expoeiras arrecada mais de 24 toneladas de alimentos

6ª Expoeiras arrecada mais de 24 toneladas de alimentos

As milhares de pessoas que compareceram aos shows musicais da 6ª Expoeiras converteram entretenimento e alegria em solidariedade. Com isso, mais de 24 toneladas de alimentos foram arrecadadas durante o evento. O número foi divulgado nesta segunda-feira, 28, pela Prefeitura de Oeiras, que este ano mudou a forma de ingresso aos shows da feira agropecuária.

Segundo a Prefeitura, a medida visa a possibilidade da Expoeiras, ao mesmo tempo levar diversão e entretenimento para a população, e contribuir para arrecadação de mantimentos, que serão distribuídos para famílias em situação de vulnerabilidade social do município.

As entradas foram trocadas por alimentos não perecíveis, componentes da cesta básica – açúcar, óleo, arroz, feijão, leite em pó, biscoito de sal, sardinha, macarrão, massa de milho, goma, biscoito doce e café. 

Os mantimentos arrecadados foram separados por item e estocados na quadra do Ginásio Municipal Santaninha. Na próxima sexta-feira, 01, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) apresentará um cronograma de doações dos alimentos.

Vanessa Reinaldo, secretária municipal de Assistência Social, explica que equipes da Semas, dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizaram a triagem das famílias que serão beneficiadas. “Os alimentos serão distribuídos tantos para famílias da zona urbana quanto para moradores de comunidades rurais”, comenta a secretária.

A 6ª Expoeiras aconteceu entre 25 e 27 de maio, no Parque de Exposições Antônio Tapety. Promovida pela Prefeitura de Oeiras, a Expoeiras é considerada a maior feira agropecuária do Piauí, atraindo uma grande quantidade de agricultores familiares, produtores rurais e empreendedores do agronegócio para compartilhamento de ideias, troca de informações, experiências e conhecimento para aplicação em iniciativas agrícolas.

Nesta edição, a Expoeiras teve grandes shows musicais com: Aviões do Forró, Zé Cantor, Skema 10, Forró de Cabrobó, Luan Estilizado, Gabriel Diniz (GD), Alcymar Monteiro, Wallas Arrais, Fafá Santana, Joelma Borges e banda, Taty Girl e Gonzaga Lu.

Produtores rurais recebem tratores e máquinas agrícolas na 6ª Expoeiras

Produtores rurais recebem tratores e máquinas agrícolas na 6ª Expoeiras

A 6ª edição da Expoeiras foi marcada pela entrega de máquinas, implementos agrícolas e tratores para pequenos produtores de quatro comunidades da zona rural de Oeiras – Contentamento, Várzea Tranqueira, Canto da Vereda e Caraíbas.

A entrega do maquinário aconteceu na sexta-feira, 25, e contou com a participação do prefeito José Raimundo, da vice-governadora Margarete Coelho, deputado federal Mainha, senador Ciro Nogueira e do coordenador da Coordenadoria estadual e Fomento à Irrigação (COFIR), B.Sá, do presidente da APPM, Gil Carlos, além de prefeitos de todo o Piauí.

Os equipamentos foram adquiridos através de emendas parlamentares do senador Ciro Nogueira e do deputado federal, Mainha. Ao todo, foram investidos R$ 930 mil na compra das máquinas agrícolas. Segundo Zé Raimundo, os equipamentos agrícolas vão impulsionar a atividade e a produtividade do homem do campo de importantes regiões da zona rural do município.

“O que transforma a vida do homem do campo, seja ele pequeno produtor da agricultura familiar, seja ele produtor de caprinos e ovinos, seja ele produtor de peixe, seja ele produtor de gado leiteiro – campos estes que são a maioria nos nossos municípios do Piauí – são ações pontuais, como estas aqui trazidas pelo nosso senador Ciro Nogueira e pelo deputado federal Mainha. Claro, com o necessário apoio de órgãos como a CODEVASF, as Secretarias Municipais de Agricultura, o SEBRAE, o Banco do Nordeste e o IFPI, que colaboram para que transformações de fato aconteçam”, argumenta o prefeito de Oeiras.

“Quero parabenizar os produtores, os agricultores e o prefeito Zé Raimundo por esse dinamismo, por ser capaz de apresentar as propostas. Muita gente se pergunta por que as coisas chegam tanto em Oeiras, é porque o prefeito é capaz de apresentar as propostas. É sempre é o primeiro a cadastrar, o primeiro a apresentar e é um exemplo para toda a região. É um prefeito que acaba contagiando pela sua forma de administrar”, elogia Ciro Nogueira.

28 de maio de 2018

Expoeiras: Capacitação sobre higiene e manipulação de alimentos é realizada

Expoeiras: Prefeitura oferece capacitação sobre higiene e manipulação de alimentos para barraqueiros

Orientações sobre a manipulação adequada dos alimentos e os riscos de consumir produtos sem as devidas condições higiênico-sanitárias. Estes foram alguns dos assuntos abordados na capacitação sobre higiene e boas práticas na manipulação de alimentos, realizada noite desta quarta-feira, 23, no auditório da CDL/ASCOM.

Promovida pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semic), em parceria com o Sebrae, a capacitação foi direcionada para proprietários de barracas da Praça Gastronômica da Expoeiras, evento que acontece neste final de semana, no Parque de Exposições Antônio Tapety.

No curso, ministrado pela consultora do Sebrae, Ana Maria Barradas, foram repassados conhecimentos sobre os processos de armazenamento e conservação, entre outros importantes conceitos e práticas de manipulação de alimentos.

Segundo a secretária Carla Martins, a capacitação também conta com o apoio da Vigilância Sanitária e serve para que os concessionários de barracas promovam o consumo de alimentos preparados sob condições higiênicas e sanitárias adequadas. 

“Estamos capacitando, principalmente os barraqueiros da Expoeiras, e também convidamos pessoas que trabalham no comércio, porque é uma cadeia de ações. O objetivo é fazer uma reciclagem. É muito importante a participação de todos para a garantia da segurança alimentar dos produtos comercializados no evento”, pontua a secretária de Indústria e Comércio, informando que, ao longo da semana, equipes da Vigilância Sanitária realizaram visitas nos estabelecimentos de produção de alimentos dos barraqueiros.

Prefeitura participa do 5° Seminário de Política de Resíduos Sólidos

Prefeitura de Oeiras participa do 5° Seminário de Política Nacional de Resíduos Sólidos

A Prefeitura de Oeiras, através da Vigilância Sanitária, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, participou do 5° Seminário de Política Nacional de Resíduos Sólidos, realizado em Fortaleza, nesta segunda e terça-feira, 21 e 22 de maio.

O seminário reuniu profissionais de todo o país para debater sobre os desafios e metas dos municípios em relação aos objetivos e conceitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos e o desenvolvimento de políticas públicas para melhorar o descarte dos inservíveis. A programação do evento contou com palestras, mesas de debates e minicursos.

A coordenadora da Vigilância Sanitária, Lívia Rêgo, diz que, com a participação no evento, o município de Oeiras busca ampliar as ações ambientais voltadas para o manejo dos resíduos sólidos. “Nesse seminário são abordados temas e ideias voltadas para redução da geração de resíduos, problemas enfrentados pelos municípios para dar um destino final adequado. Tem a participação de representantes do Ministério do Meio ambiente, Ministério do Planejamento e de agências reguladoras”, explica a coordenadora.

O evento destacou a importância da Política Nacional de Resíduos Sólidos, seus conceitos, o início da implantação dos acordos de logística reversa, tecnologias, inovações e empreendedorismo, onde alguns pequenos empresários tiram dinheiro, e outros ganham a vida com o lixo.

Veículo para coleta de resíduos sólidos

Esta semana, a Prefeitura de Oeiras adquiriu um veículo para realizar a coleta de resíduos sólidos de todos os estabelecimentos de saúde da zona urbana do município. O veículo foi entregue nesta terça-feira, 22, para a equipe da Vigilância Sanitária.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, a aquisição do veículo contribui para o desenvolvimento do serviço, que também será realizado nas comunidades Contentamento e Briona, na zona rural do município. Em outras localidades, o material é recolhido pelas equipes de trabalho e trazido para a sede da Secretaria, onde recebem a destinação correta, comenta a secretária.

Desde julho do ano passado, a Prefeitura de Oeiras implantou o serviço de coleta em estabelecimentos de assistência à saúde da rede municipal, seguindo orientações da Legislação Ambiental Brasileira sobre a destinação correta de resíduos.





Enquete

Um jovem morreu ao sofrer descarga elétrica colocando celular para carregar. Quais cuidados você toma em relação a isso?

ver resultado