• cachoeir piaui
  • Campanha salao
  • APCEF
  • Novo app Jornal O Dia
  • TV O DIA att
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias Oeiras

16 de abril de 2019

Prefeito concorre ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Prefeito de Oeiras concorre ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

O prefeito de Oeiras, José Raimundo, está concorrendo ao Prêmio Prefeito Empreendedor, idealizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Na manhã desta segunda-feira, 15, ele e a secretária municipal de Indústria e Comércio, Carla Martins, receberam o convite para a solenidade de premiação, que acontece no próximo dia 06 de maio, em Teresina, durante o Congresso das Cidades.

O sucesso na implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) credenciou o município de Oeiras ao Prêmio, que é uma forma de reconhecimento aos prefeitos e administradores regionais que implantaram projetos com resultados comprovados e foco no desenvolvimento dos pequenos negócios, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico, ambiental e social dos municípios.

Inaugurado em outubro de 2017, SIM de Oeiras controla a qualidade dos produtos de origem animal, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia todos os produtos. O órgão também incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, oferecendo aos consumidores oeirenses alimentos com qualidade e segurança alimentar garantida.

“Concorrer a esse prêmio é uma alegria compartilhada por todos nós que fazemos a Administração Municipal, pois demonstra o avanço que demos em matéria de bem-estar para os homens e mulheres da nossa cidade”, comenta o prefeito.

Além de José Raimundo, prefeito de outros 33 municípios estão concorrendo ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Os projetos vencedores em todas as categorias no Piauí serão encaminhados pelo Sebrae para participação na etapa nacional do certame.

08 de abril de 2019

SAAE completa um ano levando água tratada e qualidade de vida

SAAE de Oeiras completa um ano levando água tratada e qualidade de vida para população

O Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Oeiras completa neste mês de abril, um ano de gestão da rede de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município. O SAAE foi criado através da Lei Municipal Nº 1.826, de 10 de agosto de 2017, e implementado após um processo de transição, envolvendo a equipe técnica da autarquia, a direção da Agespisa e do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí (IAEPI).  

Ao longo desses 12 meses de atividades, o SAAE focou suas ações em levar água tratada e de qualidade para os oeirenses, ampliando a rede de abastecimento nos bairros periféricos da cidade, que antes eram desprovidos do fornecimento.  A regularização do fornecimento de água possibilita que as famílias tenham acesso à água potável e de qualidade.

No trabalho de expansão, o SAAE já realizou o total 5.437 metros de rede, em diversas comunidades – Comunidade Pedreira; Residencial Leme; Morro do Urubu, Bairro Várzea (Morro do Rutinga e da Sociedade). Agora, os moradores dessas localidades possuem rede de abastecimento de qualidade, com água limpa e tratada.

Mais saúde e qualidade de vida para os oeirenses

Atento à saúde da população oeirense, o SAAE executou os trabalhos de expansão da rede de esgotamento sanitário em diversos pontos da cidade, levando o serviço para localidades que não tinham acesso – Morro do Urubu, Bairro Rodagem de Floriano; Rua Cônego Cardoso, Bairro Jureminha; Av. Da Costa Silva, Bairro Jureminha; Rua Quinco Pinheiro e Bairro Rodagem de Picos.

Em um ano, foram instados 745 metros de rede de esgotamento sanitário, com recursos próprios do SAAE, que segue realizando obras de saneamento básico no bairro Rodagem de Picos, onde está sendo implementada a rede em um trecho até então desprovido do serviço. A ação beneficia diretamente 91 famílias, com rede de esgoto e saneamento de qualidade.

Com soluções modernas e tecnológicas, o SAAE vem transformando a vida dos moradores de Oeiras com mais saúde e bem-estar, realizando, mensalmente, a coleta e análise da água destinada ao consumo dos oeirenses.

O processo de análise e avaliação da água é realizado rotineiramente para que a população possa usufruir do recurso natural de forma limpa e tratada. Além da coleta e análise da água, a equipe do SAAE realiza semanalmente a clorificação dos poços, etapa que possui fator relevante no processo de potabilidade da água consumida, executada de acordo com as exigências do Ministério da Saúde.

Para mais precisão e segurança nos resultados obtidos, o SAAE conta com um laboratório próprio para verificação da qualidade da água. O setor recebeu investimentos de mais de R$ 100 mil, oriundos de recursos próprios da instituição, e é responsável pelo monitoramento de todos os parâmetros físico-químicos e microbiológicos da água destinada ao abastecimento público, desde seu estado natural até a distribuição para consumo.

Os serviços de coleta de água para análise no laboratório do SAAE seguem as normas exigidas pela legislação vigente, utilizando técnicas e os equipamentos mais avançados disponíveis no mercado.

O SAAE trabalha em inúmeros projetos em benefício da comunidade oeirense, no que diz respeito a rede de esgoto e levar água de qualidade as famílias, assim como atender as demandas que se fazem necessárias. Pensando nisso, o órgão está focado em intensificar a ampliação das redes e água e esgotamento sanitário do município, assim como continuar com a periodicidade no tratamento da água, mantendo assim sua boa qualidade. 

Prefeitura abre inscrições para eleição do Conselho Tutelar

Prefeitura de Oeiras abre inscrições para eleição do Conselho Tutelar

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescentes (CMDCA), no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei Municipal nº 1.796/2015, torna público o edital nº 01/2019 de Convocação para o Processo de Escolha em data Unificada para os membros do Conselho Tutelar para o quadriênio 2020/2023.

Conforme previsto no Edital, as inscrições têm início nesta segunda-feira, dia 08/04/2019, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, situada na Praça Costa Alvarenga, Centro de Oeiras, no horário de 07:30 às 13:00 horas. O prazo para a realização das inscrições vai até dia 07/05/2019.

O processo de inscrição é gratuito e no ato da inscrição o candidato deve apresentar os seguintes documentos:

a) carteira de identidade ou documento equivalente;

b) Cadastro de Pessoa Física (CPF);

c) 1 (uma) foto 3x4;

d) título de eleitor, com o comprovante de votação ou justificativa na última eleição ou declaração de quitação da Justiça Eleitoral;

e) certidões negativas cíveis e criminais que comprovem não ter sido condenado ou estar respondendo, como réu, pela prática de infração penal, administrativa, ou conduta incompatível com a função de membro do Conselho Tutelar;

f) comprovante de experiência nas áreas da promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente de, no mínimo, 01 (um) ano, comprovada através de declaração emitida por entidades governamentais e não-governamentais, ou especialização na área da infância e juventude;

g) comprovante de endereço atualizado em nome do Candidato, esposo (a), pai ou mãe ou declaração de residência mediante 02 (duas) testemunhas; 

h) comprovante de escolaridade de, no mínimo, ensino médio completo.

Após o período das inscrições, será divulgado a lista dos candidatos deferidos e aptos a participarem do exame de conhecimento, que será realizado no dia 07/07/2019. A partir de então, os candidatos aprovados poderão dar início à campanha eleitoral. A eleição do Conselho Tutelar será realizada dia 06/10/2019.

02 de abril de 2019

Experiência Educacional é destaque em encontro da SBPC

Experiência Educacional de Oeiras é destaque em encontro da SBPC

‘Gestão Educacional: Uma visão prospectiva e propositiva da educação pública em Oeiras’. Foi através dessa temática que a secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, expôs a bem sucedida experiência educacional da rede municipal de ensino de Oeiras, durante a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em Sobral (CE), entre 27 e 30 de março.

O evento visa popularizar e valorizar o conhecimento educacional e científico produzido no país e é o ponto de partida de um movimento articulado para fomentar educação pública de qualidade em todo o Brasil. Dentro dessa perspectiva, o município de Oeiras foi convidado a participar e expor os avanços de seu sistema educacional, durante uma mesa redonda que abordava as “Experiências exitosas na Educação Básica”. Do Piauí, apenas as cidades de Oeiras e Cocal dos Alves foram convidadas para participar do encontro.

“Conseguimos mudar a realidade educacional de Oeiras”, destacou a Secretária Municipal de Educação de Oeiras, no início da sua explanação. “Hoje nós temos 100% das nossas crianças, em idade escolar, lendo. Focamos e executamos com muito esforço nosso trabalho pautado naquilo que é mais sagrado, a aprendizagem”, frisou.

Tiana Tapety explicou que a evolução do sistema educacional em Oeiras se deu a partir dos eixos: aprendizagem, qualidade, permanência, tempo escola e ações. “Nossa educação sempre esteve preocupada se o que está sendo ensinado, realmente está sendo aprendido. Temos a preocupação do que está sendo trabalhado e fomentado em sala de aula para os alunos. Possuímos um monitoramento junto as famílias para garantir a sua frequência e permanência no ambiente escolar. Trabalhamos muito em cima do eixo Tempo em Escola. Focamos nos trabalhos para que o aluno tenha 100% de aproveitamento quando estiver em sala de aula, ou fora dela, no ambiente escolar. Por fim, temos as ações executadas pela nossa equipe que são pautadas em planejamento, investimento financeiro, formação, projeto pedagógico e monitoramento”, pontuou.

A secretária finalizou sua exposição evidenciando a educação como um meio de garantir o desenvolvimento de Oeiras. “Precisamos colocar essa esperança na educação. Essa experiência no ensino dos nossos alunos pode ser representada em uma palavra: Responsabilidade Politica. O nosso desenvolvimento, o nosso crescimento, se deve a essa responsabilidade”, argumentou.

Troca de experiências

Para Tiana, o encontro foi uma oportunidade para intercâmbio e troca de experiências com escritores e educadores renomados, como Mario Sérgio Cortella, Jamil Cury, Daniel Cara; o secretário de Educação de Sobral, Heberth Lima, coordenador da SBPC no Ceará; e com o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ildeu de Castro Moreira, presidente nacional da SBPC.

Segundo a secretária, a interação proporciona uma maior visão das práticas pedagógicas adotadas nas outras regiões do país, possibilitando mais visão e entendimento para melhorar ainda mais o ensino em Oeiras.

Oeiras intensifica ações de combate à Tuberculose

Oeiras intensifica ações de combate à Tuberculose

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por intermédio da coordenação do Núcleo de Apoio ao Diagnóstico e Tratamento das Doenças Endêmicas, intensificou durante todo o mês de março, as ações de combate e Prevenção à Tuberculose em Oeiras – 24 de Março é considerado mundialmente o Dia do Combate à Tuberculose.

Garantir o acesso ao diagnóstico e ao tratamento oportuno é fundamental para interromper a cadeia de transmissão da doença, explica a enfermeira Jéssica Cavalcante, coordenadora do setor de Hanseníase/Tuberculose da Semusa.

“Durante todo o mês de março, desenvolvemos uma programação intensa voltada para mobilização das comunidades das zonas urbanas e rurais em todas Unidades Básicas de Saúde, Clube da Melhor Idade e SAMU de Oeiras. Em proposta educativa, esclarecendo a população quanto aos sinais e sintomas da doença, e com busca ativa de casos, e realização de Prova Tuberculínica-PPD em contatos de Tuberculose e pessoas que convivem com HIV/AIDS, em consonância com calendário nacional do Ministério da Saúde”, detalha a coordenadora.

Ela esclarece que Tuberculose é transmitida pelo ar, de uma pessoa doente para outra pessoa, em situações comuns, como ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir. O ato compartilhar roupas, copos, talheres e outros objetos não transmite a tuberculose. Além da tosse, a tuberculose pode apresentar outros sintomas, como: febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga.

Em 2018, foram diagnosticados mais de 70 mil novos casos da doença no Brasil. Em Oeiras, houve uma queda no número de casos notificados – 2018 (04 casos); 2017 (08 casos); 2016 (12 casos); 2015 (09 casos); 2014 (06 casos).

“Tosse por mais de três semanas ou mais é o principal sintoma. Tuberculose tem cura e se o tratamento for feito até o final. Procure uma Unidade Básica mais próximo de sua casa se apresentar os sintomas”, alerta Jéssica Cavalcante. 

28 de março de 2019

CTA/SAE de Oeiras realiza 300 atendimentos mensais

Referência para o Vale do Canindé, CTA/SAE de Oeiras realiza 300 atendimentos mensais

Completando três anos de atuação, o Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Assistência Especializada em IST/AIDS e Hepatites Virais (CTA/SAE) de Oeiras atende, mensalmente, cerca 300 pessoas e desponta como referência em atendimento especializado no Território Vale do Canindé.

“Os atendimentos incorporam todos aqueles pacientes que vêm em busca de informações, testes rápidos e aqueles que, sabidamente, já são portadores de alguma enfermidade e são acompanhamos por nós. Então, a movimentação mensal aqui chega em torno de 300 pessoas, que passam por aqui para fazer uso do serviço do CTA”, afirma o médico infectologista, Luciano Mourão.

O Centro presta serviços na área da saúde, com ações de promoção e prevenção do diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). “Nesses serviços, é possível realizar testes para HIV, sífilis e hepatites B e C, gratuitamente, assim como diagnóstico de outras ISTs. “Nosso trabalho tem como objetivo prestar um serviço de excelência para as pessoas que apresentam doenças infectocontagiosas. Realizamos consultas e fazemos acompanhamentos dessas pessoas portadoras dessas enfermidades. Priorizamos a parte de pessoas com retroviroses, que são os portadores do vírus HIV, pessoas com Hepatite e algumas doenças que estão associadas à transmissão sexual, como é o caso, por exemplo, da Sífilis, e outras doenças viróticas, bacterianas que têm essa via de transmissão”, informa o médico.

Vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), o CTA/SAE de Oeiras oferece acompanhamento médico, farmacêutico, psicológico, serviço social e de enfermagem para os usuários do serviço. Para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce das ISTs, o Centro promove campanhas e realiza ações direcionadas durante todo o ano. As informações são propagadas por meio de palestras, distribuição de material informativo e preservativos masculinos e femininos, e realização de testes rápidos.

Atualmente, o órgão realiza o atendimento permanente de 86 usuários em tratamento para HIV, sendo 56 do município de Oeiras e 32 usuários pertencentes a outros municípios do Território Vale do Canindé. Em quase três anos, o serviço já detectou 31 novos casos da síndrome em Oeiras – 14 em 2017, 14 em 2018 e 05 casos em 2019 (registrados até fevereiro/2019).

Em 2018, o CTA/SAE realizou 1.289 testes-rápidos para HIV, 777 Testes-Rápidos para Hepatite B, 777 Testes-Rápidos para Hepatite C e 1.289 para Sífilis. “Nós prestamos esse serviço à comunidade de Oeiras e às cidades vizinhas. Então, Oeiras passa a ser hoje uma referência no atendimento de serviço de saúde especializado, sendo a segunda grande área de abrangência para acompanhamentos desses profissionais”, amplia o infectologista.

“O serviço do CTA é de grande importância para Oeiras, torna a cidade uma referência, e dá à população um serviço que é extremamente especializado, que não é encontrado em qualquer cidade. Antigamente, nossos pacientes tinham que se deslocar para Teresina e isso gerava muitos problemas, principalmente, para as famílias, na questão do deslocamento. Hoje, eles podem ter o mesmo tipo de atendimento aqui em Oeiras e para população isso é uma grande conquista, grande passo dado pela gestão municipal para fortalecer a saúde na cidade”, conclui Luciano Mourão.

O Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado – CTA/SAE de Oeiras funciona de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde, das 07:30h às 17:30h.

25 de março de 2019

Prefeito entrega máquinas agrícolas para produtores rurais

Prefeito entrega máquinas agrícolas para produtores rurais do Canto da Vereda em Oeiras

Pensando no desenvolvimento da agricultura familiar e no incremento da produção rural para geração de emprego e renda no campo, o prefeito José Raimundo entregou nesta sexta-feira, 22, mais um conjunto de máquinas e implementos agrícolas a produtores rurais de Oeiras. Desta vez, para a Associação de Pequenos Produtores Rurais do Canto da Vereda, comunidade situada na zona rural do município.

Agricultores do Contentamento, Caraíbas e Várzea Tranqueira também foram beneficiados com maquinário, composto por trator, grade aradora, ensiladeira, calcareadeira e batedeira de cereais. Segundo Zé Raimundo, os equipamentos dinamizam o trabalho rural, aumentando a produtividade e gerando qualidade de vida no campo. 

“Esta é a finalização do compromisso da gestão no processo de mecanização das comunidades rurais. Estamos entregando o último kit de máquinas, com seus implementos, à comunidade Canto da Vereda. Os equipamentos vão atender a Vereda, Boca da Vereda, Belo Monte, Tapera e a região da Boa Nova”, comenta Zé Raimundo.

As máquinas e implementos agrícolas foram adquiridos através de emendas parlamentares do senador Ciro Nogueira e do deputado federal Mainha. Ao todo, foram investidos R$ 930 mil na compra das máquinas agrícolas.

Para Zé Raimundo, a iniciativa fortalece a agricultura familiar, desenvolve o meio rural e leva ao homem do campo condições para que ele empreenda, através da produção e comercialização dos frutos do seu trabalho.

18 de março de 2019

VI Conferência Municipal de Saúde acontece em abril

Oeiras promove 6ª Conferência Municipal de Saúde dias 03 e 04 de abril

‘Democracia e saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS’. Este é o tema da 6ª Conferência Municipal de Saúde de Oeiras, que vai discutir as políticas públicas e estratégias que vão nortear as ações na área da saúde. Promovida pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, a conferência acontece dias 03 e 04 de abril, no Centro Diocesano Dom Expedito Lopes.

Realizada a cada quatro anos, a Conferência conta com a participação da população em geral, entidades ligadas à área da saúde, gestores e prestadores de serviços em saúde. O evento propicia a avaliação, discussão e análise do resultado das ações e serviços prestados pela rede de saúde e será um amplo e democrático espaço em torno de propostas e estratégias, debatidas através de palestras, mesas redondas e painéis. Três eixos temáticos serão debatidos: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do SUS e Financiamento do SUS.

A etapa municipal vai preparar propostas para serem enviadas à etapa estadual e, por sua vez, à nacional, bem como eleger os delegados que representarão o município de Oeiras. Esta semana, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou as pré-conferências, que serão realizadas pelas 14 equipes da Estratégia Saúde da Família até o dia 22 de março. O objetivo é avaliar o andamento das ações de saúde e propor melhorias.

Durante as pré-conferências serão escolhidos 73 delegados municipais – 50% de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), 25% de trabalhadores em saúde e 25% gestores e prestadores de serviço – para participação na Conferência Municipal, quando serão eleitos 08 delegados para a Conferência Estadual.

13 de março de 2019

Plano de Atendimento Socioeducativo é apresentado

Em audiência pública, Oeiras apresenta Plano de Atendimento Socioeducativo

A Prefeitura Municipal de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, realizou na manhã desta segunda-feira, 11, uma audiência pública para apresentação do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo. Através do Plano, o município assume a responsabilidade de seguir as diretrizes estabelecidas pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), buscando o aprimoramento e efetivação de ações e políticas intersetoriais que contribuam com a diminuição da entrada de adolescentes no sistema, com o cumprimento efetivo da medida socioeducativa aplicada e reinserção social positiva.

Realizada na Câmara Municipal, a audiência pública foi conduzida pela assistente social, Eline de Carvalho, e pela coordenadora do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Eliana Lustosa. O evento contou com a presença do presidente da Câmara, vereador José Alberto; vereador Beron Morais; da secretária municipal de Assistência Social, Vanessa Reinaldo; de profissionais das secretarias municipais de Educação, Saúde, Assistência Social e Juventude; além de representantes do Conselho Tutelar, Polícia Militar, 8ª Gerência Regional de Educação e Instituto Federal do Piauí (IFPI).

O Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo foi elaborado em cumprimento de determinação legal e é resultado de uma construção coletiva. Por isso, foi criada uma Comissão Intersetorial, com representantes das diversas áreas da gestão local, profissionais da área de atuação e entidades do sistema de garantias de direitos.

A intenção é promover a articulação dos três entes federados e da corresponsabilidade da família, comunidade e poder público na construção de uma política pública de atendimento socioeducativo efetiva. A implantação do Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo tem como requisito, estabelecer as competências e responsabilidades dos Serviços Públicos ofertados pelo município e dos integrantes do Sistema de Garantais de Direitos tais como, Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS e Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente - CMDCA.

O Plano prevê ações para os próximos 10 anos e traçou um perfil do adolescente autor de ato infracional no município de Oeiras, através de pesquisas de campo realizadas no CREAS, Conselho Tutelar, Delegacia Regional e 1ª Vara da Comarca de Oeiras. A expectativa é que o documento contribua efetivamente para a execução da política de atendimento socioeducativo em meio aberto no município, respeitando a realidade cotidiana na qual se manifesta a problemática. 

22 de fevereiro de 2019

Oeiras estimula uso de energia solar na produção agrícola

Oeiras estimula uso de energia solar na produção agrícola

A utilização da energia solar está contribuindo para a redução de custos da produção agrícola em diversas localidades da zona rural de Oeiras. Com a tecnologia fotovoltaica, os agricultores familiares do município agregam mais valor aos produtos, geram renda e garantem mais qualidade de vida no campo.

Nesta quinta-feira, 21, uma equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e representantes do Banco do Nordeste visitaram produtores rurais do povoado Contentamento, com o intuito de estimular e apoiar financiamentos para a aquisição de equipamentos de energia solar a serem instalados em poços tubulares voltados à produção agrícola na comunidade.

Segundo Juvenal Souza, secretário municipal de Agricultura, as propostas estão sendo levadas para todas as regiões da zona rural de Oeiras e devem ser formalizadas durante a VII Expoeiras.

Energia solar contribui para aumento da produtividade no campo

Um exemplo da boa utilização da energia solar é o Assentamento Malhadas das Pedras, zona rural de Oeiras. Lá a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMA), instalou uma placa de energia solar, que está sendo responsável pelo aumento da produtividade agrícola para 22 famílias que residem na comunidade.

Além do aparato de energia solar, a Prefeitura de Oeiras, por meio da SEMA, instalou um kit de irrigação por gotejamento e está prestando assessoria técnica aos produtores, estimulando a agricultura irrigada. Resultado: com menos de 1000 m² de área plantada, o assentamento alcançou uma produtividade de aproximadamente 2000 espigas de milho.

A alta na produção é motivo de comemoração para o presidente da associação de produtores agrícolas do Assentamento Malhadas das Pedras, José Francisco, e demais sócios, que se dizem satisfeitos a produção alcançada, que está sendo comercializada na própria região.

19 de fevereiro de 2019

Prefeitura decreta luto oficial pelo falecimento de Martinho Meneses

Prefeitura de Oeiras decreta luto oficial pelo falecimento de Martinho Meneses

Morreu nesta segunda-feira, 18, o vice-prefeito de Oeiras, Martinho Meneses, aos 82 anos. O prefeito José Raimundo emitiu nota de pesar, lamentando a perda do companheiro de mandato e decretando luto oficial de três dias no município de Oeiras. Esta terça-feira, 19, será de ponto facultativo nos órgãos e instituições municipais.

“Personalidade com intensa participação na vida pública do nosso município, Martinho Meneses deixa a marca de cidadão exemplar. Prestou relevantes serviços ao povo oeirense, foi vereador por vários mandatos e atualmente exercia, com importante atuação, a função de vice-prefeito do município. Nesse momento de dor, nos solidarizamos e desejamos conforto aos familiares e amigos”, diz o prefeito na nota.

Vereador por vários mandatos, Martinho Meneses ocupava atualmente o posto de vice-prefeito de Oeiras. Ele era casado com Raimunda Emília de Sousa, conhecida como dona Neném. Desta união nasceram sete filhos: Arimateia, Gilberto, Edson, Paulinho, Iran, Meirinha e Martinho Filho, sendo que Arimateia e Paulinho já falecidos.

Confira a nota na íntegra:

NOTA DE PESAR

Em nome da Prefeitura de Oeiras, manifestamos profundo pesar pelo falecimento do vice-prefeito, Martinho Meneses, na tarde desta segunda-feira, 18 de fevereiro. Personalidade com intensa participação na vida pública do nosso município, Martinho Meneses deixa a marca de cidadão exemplar. Prestou relevantes serviços ao povo oeirense, foi vereador por vários mandatos e atualmente exercia, com importante atuação, a função de vice-prefeito do município. Nesse momento de dor, nos solidarizamos e desejamos conforto aos familiares e amigos. Reconhecendo a importância de Martinho Meneses para a memória política oeirense, decretamos luto oficial de três dias no município de Oeiras.

José Raimundo de Sá Lopes

Prefeito de Oeiras

08 de fevereiro de 2019

Prefeitura realiza reformas em 12 escolas da rede municipal

Prefeitura de Oeiras realiza reformas em 12 escolas da rede municipal

Os 6 mil alunos da rede municipal de Oeiras voltaram às aulas nesta terça-feira, 05. Para requalificar os espaços e acolher bem os estudantes, a Prefeitura de Oeiras está realizando reformas em 12 unidades de ensino, nas zonas urbana e rural da cidade. Com ambientes confortáveis e pensados para promover a integração educacional, as escolas estão atraindo cada vez mais as crianças e jovens.

Uma das unidades que está sendo reformada e ampliada é a Escola Municipal Alzira Tapety, no povoado Briona, zona rural de Oeiras. O prédio está recebendo uma nova infraestrutura, que vai tornar o ambiente mais moderno, seguro e confortável para o desenvolvimento dos projetos educacionais voltados para as crianças e jovens da comunidade. Por conta da ampliação da escola, a previsão é que as aulas na comunidade sejam retomadas no final deste mês.

Na zona rural, além da Briona, unidades educacionais de outros povoados também vão passar por reformas, como a Escolas Municipais Agostinho Moreira, na Chapada das Contendas; Sítio Nacional, no Exu, e Santo Antônio, na Malhada Grande.

Na zona urbana, a Prefeitura já concluiu as reformas nas Escolas Municipais Girassol e Lourenço Barbosa. As escolas Mercês Romão, Francisco Quirino e Bauduíno Barbosa de Deus/ CAIC também receberam melhorias. Na próxima segunda-feira, 11, serão iniciadas as obras nas escolas Escolas Municipais da Várzea e Cebolinha.

Segundo prefeito José Raimundo, os investimentos nas reformas e adequações das estruturas escolares possibilitam mais conforto e segurança a alunos e professores, melhoram a qualidade do ensino e contribuem para que as escolas municipais sejam centros de formação de cidadãos.

04 de fevereiro de 2019

Prefeitura estimula produção de alho e oferece capacitação para agricultores

Prefeitura estimula produção de alho em Oeiras e oferece capacitação para agricultores familiares

A Prefeitura de Oeiras está estimulando o cultivo e produção de alho no município. Na manhã de hoje, 01, a Secretaria Municipal de Agricultura reuniu cerca de 20 agricultores familiares de diversas regiões da zona rural para apresentar os benefícios da introdução da cultura do alho na cadeia produtiva da cidade.

O encontro, realizado no plenário da Câmara Municipal, contou com a participação de um técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), membro da Associação Piauiense dos Produtores de Alho. O propósito é oferecer mais uma alternativa de trabalho e renda aos agricultores familiares de Oeiras.

Por isso, a Prefeitura disponibilizou aos interessados uma capacitação sobre o manejo do alho, agendada para os dias 11, 12 e 13 de fevereiro. O curso será oferecido em parceria com o Senar e o Instituto Federal do Piauí (IFPI), contemplando desde o tratamento da semente até a comercialização do produto, que em breve poderá ser ofertado no mercado local e regional. 

“No curso, os produtores vão conhecer a tecnologia da produção de alho. Com isso, o município de Oeiras vai aderir ao projeto de revitalização do alho no Piauí. É mais uma alternativa de trabalho que a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Agricultura, está levando para essas famílias.  Vamos avançar para que possamos nos tornar um grande produtor de alho no Estado do Piauí”, destaca Juvenal Souza, secretário municipal de Agricultura.