Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Tradicional Cavalgada do Camurupim reúne centenas de vaqueiros

Tradicional Cavalgada do Camurupim reúne centenas de vaqueiros em Luís Correia

06/08/2015 14:41

A Cavalgada de Camurupim, zona rural do município de Luís Correia reuniu, na edição deste ano, centenas de pessoas. O passeio foi realizado neste último domingo (02).

A concentração já dava mostras de que o evento seria mais um grande sucesso. Vaqueiros de todas as idades se preparavam para cumprir o percurso nas ruas daquele povoado.

A preparação dos vaqueiros começou antes mesmo das 7 horas da manhã com um café da manhã pros vaqueiros logo depois foi rezado com bastante devoção pelo povo.

A igreja da comunidade que tem 108 anos foi o local escolhido para a concentração dos participantes. Durante o trajeto acompanhado de trio elétrico com um sanfoneiro, xotes e forros pé de serra.

Os vaqueiros terminaram o percurso da XII Cavalgada e missa do vaqueiro, logo depois foi servido um churrasco pra todos os vaqueiros. Só pelo final da tarde começa a tradicional vaqueja com cavalos de “raça”, ao som de uma banda de forro.

Ex-Vereador Daniel Cabrinha idealizador da festa (Foto: Danilton Nobrega)

A Cavalgada – O Inicio do festejo começou numa igrejinha de taipa, hoje a igreja tem 108 anos, mais ha doze anos a tradição recomeçou, com iniciativa da família cabrinha como representante o Daniel Cabrinha Neto do idealizador da festa, hoje virou uma tradição do povo sertanejo da região meio norte do estado do Piauí, além da presença de vaqueiros das comunidades principalmente da zona rural de Luís Correia, tem a presença garantida de vários vaqueiros de outras cidades como Bom Principio, Cajueiro da Praia, Parnaíba, também com vaqueiros de Chaval do estado do Ceará.

Fonte: Diário O litoral
Edição: Geysa Silva
Mais sobre: