Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prefeitura de Jatobá desenvolve atividades pelo "œOutubro Rosa"

Ações estão sendo desenvolvidas em comemoração ao "Outubro Rosa"

22/10/2015 21:20

Segundo dados do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgado em 2015, na Pesquisa Nacional de Saúde — Ciclos de vida e antropométrica, cerca de 40% das mulheres, entre 50 e 69 anos de idade, em todo o Brasil, não realizaram exame de mamografia nos dois últimos anos anteriores à pesquisa. O levantamento é relativo a 2013.

Já o Inca (Instituto Nacional do Câncer) afirma que se diagnosticada no início, a doença tem 90% de chances de cura. E aponta ainda que em 2014, mais de 57 mil novos casos de câncer de mama foram identificados no Brasil. A doença ainda é responsável por 2,5% das mortes femininas no País.

Em comemoração ao “Outubro Rosa” que alerta sobre a necessidade da mulher se cuidar, a prefeitura de Jatobá do Piauí, através da secretaria de saúde, vem realizando uma série de atividades. Nesta quinta-feira, uma equipe do Estratégia Saúde da Família esteve desenvolvendo ação no Posto da Abilheirinha com Palestra sobre a importância da prevenção do câncer de mama, como prevenir, abordando a importância da detecção da doença o mais cedo possível, através da mamografia e do autoexame das mamas, sintomas e diagnóstico.

A secretaria ainda realizou sorteio de lembranças para as mulheres que presente à palestra.

Fonte: Da assessoria da prefeitura
Mais sobre: