Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Professores apresentam ao prefeito reformulação do Plano de Cargos e Salários

Dr. Paulo recebe o Sintraemi para ver melhorias propostas aos profissionais da educação

15/07/2016 20:46

Há aproximadamente 2 meses e meio, representantes dos profissionais em Educação já vinham trabalhando a reformulação do Plano de Cargos e Salários dos servidores públicos desta área. Os entusiastas das discussões acerca do assunto foram, principalmente, os professores Jesus Nascimento e Francisco João (respectivamente, presidente e vice do Sintraemi), os quais organizaram reuniões, que foram conduzidas pela Dr.ª Chalana, advogada contratada pelo sindicato para esse caso.

E foi na tarde de hoje (15) que membros do sindicato, juntamente com uma representante da Simec, apresentaram ao prefeito Paulo Lopes alterações na redação de 10 artigos do atual plano, com o objetivo de deixá-lo mais simples e claro, corrigir pontos controversos e, com isso, garantir mais benefícios aos servidores em questão.

A reunião, que durou cerca de duas horas, aconteceu na prefeitura e contou com a presença de representantes dos professores, dos profissionais de serviços gerais e da Secretaria de Educação. Na ocasião, as propostas foram apresentadas pela Dr.ª Chalana, com intervenções dos demais, inclusive do prefeito, que acatou de pronto algumas dessas propostas (como a forma de escolha de diretores; o período de atualização da mudança de classes e níveis; e a remuneração do presidente do sindicato).

No entanto, outras questões (como as que concernem aos percentuais de reajuste salarial) ficaram para ser apreciadas posteriormente, quando o setor de contabilidade da prefeitura avaliar o impacto na folha de pagamento. Será aí que Paulo Lopes acatará total ou parcialmente as reivindicações da categoria, de acordo com as possibilidades dos recursos do Fundeb e com as diretrizes do Regime Jurídico Único.

O parecer final do prefeito ainda terá de ser encaminhado à Câmara Municipal para ser votado. Entretanto, ainda não há data definida para isso acontecer, pois, conforme explicou Dr. Paulo, há um calendário do Tribunal Superior Eleitoral a ser respeitado, visto que é ano de eleição. Apesar de Paulo Lopes achar possível fazê-lo só depois das eleições, o sindicato pediu que o parecer do prefeito fosse apresentado na primeira quinzena de agosto.



Fonte: Anderson Monteiro
Edição: Anderson Monteiro
Por: Anderson Monteiro
Mais sobre: