Itainópolis

Igreja Católica reúne jovens em momento de espiritualidade

Ex-viciado emociona o público ao falar de sua luta contra drogas

27/04/2014 11:51h - Atualizado em 28/04/2014 08:50h

Compartilhar no

Na tarde deste sábado (26), aproximadamente 240 pessoas - inclusive evangélicos - lotaram o auditório do Alayde Rodrigues para participar do Encontrão do Juventude, promovido pela Igreja Católica de Itainópolis com o intuito de despertar nos jovens o interesse pela vida cristã e alertá-los sobre os males que o mundo pode oferecer.

Depois de acolhidas com cantos de animação, as comunidades do município de Itainópolis e Vera Mendes fizeram a Adoração ao Santíssimo, dirigida pelo Pe. Feitosa; momento em que foi proclamada a leitura de Pedro 1, 3-9, trecho que fala da ressureição e da fé: “...Ressuscitando a Jesus Cristo dos mortos, ele nos fez renascer para uma esperança viva...”.

Após uma rápida dinâmica, D. Plínio falou dos encantos da juventude, lembrou da canonização do papa João Paulo II – que ocorreria neste domingo, no Vaticano – e mencionou as falas deste e de seu sucessor: “Jovens, não sigam estes três caminhos: as drogas, o álcool e a prostituição.” (João Paulo II) “A Igreja sem os jovens, toma um rosto desfigurado”. (Bento XVI)

A sequência do Encontrão foi dada com uma dramatização que mostrava um jovem em conflito interior, dividido entre ‘as coisas de Deus e as paixões do mundo’. A peça antecedeu a apresentação do Youcat, o Catecismo Jovem da Igreja Católica. Em sua explanação, Nicael Lima mostrou, entre outros tópicos, “por que podemos crer”.

Como estratégia de apreensão do conteúdo da reunião, o Pe. Feitosa pôs na pauta o que ele chamou de “coração do Encontro”: o testemunho de dois jovens que viveram realidades de vida extremamente opostas.

A primeira a compartilhar sua vida foi Hosana, de 21 anos, integrante de um grupo da Renovação Carismática Católica. Ela falou de sua vida estudantil e religiosa, mencionou sua experiência como pregadora, leu um trecho de uma das cartas de Paulo (Romanos 5, 3) e encerrou sua participação com uma frase do papa Francisco: “não tenham medo”.

O momento mais comovente, porém, foi a declaração de Jarleu, internado na Fazenda Esperança para se curar de dependência química. O jovem de Paulistana disse que na Fazenda se prega a Palavra, citou a Parábola do Semeador e, emocionado, contou o episódio em que ficou preso durante oito dias, no sétimo dos quais sua mãe foi almoçar com ele na cadeia porque não conseguia comer em casa. Disse ainda quem nem abraça-la podia, por estarem separados por uma grade. O depoimento de Jarleu arrancou lágrimas de alguns que ali se encontravam. “Eu quero ser melhor, eu quero ser feliz”, concluiu.

Para finalizar o evento, os jovens foram divididos em equipes para elaborar um cartaz que sintetizasse o que foi apresentado ao longo de todo o Encontro. Em seguida, partiram em passeata para o Calçadão da Juventude, onde houve sorteio de brindes.

“Estou envolvido entre os grupos de jovens desde a 3ª Missão Jovem, e o que me motiva participar de um encontro como esse é a fé em Deus e a alegria de fazer parte da paróquia. Estou percebendo que a juventude está cada vez mais animada, não perdendo o foco na Palavra de Deus”, declarou Vandeilson, da localidade Boa Vista.

“Faço parte da equipe diocesana de assessores; nós trabalhamos em todas as paróquias da diocese, levando formação e informação para nossos jovens, e participando de encontros como este, que faz com que o jovem perceba que, de fato, o lugar dele é a igreja, e que ele pode ser um jovem de igreja sem deixar de se divertir, tendo uma vida com cotidiano normal. Em relação a Itainópolis, o que nós percebemos é a animação desses jovens. Aqui, diferente de algumas paróquias, eles são mais soltos, e a gente percebe que tem muitos adolescentes também. Eles querem se sentir jovens mais cedo; até se esticam para parecerem maiores. Esse é um ponto positivo, que faz a Igreja ser grande comunidade do povo de Deus”, afirma Júnior, animador do encontro.

“Nós queremos fazer com que nossos jovens percebam que, diante das coisas do mundo, temos um caminho a seguir, e esse caminho é Cristo. Diante de tantas coisas que o mundo oferece, nós temos a opção da fé, a opção de Jesus Cristo. E este encontro é o primeiro de muitos que virão até a realização do chamado ‘Encontro do Jovem com Cristo’, que nós vamos realizar no próximo ano. Então, queremos já aquecer o coração da nossa juventude, através da oração, do louvor, do estudo da Palavra de Deus”, explica o Pe. Feitosa, organizador do evento.

Compartilhar no
Fonte: Anderson Monteiro
Edição: Anderson Monteiro
Por: Anderson Monteiro

É permitida a reprodução deste conteúdo (matéria) desde que um link seja apontado para a fonte!


Deixe seu comentário


Notícias Relacionadas