Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Aluno do Álvaro Rodrigues obtém 940 pontos na redação do Enem

Com bom resultado, Eduardo Feitosa vai pleitear vaga em curso de Direito

20/01/2019 18:19

Saiu na semana passada o resultado do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – e um dos alunos que passaram pelo Álvaro Rodrigues se destacou por atingir boa pontuação na redação. No que costuma ser o ponto fraco de muitos, José Eduardo da Cruz Feitosa tirou de letra, conquistando 940 pontos.

Eduardo terminou o Ensino Médio em 2017, ano em que ele não pôde fazer a prova do Enem, por ter tido problema na inscrição. Essa, no entanto, foi a segunda vez que ele prestou o exame, pois já havia feito a prova em 2016, na qual havia obtido apenas 500 pontos na redação.

Mesmo não estando mais na escola, Eduardo não ficou parado. Em casa mesmo ele fazia um curso on-line, no qual praticava questões com frequência, todos os dias da semana, durante a maioria dos meses. Esse curso exigia também uma redação por mês, a qual era corrigida e comentada.

Nosso estudante nunca se considerou bom em produção textual, não por causa do ensino ou dos professores – segundo ele mesmo conta –, mas porque, até então, não tinha muito interesse em redigir textos. Entretanto, tirar uma nota tão alta não foi algo que lhe surpreendeu muito, pois durante os últimos meses do ano passado seu desempenho no curso vinha melhorando. Ainda assim, ele confessa que não esperava tamanha pontuação.

O tema da redação foi totalmente inimaginado pelo ex-aluno do Álvaro, pegando-o, pois, de surpresa. “Das diversas redações que fiz, no decorrer do ano passado, nenhuma foi relacionada a essa problemática”, conta. Sua maior dificuldade, no entanto, se deu na hora de transcrever o texto da folha de rascunho para a folha oficial. Pressionado pelo tempo, nosso candidato trocou de posição os argumentos da introdução, o que o obrigou a reelaborar e reorganizar boa parte de suas ideias do desenvolvimento a da conclusão.

O curso que Eduardo pretendia fazer na faculdade era Psicologia, mas esse não é oferecido em Picos, por isso, ao se inscrever no Sisu – Sistema de Seleção Unificada –, ele vai escolher como primeira opção o curso de Direito, e como segunda, Administração.

E para aqueles que pretendem se preparar para o Enem deste ano, Eduardo dá a seguinte dica: estudar e treinar. Para ele, os pretensos candidatos devem “sacrificar algumas distrações por boas horas de estudo e resolução de questões, seja das diversas matérias ou pelo menos das mais cobradas pelo curso desejado”. E ele arremata: “só quem pode reclamar dos maus resultados são aqueles que tentaram chegar o mais próximo possível do próprio máximo”.

Fonte: José Eduardo da Cruz Feitosa
Edição: Anderson Monteiro
Por: Anderson Monteiro
Mais sobre: