Guadalupe

Guadalupe, nossa história, nossa gente, nosso orgulho

Conheça nossa história

14/07/2014 18:59h

Compartilhar no




Guadalupe esta situado na microrregião de Floriano à margem direita do rio Parnaíba, fica a 350 km da capital do Estado, Teresina, sua população é de 10. 268 habitantes, sendo que a imensa maioria reside na zona urbana.

As terras que formam Guadalupe, surgiram a partir de um aglomerado dos habitantes do povoado Porto Seguro, após a inundação por conta da Barragem de Boa Esperança.

O crescimento do comercio por conta da localização da cidade, que permitia a chegada de barcos a vapor, balsas e outros meios de transporte, fez com que o povoado fosse elevado a categoria de vila em 11 de Julho de 1929, pela lei estadual 1.251 com o nome de Vila de Porto Seguro, a instalação ocorreu no dia 25 de Agosto de 1929.

Em 26 de Junho de 1931 um decreto estadual número 1.279 retirou a autonomia administrativa da Vila Porto Seguro, reduzindo-a a condição de distrito de Jerumenha, mas os então moradores da Vila Porto Seguro não se conformaram com o decreto, lutaram pela restauração desta autonomia, a luta foi vitoriosa e em 26 de Julho de 1938 por força de outro decreto de nº 107 a autonomia foi restabelecida, elevando-a a categoria de cidade.

A mudança de Porto Seguro para Guadalupe ocorreu pelo decreto lei nº 754 de 30 de Dezembro de 1943, em homenagem a Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira do Município.

Guadalupe cresceu com a participação de seus filhos e de famílias que vieram de vários outros estados brasileiros.

A construção da Barragem de Boa Esperança obrigou os moradores da antiga Porto Seguro e Guadalupe e saírem e deixarem suas origens para um outro local, bem distante das terras de origem, este novo local foi escolhido pela companhia hidrelétrica de Boa Esperança, a nova cidade surgiu com ruas, praças, edifícios públicos, residências, água, energia e esgoto.

Compartilhar no
Fonte: Guadalupe FM 97.5
Edição: Euclides Alves
Por: Euclides Alves

É permitida a reprodução deste conteúdo (matéria) desde que um link seja apontado para a fonte!


Deixe seu comentário


Notícias Relacionadas