Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

IBGE busca apoio de prefeitos para coletar dados do Censo Agropecuário no PI

O estudo tem como objetivo de mapear as 240 mil unidades produtivas do estado.

28/06/2017 08:44

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pretende aproveitar o lançamento do Censo Agropecuário no Piauí, nesta teça-feira (27) em Teresina, para buscar apoio dos prefeitos durante a coleta de dados nos municípios. O estudo tem como objetivo de mapear as 240 mil unidades produtivas do estado.

Para o gerente técnico do Censo Agropecuário, Antônio Carlos Simões, nesta primeira fase a instituição pretende buscar apoio logístico das prefeituras para a transmissão dos dados. Serão distribuídos 55 postos de coletas entre os municípios, o que não atende a demanda de todo o estado.

"Nem todos os municípios irão contar com um posto de coleta e por isso contamos com as prefeituras para ceder um espaço com acesso a internet para a transmissão de dados. O Censo Agropecuário é um levantamento feito a cada 10 anos em todas as unidades produtivas do Brasil e a partir dele o governo pode direcionar as políticas públicas para aquela área", explicou Antônio Carlos.

O chefe da unidade do IBGE no Piauí, Leonardo Passos, ressaltou que a coleta deve iniciar em outubro pelos recenseadores em 224 municípios. A escolha dos profissionais que vão atuar no Censo ocorrerá em dois processos seletivos, com provas agendadas para os dias 2 e 16 de julho.

"Além disso, o Censo Agropecuário vamos contar com comissões municipais de geografia estatística em todas as cidades. O grupo pode ser formado por representantes dos municípios e entidades sem fins lucrativos. Quem tiver interesse pode nos procurar", acrescentou Leonardo Passos.


Fonte: BDPI
Edição: Henrique Guerra
Por: Henrique Guerra
Mais sobre: