Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Gilbués realiza a sua Feira Agropecuária-EXPOGIL 2017

VI Expogil

28/06/2017 08:56

Será realizada de 06 a 09 de julho, a VI Expogil – Exposição Agropecuária de Gilbués. O evento já faz parte do calendário das feiras agropecuárias do Estado do Piauí.

O município conhecido nacionalmente por suas terras áridas, vai mostrar a força do homem do campo diante das adversidades naturais, através da criação do gado de corte, da caprinocultura, ovinocultura e a agricultura familiar.

A Feria vai reunir os melhores rebanhos da região, com foco para os animais de pequeno porte como: caprinos das raças Anglonubiana e Boer e os ovinos das raças Santa Inês e Dopper.

A bovinocultura vai contar com gado de elite das raças Nelore, Sinepol, Girolanda e Holandês.

Segundo o Secretário de Agricultura do Município, Fabriciano Corado esta é a primeira vez que a prefeitura realiza o evento. “Gilbués conta com um grande potencial produtivo; temos terras agricultáveis e um povo trabalhador” disse o secretário.

O evento vai oferecer aos produtores várias palestras em diferentes segmentos, proferidas por profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Piauí.

Na ocasião, serão entregue pela secretaria de Agricultura do Estado, 20 kits de irrigação aos pequenos produtores da agricultura familiar.

Crédito Bancário

O Banco do Brasil agência de Gilbués, estará presente com um estande realizando financiamentos aos produtores da agricultura familiar.

A novidade é a reativação da Carteira Agrícola que estava suspensa na agência  por falta de demanda e deixava de atender a microrregião que reúne cinco municípios; Gilbués, Barreiras do Piauí, Monte Alegre, Santa Filomena e São Gonçalo do Gurguéia.

A Expogil é uma realização da Prefeitura de Gilbués e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Gilbués e conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Piauí, Emater e Secretaria de Meio Ambiente do Piauí.

A expectativa é que o evento movimente a economia local com o comércio de animais, atraindo visitantes e gerando empregos na cidade. As noites da Expogil serão animadas ao som do forró de Lucas do Acordeon e o artista da terra, Magayver Guerra.

Fonte: Fort Notícias
Edição: Henrique Guerra
Por: Henrique Guerra
Mais sobre: