Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Caravana de Gilbués esteve presente na concelebração da posse 6º Bispo

Diocese de Bom Jesus do Gurgueia acolheu seu 6º Bispo com muita festa

30/03/2014 18:28

A diocese de Bom Jesus do Gurgueia (PI) acolheu, na tarde e noite da última sexta-feira (28), seu sexto bispo diocesano, dom Marcos Antonio Tavoni. A grande solenidade de acolhida e a concelebração da posse foi acompanhada por milhares de fiéis. 

Arcebispos, bispos e padres de várias dioceses do Piauí e de outros Estados estiveram em Bom Jesus participando desse importante momento para a Igreja local. 

O bispo foi recepcionado no Terminal Rodoviário de Bom Jesus com grande queima de fogos de artifício e inúmeras faixas de boas vindas das várias paróquias, pastorais e movimentos. Em grande carreata/passeata, dom Marcos Tavoni foi conduzido até a Igreja Matriz do Bom Jesus da Boa Sentença, onde havia grande concentração de fieis.

Rapidamente Dom Marcos Antonio Tavoni saudou e cumprimentou a multidão de peregrinos que se encontrava em frente à Igreja Matriz e Avenida Getúlio Vargas, e seguiu em direção à Catedral de Bom Jesus do Gurgueia, recebendo homenagens de estudantes e adeptos.

A Celebração Eucarística e Posse Canônica de Dom Marcos Antonio Tavoni iniciaram às 19h00 e terminaram por volta das 21h30, na Catedral de Nossa Senhora das Mercês.

                            Cerimônia de ordenação episcopal de Marcos Tavoni foi em 1º de março de 2014, na Catedral Metropolitana de Brasília

BIOGRAFIA - Nascido em 21 de abril de 1967, na cidade paulista de São Carlos, Monsenhor Marcos Tavoni deu início a sua vocação religiosa ainda quando era criança, ao entrar para o grupo de acólito da paróquia Santa Izabel, da Diocese de sua cidade natal.

Aos 22 anos, Marcos Antonio Tavoni entrou para o Seminário Diocesesano de São Carlos, onde deu início ao curso de Filosofia. Formou-se em Teologia pelo Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima em Brasília, cidade onde foi ordenado sacerdote pelas mãos do Cardeal José Freire Falcão, na época Arcebispo, em 1996.

Já em 1997, Marcos Tavoni foi transferido para Palmas (TO), onde serviu como pároco, professor, ecônomo e reitor do Centro de Evangelização e do Seminário Interdiocesano.·.

Quatro anos depois, o religioso retornou à Capital Federal, onde assumiu como vigário na Paróquia Nossa Senhora dos Pobres, na cidade satélite do Paranoá, permanecendo até o início de 2013, quando foi nomeado, pelo Arcebispo Dom Sergio da Rocha, o pároco responsável pela Paróquia Cristo Redentor, em Taguatinga (DF).

A Cerimônia de Ordenação Episcopal de Monsenhor Marcos Antônio Tavoni, novo Bispo da Diocese de Bom Jesus do Gurgueia (PI), ocorreu em 1º de março de 2014, na Catedral Metropolitana de Brasília, e foi prestigiada por muitos piauienses radicados em Brasília.

Dom Marcos Antonio Tavoni foi nomeado Bispo da Diocese de Bom Jesus do Gurgueia no dia 15 de janeiro de 2014, pelo o Papa Francisco, após renúncia de Dom Ramón López Carrozas.


Fonte: José Bonifácio/Grupo ALFA
Edição: Henrique Guerra
Por: Henrique Guerra
Mais sobre: