Gilbués

Asfalto da BR-235/PI (trecho Gilbués/Santa Filomena)

Gilbués/Santa Filomena

15/05/2013 02:08h

Compartilhar no

Asfalto já chegou à Serra das Guaribas, no cerrado de Santa Filomena.

Há décadas se iniciavam os estudos e tentativas para a pavimentação da BR-235/PI, trecho entre a BR-135 (Gilbués/Monte Alegre) e Santa Filomena, na divisa do Piauí com o Maranhão. Mas está saindo de cena a velha estrada de chão e entrando o asfalto de uma rodovia padrão BR, com 7 metros de pista e 2,5 metros de acostamento de cada lado.
Cerca de 14 meses depois do início da obra, 60 dos 130,2 quilômetros de extensão já estão pavimentados. Ou seja, quem viaja hoje de Gilbués a Santa Filomena já trafega por estrada asfaltada até o lugar denominado Passaginha, situado no pé da temível ladeira das Novas. 

Como os serviços de rebaixamento da subida estão temporariamente parados, as máquinas da Construtora do Sucesso seguem em ritmo acelerado rumo ao Povoado Matas. Assim, o asfalto chegou à Serra das Guaribas, na altura da Fazenda Jatobá, que até pouco tempo era um ponto bastante escorregadio, inclusive apelidado pelos caminhoneiros de “sabonete”.

A terraplenagem alcançou a ladeira da Cambaúba, ou “ladeira falsa”, como é denominada pelos nativos. Isso significa dizer que a tão sonhada estrada Gilbués/Santa Filomena se encontra a 9 quilômetros do Povoado Matas e a mais ou menos 50 km de Santa Filomena.

A rodovia Gilbués/Santa Filomena será um dos mais importantes canais de escoamento da safra do Piauí, haja vista que somente o município de Santa Filomena tem o elevado potencial de produzir até 1 milhão de toneladas de grãos, quase metade do que atualmente é colhido.

Orçada inicialmente em R$ 103,275 milhões, o trecho da estrada Gilbués/Santa Filomena poderá, com os reajustes anuais previstos, ultrapassar a casa dos R$ 120 milhões.

Compartilhar no
Fonte: José Bonifácio GP1
Edição: Henrique Guerra
Por: Henrique Guerra

É permitida a reprodução deste conteúdo (matéria) desde que um link seja apontado para a fonte!


Deixe seu comentário


Notícias Relacionadas