Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

IV Festival do Peixe atrai público recorde e se torna referencia

IV Festival do Peixe atrai público recorde e se torna referencia para todo o Estado

31/07/2018 10:33

Esperantina sediou a IV edição do Festival do Peixe, entre os dias 26 e 29 de julho. O evento que fomenta o turismo e a economia local e ainda incentiva à piscicultura da região foi realizado pela Prefeitura Municipal de Esperantina, Governo do Estado e SEBRAE-PI. Nesta edição, o Festival reuniu empresários e turistas de mais de 40 municípios piauienses da região dos Cocais.

A programação do evento contou com a realização de palestras sobre temas relacionados à piscicultura, exposição e comercialização de pescado, apresentações artísticas e culturais, feira de produtos da agricultura familiar, torneios, concursos e outras atividades que atraíram milhares de turistas para o município.

Para a prefeita de Esperantina, Vilma Amorim, o Festival do Peixe contribuiu para a geração de negócios, destacando o grande potencial da região no que se refere à piscicultura. “Conseguimos destacar mais uma vez a grande potencialidade de Esperantina na área da piscicultura, valorizando todos os envolvidos nessa atividade que contribui de forma significativa para movimentar a economia do município. Acredito que a cada ano essa potencialidade se destaca mais, o que é de grande importância para o nosso município, pois gera mais oportunidades, aquece a nossa economia e turismo”, explica.

Estima-se que 100 mil pessoas participaram do Festival, nos quatro dias

Shows marcantes

A começar pela abertura, com a presença da cantora gospel Damares e de grupos evangélicos locais, o Festival do Peixe contou com uma vasta programação artística e cultural. A estrutura do evento foi toda montada na Avenida Petrônio Portela e contou com dois palcos, praça de alimentação e outros espaços abertos, para comodidade dos turistas e participantes.

Nos demais dias, artistas como: Iohannes, A Loba, Dudu Nogueira, Matheus Fernandes, Os Bambaz e o cantor nacional Luan Santana fizeram a festa. Estima-se que o evento recebeu um público de 100 mil pessoas, ao total. 

Para a prefeita, Vilma Amorim, a edição já se destaca entre as demais. “A cada ano buscamos melhorar de alguma forma, analisamos o que acertamos e o que ficou a desejar para estar aperfeiçoando. Notamos que o festival cresceu bastante e se tornou referencia para todo o Piauí e até mesmo fora daqui. Para nós isso é motivo de muito orgulho e esperamos que em 2019 possamos realizar mais uma edição com outras novidades”, destacou.

Competições movimentaram o evento

O que também chamou atenção de quem participou do Festival do Peixe, em Esperantina, foram as atividades esportivas. A programação desportiva do evento contou com provas de ciclismo, motocross, vôlei, futebol, natação, capoeira e canoagem.

A prefeita Vilma Amorim reabriu o Ginásio Noguerão, dentro da Programação do Festival. O Ginásio passou por ampla reforma e foi reaberto ao público no segundo dia de evento. No sábado (dia 28) aconteceram as competições de motocross e vôlei, canoagem e natação. Fechando o festival, no dia 29, aconteceram as competições de ciclismo, os torneios de supino e o festival de capoeira. 

O secretário de Esportes do município, Epaminondas Albuquerque, destaca que as atividades esportivas sempre reúnem um bom número de inscritos durante o festival. “São jogos que fazem parte das atividades do município e esta época de festival é muito sugestiva para reunirmos a vontade das pessoas em praticar tais atividades com o calendário do festival que objetiva mostrar ao Piauí as nossas potencialidades na piscicultura”, destaca.

Fotos: Jailson Soares / Yara Ramos / Ascom

Edição: Geysa Silva
Por: Geysa Silva
Mais sobre: