Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Esperantina será a 12ª cidade com trânsito municipalizado no Piauí

Esperantina será a 12ª cidade com trânsito municipalizado no Piauí

07/02/2018 08:41

Dos 224 municípios do estado do Piauí, apenas 11 deles tem o trânsito municipalizado ou seja apenas 5%.

No Nordeste com quase 1800 municípios, apenas 14% conseguiram completar todas as etapas e municipalizar o trânsito.

Já em todo o país com mais de 5.000 municípios chega a um total de pouco mais de 29% que tem o trânsito municipalizado.

O município de Esperantina, na gestão da prefeita Vilma Amorim vem executando todas as etapas com blitz educativas, sinalizando as ruas em parceria com o governo do estado através do departamento estadual de trânsito – DETRAN, para que até o mês de abril seja definitivo a municipalização e a prefeitura passar a exercer a cobrança do uso do capacete, veículos emplacados e a obediência nas vias públicas, nos sentidos de acordo com a sinalização.

Durante dois dias servidores da prefeitura passarão por uma capacitação para criação da Junta administrativa de recursos infracionais – JARI, que vai auxiliar referendando ou não as autuações de infração de trânsito, se for provocada.

Na manhã de hoje especialistas em trânsito sob o comando do Cel. Ozires iniciaram a capacitação no auditório do CRAS e a prefeita Vilma Amorim esteve presenta na abertura e falou da importância de mais um passo rumo a municipalização do trânsito em Esperantina.

"Nós temos este grande desafio em Esperantina e a nossa meta não é criar este órgão não com a finalidade de multar para salvar vidas e aqui os nossos índices são altíssimos e quando a gente pega  os dados no hospital e na delegacia os números são assustadores e vamos fazer a nossa parte”. Disse a gestora.

O coronel Ozires falou que a criação da junta administrativa de recursos infracionais faz parte do organograma da municipalização do transito, para julgar atos de pessoas que se sintam prejudicas e ela é prevista e respaldada no código nacional de transito.

“A junta é composta por 03 membros efetivos e 03 suplentes nomeadas pelo poder executivo”. Falou o instrutor.

Fonte: Ascom
Mais sobre: