Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Após capacitação da SESAPI, Esperantina terá Equipe de Saúde Prisional

Técnicos da Sesapi capacitam profissionais para implantação da equipe de saúde prisional

29/01/2018 09:13

O Ministério da Saúde aprovou a adesão do município de Esperantina à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A equipe vai atender exclusivamente os detentos que se encontram na unidade prisional, a Penitenciária Regional Luís Gonzaga Rebelo.

A secretaria de saúde do Estado do Piauí, na manhã desta quarta feira (24), encaminhou uma equipe de profissionais para capacitar os integrantes da equipe de saúde do sistema prisional.  Além da saúde a secretaria de Justiça encaminhou também uma equipe para orientar os profissionais da equipe.

De acordo com a secretária de saúde Elizângela Amorim a equipe via iniciar os trabalhos a partir do mês de fevereiro. A secretaria de saúde falou da importância da implantação de mais uma equipe de saúde no município, mesmo que seja para atender pessoas privadas de liberdade.

“Nós estamos aqui hoje no auditório do CRAS, recebendo uma equipe da Sesapi e da Sejus neste momento de capacitação, após a aprovação da implantação da equipe, onde o processo iniciou em 2016 e fomos habilitados por conta da unidade prisional em Esperantina, agora a saúde municipal vai gerenciar a saúde no presídio, que vai contar com um médico, assistente social, enfermeiro, psicólogo, dentista e fisioterapeuta, e vão levar os serviços de saúde aos detentos que ao invés de sair para os psf ou hospital, essa equipe vai está lá dentro fazendo este atendimento”. Disse a secretária.

Fonte: Ascom
Mais sobre: