• Salve Maria
  • Jovens escritores 2019
  • Banner paraíba
  • AZ no rádio
  • cachoeir piaui
  • Novo app Jornal O Dia
  • TV O DIA att
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias Esperantina

04 de maio de 2017

Prefeitura de Esperantina leva água a moradores do Km 7

Prefeitura de Esperantina leva água a moradores do Km 7

Cerca de 20 de famílias serão beneficiadas com o abastecimento de água na comunidade Km 7 na zona rural, pela prefeitura de Esperantina. O abastecimento de água daquela comunidade foi uma reivindicação do presidente da câmara vereador Manoel Filho.

Serão utilizados mais de 1400 metros de canos para levar água potável para os moradores que há anos tem que transportar água na cabeça. “É uma região muito importante de nosso município e muitos moradores há anos vinham solicitando a rede de abastecimento de água para suas casas, o poço já foi perfurado equipado e agora vamos levar água para todas as residências”. Afirmou a prefeita Vilma Amorim.

O vereador Manoel Filho esteve acompanhando a entrega dos canos na última sexta feira (28), juntamente com o secretário de infraestrutura Zé Germano e lideranças da comunidade. “Quero agradecer a prefeita Vilma Amorim por atender o nosso pedido em nome dos moradores desta comunidade, pois há anos eles vinham reivindicando este benefício e dentro alguns todos terão água em suas torneiras”, falou o presidente da câmara.

Para o líder comunitário Raimundo a obra vai melhorar de forma significativamente a vida das famílias do Km 7. “Só quem carregou água na cabeça em baldes ou em lata sabe a importância que tem chegar água em sua torneira dentro de casa, há anos que a gente espera e só agora na gestão da prefeita Vilma Amorim e com a ajuda do vereador Manoel Filho é que fomos lembrados”, afirmou. 

03 de maio de 2017

Cisternas mudam a realidade de moradores da zona rural

Cisternas mudam a realidade de moradores da zona rural de Esperantina

A prefeitura de Esperantina em parceria com a Codevasf – Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba, estão levando mais de 1400 cisternas a localidades da zona rural através do programa água para todos. Já foram instaladas em várias comunidades cerca de 1036 cisternas que já estão abastecidas com a água das chuvas, com 16 mil litros de água.

Para a prefeita Vilma Amorim levar água para as famílias é dar dignidade aqueles que sofreram a vida inteira com a falta do líquido precioso até para beber. “Este é mais um projeto que tiramos do papel para atender a nossa comunidade, fico muito satisfeita em saber que mais de mil famílias já estão com as cisternas totalmente abastecidas e a certeza da garantia de água para beber no período de estiagem”, destacou.

Para o senhor Mateus morador da localidade Vila Bom Jesus na região do Mundo a dificuldade era muito grande no período do verão para conseguir água até para beber. “Graças a Deus agora tá bom, a gente no período do verão tinha que andar por vários quilômetros com o balde em bicicleta ou pagando uma pessoa para ter água em casa, nós temos água aqui de um poço mas não é boa para beber”, disse.

Para dona Albetiza a chegada das cisternas foi uma bênção de Deus para todos os moradores. “A gente ia pegar água em um poço muito distante puxando na gangorra com muitas dificuldades, no verão o poço secava, a gente tinha que ir de madrugada para achar um pouco, depois perfuram o poço na comunidade, melhorou a situação mas a água não era boa para o consumo, agora com esta cisterna que já está cheia o verão tá garantido com água boa”. frisou.