• Novo app Jornal O Dia
  • TV O DIA att
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias Esperantina

12 de março de 2018

Prefeita reúne sociedade civil durante café da manhã

Prefeita reúne sociedade civil durante café da manhã

Na manhã deste sexta feira a prefeita de Esperantina, reuniu todo seu secretariado, vereadores da base aliada e lideres religiosos da igreja católica e evangélica, além de lideranças comunitárias.

Durante o café a prefeita fez um balanço gestão, apresentou um relatório e traçou metas para o ano de 2018.

Presentes os vereadores Manoel Filho, Zé Cláudio, Alcione, Domingos Luiz, professor Leondinha e Denival.

O presidente da câmara falou em nome da bancada e disse a boa relação do Poder Legislativo com o executivo tem avançado muitas matérias de interesse do município.

“Digo que todas as matérias enviadas pelo poder executivo aquela casa, foram de interesse da população e para o bem da cidade”. Falou.

Para os líderes religiosos a transparência da gestão e a relação com a sociedade sempre restabelecem a verdade e abrem espaço para o trabalho coletivo e pensando nos mais necessitados.

A prefeita Vilma Amorim agradeceu a parceria com a câmara municipal na aprovação dos projetos que tem sido enviado a casa legislativa e as orações dos pastores e do padre da cidade.

“Quero agradecer a parceria firme que temos tido com os nossos vereadores na câmara municipal, agradecer ao padre Jeremias e aos pastores pelas orações nas boas e nas horas difíceis, pois sempre coloco Deus em primeiro lugar e fico muito feliz quando ouço de cada que todos os dias me colocam nas suas orações”. Disse a prefeita.

26 de fevereiro de 2018

Um sonho de 18 anos realizado, com a construção de uma estrada

Um sonho de 18 anos realizado, com a construção de uma estrada

A estrada vicinal que liga as comunidades Capim Grosso e Mundo, foi recentemente recuperada pela prefeitura de Esperantina, através da secretaria de infraestrutura.

A estrada é muto importante para aquela região, pois encurta a distância entre as comunidades e também ao parque ecológico Cachoeira do urubu.

Um dos moradores mais antigos da região, o senhor Tintino falou da importância que tem a estrada para os moradores.

“Ficou muito boa o serviço desta estrada que é muito antiga, mas estava quase intrafegável, agora as pessoas podem andar de moto de carro com mais tranquilidade”. Disse.

O senhor Quincas Coelho que teve sua infância brincando naquela região falou que teve seu sonho concretizado com os serviços de empiçarramento da estrada.

“Quero agradecer a toda equipe da prefeitura e a prefeita Vilma Amorim,por está realizando este meu sonho com a recuperação desta estrada, há mais de 18 anos eu aguardava por este dia, aqui nesta região onde vivi a minha infância”. Falou.

Para o secretário de infraestrutura Zé Germano a retomada dos serviços de recuperação das estradas vicinais é uma determinação da prefeita Vilma Amorim.

"Nós construímos quase 150 km de estradas vicinais em 2017 e com a chegada das chuvas muitas estradas ficam danificadas e vamos realizar a manutenção para que a população tenha acesso e o transporte escolar possa facilitar a chegada dos alunos nas escolas, a conclusão desta estrada é um passo importante para ligação destas duas comunidades e era uma reivindicação antiga dos moradores há mais de 18 anos". Finalizou o secretário.

Zé Germano anunciou que nesta segunda feira dia 26, vai dar inicio a recuperação da estrada que liga Esperantina a localidade Barro, na divisa com o município de Barras.

07 de fevereiro de 2018

Esperantina será a 12ª cidade com trânsito municipalizado no Piauí

Esperantina será a 12ª cidade com trânsito municipalizado no Piauí

Dos 224 municípios do estado do Piauí, apenas 11 deles tem o trânsito municipalizado ou seja apenas 5%.

No Nordeste com quase 1800 municípios, apenas 14% conseguiram completar todas as etapas e municipalizar o trânsito.

Já em todo o país com mais de 5.000 municípios chega a um total de pouco mais de 29% que tem o trânsito municipalizado.

O município de Esperantina, na gestão da prefeita Vilma Amorim vem executando todas as etapas com blitz educativas, sinalizando as ruas em parceria com o governo do estado através do departamento estadual de trânsito – DETRAN, para que até o mês de abril seja definitivo a municipalização e a prefeitura passar a exercer a cobrança do uso do capacete, veículos emplacados e a obediência nas vias públicas, nos sentidos de acordo com a sinalização.

Durante dois dias servidores da prefeitura passarão por uma capacitação para criação da Junta administrativa de recursos infracionais – JARI, que vai auxiliar referendando ou não as autuações de infração de trânsito, se for provocada.

Na manhã de hoje especialistas em trânsito sob o comando do Cel. Ozires iniciaram a capacitação no auditório do CRAS e a prefeita Vilma Amorim esteve presenta na abertura e falou da importância de mais um passo rumo a municipalização do trânsito em Esperantina.

"Nós temos este grande desafio em Esperantina e a nossa meta não é criar este órgão não com a finalidade de multar para salvar vidas e aqui os nossos índices são altíssimos e quando a gente pega  os dados no hospital e na delegacia os números são assustadores e vamos fazer a nossa parte”. Disse a gestora.

O coronel Ozires falou que a criação da junta administrativa de recursos infracionais faz parte do organograma da municipalização do transito, para julgar atos de pessoas que se sintam prejudicas e ela é prevista e respaldada no código nacional de transito.

“A junta é composta por 03 membros efetivos e 03 suplentes nomeadas pelo poder executivo”. Falou o instrutor.

05 de fevereiro de 2018

Prefeita leva mensagem a câmara na abertura do ano Legislativo

Prefeita Vilma Amorim, leva mensagem a câmara na abertura do ano Legislativo

A prefeita Vilma Amorim,fez nesta sexta feira (02),a leitura da mensagem do Executivo para o ano de 2018 na abertura do ano legislativo da câmara municipal de Esperantina.

Na mensagem a prefeita destacou as dificuldades financeiras enfrentada por todos os entes federativos, falou das conquistas do ano passado e falou das perspectivas para 2018.

“Como todos sabemos, estamos atravessando um dos momentos mais difíceis, eu quero crer, de nossa gestão. Durante o ano de 2017 e que ainda continua, os municípios brasileiros foram atingidos por uma crise sem precedentes. Uma crise que, a bem da verdade, não nos pegou de surpresa, porém foi muito mais forte do que o que esperávamos”.

"Destas ações ditas impopulares, a que mais nos entristece é ter que demitir pessoas, e não eram quaisquer pessoas, foram pessoas importantes para o dia-a-dia de nossas ações, pessoas que se dedicaram em suas funções, contribuindo para uma cidade cada vez melhor, mas que infelizmente tivemos que demiti-las, essa foi uma das mais difíceis decisões que tive de tomar, pelo que peço minhas mais honestas e sinceras desculpas mas, diante da crise, tivemos de executar todas as alternativas que existiam".

Ainda durante a leitura da mensagem foi destacado os avanços em cada área de seu governo, na educação a criação do conselho da educação, a formação de alunos do proerd, e os avanços na aquisição da merenda escolar, adquirida da agricultura familiar, que chegou em 2017 a mais de 49%, chegando a um valor de quase 300 mil reais, na área da saúde os avanços nos índices, melhora na área de consultas e exames especializados e no atendimento a casa de saúde em Teresina que atendeu mais de 17 pessoas, na assistência social o atendimento as famílias através do programa criança feliz, da fabrica de sonhos, do centro de fortalecimento de vínculo e tantos outros, na infraestrutura, destacou os avanços da construção e reforma de mais de 120 km de estradas vicinais, perfuração de poços com rede de abastecimento de água, melhorando de forma significativa a vida de muitas famílias da zona rural, no esporte e na cultura destacou a realização do campeonato esperantinense de futebol amador, os festivais junino e do peixe e tantos outros eventos que tiveram o do município, no desenvolvimento agrário o destaque foi a distribuição de alevinos, mudas de caju e a distribuição de água através do carro do pipa.

Vilma Amorim destacou a importância das parcerias com o governo do estado Wellington Dias e parlamentares estaduais e federais que proporcionaram  a realização de obras de asfaltamento em várias ruas e a conclusão do mercado público municipal.

Durante a leitura de sua mensagem a prefeita destacou com muita emoção as medidas amargas que teve que tomar que foi a demissão de muitas pessoas que contribuíram com o desenvolvimento da cidade.

Com relação a folha de pagamento a prefeita falou das dificuldades enfrentadas para colocar em dias, mas destacou que todos os servidores efetivos estavam com seus salários em dias inclusive com o décimo terceiro pagos e que dentro de 90 dias será feito todo um esforço para equacionar todos os salários dos servidores em geral.

A prefeita após fazer um relato de suas ações e dificuldades enfrentadas, falou das expectativas para o ano de 2018, que mesmo com as previsões de poucos recursos, mas espera que as parcerias com o governo do estado e os representantes estaduais e federais, conquistas cheguem a cidade para beneficiar a população.

29 de janeiro de 2018

Após capacitação da SESAPI, Esperantina terá Equipe de Saúde Prisional

Técnicos da Sesapi capacitam profissionais para implantação da equipe de saúde prisional

O Ministério da Saúde aprovou a adesão do município de Esperantina à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A equipe vai atender exclusivamente os detentos que se encontram na unidade prisional, a Penitenciária Regional Luís Gonzaga Rebelo.

A secretaria de saúde do Estado do Piauí, na manhã desta quarta feira (24), encaminhou uma equipe de profissionais para capacitar os integrantes da equipe de saúde do sistema prisional.  Além da saúde a secretaria de Justiça encaminhou também uma equipe para orientar os profissionais da equipe.

De acordo com a secretária de saúde Elizângela Amorim a equipe via iniciar os trabalhos a partir do mês de fevereiro. A secretaria de saúde falou da importância da implantação de mais uma equipe de saúde no município, mesmo que seja para atender pessoas privadas de liberdade.

“Nós estamos aqui hoje no auditório do CRAS, recebendo uma equipe da Sesapi e da Sejus neste momento de capacitação, após a aprovação da implantação da equipe, onde o processo iniciou em 2016 e fomos habilitados por conta da unidade prisional em Esperantina, agora a saúde municipal vai gerenciar a saúde no presídio, que vai contar com um médico, assistente social, enfermeiro, psicólogo, dentista e fisioterapeuta, e vão levar os serviços de saúde aos detentos que ao invés de sair para os psf ou hospital, essa equipe vai está lá dentro fazendo este atendimento”. Disse a secretária.

18 de janeiro de 2018