• the shopping
  • Tirulipa
  • novembro azul 2018
  • show gustavo lima
  • Estreia programa Italo Motta
  • TV O DIA - fullbanner w3b
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias Esperantina

11 de setembro de 2018

Desfile de 7 de Setembro reúne milhares de pessoas para espetáculo

Desfile de 7 de Setembro em Esperantina reúne milhares de pessoas para espetáculo de histórias

Cerca de três mil pessoas, no município de Esperantina, assistiram ao Desfile Cívico de 7 de setembro, em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. Um espetáculo de cores, criatividade, histórias e manifestos sociais e políticos foi apresentado pelos alunos das escolas das redes municipal, estadual e privada, além de 25 pelotões mirins e entidades religiosas, nas ruas da cidade.

A concentração da grande festa cívica aconteceu em frente ao Banco do Brasil de Esperantina, com encerramento na Praça Leônidas Melo da Igreja Matriz. As escolas das zonas urbana e rural, e demais entidades, abordaram, durante o desfile, temáticas pertinentes da atualidade, que merecem atenção e sensibilização de todas as idades. Os alunos abordaram temas como tolerância religiosa, política e feminícidio, com o objetivo de chamar a atenção para a luta contra a discriminação e as várias formas de preconceitos na sociedade. 

A prefeita Vilma Amorim participou da solenidade e aproveitou o momento para pontuar as festividades que acontecem no município. “Nós estamos em um momento de muita festa no município de Esperantina, com duas comemorações importantes. A primeira é a festa da Padroeira, Nossa Senhora da Boa Esperança, que encerra no sábado (8), com a procissão e a festa. E hoje é o grande dia do nosso patriotismo. Nós tivemos um lindo desfile das escolas e das entidades religiosas, com várias temáticas atuais e dignas de atenção, além das nossas potencialidades econômicas, como a carnaúba, o babaçu e, principalmente, o peixe”, diz. 

A comemoração do dia 7 de Setembro contou com a presença de várias autoridades locais, entre elas, o secretário municipal de Infraestrutura, Zé Germano; a secretária municipal de Educação, Beth Aguiar; a secretária municipal de Saúde, Elisangela Amorim; a secretária de Assistência Social, Regina Silva; o secretário de Esportes e Cultura, Epaminondas Albuquerque; o secretário de Meio Ambiente, Marcilio; e os vereadores de Esperantina, Manuel Filho, Domingos Luís, Leônidas Quaresma e Denival.

“Quero parabenizar a equipe da Prefeitura, como um todo, por esse belo momento, e agradecer a população de Esperantina e aos visitantes que estiveram presentes. Desejamos que neste final de festa tudo ocorra em paz e com muita alegria”, finaliza a prefeita de Esperantina Vilma Amorim.

08 de agosto de 2018

Prefeitura intensifica recuperação de estradas na zona rural

Prefeitura de Esperantina intensifica recuperação de estradas na zona rural

A Prefeitura de Esperantina, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, iniciou, nesta terça-feira (7), os serviços de recuperação das estradas vicinais da zona rural do município. As obras estão acontecendo nas comunidades Curralinho, Seriema, Limpeza e Chapada da Limpeza.

O trabalho de recuperação das estradas rurais tem como objetivo garantir a melhor trafegabilidade e o acesso de veículos e, consequentemente, do transporte escolar.

De acordo com a prefeita de Esperantina, Vilma Amorim, os trabalhos de manutenção e recuperação das estradas rurais são importantes para garantir o desenvolvimento econômico do município.

“Estamos trabalhando no sentido de oferecer melhores condições para que os produtores, moradores e alunos que utilizam as estradas da zona rural tenham segurança e conforto para trafegarem por aqui”, frisa a prefeita.

Todos os dias, veículos trafegam pelas estradas rurais do município realizando diversas atividades, desde o transporte de estudantes até o escoamento da produção agrícola.

Para a moradora da comunidade limpeza, Rita Gentil, “as obras chegaram em boa hora, pois era uma obra já esperada por todos da comunidade”. De acordo com o secretário Zé Germano, as ações de manutenção das estradas vicinais fazem parte de um cronograma contínuo da gestão municipal evárias comunidades rurais serão atendidas.

“Nosso planejamento contempla ainda muitas localidades. Após a recuperação dessas estradas, será a vez da comunidade Buriti dos Britos receber os reparos em suas estradas vicinais’ pontua o secretário.

02 de agosto de 2018

Centro de Odontologia realiza mais 200 de atendimentos em dois meses

A unidade já recebeu avaliação positiva do Conselho Regional de Odontologia

O Centro de Especialidade em Odontologia Hélio Vieira Mendes, em Esperantina, inaugurado no mês de maio, já realizou mais de 200 atendimentos durante os dois primeiros meses.

O Centro atende as famílias de Esperantina com serviços especializados que não são feitos nas unidades básicas de saúde. São ofertados serviços de endodontia (canal), atendimento a pessoas com necessidades especiais, cirurgia oral menor, periodontia especializada e diagnóstico bucal com ênfase ao câncer de boca.

Logo nos primeiros 45 dias, foram realizados mais de 30 tratamentos endodônticos e mais de 80 pacientes realizaram tratamentos remoção de freio labial e lesões e até cirurgias de terceiro molar. Mais de 80 pacientes também realizaram exames de Raios-x e o número de pacientes que realizaram tratamentos de periodontia especializada, chegou a 25.

O coordenador de Saúde Bucal de Esperantina, Flávio Santana, destaca que a unidade já é referência em serviço público odontológico. “Nós já estamos sendo vistos como modelo para os outros CEO’s da região, tanto em estrutura quanto nos profissionais de qualidade”, frisa Flávio Santana.

Recentemente, o Conselho Regional de Odontologia realizou visita técnica no CEO de Esperantina, e a equipe foi avaliada positivamente em relação à qualidade do atendimento prestado à comunidade.

Os interessados em realizar atendimentos odontológicos disponibilizados pelo CEO devem procurar o posto de saúde mais próximo, onde passarão por uma triagem e serão encaminhados para o Centro de Especialidade em Odontologia de Esperantina, situado na praça Leônidas Melo.

31 de julho de 2018

IV Festival do Peixe atrai público recorde e se torna referencia

IV Festival do Peixe atrai público recorde e se torna referencia para todo o Estado

Esperantina sediou a IV edição do Festival do Peixe, entre os dias 26 e 29 de julho. O evento que fomenta o turismo e a economia local e ainda incentiva à piscicultura da região foi realizado pela Prefeitura Municipal de Esperantina, Governo do Estado e SEBRAE-PI. Nesta edição, o Festival reuniu empresários e turistas de mais de 40 municípios piauienses da região dos Cocais.

A programação do evento contou com a realização de palestras sobre temas relacionados à piscicultura, exposição e comercialização de pescado, apresentações artísticas e culturais, feira de produtos da agricultura familiar, torneios, concursos e outras atividades que atraíram milhares de turistas para o município.

Para a prefeita de Esperantina, Vilma Amorim, o Festival do Peixe contribuiu para a geração de negócios, destacando o grande potencial da região no que se refere à piscicultura. “Conseguimos destacar mais uma vez a grande potencialidade de Esperantina na área da piscicultura, valorizando todos os envolvidos nessa atividade que contribui de forma significativa para movimentar a economia do município. Acredito que a cada ano essa potencialidade se destaca mais, o que é de grande importância para o nosso município, pois gera mais oportunidades, aquece a nossa economia e turismo”, explica.

Estima-se que 100 mil pessoas participaram do Festival, nos quatro dias

Shows marcantes

A começar pela abertura, com a presença da cantora gospel Damares e de grupos evangélicos locais, o Festival do Peixe contou com uma vasta programação artística e cultural. A estrutura do evento foi toda montada na Avenida Petrônio Portela e contou com dois palcos, praça de alimentação e outros espaços abertos, para comodidade dos turistas e participantes.

Nos demais dias, artistas como: Iohannes, A Loba, Dudu Nogueira, Matheus Fernandes, Os Bambaz e o cantor nacional Luan Santana fizeram a festa. Estima-se que o evento recebeu um público de 100 mil pessoas, ao total. 

Para a prefeita, Vilma Amorim, a edição já se destaca entre as demais. “A cada ano buscamos melhorar de alguma forma, analisamos o que acertamos e o que ficou a desejar para estar aperfeiçoando. Notamos que o festival cresceu bastante e se tornou referencia para todo o Piauí e até mesmo fora daqui. Para nós isso é motivo de muito orgulho e esperamos que em 2019 possamos realizar mais uma edição com outras novidades”, destacou.

Competições movimentaram o evento

O que também chamou atenção de quem participou do Festival do Peixe, em Esperantina, foram as atividades esportivas. A programação desportiva do evento contou com provas de ciclismo, motocross, vôlei, futebol, natação, capoeira e canoagem.

A prefeita Vilma Amorim reabriu o Ginásio Noguerão, dentro da Programação do Festival. O Ginásio passou por ampla reforma e foi reaberto ao público no segundo dia de evento. No sábado (dia 28) aconteceram as competições de motocross e vôlei, canoagem e natação. Fechando o festival, no dia 29, aconteceram as competições de ciclismo, os torneios de supino e o festival de capoeira. 

O secretário de Esportes do município, Epaminondas Albuquerque, destaca que as atividades esportivas sempre reúnem um bom número de inscritos durante o festival. “São jogos que fazem parte das atividades do município e esta época de festival é muito sugestiva para reunirmos a vontade das pessoas em praticar tais atividades com o calendário do festival que objetiva mostrar ao Piauí as nossas potencialidades na piscicultura”, destaca.

Fotos: Jailson Soares / Yara Ramos / Ascom

26 de julho de 2018

Festival do Peixe de Esperantina começa nesta quinta (26)

Festival do Peixe de Esperantina começa nesta quinta (26)

Começa nesta quinta-feira (26), na cidade de Esperantina, a quarta edição do Festival do Peixe e Feira de Piscicultura. O evento segue até o domingo (29) e irá reunir piscicultores, empresários e turistas de mais de 40 municípios piauienses da região dos Cocais.

Durante quatro dias serão realizadas palestras sobre temas relacionados à piscicultura, exposição e comercialização de pescado, apresentações artísticas e culturais, feira de produtos da agricultura familiar, torneios, concursos e outras atividades que prometem atrair milhares de turistas para o município.

“Esta quarta edição do Festival do Peixe irá destacar a grande potencialidade de Esperantina na área da piscicultura, valorizando todos os envolvidos nessa atividade que contribui de forma significativa para movimentar a economia do município. Serão quatro dias em que toda a região dos Cocais estará com as atenções voltadas ao nosso município”, frisa a prefeita de Esperantina, Vilma Amorim.

O Festival do Peixe contribui para a geração de negócios, destacando o grande potencial da região no que se refere à piscicultura. O evento conta ainda com uma programação esportiva com provas de ciclismo, motocross, vôlei, futebol, natação, capoeira e canoagem.

Sucesso nacional, o cantor Luan Santana é a principal atração musical do evento. Luan é o cantor brasileiro mais seguido nas redes sociais, com mais de 40 milhões de seguidores, e possui 5 mil fãs-clubes em todo o país.

Também participam do festival, cantores como a intérprete gospel Damares, Iohannes, Matheus Fernandes e a banda A Loba.

Confira a programação completa do IV Festival do Peixe de Esperantina:

Dia 26 de julho

Damares

Skala Livre

Dia 27 de julho

Iohannes

Trio Demodé

Banda A Loba

Dia 28 de julho

Matheus Fernandes

Oz Bambaz

Banda Sinfônica Manoel Fabiano

Daniel Santana

Dia 29 de julho

Luan Santana

Dudu Nogueira

Pegadões do Forró

24 de julho de 2018

Competições esportivas irão movimentar o 4º Festival do Peixe

Competições esportivas irão movimentar o 4º Festival do Peixe em Esperantina

Durante a 4ª edição do Festival do Peixe e Feira de Piscicultura de Esperantina, que acontece entre os dias 26 e 29 de julho, atividades esportivas irão movimentar toda a cidade. A programação desportiva do evento contará com provas de ciclismo, motocross, vôlei, futebol, natação, capoeira e canoagem.

 Além de contribuir para a geração de negócios, destacando o grande potencial da região no que se refere à piscicultura, o evento desperta em todos do município, principalmente os jovens, o desejo em praticar atividades esportivas.

Dando início às atividades esportivas no Festival do Peixe, no dia 27 de julho, o Ginásio Nogueirão será reinaugurado. O ginásio passou por ampla reforma e será reaberto ao público no segundo dia de evento. No dia 28 acontecem as competições de motocross e vôlei. Fechando o festival, no dia 29 acontecem as disputas de canoagem e natação, torneio de supino e festival de capoeira.

O secretário de Esportes do município, Epaminondas Albuquerque, destaca que as atividades esportivas sempre reúnem um bom número de inscritos durante o festival. “São jogos que fazem parte das atividades do município e esta época de festival é muito sugestiva para reunirmos a vontade das pessoas em praticar tais atividades com o calendário do festival que objetiva mostrar ao Piauí as nossas potencialidades na piscicultura”, frisa o secretário.

 A prefeita de Esperantina, Vilma Amorim, destaca que o evento irá reunir piscicultores, empresários e turistas de mais de 40 municípios piauienses da região. “Não somente a nossa cidade participa do festival, mas toda a região dos Cocais volta a sua atenção para o Festival do Peixe, pois aqui acontece muita festa, capacitação, atividades esportivas e culturais que chamam a atenção de todo o Piauí”, frisa a prefeita.

O festival é uma realização da Prefeitura de Esperantina e Sebrae.

Luan Santana é atração do IV Festival do Peixe de Esperantina

Luan Santana é atração do IV Festival do Peixe de Esperantina

Os fãs piauienses do cantor Luan Santana terão a oportunidade de ver o artista se apresentar no dia 29 de julho, durante o encerramento da quarta edição do Festival do Peixe de Esperantina. O cantor é a principal atração da programação de shows do evento.

Sucesso no Brasil, Luan Santana é o cantor brasileiro mais seguido nas redes sociais, com mais de 40 milhões de seguidores, e possui 5 mil fãs-clubes em todo o país.

O cantor é o brasileiro que mais entrou no ranking Social 50 da Billboard Americana. O feito coloca o astro sertanejo como um dos mais procurados do mundo nas redes sociais. Luan já foi eleito pelo Jornal O Globo como o cantor nacional masculino mais influente nas redes sociais.

A prefeita de Esperantina, Vilma Amorim, destaca que a programação e shows do evento é esperada por todos na cidade. “O festival reúne atividades de fomento à piscicultura, atividades esportivas e culturais, programação de shows, além de feiras gastronômicas, ou seja, é um evento esperado por toda a cidade. Trazer o Luan Santana para o encerramento foi uma escolha pensando na própria população, que todos os anos abraça este evento com muito amor”, frisa a prefeita.

Também participam do festival, cantores como a intérprete gospel Damares, Iohannes, Matheus Fernandes e a banda A Loba.

O 4º Festival do Peixe e Feira de Piscicultura de Esperantina começa na quinta-feira (26), e reunirá piscicultores, empresários e turistas de mais de 40 municípios piauienses da região dos Cocais.

Confira a programação completa do IV Festival do Peixe de Esperantina:

Dia 26 de julho

Damares

Skala Livre

Dia 27 de julho

Iohannes

Trio Demodé

Banda A Loba

Dia 28 de julho

Matheus Fernandes

Oz Bambaz

Banda Sinfônica Manoel Fabiano

Daniel Santana

Dia 29 de julho

Luan Santana

Dudu Nogueira

Pegadões do Forró

13 de julho de 2018

Intercolegial chega às quartas de final neste sábado (14)

Intercolegial de Esperantina chega às quartas de final neste sábado (14)

A quarta edição do Intercolegial da Rede Municipal de Ensino, em Esperantina, iniciado no último dia 16 de junho, chega a fase eliminatória com as quartas de final, neste sábado (14). A competição faz parte da programação do 4º Festival do Peixe, que acontece entre os dias 26 e 29 de julho.

O campeonato iniciou com 11 equipes participantes, vindas de 10 escolas da rede municipal e agora conta com oito times na fase eliminatória.

De acordo com o secretário municipal de Esporte e Cultura, Epaminondas Albuquerque, a final do intercolegial está prevista para o dia 28 de julho, por ser um período de intensa movimentação em Esperantina.

“Escolhemos esse dia para a final da competição por se tratar de uma data bem importante para o município, pois o Festival do Peixe é a reunião de todos os principais elementos que fazem de Esperantina um ótimo lugar para se viver. É uma época de alegria, onde todo o município está envolvido nas comemorações e os nossos atletas vão disputar a final em clima de festa ”, destaca o secretário.

As partidas serão disputadas em duas sedes, sendo uma no ginásio Dídimo de Castro, na zona urbana, e as demais disputas acontecem no Canto da Palmeira, na zona rural.

O primeiro jogo acontece entre as equipes Gervásio Sales e Amargosa. No segundo jogo, é a vez da equipe Lagoa dos Macacos brigar pela vaga contra a seleção do Umbelino-Eja. Também na disputa por uma vaga na semifinal, as equipes Canto da Palmeira e Maria Pinheiro também se enfrentam. E para fechar a disputa, os times Jacaré da Vermelha e Amorim Neto jogam em defesa da quarta vaga.

O estudante Rodrigo Pereira, atleta da equipe da Lagoa dos Macacos, segue como artilheiro do campeonato, com oito gols até o momento.

05 de julho de 2018

Esperantina pintada em quadros por artistas Italianos

Esperantina pintada em quadros por artistas Italianos

Acontece em Esperantina uma exposição de pinturas realizadas por jovens estudantes de arte da academia de Firenze na Itália.

A exposição que teve início no último dia 30 de julho encerra nesta quarta feira dia 04 e está aberta ao público.

Durante a exposição alunos da rede municipal de ensino tiveram a oportunidade de visitar as obras e contemplarem a beleza e a simplicidade de vários locais da cidade, tanto da zona urbana e rural.

Os jovens tiveram um intercambio firmado entre a academia de artes de Firenze a prefeitura de Esperantina e a universidade estadual do Piauí e durante 04 meses foram visitar as localidades do município que foram pintadas em quadros, além da pintura figuras conhecidas da cidade foram feitos em forma de escultura.

De 09 a 15 de julho a exposição acontecerá no clube dos diários em Teresina e mais pessoas terão a oportunidade de apreciar a arte dos artistas italianos.

Giuseppe Amorim nascido no estado do Piauí e hoje vive com a família na Itália falou do trabalho realizado em Esperantina juntamente com os colegas.

“Fica aqui o sabor de dever cumprido, vivi parte de minha infância correndo nas ruas de Esperantina no período de férias e hoje voltar aqui e realizar este trabalho é muito gratificante”. Disse.

A aluna de 15 anos Elenice Pessoa achou muito gratificante ver o trabalho dos jovens artistas italianos.

“A gente percebe a beleza da nossa cidade que muitas vezes a gente não valoriza e somente agora com esta exposição percebemos a sua beleza e a simplicidade de nossa gente”. Comentou.

Para professora Lucilene que coordenava um grupo de alunos a exposição vai mudar culturalmente a vida de muitos alunos.

“Este trabalho mostra a valorização de nossa cidade, lugares aqui expostos em quadros nos faz ver o quanto é importante e consegue capitar a beleza de nossos lugares e esta exposição desperta em nossos alunos a ter uma consciência cultural que muitos de nós não percebemos no dia a dia”. Falou.

13 de junho de 2018

Prefeita apresenta projeto da 4ª edição do Festival do Peixe

Prefeita Vilma Amorim apresenta projeto da 4ª edição do festival do peixe

Vários órgãos do governo do estado do Piauí estiveram reunidos na tarde de ontem (11), em Teresina para ver a apresentação do projeto da 4ª edição do festival do peixe da cidade de Esperantina.

O encontro aconteceu na sede da secretaria estadual de desenvolvimento rural e contou com a presença de representantes da SDR, Secult, Setur, Semar, Sebrae e do deputado estadual Limma.

Acompanharam a prefeita na apresentação do projeto os secretários de Cultura Epaminondas Albuquerque, de meio ambiente Marcílio  Farias e desenvolvimento rural Evellyn Sara.

Durante a apresentação do projeto da edição deste ano a prefeita Vilma Amorim falou dos desafios de manter o festival em nível alto e de trazer novas divisas na economia local e regional.

“O festival do peixe além de reunir atrações musicais, culturais e esportivas tem como objetivo maior trazer investimentos do setor privado e do estado para o grande potencial de produção de peixe em nossa região, sabemos dos desafios que ainda temos pela frente, para que a piscicultura se torne cada vez mais forte e eleve a nossa economia, gerando emprego e renda”. Comentou a prefeita.

Para secretaria de desenvolvimento rural do estado Patrícia Vasconcelos o festival vem se consolidando como uma atividade voltada para o desenvolvimento do território dos cocais. “Nós entendemos a importância econômica do festival do peixe de Esperantina, que vem trazendo empresários para fazer o negócio crescer na região e o festival agrega outras atividades e para nós o festival do peixe este vai superar os anos anteriores”. Disse.

O deputado Limma que é parceiro do festival com disponibilidade de emenda parlamentar falou que é grande a expectativa para quarta edição do festival do peixe. “Somos parceiro da prefeita Vilma Amorim em todas as áreas e no festival do peixe temos destinado emendas parlamentares para contribuir com o engrandecimento da região e hoje aqui reunimos vários órgãos do estado que também vão dar sua contribuição, portanto o festival do peixe é muito importante para o desenvolvimento de nossa região”. Enfatizou o deputado.

02 de maio de 2018

Nova sede da unidade básica de saúde do centro é aberta para o público

Nova sede da unidade básica de saúde do centro é aberta para o público

A nova sede da unidade básica de saúde do centro que leva o nome de Edison Diniz Chaves foi entregue na manhã desta segunda feira (30), pela prefeita Vilma Amorim e a secretária de saúde Elizãngela Amorim.

A nova sede do centro na Patriotino Lages, onde funcionou a secretaria municipal de saúde.Uma ampla reforma com recursos próprios foi realizada para adequar o prédio as exigências do Ministério da Saúde.

A preposição do projeto que homenageia o saudoso Edison Diniz Chaves é do vereador Manoel Filho, presidente da câmara municipal. Durante a solenidade muita emoção tomou conta dos familiaes do homenageado.

A enfermeira Elizabete Chaves falou em nome da família e agradeceu a prefeita Vilma Amorim a homenagem. “Quero em nome da minha família agradecer a prefeita Vilma Amorim e o vereador Manoel Filho por esta homenagem ao nosso pai, que por muitos anos se dedicou a cuidar da saúde dos esperantinenses mesmo não sendo médico, mas com sua sabedoria, contribuiu muito”. Falou.

O empresário Edison Manoel que também é filho do homenageado falou da felicidade do momento. “Quero agradecer a prefeita Vilma por esta homenagem na área da saúde a meu pai, por ter sido um homem que prestou serviço por muitos anos, e se estivesse vivo estava completando 100 anos, o papai tinha este lado humano dando aconchego as pessoas e hoje ele ser lembrado para nós é uma honra”. Disse.

O vereador Manoel Filho autor do projeto disse que os serviços que foram entregues a comunidade são de grande importância. “Toda cidade de Esperantina conhece o trabalho do senhor Edison Chaves e sua história, ele deixou um legado importante para nossa cidade e para sua família, portanto está de parabéns a gestão municipal e toda família do homenageado e a população da cidade com esta nova sede da unidade básica de saúde do centro”. Concluiu o vereador.

Para a secretária de saúde Elizangela Amorim a nova sede trás mais conforto aos usuários e os profissionais que trabalham na unidade básica. “Nós fizemos uma grande mudança neste prédio para receber a ubs, mais espaçosa, com sala de reunião e ainda homenageando uma pessoa que prestou grandes serviços a nossa população e quero enfatizar a determinação da prefeita Vilma Amorim, que mesmo com as dificuldades financeiras que enfrentamos ela consegue realizar obras e a sociedade só tem a ganhar com estes serviços”. Falou.

“Estamos homenageando o senhor Edison Chaves nesta nova sede da unidade básica de saúde aqui do centro e isto nos deixa muito contente por consolidar mais esta obra para nossa comunidade, quero aqui agradecer a parceria da câmara municipal pela aprovação do projeto e também a todos os familiares aqui presentes, este é o nosso lema trabalhar e vamos continuar desta mesma forma, levando cada vez mais os benefícios aos esperantinenses”. Finaliza.

A solenidade contou com a presença da deputada Jannaina Marques, do ex-prefeito Zilton que representou o deputado Limma, vereadores Denival, Zé Cláudio, Domingos Luiz, Manoel Filho e Leondinha, além de secretários, pastores.servidores da saúde e familiares.

17 de abril de 2018

86 famílias em Esperantina são afetadas com as águas do Rio Longá

86 famílias em Esperantina são afetadas com as águas do rio Longá

Até o dia hoje (16), cerca de 86 famílias da cidade de Esperantina foram afetadas pelas águas do rio Longá que não para subir e atinge 8.26 centímetros.

As equipes da prefeitura de Esperantina e da Defesa Civil do Município, já identificaram 86 famílias das zonas urbana e rural que foram afetadas de alguma forma.

De acordo com o relatório emitido nesta manhã 66 famílias da zona urbana estão desabrigadas e desalojadas, sendo que 20 famílias se encontram nos abrigos públicos e 46 em casas de famílias acolhedoras, 20 famílias das localidades Tabuleirinho, Barreira Branca e Riacho Fundo estão isoladas e o acesso é feito apenas de canoa.

Se o nível das águas continuar a subir nas próximos horas o número de famílias poderá ser bem maior.

A prefeita Vilma Amorim disse que as equipes estão preparadas, mais locais públicos estão disponibilizados caso seja necessário.

“Desde o inicio da enchente nós tomamos todas as precauções para montar as equipes de apoio, com caminhões para realizar as mudanças das pessoas e agora contamos com o apoio da polícia militar que tem nos auxiliados neste momento e só temos é que agradecer, até o momento ninguém teve nenhuma perda de material ou de suas casas e quero tranquilizar a população que o município está preparado, já orientamos nossas equipes de assistentes sociais para visitar as famílias ribeirinhas e oriente as mesmas que se o nível do rio subir que elas deixem as casas por medida de segurança, muitas delas não querem sair”. Falou a prefeita.

13 de abril de 2018





Enquete

Um jovem morreu ao sofrer descarga elétrica colocando celular para carregar. Quais cuidados você toma em relação a isso?

ver resultado