• Marcas Inesquecíveis 2018 09/04
  • Marcas Inesquecíveis 2018 26/03

Notícias Esperantina

17 de abril de 2018

86 famílias em Esperantina são afetadas com as águas do Rio Longá

86 famílias em Esperantina são afetadas com as águas do rio Longá

Até o dia hoje (16), cerca de 86 famílias da cidade de Esperantina foram afetadas pelas águas do rio Longá que não para subir e atinge 8.26 centímetros.

As equipes da prefeitura de Esperantina e da Defesa Civil do Município, já identificaram 86 famílias das zonas urbana e rural que foram afetadas de alguma forma.

De acordo com o relatório emitido nesta manhã 66 famílias da zona urbana estão desabrigadas e desalojadas, sendo que 20 famílias se encontram nos abrigos públicos e 46 em casas de famílias acolhedoras, 20 famílias das localidades Tabuleirinho, Barreira Branca e Riacho Fundo estão isoladas e o acesso é feito apenas de canoa.

Se o nível das águas continuar a subir nas próximos horas o número de famílias poderá ser bem maior.

A prefeita Vilma Amorim disse que as equipes estão preparadas, mais locais públicos estão disponibilizados caso seja necessário.

“Desde o inicio da enchente nós tomamos todas as precauções para montar as equipes de apoio, com caminhões para realizar as mudanças das pessoas e agora contamos com o apoio da polícia militar que tem nos auxiliados neste momento e só temos é que agradecer, até o momento ninguém teve nenhuma perda de material ou de suas casas e quero tranquilizar a população que o município está preparado, já orientamos nossas equipes de assistentes sociais para visitar as famílias ribeirinhas e oriente as mesmas que se o nível do rio subir que elas deixem as casas por medida de segurança, muitas delas não querem sair”. Falou a prefeita.

13 de abril de 2018

10 de abril de 2018

Polícia Militar e Prefeitura de Esperantina lançam projeto Pelotão Mirim

Polícia Militar e Prefeitura de Esperantina lançam projeto Pelotão Mirim

A polícia do estado do Piauí em parceria com a prefeitura de Esperantina, lançaram na manhã desta segunda feira (09), o projeto social Pelotão Mirim.

O evento aconteceu no plenário Gilberto Aguiar Chaves, na câmara municipal e contou com a presença da prefeita Vilma Amorim, do coordenador estadual do projeto capitão Saraiva, do comandante da 4ª companhia capitão Ângelo Alves, presidente da câmara Manoel Filho, vereadores Alcione, Tote Filho, Denival, Mauro André e Domingos Luiz autor da indicação, representante do Ministério Público, conselho tutelar e da sociedade civil e as secretárias Bete Aguiar, Regina Silva e o secretário Marcílio Farias.

O capitão Saraiva apresentou o projeto aos presentes e disse que projeto irá reunir práticas pedagógicas, recreativas e esportivas destinadas a crianças e adolescentes que estejam matriculados regularmente em escolas da rede municipal de ensino.

De acordo com o vereador Domingos Luiz o projeto é uma luta muito grande e vai garantir que muitas crianças fiquem cada vez mais longe das drogas e se tornem verdadeiros cidadãos.

"Quero agradecer ao Cel. Carlos Augusto por disponibilizar este projeto para nossa cidade, agradecer a câmara municipal pelo apoio e a prefeita Vilma Amorim pela sensibilidade para cuidar das nossas crianças e adolescentes que muitos enveredam por caminhos escuros por falta de uma oportunidade de projetos como este". Falou.

A prefeita Vilma Amorim falou da importância de realizar mais um projeto em parceria com a policia militar.

“A gente fica encantada com estes projetos sociais que tem a frente a polícia militar e o proerd que já trabalhamos aqui é um exemplo disso que pode dar certo, e agora com esta persistência do vereador Domingos Luiz conseguimos mais esta parceria que é muito importante para nossa cidade, para nossas crianças e vamos buscar identificar crianças dentro do perfil do projeto e formamos grandes cidadãos em Esperantina”. Disse.

05 de abril de 2018

Novo mercado público de Esperantina entra em funcionamento

Novo mercado público de Esperantina entra em funcionamento

O novo Mercado Municipal de Esperantina Bernardo Rêgo de Aguiar entrou em funcionamento na manhã desta terça feira (03) de março.

O mercado havia sido inaugurado em dezembro de 2017 e passou ainda por várias intervenções realizadas pela prefeitura de Esperantina, através da secretaria de infraestrutura.

Foram realizados os serviços de reforço na parte da carne, reparos na parte da cobertura, água energia e pessoal para administrar o local.

 O espaço possui 3.142,20 m² de área reformada e construída com a estrutura de administração; curral para pequenos animais; lojas secos e molhados; artesanato; boxes de carne; boxes de frutas e verduras; praça de alimentação com quatro restaurantes e 12 lanchonetes.

Para o permissionário João Carlos CD´s o novo mercado era aguardado com muita ansiedade e está muito bonito e mais agradável para trabalhar.

“Aqui tá bem melhor do que era antes, bem mais agradável para trabalhar e aos poucos os nossos clientes vão voltando. Disse.

O senhor Francisco dos Santos falou que o novo mercado está muito bom e agradeceu a prefeita Vilma Amorim por agilizar a abertura do mercado.

O local foi dividido ficando cada tipo de mercadoria em lados separados, facilitando os clientes a escolherem seus produtos, a parte da carne ficou mais higienizada dando mais qualidade ao produto que vai as mesas das famílias.

Para prefeita Vilma Amorim a reabertura do mercado público de Esperantina é muito importante, pois ele faz parte da história da cidade e era um anseio da comunidade e dos permissionários.

03 de abril de 2018

Prefeita Vilma Amorim firma convênio com a polícia militar

Prefeita Vilma Amorim firma convênio com a polícia militar

A prefeita Vilma Amorim firma convênio com a polícia do estado do Piauí para melhorar a segurança na cidade de Esperantina.

O convênio foi celebrado após aprovação na câmara municipal de uma indicação do vereador Domingos Luiz – PRB.

Na manhã de hoje (02), a prefeita esteve reunida com o comandante da 4ª companhia de polícia militar capitão Ângelo Alves, Tenente Anderson e o vereador Domingos Luiz para anunciar a celebração do convênio.

Estiveram presentes na reunião o secretário de esporte e cultura Epaminondas Albuquerque, as secretárias de educação Bete Aguiar, da saúde Elizângela Amorim e de assistência social Regina Silva.

O convenio visa aumentar as forças de segurança dentro do município e propiciar mais segurança as famílias de Esperantina.

A prefeita Vilma Amorim falou que esteve juntamente com o vereador Domingos Luiz reunida com o comandante geral da polícia militar do estado Piauí Cel. Carlos Augusto para acertar os detalhes do convênio.

“Já vencemos todas as etapas burocráticas e agora vamos assinar o convênio com a polícia militar para que tenhamos mais policiais nas ruas de Esperantina, garantindo mais segurança a nossa população, mesmo sabendo que a segurança é um dever do estado, mas o TCE compreendeu que os municípios também podem contribuir e vamos fazer a nossa parte”. Falou.

Para o capitão Ângelo a compra da folga de policiais para atuar nas ruas e nos eventos públicos de grande movimentações vai dar mais segurança a comunidade.

“Este convenio vai representar mais segurança para população e quero agradecer a iniciativa do vereador Domingos Luiz em apresentar este indicativo na câmara municipal e a prefeita Vilma Amorim em realizar esta parceria para segurança, na compra de folga dos militares, também com este convenio vamos poder auxiliar na organização do transito da cidade”. Falou.

O vereador Domingos Luiz agradeceu todos os vereadores pela aprovação de sua indicação e a prefeita Vilma Amorim pela sensibilidade em celebrar o convênio para melhorar a segurança no município.

“Quero aproveitar para agradecer aos meus colegas vereadores e a prefeita Vilma Amorim e parabenizar o capitão Ângelo pelo trabalho a frente do comando mesmo com todas as dificuldades, com este convenio a população vai ter mais segurança com a presença efetiva de homens da polícia militar nas ruas”. Falou o vereador.

Domingos Luiz ainda aproveitou para parabenizar o grande trabalho realizado a frente do comando geral da polímilitar Cel. Carlos Augusto.

28 de março de 2018

Prefeitura de Esperantina distribui 5 toneladas de peixes

Prefeitura de Esperantina distribui 5 toneladas de peixes

A prefeitura de Esperantina em parceria com a secretaria estadual de desenvolvimento rural do Piauí, está distribuindo para famílias carentes cerca de 5 toneladas de peixes.

O pescado é adquirido da agricultura familiar através do programa de aquisição de alimentos – PAA, beneficiando vários produtores.

As famílias são selecionadas pelos profissionais da secretaria municipal de assistência social, na zona urbana e rural.

Na manhã desta terça feira (27), a prefeita Vilma Amorim, a secretaria de governo Keila Mara e a secretária de assistência social Regina Silva, iniciaram a distribuição do pescado no bairro Novo Horizonte.

Além do peixe ainda foi distribuído para ajudar na alimentação de muitas famílias azeite de coco babaçu.

Para o senhor José Rodrigues é muito gratificante a ação da prefeita Vilma Amorim.

“A gente agradece muito esta ação da prefeita Vilma, os outros nunca fizeram isso, está garantido nosso almoço”. Falou.

A secretária Regina Silva que acompanhou a distribuição dos peixes agradeceu ao empenho da prefeita Vilma Amorim por levar alimento saudável as famílias.

“Vamos distribuir 5 toneladas de peixes para famílias carentes de nossa cidade, estamos iniciando hoje no bairro Novo Horizonte, mas vamos chegar em todos os bairro e na zona rural, foi feito um trabalho com os profissionais da assistência social para que os peixes cheguem realmente para as famílias mais necessitadas neste período da semana santa”. Disse Regina.

Para prefeita Vilma Amorim, além de garantir diárias de roço também é importante neste período da semana santa garantir o pescado na mesa das famílias.

“Nós estamos na semana santa que é um período onde a população tem este costume de ter uma alimentação diferenciada a base de peixe, todos os anos entregamos para famílias carentes várias toneladas de peixes, e aqui como é a terra do peixe, não podia ser diferente, quero agradecer esta parceria com a SDR, que garante este alimento saudável na mesa de muitas famílias da zona urbana e rural de nossa cidade”. Finalizou a prefeita.

23 de março de 2018

No dia da água, prefeitura realiza atividades com beneficiários de cisternas

No dia mundial da água, prefeitura realiza atividades com beneficiários de cisternas

No dia mundial da água a prefeitura de Esperantina, através da secretaria de meio ambiente e turismo em parceria com o comitê gestor municipal do programa água para todos, realizou uma grande atividade com os beneficiários do programa de cisternas, que beneficiou mais de 1400 famílias.

O encontro aconteceu na manhã desta quinta feira, (22), no auditório do sindicato de trabalhadores rurais e contou com a presença da prefeita Vilma Amorim, presidente da câmara Manoel Filho, vereadores Domingos Luiz e Inês Monção e dos secretários Marcílio Farias do meio ambiente, Keila Mara de governo, Zé Germano de infraestrutura, Bete Aguiar de educação, Regina Silva da assistência social e também com membros do comitê, representantes das comunidades e a direção do sindicato de trabalhadores.

A atividade realizada foi para orientar as pessoas para o uso racional da água que estão sendo armazenada das chuvas nas cisternas em todas as localidades da zona rural do município.

O presdidente da câmara municipal falou da importância de ter água nas casas da população da zona rural.

“É um assunto muito importante que conta com este grande número de pessoas aqui no sindicato, para tratar do uso e consumo de água armazenada nas cisternas, portanto muito pertinente neste momento onde o mundo inteiro debate a escacês deste líquido tão precioso”. Disse o presidente.

O líder comunitário Francisco de Sousa Lira (Peba), da localidade Jacaré da Vermelha que participou do encontro falou que foi um grande avanço a chegada das cisternas.

“Esse é um momento muito importante, discutir o bom uso da água das cisternas e na nossa comunidade foi de grande valor, pois lá a gente tinha água, mas não era própria para o consumo humano e graças a este trabalho da prefeita Vilma Amorim e sua equipe nesta parceria com as comunidades hoje é uma realidade e as famílias estão muito satisfeitas, pois sabem da dificuldade de água principalmente no verão”. Falou.

Já o secretário de Turismo e Meio Ambiente Marcílio Farias, falou que além das famílias cuidarem bem das cisternas que preservem as matas os riachos e os animais.

“Hoje dia 22 se luta no mundo todo pela conservação da água e o Brasil sedia esta grande discussão com representantes do mundo inteiro, Deus foi generoso com a cidade de Esperantina presentando com o rio Longá, nós temos a obrigação de preservar este grande manancial e hoje coordenado pela prefeita Vilma Amorim, realizamos este evento e tratamos da importância da conservação da água da chuva com as cisternas para o consumo humano e também tratar com mais seriedade a perfuração de poços que vem afetando o lençol freático, e por outro lado a conscientizar  a população para preservar o maior bem que é  o nosso rio Longá”. Enfatizou.

A prefeita Vilma Amorim chamou atenção para o momento de falta de chuvas para que as pessoas não desperdicem água e falou que foi muito proveitoso ouvir depoimentos de satisfação das famílias.

“Nós hoje sabemos que a questão da água não é isolada é uma situação que o mundo inteiro discute e neste 22 de março, reunimos os beneficiários das cisternas para exatamente tratar disso, para que eles tenham o cuidado com as cisternas e principalmente com o uso, porque hoje elas estão cheias amanhã pode não ter, portanto não desperdiçar  água é muito importante, as pessoas acham que tendo água em casa podem utilizar de qualquer forma e vimos aqui muitos depoimentos de satisfação das pessoas que estão fazendo um bom uso da água pois sabem da sua importância”. Completou a prefeita Vilma.

19 de março de 2018

Esperantina sediou I Seminário de educação ambiental

Esperantina sediou I Seminário de educação ambiental

O Ministério Público Estadual e a promotoria de Esperantina em parceria com a prefeitura de Esperantina e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) realizaram o I seminário de educação ambiental.

Durante o seminário nesta quinta-feira, 15, no auditório do CEEP Leonardo das Dores, foi apresentado o Projeto Liberdade e Saúde, uma campanha educativa para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Esperantina para professores e agentes de saúdes do município.


O projeto propõe a utilização da educação ambiental como ferramenta de combate ao tráfico de animais silvestres e suas zoonoses e busca alertar a população para os males transmitidos por animais.

O publico presente no seminário foi composto por professores, agentes de saúde, agentes de endemias e de movimentos sociais.

Participaram do evento a prefeita de Esperantina Vilma Amorim, a promotora Denise Costa Aguiar, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente - CAOMA, o promotor de Esperantina Raimundo Martins Filho, Fabiano Barbosa, Analista Ambiental do IBAMA, o presidente da câmara Manoel Filho, os vereadores Zé Cláudio, Leondinha, Domingos Luiz, os secretários Zé Germano, Bete Aguiar, Keila Mara, Elizângela Amorim, Epaminondas e Marcílio Farias do meio ambiente e turismo.

O promotor Raimundo Ribeiro Martins Filho, falou da importância do evento realizado pelo Ministério Público em parceria com a prefeitura e o Ibama.

"É um evento realizado entre os vários poderes para preservação da fauna e da flora, onde reúne multiplicadores para levar os conhecimentos a população e também orientar as pessoas que criam animais dentro de  casa, que eles podem entregar de forma voluntária sem nenhuma penalidade". Falou.

O secretário de meio ambiente e turismo Marcílio Farias, falou que o tema em discussão é muito importante e é preciso cada vez mais conscientizar a população.

"Este seminário está debatendo um tema da atualidade que precisamos de ter diariamente a necessidade de discutir e hoje reunimos aqui a gestão municipal com várias secretarias sendo o pontapé de várias atividades que vamos desenvolver na área do meio ambiente coletivamente com a sociedade". Disse.

Dra Denise Costa promotora de justiça e coordenadora do Caoma, falou que o tráfico de animais silvestre não trás nenhum beneficio aos animais.

"Este hábito antigo das pessoas de criar animais em casa aprisionado é preciso mudar e prejudica o meio ambiente e a saúde das pessoas, estamos muito satisfeito com a mobilização que teve, estamos com o auditório lotado e mostra que a população de Esperantina abraçou esta causa e nos trás grande alegria". concluiu.

Para prefeita Vilma Amorim o seminário de educação ambiental é muito importante para esclarecer os profissionais aqui presentes para serem multiplicadores.


"É uma ação importante desenvolvida pelo Ministério Público do Piauí, através da promotoria de Esperantina que chama a nossa atenção, pois estamos em uma área de transição da Amazônia legal e os participantes deste seminário tem que ser multiplicadores das informações que é de responsabilidade de todos, nossa região que é rica em água em natureza e precisamos preservar". Falou a prefeita.

12 de março de 2018

Prefeita reúne sociedade civil durante café da manhã

Prefeita reúne sociedade civil durante café da manhã

Na manhã deste sexta feira a prefeita de Esperantina, reuniu todo seu secretariado, vereadores da base aliada e lideres religiosos da igreja católica e evangélica, além de lideranças comunitárias.

Durante o café a prefeita fez um balanço gestão, apresentou um relatório e traçou metas para o ano de 2018.

Presentes os vereadores Manoel Filho, Zé Cláudio, Alcione, Domingos Luiz, professor Leondinha e Denival.

O presidente da câmara falou em nome da bancada e disse a boa relação do Poder Legislativo com o executivo tem avançado muitas matérias de interesse do município.

“Digo que todas as matérias enviadas pelo poder executivo aquela casa, foram de interesse da população e para o bem da cidade”. Falou.

Para os líderes religiosos a transparência da gestão e a relação com a sociedade sempre restabelecem a verdade e abrem espaço para o trabalho coletivo e pensando nos mais necessitados.

A prefeita Vilma Amorim agradeceu a parceria com a câmara municipal na aprovação dos projetos que tem sido enviado a casa legislativa e as orações dos pastores e do padre da cidade.

“Quero agradecer a parceria firme que temos tido com os nossos vereadores na câmara municipal, agradecer ao padre Jeremias e aos pastores pelas orações nas boas e nas horas difíceis, pois sempre coloco Deus em primeiro lugar e fico muito feliz quando ouço de cada que todos os dias me colocam nas suas orações”. Disse a prefeita.

26 de fevereiro de 2018

Um sonho de 18 anos realizado, com a construção de uma estrada

Um sonho de 18 anos realizado, com a construção de uma estrada

A estrada vicinal que liga as comunidades Capim Grosso e Mundo, foi recentemente recuperada pela prefeitura de Esperantina, através da secretaria de infraestrutura.

A estrada é muto importante para aquela região, pois encurta a distância entre as comunidades e também ao parque ecológico Cachoeira do urubu.

Um dos moradores mais antigos da região, o senhor Tintino falou da importância que tem a estrada para os moradores.

“Ficou muito boa o serviço desta estrada que é muito antiga, mas estava quase intrafegável, agora as pessoas podem andar de moto de carro com mais tranquilidade”. Disse.

O senhor Quincas Coelho que teve sua infância brincando naquela região falou que teve seu sonho concretizado com os serviços de empiçarramento da estrada.

“Quero agradecer a toda equipe da prefeitura e a prefeita Vilma Amorim,por está realizando este meu sonho com a recuperação desta estrada, há mais de 18 anos eu aguardava por este dia, aqui nesta região onde vivi a minha infância”. Falou.

Para o secretário de infraestrutura Zé Germano a retomada dos serviços de recuperação das estradas vicinais é uma determinação da prefeita Vilma Amorim.

"Nós construímos quase 150 km de estradas vicinais em 2017 e com a chegada das chuvas muitas estradas ficam danificadas e vamos realizar a manutenção para que a população tenha acesso e o transporte escolar possa facilitar a chegada dos alunos nas escolas, a conclusão desta estrada é um passo importante para ligação destas duas comunidades e era uma reivindicação antiga dos moradores há mais de 18 anos". Finalizou o secretário.

Zé Germano anunciou que nesta segunda feira dia 26, vai dar inicio a recuperação da estrada que liga Esperantina a localidade Barro, na divisa com o município de Barras.