Dom Expedito Lopes

FESTEJOS DA SANTA CRUZ EM MALHADA NO MUNICÍPIO DE BOCAINA – PI

UMA TRADIÇÃO QUE JÁ VEM HÁ 62 ANOS

20/05/2013 17:07h - Atualizado em 01/10/2013 06:30h

Compartilhar no

 

No inicio do mês de Maio estivemos participando de um festejo religioso onde foi demostrado pessoas com fé e verdadeiro sentimentos de amor as doutrinas da igreja católica.

Conversamos com dois organizadores do evento, dona Josefa e com seu irmão seu José Borges que falaram da origem e tradição dosa festejos.

Josefa de Moura Pacheco (zefinha) 55 anos Agricultora


Desde criança que conhece os festejos na Malhada cresceu acompanhando as festividades na casa de sua mãe dona Aurora Pacheco (em memória), lembra que antes participava muitas pessoas tanto das festividades como nos afazeres da casa, pois sempre nesses dias recebiam muitas visitas e as ajudas nos trabalhos domésticos eram de grandes valias. Hoje a comunidade esta um tanto desabitada antes morava muitas famílias, mas os mais velhos foram morrendo e os jovens foram embora, porém nunca deixamos a tradição acabar, antes fazíamos 9 (nove) noites de novenas, agora devido as pessoas estarem morando fora fazemos apenas 3 (três), antes vinham pessoas de muitas localidades e cidades inclusive de outros estados, é por isso que estamos tentando resgata esses visitantes, esse ano visitamos as famílias daqui que moram em Bocaina e Picos, esperamos que em breve possamos esta realizando todas as novenas com visitantes de todo o Brasil. Já estamos com algumas novidades esse ano recebemos o grupo do Terço dos Homens de um São Gonçalo da Imbiriba município de Sussuapara – PI que é uma dança cultural e religiosa para os católicos, um Reisado que é uma dança muito divertida e interativa e ainda temos o leilão que já é tradicional nos festejos como a Seresta e um dia de lazer com almoço, a seresta vem sendo animada pelo seresteiro EDMAR BRINGEO   (UMA DAS ULTIMAS APRESENTAÇÕES DO CANTOR AMIGO QUE SEMPRA PARTICIPAVA DOS FESTEJOS), e a subida do morro que foi a promessa que deu origem as novenas aos festejos, fazemos tudo com muita animação para chamar a atenção dos jovens esse ano fizemos a peregrinação com as imagens da Santíssima Trindade e a Santa Cruz, e  os resultados foram muito bons pois esse anos vieram muitas pessoas.

José Borges de Moura, 74 anos, Agricultor.

Quem iniciou esses festejos foi meu irmão mais velho Antunim Borges de Moura (em memória), nos anos de 1951, nessa época estava no final do inverno sem chover de modo que as plantas estavam se perdendo e os animais sem pasto, então ele por ser um homem de grande fé resolveu fazer uma promessa, construir uma cruz de tamanho que ele pudesse levar até lá em cima e colocar no topo do morro e rezar uma novena no local da cruz, essa missão de meu irmão foi apoiada pelo nosso pai Antônio Borges de Moura (em memória) que resultou em muitas chuvas e inverno com muita fartura e grandes pastos, antes as celebrações de novenas e missas aconteciam na casa de meu pai foi ai que ele resolveu construir essa capela e doar para igreja católica, eu mesmo com minha família e amigos moradores aqui ajudamos na construção dessa belíssima capela, os tijolos foram feitos aqui mesmo. Já tivemos vários testemunhos de milagres depois que acontecem esses festejos, inclusive no pé da cruz antes havia muitos pedaços de madeiras em forma de partes de corpo como pernas, cabeças e outras, que eram deixados lá por pessoas que faziam suas promessas e que foram agraciados com milagres, o primeiro milagre foi o de meu irmão que logo que fez a promessa começou um período chuvas que molhou bem a terra trazendo vida pra nossa lavoura e de todos da comunidade.

A Dança de São Gonçalo tem origem portuguesae pode ser encontrada em diversos estados do Brasil, com características próprias em cada região.


Reisado é uma dança popular profano-religiosa, de origem portuguesa, com que se festeja a véspera e o Dia de Reis. No período de 24 de dezembro a 6 de janeiro, um grupo formado por músicos, cantores e dançarinos vão de porta em porta anunciando a chegada do Messias e fazendo louvações aos donos das casas por onde passam e dançam. Reisado também é muito conhecido como Folia de Reis.



Compartilhar no
Fonte: Josely Ecologista
Edição: Josely Ecologista
Por: Josely Ecologista

É permitida a reprodução deste conteúdo (matéria) desde que um link seja apontado para a fonte!


Deixe seu comentário


Notícias Relacionadas