Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mais de 200 mulheres realizam exame de combate ao câncer

Mais de 200 mulheres realizam exame preventivo de combate ao câncer na Fazenda de Cima

10/03/2016 09:27

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), em parceria com a Prefeitura Municipal de Corrente, realizou nesta terça-feira (8) o atendimento a mais de 200 mulheres da localidade Fazenda de Cima, zona rural do município de Corrente, coincidindo com o Dia Internacional da Mulher.

O evento faz parte do Programa de Prevenção do Câncer de Colo de Útero da Mulher Rural, que tem por objetivo gerar oportunidades de educação, prevenção e diagnóstico do câncer de colo de útero e cuidados com as mulheres do meio rural, contribuindo para o aumento da autoestima e qualidade de vida.

A programação foi realizada na sede da Escola Municipal Claudenor Rodrigues de Melo durante todo o dia. “Assim que chegam elas são cadastradas e já assistem às palestras educativas. Em seguida, realizam o exame de Papanicolau e por último recebem atendimento especial de embelezamento, com a participação de cabeleireiras e manicures. Paralelamente, seus filhos participam das atividades recreativas, facilitando a sua participação. É um dia inteiro voltado especialmente à mulher!”, explica a Coordenadora de Promoção Social do SENAR/PI, Márcia Borges.

O prefeito Jesualdo Cavalcanti esteve no evento e conversou com as mulheres presentes, oportunidade em que aproveitou para parabeniza-las pelo seu dia. “Esse evento que está sendo realizado pela primeira vez em Corrente pelo SENAR é de grande importância para nós, pois as mulheres daqui da Fazenda de Cima, que não têm disponibilidade para ir até a zona urbana, por causa da distância, poderão aqui mesmo realizar esse exame preventivo que é fundamental em suas vidas. O câncer de colo de útero é de extrema gravidade e merece toda a atenção dos gestores, das famílias e principalmente das mulheres”.

“Acrescento ainda que todos sabem da preferência que eu tenho em trabalhar com as mulheres, pela sua competência e pelo seu talento! Ninguém melhor de que as mulheres para ajudar numa administração que quer acertar, com sua experiência, pelo esforço que fazem para conquistar uma posição na sociedade que sempre foi machista! Parabéns mulheres pelo seu dia e muito obrigado ao SENAR, em nome da professora Márcia Borges que hoje o representa, pela realização desse grandioso evento!”.

A Secretária Municipal de Saúde e Saneamento, Mariângela Knitter Barros, comemora o sucesso do evento. “Trabalhamos com muita dedicação para que o dia de hoje transcorresse da melhor forma possível; cadastramos previamente as mulheres, disponibilizamos transporte para que elas pudessem estar aqui hoje e trouxemos toda a equipe da secretaria para participar diretamente do evento. Estamos felizes que eles tenham acolhido o nosso pedido de realizar o evento no Dia Internacional da Mulher, tornando esse dia ainda mais especial!”.

A visita do prefeito foi acompanhada pela secretária de Educação, Maria do Socorro Cavalcanti, pela Secretária de Trabalho e Cidadania, Maria de Fátima Lustosa, pela Superintendente de Educação, Socorro Amorim, pelos vereadores Edilson de Araújo Nogueira, Flávio Rivelino, Joabe Santanta e Valéria Lemos. O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais também participou do evento, assim como o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

O evento contou com a organização da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, que levou toda a sua equipe para o local, com a participação da Secretaria de Trabalho e Cidadania e da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura.

Fonte: Ascom
Mais sobre: