• assinatura jornal

Notícias Corrente

31 de outubro de 2017

Presidente do TJ vai inaugurar novo Fórum de Corrente

A solenidade de inauguração do novo Fórum acontecerá dia 10 de novembro, e contará com a presença do desembargador Erivan Lopes

A região Sul do Piauí vai ganhar em novembro mais um Fórum completo, nos padrões exigidos pelo Conselho nacional de Justiça (CNJ. Desta vez a Comarca beneficiada será a de Corrente.

A solenidade de inauguração do novo Fórum acontecerá dia 10 de novembro, às 9h30h, e contará com a presença do Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), Desembargador Erivan Lopes, do Corregedor Geral da Justiça, Desembargador Ricardo Gentil, do Governador do Piauí, Wellington Dias, e demais representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, bem como de autoridades locais.

O prédio tornará o acesso aos serviços da justiça mais céleres e permitirá aos operadores do direito uma melhor e mais eficiente prestação jurisdicional.

Estrutura

O Fórum de Corrente vai ocupar área de 1.290 m². Será composto por Juizado Especial Cível e Criminal com secretaria, sala de audiência, gabinete de juiz, recepção, assessoria, 2 salas de juízes leigos, 2 salas de juízes conciliadores. Também terá 2 Varas, cada uma com secretaria, sala de audiência, gabinete de juiz, recepção e assessoria.

No local vai funcionar ainda salas da Defensoria Pública, OAB, Ministério Público. Terá auditório com capacidade para 130 pessoas e estacionamento interno com 30 vagas e externo com 55 vagas.

28 de outubro de 2016

26 de agosto de 2016

CorrentePrev já aposentou 47 servidores em Corrente

CorrentePrev já aposentou 47 servidores em Corrente

O regime de previdência próprio do município de Corrente, o CorrentePrev, conta atualmente com 47 servidores aposentados, realidade que foi possível apenas por conta dos novos parâmetros de gestão do fundo, pautados pelo rigor no cumprimento das exigências do Ministério da Previdência Social.

A situação, no entanto, nem sempre foi essa - no ano de 2013, quando o atual gestor assumiu a prefeitura de Corrente, o CorrentePrev, que não tinha nem um único servidor aposentado ou recebendo qualquer outro benefício, era motivo de grande preocupação para o servidor municipal. O rombo de R$ 1,7 milhões deixados pela antiga gestão, assumidos pelo atual prefeito, foram negociados e parcelados, pagos religiosamente todos os meses.

Além disso, um convênio firmado entre o CorrentePrev e o Ministério da Previdência Social viabilizou a emissão da Certidão do Tempo de Contribuição (CTC), documento indispensável para obter a aposentadoria.

A situação irregular de outrora impedia que qualquer servidor se aposentasse, deixando sem perspectiva aqueles que trabalharam durante toda uma vida, sem falar na delicada situação do município, incluído no cadastro de inadimplentes, o CAUC, inviabilizado portanto de firmar qualquer convênio. Hoje a realidade é totalmente outra: os valores recolhidos são pagos imediatamente, sem nenhum tipo de atraso.

Com um saldo atual estimado em 14,5 milhões, as prestações de contas do Fundo são analisadas mensalmente pelo Conselho Fiscal e pelo Conselho Deliberativo, compostos por representantes do poder legislativo municipal, executivo, servidores ativos e inativos. A cada dois meses é enviado ao Ministério da Previdência Social o Demonstrativo das Informações Previdenciárias e Repasses (DIPR), documento que comprova que o município está recolhendo as contribuições previdenciárias.

“Somente com o envio deste documento é que o Ministério emite o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), documento indispensável para o município firmar qualquer tipo de convênio e receber repasses federais e estaduais”, explica o Gerente do Fundo Previdenciário do Município de Corrente, Getúlio de Araújo Alves.

O gerente atribui o sucesso na gestão do recurso à administração pública feita com responsabilidade. “O atual gestor tem como princípio a responsabilidade, o compromisso e a ética com a gestão pública. Todas as contribuições previdenciárias são recolhidas e repassadas criteriosamente ao fundo, sem nenhum atraso, e é somente isso que garantiu a realidade que hoje temos aqui”, colocou.

Além dos aposentados e pensionistas, os servidores são beneficiados ainda com o salário Família, Salário Maternidade e Auxílio Doença. 

17 de agosto de 2016

12 de agosto de 2016

Prefeitura entregará obras na área da saúde nos próximos meses

Prefeitura entregará a população correntina mais duas importantes obras na área da saúde

A prefeitura de Corrente está construindo o primeiro Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do município, que fica ao lado do Complexo de Saúde Dr. Misael Dourado Guerra. A obra, que já está bem adiantada, é executada com recursos próprios da Secretária Municipal de Saúde. O CEO contará com quatro consultórios completos contendo equipamentos odontológicos modernos, laboratório de prótese, sala de esterilização, copa e recepção, tudo para melhor atender a população.

De acordo com a secretária de Saúde e Saneamento, Mariângela Knitter Barros, após a conclusão da obra, o CEO passará a funcionar de imediato, com os seguintes serviços: diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca; periodontia, endodontia, prótese, cirurgias e atendimento a portadores de necessidades especiais.

Outra obra da Secretaria que está finalizando é Unidade Básica de Saúde do Centro, que contará com uma estrutura completa, conforme os padrões do SUS, com recepção, sala de acolhimento, sala de imunização, farmácia, enfermaria, gabinete odontológico, consultórios médicos, copa, área de serviço e banheiros com acessibilidade.

A secretária de Saúde salienta ainda que a conclusão das obras irão desonerar os cofres da Prefeitura, que deixará de arcar com dois alugueis.