• Piauí Férias de Norte a Sul
  • SOS Unimed
  • Ecotur 2019
  • Novo app Jornal O Dia
Cocal dos Alves

Educação de qualidade garante Programa em Cocal dos Alves

Além de Cocal dos Alves, outras escolas do Piauí também participam do programa

02/09/2013 09:57h

Escolas municipais da cidade de Cocal dos Alves foram incluídas no Programa Qualiescola. A cidade foi contemplada por conta dos altos índices na educação registrados no município. A instalação do programa se deu por meio do Instituto Qualidade no Ensino (IQE), organização não-governamental que atua na área de melhoria da educação. 

Além de Cocal dos Alves, outras escolas do Piauí também participam do programa. Os municípios de Teresina, José de Freitas, Campo Maior e Parnaíba fazem parte onde são beneficiados 15.567 alunos e 771 educadores de 78 escolas.

Em Cocal dos Alves, o Programa visa a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem dos alunos de 19 escolas públicas, entre urbanas e rurais, por meio de um conjunto de ações articuladas de intervenção na prática escolar. Cerca de 450 alunos, distribuídos do 3º ao 5º anos do ensino fundamental, serão beneficiados com o Qualiescola.

Para José Gayoso, Relações Institucionais do IQE, a identificação na rede de ensino de Cocal dos Alves de oportunidades de melhora na proficiência  em Língua Portuguesa e Matemática, e consequentemente melhora na taxa de aprovação são fatores relevantes para a implantação do Qualiescola. “A ideia é obter em 2015 um Ideb de no mínimo 6,0. Costumamos nos referir ao Programa como um processo contínuo de monitoramento da qualidade de uma rede de ensino”, afirmou.

De acordo com Kuerly Brito, secretária municipal de educação, a implantação terá influencia imediata nos resultados. “Nós esperamos que o projeto comece o quanto antes. Tenho certeza de que será muito benéfico para a nossa educação”, afirma. 

Segundo Kuerly, todo o investimento é por conta do IQE e o município será responsável apenas pelos instrutores municipais. 

Cocal dos Alves foi o município piauiense com o melhor desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP. Das 28 medalhas conquistadas, três foram de ouro, três de prata e 22 bronzes. Os estudantes do município continuaram com o mesmo desempenho de 2011 conquistando 10 medalhas e 15 menções honrosas em 2012.  Através do programa Qualiescola a expectativa é que esse desempenho seja ainda mais potencializado no sistema educacional da cidade.

A primeira atividade do Programa acontecerá na semana entre 2 a 6 de setembro. Nesta ocasião, será desenvolvido o primeiro encontro de formação com os formadores da Secretaria. 

Posteriormente, será aplicada a avaliação diagnóstica de entrada, propiciando o mapeamento das habilidades e conteúdos dos alunos a serem trabalhados pelas equipes pedagógicas.

Por: Francicleiton Cardoso

Deixe seu comentário


Notícias Relacionadas