Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prefeitura de Cocal de Telha realiza ação de combate à obesidade infantil

Todas as crianças do ensino infantil estão sendo acompanhadas e suas famílias orientadas para enfrentar o problema do peso do baixo e peso alto para a idade.

09/11/2018 10:26

De forma lúdica e divertida a Prefeitura de Cocal de Telha através da Secretaria Municipal de Educação(SEMED) vem desenvolvendo um projeto que pretende transmitir às crianças mensagens e ensinamentos simples, eficazes e fáceis de integrar no dia-a-dia, sobre a importância da alimentação saudável, como prevenir e combater a obesidade infantil.

Todas as crianças matriculadas no ensino infantil tanto na zona rural quanto zona urbana recebem um acompanhamento individualizado com a nutricionista da SEMED Erica Barradas. Cada criança e cada família são orientadas sobre as mudanças de hábitos alimentares necessários e os benefícios adquiridos para a saúde e para desenvolvimento da criança. Aqueles identificados com alteração de peso conforme idade é imediatamente encaminhada para atendimento individualizado disse Dra. Erica.

Nesta ultima Quarta-Feira(07) ocorreu um atendimento com as crianças matriculadas na Creche e Pré-Escola Vovó dos Anjos e com os pais onde foram orientados sobre o porque de uma alimentação saudável e seus benefícios. O que pode e o que não comer e o porquê? Os encontros são recheados de muitas informações desde palestra orientacional até serviço de verificação de peso e altura dos alunos, de modo a calcular o chamado índice de massa corpórea (IMC) – que indica a obesidade.

O Coordenador de Comunicação do Selo Unicef e do Programa Prefeito Amigo da Criança, Professor Educador Físico Marcelo Barros, também participou do encontro e explicou aos presentes sobre a importância da participação da família na oferta de uma alimentação saudável para que as crianças possam crescer fortes e sadias e pediu aos pais que participem das ações promovidas pela escola pois os índices de obesidade infantil crescem assustadoramente e o município não almeja e nem deseja isso. Não queremos que nossas crianças se tornem adultos portadores de hipertensão, diabéticos ou cardíacos. Queremos todos saudáveis. Disse Marcelo Barros.

Já a prefeita de Cocal de Telha Ana Célia, disse que estava muito feliz com a iniciativa promovida pela Secretaria Municipal de Educação e pela Escola reafirmando que ações como essa, de promoção e prevenção, que beneficiam diretamente a saúde das crianças transformam o município de Cocal de Telha em uma referência positiva para saúde e de alimentação escolar onde os benefícios chegam a todos e em especial as crianças e sua famílias atendidas no ambiente escolar.

Edição: MARCELO BARROS
Por: MARCELO BARROS E JOELMA BONA
Mais sobre: